Uma Beyblade em Realidade Aumentada: suas potencialidades pedagógicas no ensino de geometria espacial / A Beyblade in Augmented Reality: its pedagogical potentialities in teaching spatial geometry
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43903 |
Resumo: | Constata-se que o ensino de geometria espacial no ensino médio apresenta, segundo Hoffer (1981), deficiências pontuais, entre elas a sua falta de relação com a geometria plana. Este trabalho procura, através da aplicação de um objeto de aprendizagem desenvolvido em Realidade Aumentada (RA), com o apoio pedagógico de um modelo de design instrucional, avaliar esta aplicação e consequentemente a efetividade deste modelo, utilizando-se dos estudos de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele |
id |
VERACRUZ-0_b4c54b16bc5fa630efcaaa10d61ff716 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43903 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma Beyblade em Realidade Aumentada: suas potencialidades pedagógicas no ensino de geometria espacial / A Beyblade in Augmented Reality: its pedagogical potentialities in teaching spatial geometryRealidade aumentadaBeybladeGeometria espacial.Constata-se que o ensino de geometria espacial no ensino médio apresenta, segundo Hoffer (1981), deficiências pontuais, entre elas a sua falta de relação com a geometria plana. Este trabalho procura, através da aplicação de um objeto de aprendizagem desenvolvido em Realidade Aumentada (RA), com o apoio pedagógico de um modelo de design instrucional, avaliar esta aplicação e consequentemente a efetividade deste modelo, utilizando-se dos estudos de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van HieleBrazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4390310.34117/bjdv8n2-135Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 10470-10479Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 10470-10479Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 10470-104792525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43903/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Sergio da CostaCosta, Carla Cristiane2022-03-02T14:25:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43903Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:30.382352Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Beyblade em Realidade Aumentada: suas potencialidades pedagógicas no ensino de geometria espacial / A Beyblade in Augmented Reality: its pedagogical potentialities in teaching spatial geometry |
title |
Uma Beyblade em Realidade Aumentada: suas potencialidades pedagógicas no ensino de geometria espacial / A Beyblade in Augmented Reality: its pedagogical potentialities in teaching spatial geometry |
spellingShingle |
Uma Beyblade em Realidade Aumentada: suas potencialidades pedagógicas no ensino de geometria espacial / A Beyblade in Augmented Reality: its pedagogical potentialities in teaching spatial geometry Nunes, Sergio da Costa Realidade aumentada Beyblade Geometria espacial. |
title_short |
Uma Beyblade em Realidade Aumentada: suas potencialidades pedagógicas no ensino de geometria espacial / A Beyblade in Augmented Reality: its pedagogical potentialities in teaching spatial geometry |
title_full |
Uma Beyblade em Realidade Aumentada: suas potencialidades pedagógicas no ensino de geometria espacial / A Beyblade in Augmented Reality: its pedagogical potentialities in teaching spatial geometry |
title_fullStr |
Uma Beyblade em Realidade Aumentada: suas potencialidades pedagógicas no ensino de geometria espacial / A Beyblade in Augmented Reality: its pedagogical potentialities in teaching spatial geometry |
title_full_unstemmed |
Uma Beyblade em Realidade Aumentada: suas potencialidades pedagógicas no ensino de geometria espacial / A Beyblade in Augmented Reality: its pedagogical potentialities in teaching spatial geometry |
title_sort |
Uma Beyblade em Realidade Aumentada: suas potencialidades pedagógicas no ensino de geometria espacial / A Beyblade in Augmented Reality: its pedagogical potentialities in teaching spatial geometry |
author |
Nunes, Sergio da Costa |
author_facet |
Nunes, Sergio da Costa Costa, Carla Cristiane |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Carla Cristiane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Sergio da Costa Costa, Carla Cristiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Realidade aumentada Beyblade Geometria espacial. |
topic |
Realidade aumentada Beyblade Geometria espacial. |
description |
Constata-se que o ensino de geometria espacial no ensino médio apresenta, segundo Hoffer (1981), deficiências pontuais, entre elas a sua falta de relação com a geometria plana. Este trabalho procura, através da aplicação de um objeto de aprendizagem desenvolvido em Realidade Aumentada (RA), com o apoio pedagógico de um modelo de design instrucional, avaliar esta aplicação e consequentemente a efetividade deste modelo, utilizando-se dos estudos de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43903 10.34117/bjdv8n2-135 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43903 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n2-135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43903/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 10470-10479 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 10470-10479 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 10470-10479 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645582453964800 |