REALIDADE AUMENTADA: APLICATIVOS PARA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1500 |
Resumo: | Nos últimos anos, observamos uma grande expansão dos dispositivos tecnológicos para melhorar e facilitar a assimilação do processo de ensino e aprendizagem na escola. Este artigo objetiva, o uso de recurso tecnológico para ajudar no ensino de matemática, mais propriamente da geometria espacial por meio de aplicativo de Realidade Aumentada (RA), que é a sobreposição de objetos tridimensionais, onde se utiliza do ambiente virtual através das ferramentas computacionais em que se insere o objeto digital e se sobrepõem as imagens reais, possibilitando assim a interação. Esse recurso vem se proliferando e tornando possível a aprendizagem significativa nas salas de aula. Elencamos quatro aplicativos com potencial apoio ao estudo, que fundamentam e possibilitam a compreensão da proposta e enfatizamos a importância desse dispositivo como facilitador nas dificuldades dos alunos no estudo de geometria espacial. |
id |
UNIMES-1_bb7e86cd81dd5255dff4440dbd87f34c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1500 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
REALIDADE AUMENTADA: APLICATIVOS PARA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIALEducação; EnsinoTecnologia, Realidade Aumentada, Geometria EspacialNos últimos anos, observamos uma grande expansão dos dispositivos tecnológicos para melhorar e facilitar a assimilação do processo de ensino e aprendizagem na escola. Este artigo objetiva, o uso de recurso tecnológico para ajudar no ensino de matemática, mais propriamente da geometria espacial por meio de aplicativo de Realidade Aumentada (RA), que é a sobreposição de objetos tridimensionais, onde se utiliza do ambiente virtual através das ferramentas computacionais em que se insere o objeto digital e se sobrepõem as imagens reais, possibilitando assim a interação. Esse recurso vem se proliferando e tornando possível a aprendizagem significativa nas salas de aula. Elencamos quatro aplicativos com potencial apoio ao estudo, que fundamentam e possibilitam a compreensão da proposta e enfatizamos a importância desse dispositivo como facilitador nas dificuldades dos alunos no estudo de geometria espacial.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaMazzaro, PaolaSchimiguel, JulianoSilva Costa, RonaldoOliveira, Keli Patrícia deEugen Klingenschmid Lopes dos Santos, MárcioPaubel Junger, Alex2024-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1500Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 106-12019826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1500/1347Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-17T17:49:59Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1500Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-17T17:49:59Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REALIDADE AUMENTADA: APLICATIVOS PARA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL |
title |
REALIDADE AUMENTADA: APLICATIVOS PARA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL |
spellingShingle |
REALIDADE AUMENTADA: APLICATIVOS PARA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL Mazzaro, Paola Educação; Ensino Tecnologia, Realidade Aumentada, Geometria Espacial |
title_short |
REALIDADE AUMENTADA: APLICATIVOS PARA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL |
title_full |
REALIDADE AUMENTADA: APLICATIVOS PARA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL |
title_fullStr |
REALIDADE AUMENTADA: APLICATIVOS PARA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL |
title_full_unstemmed |
REALIDADE AUMENTADA: APLICATIVOS PARA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL |
title_sort |
REALIDADE AUMENTADA: APLICATIVOS PARA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL |
author |
Mazzaro, Paola |
author_facet |
Mazzaro, Paola Schimiguel, Juliano Silva Costa, Ronaldo Oliveira, Keli Patrícia de Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos, Márcio Paubel Junger, Alex |
author_role |
author |
author2 |
Schimiguel, Juliano Silva Costa, Ronaldo Oliveira, Keli Patrícia de Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos, Márcio Paubel Junger, Alex |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazzaro, Paola Schimiguel, Juliano Silva Costa, Ronaldo Oliveira, Keli Patrícia de Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos, Márcio Paubel Junger, Alex |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino Tecnologia, Realidade Aumentada, Geometria Espacial |
topic |
Educação; Ensino Tecnologia, Realidade Aumentada, Geometria Espacial |
description |
Nos últimos anos, observamos uma grande expansão dos dispositivos tecnológicos para melhorar e facilitar a assimilação do processo de ensino e aprendizagem na escola. Este artigo objetiva, o uso de recurso tecnológico para ajudar no ensino de matemática, mais propriamente da geometria espacial por meio de aplicativo de Realidade Aumentada (RA), que é a sobreposição de objetos tridimensionais, onde se utiliza do ambiente virtual através das ferramentas computacionais em que se insere o objeto digital e se sobrepõem as imagens reais, possibilitando assim a interação. Esse recurso vem se proliferando e tornando possível a aprendizagem significativa nas salas de aula. Elencamos quatro aplicativos com potencial apoio ao estudo, que fundamentam e possibilitam a compreensão da proposta e enfatizamos a importância desse dispositivo como facilitador nas dificuldades dos alunos no estudo de geometria espacial. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1500 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1500/1347 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 106-120 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313273993461760 |