Uma Beyblade em Realidade Aumentada: suas potencialidades pedagógicas no ensino de geometria espacial / A Beyblade in Augmented Reality: its pedagogical potentialities in teaching spatial geometry

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Sergio da Costa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Costa, Carla Cristiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43903
Resumo: Constata-se que o ensino de geometria espacial no ensino médio apresenta, segundo Hoffer (1981), deficiências pontuais, entre elas a sua falta de relação com a geometria plana. Este trabalho procura, através da aplicação de um objeto de aprendizagem desenvolvido em Realidade Aumentada (RA), com o apoio pedagógico de um modelo de design instrucional, avaliar esta aplicação e consequentemente a efetividade deste modelo, utilizando-se dos estudos de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele
id VERACRUZ-0_b4c54b16bc5fa630efcaaa10d61ff716
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43903
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Uma Beyblade em Realidade Aumentada: suas potencialidades pedagógicas no ensino de geometria espacial / A Beyblade in Augmented Reality: its pedagogical potentialities in teaching spatial geometryRealidade aumentadaBeybladeGeometria espacial.Constata-se que o ensino de geometria espacial no ensino médio apresenta, segundo Hoffer (1981), deficiências pontuais, entre elas a sua falta de relação com a geometria plana. Este trabalho procura, através da aplicação de um objeto de aprendizagem desenvolvido em Realidade Aumentada (RA), com o apoio pedagógico de um modelo de design instrucional, avaliar esta aplicação e consequentemente a efetividade deste modelo, utilizando-se dos estudos de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van HieleBrazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4390310.34117/bjdv8n2-135Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 10470-10479Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 10470-10479Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 10470-104792525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43903/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Sergio da CostaCosta, Carla Cristiane2022-03-02T14:25:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43903Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:30.382352Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Beyblade em Realidade Aumentada: suas potencialidades pedagógicas no ensino de geometria espacial / A Beyblade in Augmented Reality: its pedagogical potentialities in teaching spatial geometry
title Uma Beyblade em Realidade Aumentada: suas potencialidades pedagógicas no ensino de geometria espacial / A Beyblade in Augmented Reality: its pedagogical potentialities in teaching spatial geometry
spellingShingle Uma Beyblade em Realidade Aumentada: suas potencialidades pedagógicas no ensino de geometria espacial / A Beyblade in Augmented Reality: its pedagogical potentialities in teaching spatial geometry
Nunes, Sergio da Costa
Realidade aumentada
Beyblade
Geometria espacial.
title_short Uma Beyblade em Realidade Aumentada: suas potencialidades pedagógicas no ensino de geometria espacial / A Beyblade in Augmented Reality: its pedagogical potentialities in teaching spatial geometry
title_full Uma Beyblade em Realidade Aumentada: suas potencialidades pedagógicas no ensino de geometria espacial / A Beyblade in Augmented Reality: its pedagogical potentialities in teaching spatial geometry
title_fullStr Uma Beyblade em Realidade Aumentada: suas potencialidades pedagógicas no ensino de geometria espacial / A Beyblade in Augmented Reality: its pedagogical potentialities in teaching spatial geometry
title_full_unstemmed Uma Beyblade em Realidade Aumentada: suas potencialidades pedagógicas no ensino de geometria espacial / A Beyblade in Augmented Reality: its pedagogical potentialities in teaching spatial geometry
title_sort Uma Beyblade em Realidade Aumentada: suas potencialidades pedagógicas no ensino de geometria espacial / A Beyblade in Augmented Reality: its pedagogical potentialities in teaching spatial geometry
author Nunes, Sergio da Costa
author_facet Nunes, Sergio da Costa
Costa, Carla Cristiane
author_role author
author2 Costa, Carla Cristiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Sergio da Costa
Costa, Carla Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade aumentada
Beyblade
Geometria espacial.
topic Realidade aumentada
Beyblade
Geometria espacial.
description Constata-se que o ensino de geometria espacial no ensino médio apresenta, segundo Hoffer (1981), deficiências pontuais, entre elas a sua falta de relação com a geometria plana. Este trabalho procura, através da aplicação de um objeto de aprendizagem desenvolvido em Realidade Aumentada (RA), com o apoio pedagógico de um modelo de design instrucional, avaliar esta aplicação e consequentemente a efetividade deste modelo, utilizando-se dos estudos de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43903
10.34117/bjdv8n2-135
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43903
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n2-135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43903/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 10470-10479
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 10470-10479
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 10470-10479
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645582453964800