As práticas pedagógicas do trabalho docente na educação infantil: contribuições da literatura e do lúdico / Pedagogical practices of teaching work in early childhood education: contributions from literature and play
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39385 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância da literatura infantil e o trabalho lúdico para a formação de leitores desde a Educação Infantil, cujas temáticas estiveram subjacentes ao trabalho desenvolvido a partir da disciplina Estágio Supervisionado sob a forma de Prática de Ensino III, no ano letivo de 2017, por nós, um grupo de então seis acadêmicos do quarto ano do Curso de Pedagogia, Unioeste, campus de Cascavel, acompanhados de uma orientadora. Para isso, realizamos atividades de reconhecimento do campo de estágio, de observação participativa e de regência em turmas do Infantil II, IV e V de um Centro Social de Educação, sendo que, à época, essas turmas correspondiam, respectivamente, ao Maternal I e à Pré-escola I e II dos Centros Municipais de Educação Infantil de Cascavel - PR. Complementando as atividades, desenvolvemos um projeto articulado às funções da coordenação pedagógica junto aos professores dessa instituição, o qual deu ênfase à contação de história, enaltecendo a importância dessa prática pedagógica para o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, cuja atividade permeou o desenvolvimento de todas as aulas que ministramos. Todo esse trabalho foi realizado sob os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. Destacamos, como resultado, o conhecimento da prática pedagógica nesse nível de ensino, bem como a pesquisa e a utilização de diferentes encaminhamentos teóricos e metodológicos no cotidiano escolar, enriquecidos, sobretudo, pela contação de histórias e pelo lúdico. |
id |
VERACRUZ-0_b3ebbc41ff38a1d04de4403dee51e67b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39385 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
As práticas pedagógicas do trabalho docente na educação infantil: contribuições da literatura e do lúdico / Pedagogical practices of teaching work in early childhood education: contributions from literature and playEducação InfantilLiteratura InfantilLúdico.O presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância da literatura infantil e o trabalho lúdico para a formação de leitores desde a Educação Infantil, cujas temáticas estiveram subjacentes ao trabalho desenvolvido a partir da disciplina Estágio Supervisionado sob a forma de Prática de Ensino III, no ano letivo de 2017, por nós, um grupo de então seis acadêmicos do quarto ano do Curso de Pedagogia, Unioeste, campus de Cascavel, acompanhados de uma orientadora. Para isso, realizamos atividades de reconhecimento do campo de estágio, de observação participativa e de regência em turmas do Infantil II, IV e V de um Centro Social de Educação, sendo que, à época, essas turmas correspondiam, respectivamente, ao Maternal I e à Pré-escola I e II dos Centros Municipais de Educação Infantil de Cascavel - PR. Complementando as atividades, desenvolvemos um projeto articulado às funções da coordenação pedagógica junto aos professores dessa instituição, o qual deu ênfase à contação de história, enaltecendo a importância dessa prática pedagógica para o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, cuja atividade permeou o desenvolvimento de todas as aulas que ministramos. Todo esse trabalho foi realizado sob os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. Destacamos, como resultado, o conhecimento da prática pedagógica nesse nível de ensino, bem como a pesquisa e a utilização de diferentes encaminhamentos teóricos e metodológicos no cotidiano escolar, enriquecidos, sobretudo, pela contação de histórias e pelo lúdico. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3938510.34117/bjdv7n11-183Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 104386-104398Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 104386-104398Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 104386-1043982525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39385/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMazzuco, Neiva GallinaAlbino, Deborah CristianeDias, Edileia dos SantosZanchetta, Edenir Luizda Costa, Francielle AparecidaLima, Jaqueline Bonfim de SouzaMaier, Thays Trindade2021-12-01T11:17:36Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39385Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:40.321752Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As práticas pedagógicas do trabalho docente na educação infantil: contribuições da literatura e do lúdico / Pedagogical practices of teaching work in early childhood education: contributions from literature and play |
title |
As práticas pedagógicas do trabalho docente na educação infantil: contribuições da literatura e do lúdico / Pedagogical practices of teaching work in early childhood education: contributions from literature and play |
spellingShingle |
As práticas pedagógicas do trabalho docente na educação infantil: contribuições da literatura e do lúdico / Pedagogical practices of teaching work in early childhood education: contributions from literature and play Mazzuco, Neiva Gallina Educação Infantil Literatura Infantil Lúdico. |
title_short |
As práticas pedagógicas do trabalho docente na educação infantil: contribuições da literatura e do lúdico / Pedagogical practices of teaching work in early childhood education: contributions from literature and play |
title_full |
As práticas pedagógicas do trabalho docente na educação infantil: contribuições da literatura e do lúdico / Pedagogical practices of teaching work in early childhood education: contributions from literature and play |
title_fullStr |
As práticas pedagógicas do trabalho docente na educação infantil: contribuições da literatura e do lúdico / Pedagogical practices of teaching work in early childhood education: contributions from literature and play |
title_full_unstemmed |
As práticas pedagógicas do trabalho docente na educação infantil: contribuições da literatura e do lúdico / Pedagogical practices of teaching work in early childhood education: contributions from literature and play |
title_sort |
As práticas pedagógicas do trabalho docente na educação infantil: contribuições da literatura e do lúdico / Pedagogical practices of teaching work in early childhood education: contributions from literature and play |
author |
Mazzuco, Neiva Gallina |
author_facet |
Mazzuco, Neiva Gallina Albino, Deborah Cristiane Dias, Edileia dos Santos Zanchetta, Edenir Luiz da Costa, Francielle Aparecida Lima, Jaqueline Bonfim de Souza Maier, Thays Trindade |
author_role |
author |
author2 |
Albino, Deborah Cristiane Dias, Edileia dos Santos Zanchetta, Edenir Luiz da Costa, Francielle Aparecida Lima, Jaqueline Bonfim de Souza Maier, Thays Trindade |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazzuco, Neiva Gallina Albino, Deborah Cristiane Dias, Edileia dos Santos Zanchetta, Edenir Luiz da Costa, Francielle Aparecida Lima, Jaqueline Bonfim de Souza Maier, Thays Trindade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Literatura Infantil Lúdico. |
topic |
Educação Infantil Literatura Infantil Lúdico. |
description |
O presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância da literatura infantil e o trabalho lúdico para a formação de leitores desde a Educação Infantil, cujas temáticas estiveram subjacentes ao trabalho desenvolvido a partir da disciplina Estágio Supervisionado sob a forma de Prática de Ensino III, no ano letivo de 2017, por nós, um grupo de então seis acadêmicos do quarto ano do Curso de Pedagogia, Unioeste, campus de Cascavel, acompanhados de uma orientadora. Para isso, realizamos atividades de reconhecimento do campo de estágio, de observação participativa e de regência em turmas do Infantil II, IV e V de um Centro Social de Educação, sendo que, à época, essas turmas correspondiam, respectivamente, ao Maternal I e à Pré-escola I e II dos Centros Municipais de Educação Infantil de Cascavel - PR. Complementando as atividades, desenvolvemos um projeto articulado às funções da coordenação pedagógica junto aos professores dessa instituição, o qual deu ênfase à contação de história, enaltecendo a importância dessa prática pedagógica para o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, cuja atividade permeou o desenvolvimento de todas as aulas que ministramos. Todo esse trabalho foi realizado sob os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. Destacamos, como resultado, o conhecimento da prática pedagógica nesse nível de ensino, bem como a pesquisa e a utilização de diferentes encaminhamentos teóricos e metodológicos no cotidiano escolar, enriquecidos, sobretudo, pela contação de histórias e pelo lúdico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39385 10.34117/bjdv7n11-183 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39385 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n11-183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39385/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 104386-104398 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 104386-104398 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 104386-104398 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645566393974784 |