A psicogênese das estruturas cognitivas de crianças com dificuldades de aprendizagem e a noção de multiplicação / The psychogenesis of the cognitive structures of children with learning difficulties and the notion of multiplication
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18205 |
Resumo: | Inúmeras crianças e adolescentes, sob os mais diversos diagnósticos e medicações, são encaminhados por educadores, psiquiatras e psicólogos para o atendimento psicopedagógico diariamente. A partir desse contexto, este trabalho originado em uma pesquisa de mestrado e fundamentado na perspectiva teórica da Epistemologia e Psicologia Genéticas de Jean Piaget, trata-se dos resultados de um estudo exploratório de natureza qualitativa que tem como objetivo principal investigar qual a natureza das estruturas cognitivas de estudantes diagnosticados com dificuldades de aprendizagem de conteúdos escolares, os quais foram encaminhados ao Núcleo de Investigação dos Problemas de Aprendizagem e Desenvolvimento (UNICAMP). Para isso, foram utilizadas as provas Piagetianas de Diagnóstico do Comportamento Operatório e da noção de Multiplicação com 06 estudantes de 07 a 11 anos, além de entrevistas clínicas semiestruturadas com seus responsáveis legais. Os resultados encontrados revelam um atraso no desenvolvimento das estruturas cognitivas e carecem de atenção das instituições. |
id |
VERACRUZ-0_b544244c2001d0063968a315080e47f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18205 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A psicogênese das estruturas cognitivas de crianças com dificuldades de aprendizagem e a noção de multiplicação / The psychogenesis of the cognitive structures of children with learning difficulties and the notion of multiplicationConstrutivismoDesenvolvimento CognitivoDificuldade de AprendizagemPsicopedagogia.Inúmeras crianças e adolescentes, sob os mais diversos diagnósticos e medicações, são encaminhados por educadores, psiquiatras e psicólogos para o atendimento psicopedagógico diariamente. A partir desse contexto, este trabalho originado em uma pesquisa de mestrado e fundamentado na perspectiva teórica da Epistemologia e Psicologia Genéticas de Jean Piaget, trata-se dos resultados de um estudo exploratório de natureza qualitativa que tem como objetivo principal investigar qual a natureza das estruturas cognitivas de estudantes diagnosticados com dificuldades de aprendizagem de conteúdos escolares, os quais foram encaminhados ao Núcleo de Investigação dos Problemas de Aprendizagem e Desenvolvimento (UNICAMP). Para isso, foram utilizadas as provas Piagetianas de Diagnóstico do Comportamento Operatório e da noção de Multiplicação com 06 estudantes de 07 a 11 anos, além de entrevistas clínicas semiestruturadas com seus responsáveis legais. Os resultados encontrados revelam um atraso no desenvolvimento das estruturas cognitivas e carecem de atenção das instituições.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1820510.34117/bjdv6n10-280Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 77903-77917Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 77903-77917Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 77903-779172525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18205/14701Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Leonardo Crevelário de SouzaAssis, Orly Zucatto Mantovani de2021-02-04T12:50:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18205Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:26.261263Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A psicogênese das estruturas cognitivas de crianças com dificuldades de aprendizagem e a noção de multiplicação / The psychogenesis of the cognitive structures of children with learning difficulties and the notion of multiplication |
title |
A psicogênese das estruturas cognitivas de crianças com dificuldades de aprendizagem e a noção de multiplicação / The psychogenesis of the cognitive structures of children with learning difficulties and the notion of multiplication |
spellingShingle |
A psicogênese das estruturas cognitivas de crianças com dificuldades de aprendizagem e a noção de multiplicação / The psychogenesis of the cognitive structures of children with learning difficulties and the notion of multiplication Carvalho, Leonardo Crevelário de Souza Construtivismo Desenvolvimento Cognitivo Dificuldade de Aprendizagem Psicopedagogia. |
title_short |
A psicogênese das estruturas cognitivas de crianças com dificuldades de aprendizagem e a noção de multiplicação / The psychogenesis of the cognitive structures of children with learning difficulties and the notion of multiplication |
title_full |
A psicogênese das estruturas cognitivas de crianças com dificuldades de aprendizagem e a noção de multiplicação / The psychogenesis of the cognitive structures of children with learning difficulties and the notion of multiplication |
title_fullStr |
A psicogênese das estruturas cognitivas de crianças com dificuldades de aprendizagem e a noção de multiplicação / The psychogenesis of the cognitive structures of children with learning difficulties and the notion of multiplication |
title_full_unstemmed |
A psicogênese das estruturas cognitivas de crianças com dificuldades de aprendizagem e a noção de multiplicação / The psychogenesis of the cognitive structures of children with learning difficulties and the notion of multiplication |
title_sort |
A psicogênese das estruturas cognitivas de crianças com dificuldades de aprendizagem e a noção de multiplicação / The psychogenesis of the cognitive structures of children with learning difficulties and the notion of multiplication |
author |
Carvalho, Leonardo Crevelário de Souza |
author_facet |
Carvalho, Leonardo Crevelário de Souza Assis, Orly Zucatto Mantovani de |
author_role |
author |
author2 |
Assis, Orly Zucatto Mantovani de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Leonardo Crevelário de Souza Assis, Orly Zucatto Mantovani de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construtivismo Desenvolvimento Cognitivo Dificuldade de Aprendizagem Psicopedagogia. |
topic |
Construtivismo Desenvolvimento Cognitivo Dificuldade de Aprendizagem Psicopedagogia. |
description |
Inúmeras crianças e adolescentes, sob os mais diversos diagnósticos e medicações, são encaminhados por educadores, psiquiatras e psicólogos para o atendimento psicopedagógico diariamente. A partir desse contexto, este trabalho originado em uma pesquisa de mestrado e fundamentado na perspectiva teórica da Epistemologia e Psicologia Genéticas de Jean Piaget, trata-se dos resultados de um estudo exploratório de natureza qualitativa que tem como objetivo principal investigar qual a natureza das estruturas cognitivas de estudantes diagnosticados com dificuldades de aprendizagem de conteúdos escolares, os quais foram encaminhados ao Núcleo de Investigação dos Problemas de Aprendizagem e Desenvolvimento (UNICAMP). Para isso, foram utilizadas as provas Piagetianas de Diagnóstico do Comportamento Operatório e da noção de Multiplicação com 06 estudantes de 07 a 11 anos, além de entrevistas clínicas semiestruturadas com seus responsáveis legais. Os resultados encontrados revelam um atraso no desenvolvimento das estruturas cognitivas e carecem de atenção das instituições. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18205 10.34117/bjdv6n10-280 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18205 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18205/14701 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 77903-77917 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 77903-77917 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 77903-77917 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645484602949632 |