Formação docente: A aprendizagem colaborativa como estratégia de aprendizagem / Teacher training: Collaborative learning as a learning strategy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19763 |
Resumo: | No presente artigo objetiva-se descrever o uso da aprendizagem colaborativa no curso de formação de professores, como estratégia formativa para a garantia da aprendizagem. O Presente artigo traz um recorte de parte da pesquisa em andamento intitulada “Formação inicial e continuada de professores e práticas educativas”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). De abordagem qualitativa descritiva, os dados empíricos foram coletados na disciplina Avaliação da Aprendizagem, em uma turma do quinto período do Curso de Pedagogia/UFPI, em 2018.1. Contou com a participação de vinte e três estudantes, distribuídos em cinco grupos de aprendizagem colaborativa. O estudo realizado evidencia que a aprendizagem colaborativa é uma estratégia de aprendizagem que possibilita ao grupo de forma coletiva construir aprendizagens, bem como viabiliza o desenvolvimento de habilidades requeridas pelo contexto profissional aos futuros professores. Avaliação da aprendizagem assumiu a dimensão formativa, propiciando o desenvolvimento individual e coletivo. Ao propor a estratégia da aprendizagem colaborativa, altera-se a visão de um aluno passivo e da aprendizagem individualizada. A interação entre os pares desencadeia reflexões que levam a aprendizagem, ao aprofundamento e a articulação teoria e prática. |
id |
VERACRUZ-0_b582e1b6455dac5ffebd917371788aaa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19763 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente: A aprendizagem colaborativa como estratégia de aprendizagem / Teacher training: Collaborative learning as a learning strategyFormação de professoresAprendizagem ColaborativaEstratégia de aprendizagemAvaliação da Aprendizagem.No presente artigo objetiva-se descrever o uso da aprendizagem colaborativa no curso de formação de professores, como estratégia formativa para a garantia da aprendizagem. O Presente artigo traz um recorte de parte da pesquisa em andamento intitulada “Formação inicial e continuada de professores e práticas educativas”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). De abordagem qualitativa descritiva, os dados empíricos foram coletados na disciplina Avaliação da Aprendizagem, em uma turma do quinto período do Curso de Pedagogia/UFPI, em 2018.1. Contou com a participação de vinte e três estudantes, distribuídos em cinco grupos de aprendizagem colaborativa. O estudo realizado evidencia que a aprendizagem colaborativa é uma estratégia de aprendizagem que possibilita ao grupo de forma coletiva construir aprendizagens, bem como viabiliza o desenvolvimento de habilidades requeridas pelo contexto profissional aos futuros professores. Avaliação da aprendizagem assumiu a dimensão formativa, propiciando o desenvolvimento individual e coletivo. Ao propor a estratégia da aprendizagem colaborativa, altera-se a visão de um aluno passivo e da aprendizagem individualizada. A interação entre os pares desencadeia reflexões que levam a aprendizagem, ao aprofundamento e a articulação teoria e prática.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1976310.34117/bjdv6n11-239Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 87409-87420Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 87409-87420Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 87409-874202525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19763/15843Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalhêdo, Josania Lima PortelaPortela, Josildo Lima2020-12-16T11:07:59Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19763Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:10.246403Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente: A aprendizagem colaborativa como estratégia de aprendizagem / Teacher training: Collaborative learning as a learning strategy |
title |
Formação docente: A aprendizagem colaborativa como estratégia de aprendizagem / Teacher training: Collaborative learning as a learning strategy |
spellingShingle |
Formação docente: A aprendizagem colaborativa como estratégia de aprendizagem / Teacher training: Collaborative learning as a learning strategy Carvalhêdo, Josania Lima Portela Formação de professores Aprendizagem Colaborativa Estratégia de aprendizagem Avaliação da Aprendizagem. |
title_short |
Formação docente: A aprendizagem colaborativa como estratégia de aprendizagem / Teacher training: Collaborative learning as a learning strategy |
title_full |
Formação docente: A aprendizagem colaborativa como estratégia de aprendizagem / Teacher training: Collaborative learning as a learning strategy |
title_fullStr |
Formação docente: A aprendizagem colaborativa como estratégia de aprendizagem / Teacher training: Collaborative learning as a learning strategy |
title_full_unstemmed |
Formação docente: A aprendizagem colaborativa como estratégia de aprendizagem / Teacher training: Collaborative learning as a learning strategy |
title_sort |
Formação docente: A aprendizagem colaborativa como estratégia de aprendizagem / Teacher training: Collaborative learning as a learning strategy |
author |
Carvalhêdo, Josania Lima Portela |
author_facet |
Carvalhêdo, Josania Lima Portela Portela, Josildo Lima |
author_role |
author |
author2 |
Portela, Josildo Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalhêdo, Josania Lima Portela Portela, Josildo Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Aprendizagem Colaborativa Estratégia de aprendizagem Avaliação da Aprendizagem. |
topic |
Formação de professores Aprendizagem Colaborativa Estratégia de aprendizagem Avaliação da Aprendizagem. |
description |
No presente artigo objetiva-se descrever o uso da aprendizagem colaborativa no curso de formação de professores, como estratégia formativa para a garantia da aprendizagem. O Presente artigo traz um recorte de parte da pesquisa em andamento intitulada “Formação inicial e continuada de professores e práticas educativas”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). De abordagem qualitativa descritiva, os dados empíricos foram coletados na disciplina Avaliação da Aprendizagem, em uma turma do quinto período do Curso de Pedagogia/UFPI, em 2018.1. Contou com a participação de vinte e três estudantes, distribuídos em cinco grupos de aprendizagem colaborativa. O estudo realizado evidencia que a aprendizagem colaborativa é uma estratégia de aprendizagem que possibilita ao grupo de forma coletiva construir aprendizagens, bem como viabiliza o desenvolvimento de habilidades requeridas pelo contexto profissional aos futuros professores. Avaliação da aprendizagem assumiu a dimensão formativa, propiciando o desenvolvimento individual e coletivo. Ao propor a estratégia da aprendizagem colaborativa, altera-se a visão de um aluno passivo e da aprendizagem individualizada. A interação entre os pares desencadeia reflexões que levam a aprendizagem, ao aprofundamento e a articulação teoria e prática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19763 10.34117/bjdv6n11-239 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19763 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n11-239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19763/15843 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 87409-87420 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 87409-87420 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 87409-87420 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645491607437312 |