A psicogênese das estruturas cognitivas de crianças com dificuldades de aprendizagem e a noção de multiplicação / The psychogenesis of the cognitive structures of children with learning difficulties and the notion of multiplication

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Leonardo Crevelário de Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Assis, Orly Zucatto Mantovani de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18205
Resumo: Inúmeras crianças e adolescentes, sob os mais diversos diagnósticos e medicações, são encaminhados por educadores, psiquiatras e psicólogos para o atendimento psicopedagógico diariamente. A partir desse contexto, este trabalho originado em uma pesquisa de mestrado e fundamentado na perspectiva teórica da Epistemologia e Psicologia Genéticas de Jean Piaget, trata-se dos resultados de um estudo exploratório de natureza qualitativa que tem como objetivo principal investigar qual a natureza das estruturas cognitivas de estudantes diagnosticados com dificuldades de aprendizagem de conteúdos escolares, os quais foram encaminhados ao Núcleo de Investigação dos Problemas de Aprendizagem e Desenvolvimento (UNICAMP). Para isso, foram utilizadas as provas Piagetianas de Diagnóstico do Comportamento Operatório e da noção de Multiplicação com 06 estudantes de 07 a 11 anos, além de entrevistas clínicas semiestruturadas com seus responsáveis legais. Os resultados encontrados revelam um atraso no desenvolvimento das estruturas cognitivas e carecem de atenção das instituições.
id VERACRUZ-0_b544244c2001d0063968a315080e47f6
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18205
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A psicogênese das estruturas cognitivas de crianças com dificuldades de aprendizagem e a noção de multiplicação / The psychogenesis of the cognitive structures of children with learning difficulties and the notion of multiplicationConstrutivismoDesenvolvimento CognitivoDificuldade de AprendizagemPsicopedagogia.Inúmeras crianças e adolescentes, sob os mais diversos diagnósticos e medicações, são encaminhados por educadores, psiquiatras e psicólogos para o atendimento psicopedagógico diariamente. A partir desse contexto, este trabalho originado em uma pesquisa de mestrado e fundamentado na perspectiva teórica da Epistemologia e Psicologia Genéticas de Jean Piaget, trata-se dos resultados de um estudo exploratório de natureza qualitativa que tem como objetivo principal investigar qual a natureza das estruturas cognitivas de estudantes diagnosticados com dificuldades de aprendizagem de conteúdos escolares, os quais foram encaminhados ao Núcleo de Investigação dos Problemas de Aprendizagem e Desenvolvimento (UNICAMP). Para isso, foram utilizadas as provas Piagetianas de Diagnóstico do Comportamento Operatório e da noção de Multiplicação com 06 estudantes de 07 a 11 anos, além de entrevistas clínicas semiestruturadas com seus responsáveis legais. Os resultados encontrados revelam um atraso no desenvolvimento das estruturas cognitivas e carecem de atenção das instituições.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1820510.34117/bjdv6n10-280Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 77903-77917Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 77903-77917Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 77903-779172525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18205/14701Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Leonardo Crevelário de SouzaAssis, Orly Zucatto Mantovani de2021-02-04T12:50:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18205Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:26.261263Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A psicogênese das estruturas cognitivas de crianças com dificuldades de aprendizagem e a noção de multiplicação / The psychogenesis of the cognitive structures of children with learning difficulties and the notion of multiplication
title A psicogênese das estruturas cognitivas de crianças com dificuldades de aprendizagem e a noção de multiplicação / The psychogenesis of the cognitive structures of children with learning difficulties and the notion of multiplication
spellingShingle A psicogênese das estruturas cognitivas de crianças com dificuldades de aprendizagem e a noção de multiplicação / The psychogenesis of the cognitive structures of children with learning difficulties and the notion of multiplication
Carvalho, Leonardo Crevelário de Souza
Construtivismo
Desenvolvimento Cognitivo
Dificuldade de Aprendizagem
Psicopedagogia.
title_short A psicogênese das estruturas cognitivas de crianças com dificuldades de aprendizagem e a noção de multiplicação / The psychogenesis of the cognitive structures of children with learning difficulties and the notion of multiplication
title_full A psicogênese das estruturas cognitivas de crianças com dificuldades de aprendizagem e a noção de multiplicação / The psychogenesis of the cognitive structures of children with learning difficulties and the notion of multiplication
title_fullStr A psicogênese das estruturas cognitivas de crianças com dificuldades de aprendizagem e a noção de multiplicação / The psychogenesis of the cognitive structures of children with learning difficulties and the notion of multiplication
title_full_unstemmed A psicogênese das estruturas cognitivas de crianças com dificuldades de aprendizagem e a noção de multiplicação / The psychogenesis of the cognitive structures of children with learning difficulties and the notion of multiplication
title_sort A psicogênese das estruturas cognitivas de crianças com dificuldades de aprendizagem e a noção de multiplicação / The psychogenesis of the cognitive structures of children with learning difficulties and the notion of multiplication
author Carvalho, Leonardo Crevelário de Souza
author_facet Carvalho, Leonardo Crevelário de Souza
Assis, Orly Zucatto Mantovani de
author_role author
author2 Assis, Orly Zucatto Mantovani de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Leonardo Crevelário de Souza
Assis, Orly Zucatto Mantovani de
dc.subject.por.fl_str_mv Construtivismo
Desenvolvimento Cognitivo
Dificuldade de Aprendizagem
Psicopedagogia.
topic Construtivismo
Desenvolvimento Cognitivo
Dificuldade de Aprendizagem
Psicopedagogia.
description Inúmeras crianças e adolescentes, sob os mais diversos diagnósticos e medicações, são encaminhados por educadores, psiquiatras e psicólogos para o atendimento psicopedagógico diariamente. A partir desse contexto, este trabalho originado em uma pesquisa de mestrado e fundamentado na perspectiva teórica da Epistemologia e Psicologia Genéticas de Jean Piaget, trata-se dos resultados de um estudo exploratório de natureza qualitativa que tem como objetivo principal investigar qual a natureza das estruturas cognitivas de estudantes diagnosticados com dificuldades de aprendizagem de conteúdos escolares, os quais foram encaminhados ao Núcleo de Investigação dos Problemas de Aprendizagem e Desenvolvimento (UNICAMP). Para isso, foram utilizadas as provas Piagetianas de Diagnóstico do Comportamento Operatório e da noção de Multiplicação com 06 estudantes de 07 a 11 anos, além de entrevistas clínicas semiestruturadas com seus responsáveis legais. Os resultados encontrados revelam um atraso no desenvolvimento das estruturas cognitivas e carecem de atenção das instituições.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18205
10.34117/bjdv6n10-280
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18205
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n10-280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18205/14701
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 77903-77917
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 77903-77917
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 77903-77917
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645484602949632