As práticas pedagógicas do trabalho docente na educação infantil: contribuições da literatura e do lúdico / Pedagogical practices of teaching work in early childhood education: contributions from literature and play

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzuco, Neiva Gallina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Albino, Deborah Cristiane, Dias, Edileia dos Santos, Zanchetta, Edenir Luiz, da Costa, Francielle Aparecida, Lima, Jaqueline Bonfim de Souza, Maier, Thays Trindade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39385
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância da literatura infantil e o trabalho lúdico para a formação de leitores desde a Educação Infantil, cujas temáticas estiveram subjacentes ao trabalho desenvolvido a partir da disciplina Estágio Supervisionado sob a forma de Prática de Ensino III, no ano letivo de 2017, por nós, um grupo de então seis acadêmicos do quarto ano do Curso de Pedagogia, Unioeste, campus de Cascavel, acompanhados de uma orientadora. Para isso, realizamos atividades de reconhecimento do campo de estágio, de observação participativa e de regência em turmas do Infantil II, IV e V de um Centro Social de Educação, sendo que, à época, essas turmas correspondiam, respectivamente, ao Maternal I e à Pré-escola I e II dos Centros Municipais de Educação Infantil de Cascavel - PR. Complementando as atividades, desenvolvemos um projeto articulado às funções da coordenação pedagógica junto aos professores dessa instituição, o qual deu ênfase à contação de história, enaltecendo a importância dessa prática pedagógica para o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, cuja atividade permeou o desenvolvimento de todas as aulas que ministramos. Todo esse trabalho foi realizado sob os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. Destacamos, como resultado, o conhecimento da prática pedagógica nesse nível de ensino, bem como a pesquisa e a utilização de diferentes encaminhamentos teóricos e metodológicos no cotidiano escolar, enriquecidos, sobretudo, pela contação de histórias e pelo lúdico. 
id VERACRUZ-0_b3ebbc41ff38a1d04de4403dee51e67b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39385
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling As práticas pedagógicas do trabalho docente na educação infantil: contribuições da literatura e do lúdico / Pedagogical practices of teaching work in early childhood education: contributions from literature and playEducação InfantilLiteratura InfantilLúdico.O presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância da literatura infantil e o trabalho lúdico para a formação de leitores desde a Educação Infantil, cujas temáticas estiveram subjacentes ao trabalho desenvolvido a partir da disciplina Estágio Supervisionado sob a forma de Prática de Ensino III, no ano letivo de 2017, por nós, um grupo de então seis acadêmicos do quarto ano do Curso de Pedagogia, Unioeste, campus de Cascavel, acompanhados de uma orientadora. Para isso, realizamos atividades de reconhecimento do campo de estágio, de observação participativa e de regência em turmas do Infantil II, IV e V de um Centro Social de Educação, sendo que, à época, essas turmas correspondiam, respectivamente, ao Maternal I e à Pré-escola I e II dos Centros Municipais de Educação Infantil de Cascavel - PR. Complementando as atividades, desenvolvemos um projeto articulado às funções da coordenação pedagógica junto aos professores dessa instituição, o qual deu ênfase à contação de história, enaltecendo a importância dessa prática pedagógica para o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, cuja atividade permeou o desenvolvimento de todas as aulas que ministramos. Todo esse trabalho foi realizado sob os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. Destacamos, como resultado, o conhecimento da prática pedagógica nesse nível de ensino, bem como a pesquisa e a utilização de diferentes encaminhamentos teóricos e metodológicos no cotidiano escolar, enriquecidos, sobretudo, pela contação de histórias e pelo lúdico. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3938510.34117/bjdv7n11-183Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 104386-104398Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 104386-104398Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 104386-1043982525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39385/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMazzuco, Neiva GallinaAlbino, Deborah CristianeDias, Edileia dos SantosZanchetta, Edenir Luizda Costa, Francielle AparecidaLima, Jaqueline Bonfim de SouzaMaier, Thays Trindade2021-12-01T11:17:36Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39385Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:40.321752Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv As práticas pedagógicas do trabalho docente na educação infantil: contribuições da literatura e do lúdico / Pedagogical practices of teaching work in early childhood education: contributions from literature and play
title As práticas pedagógicas do trabalho docente na educação infantil: contribuições da literatura e do lúdico / Pedagogical practices of teaching work in early childhood education: contributions from literature and play
spellingShingle As práticas pedagógicas do trabalho docente na educação infantil: contribuições da literatura e do lúdico / Pedagogical practices of teaching work in early childhood education: contributions from literature and play
Mazzuco, Neiva Gallina
Educação Infantil
Literatura Infantil
Lúdico.
title_short As práticas pedagógicas do trabalho docente na educação infantil: contribuições da literatura e do lúdico / Pedagogical practices of teaching work in early childhood education: contributions from literature and play
title_full As práticas pedagógicas do trabalho docente na educação infantil: contribuições da literatura e do lúdico / Pedagogical practices of teaching work in early childhood education: contributions from literature and play
title_fullStr As práticas pedagógicas do trabalho docente na educação infantil: contribuições da literatura e do lúdico / Pedagogical practices of teaching work in early childhood education: contributions from literature and play
title_full_unstemmed As práticas pedagógicas do trabalho docente na educação infantil: contribuições da literatura e do lúdico / Pedagogical practices of teaching work in early childhood education: contributions from literature and play
title_sort As práticas pedagógicas do trabalho docente na educação infantil: contribuições da literatura e do lúdico / Pedagogical practices of teaching work in early childhood education: contributions from literature and play
author Mazzuco, Neiva Gallina
author_facet Mazzuco, Neiva Gallina
Albino, Deborah Cristiane
Dias, Edileia dos Santos
Zanchetta, Edenir Luiz
da Costa, Francielle Aparecida
Lima, Jaqueline Bonfim de Souza
Maier, Thays Trindade
author_role author
author2 Albino, Deborah Cristiane
Dias, Edileia dos Santos
Zanchetta, Edenir Luiz
da Costa, Francielle Aparecida
Lima, Jaqueline Bonfim de Souza
Maier, Thays Trindade
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzuco, Neiva Gallina
Albino, Deborah Cristiane
Dias, Edileia dos Santos
Zanchetta, Edenir Luiz
da Costa, Francielle Aparecida
Lima, Jaqueline Bonfim de Souza
Maier, Thays Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Literatura Infantil
Lúdico.
topic Educação Infantil
Literatura Infantil
Lúdico.
description O presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância da literatura infantil e o trabalho lúdico para a formação de leitores desde a Educação Infantil, cujas temáticas estiveram subjacentes ao trabalho desenvolvido a partir da disciplina Estágio Supervisionado sob a forma de Prática de Ensino III, no ano letivo de 2017, por nós, um grupo de então seis acadêmicos do quarto ano do Curso de Pedagogia, Unioeste, campus de Cascavel, acompanhados de uma orientadora. Para isso, realizamos atividades de reconhecimento do campo de estágio, de observação participativa e de regência em turmas do Infantil II, IV e V de um Centro Social de Educação, sendo que, à época, essas turmas correspondiam, respectivamente, ao Maternal I e à Pré-escola I e II dos Centros Municipais de Educação Infantil de Cascavel - PR. Complementando as atividades, desenvolvemos um projeto articulado às funções da coordenação pedagógica junto aos professores dessa instituição, o qual deu ênfase à contação de história, enaltecendo a importância dessa prática pedagógica para o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, cuja atividade permeou o desenvolvimento de todas as aulas que ministramos. Todo esse trabalho foi realizado sob os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. Destacamos, como resultado, o conhecimento da prática pedagógica nesse nível de ensino, bem como a pesquisa e a utilização de diferentes encaminhamentos teóricos e metodológicos no cotidiano escolar, enriquecidos, sobretudo, pela contação de histórias e pelo lúdico. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39385
10.34117/bjdv7n11-183
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39385
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n11-183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39385/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 104386-104398
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 104386-104398
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 104386-104398
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645566393974784