Formação docente: A aprendizagem colaborativa como estratégia de aprendizagem / Teacher training: Collaborative learning as a learning strategy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalhêdo, Josania Lima Portela
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Portela, Josildo Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19763
Resumo: No presente artigo objetiva-se descrever o uso da aprendizagem colaborativa no curso de formação de professores, como estratégia formativa para a garantia da aprendizagem. O Presente artigo traz um recorte de parte da pesquisa em andamento intitulada “Formação inicial e continuada de professores e práticas educativas”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). De abordagem qualitativa descritiva, os dados empíricos foram coletados na disciplina Avaliação da Aprendizagem, em uma turma do quinto período do Curso de Pedagogia/UFPI, em 2018.1. Contou com a participação de vinte e três estudantes, distribuídos em cinco grupos de aprendizagem colaborativa. O estudo realizado evidencia que a aprendizagem colaborativa é uma estratégia de aprendizagem que possibilita ao grupo de forma coletiva construir aprendizagens, bem como viabiliza o desenvolvimento de habilidades requeridas pelo contexto profissional aos futuros professores. Avaliação da aprendizagem assumiu a dimensão formativa, propiciando o desenvolvimento individual e coletivo. Ao propor a estratégia da aprendizagem colaborativa, altera-se a visão de um aluno passivo e da aprendizagem individualizada.  A interação entre os pares desencadeia reflexões que levam a aprendizagem, ao aprofundamento e a articulação teoria e prática.
id VERACRUZ-0_b582e1b6455dac5ffebd917371788aaa
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19763
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Formação docente: A aprendizagem colaborativa como estratégia de aprendizagem / Teacher training: Collaborative learning as a learning strategyFormação de professoresAprendizagem ColaborativaEstratégia de aprendizagemAvaliação da Aprendizagem.No presente artigo objetiva-se descrever o uso da aprendizagem colaborativa no curso de formação de professores, como estratégia formativa para a garantia da aprendizagem. O Presente artigo traz um recorte de parte da pesquisa em andamento intitulada “Formação inicial e continuada de professores e práticas educativas”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). De abordagem qualitativa descritiva, os dados empíricos foram coletados na disciplina Avaliação da Aprendizagem, em uma turma do quinto período do Curso de Pedagogia/UFPI, em 2018.1. Contou com a participação de vinte e três estudantes, distribuídos em cinco grupos de aprendizagem colaborativa. O estudo realizado evidencia que a aprendizagem colaborativa é uma estratégia de aprendizagem que possibilita ao grupo de forma coletiva construir aprendizagens, bem como viabiliza o desenvolvimento de habilidades requeridas pelo contexto profissional aos futuros professores. Avaliação da aprendizagem assumiu a dimensão formativa, propiciando o desenvolvimento individual e coletivo. Ao propor a estratégia da aprendizagem colaborativa, altera-se a visão de um aluno passivo e da aprendizagem individualizada.  A interação entre os pares desencadeia reflexões que levam a aprendizagem, ao aprofundamento e a articulação teoria e prática.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1976310.34117/bjdv6n11-239Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 87409-87420Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 87409-87420Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 87409-874202525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19763/15843Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalhêdo, Josania Lima PortelaPortela, Josildo Lima2020-12-16T11:07:59Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19763Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:10.246403Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente: A aprendizagem colaborativa como estratégia de aprendizagem / Teacher training: Collaborative learning as a learning strategy
title Formação docente: A aprendizagem colaborativa como estratégia de aprendizagem / Teacher training: Collaborative learning as a learning strategy
spellingShingle Formação docente: A aprendizagem colaborativa como estratégia de aprendizagem / Teacher training: Collaborative learning as a learning strategy
Carvalhêdo, Josania Lima Portela
Formação de professores
Aprendizagem Colaborativa
Estratégia de aprendizagem
Avaliação da Aprendizagem.
title_short Formação docente: A aprendizagem colaborativa como estratégia de aprendizagem / Teacher training: Collaborative learning as a learning strategy
title_full Formação docente: A aprendizagem colaborativa como estratégia de aprendizagem / Teacher training: Collaborative learning as a learning strategy
title_fullStr Formação docente: A aprendizagem colaborativa como estratégia de aprendizagem / Teacher training: Collaborative learning as a learning strategy
title_full_unstemmed Formação docente: A aprendizagem colaborativa como estratégia de aprendizagem / Teacher training: Collaborative learning as a learning strategy
title_sort Formação docente: A aprendizagem colaborativa como estratégia de aprendizagem / Teacher training: Collaborative learning as a learning strategy
author Carvalhêdo, Josania Lima Portela
author_facet Carvalhêdo, Josania Lima Portela
Portela, Josildo Lima
author_role author
author2 Portela, Josildo Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalhêdo, Josania Lima Portela
Portela, Josildo Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Aprendizagem Colaborativa
Estratégia de aprendizagem
Avaliação da Aprendizagem.
topic Formação de professores
Aprendizagem Colaborativa
Estratégia de aprendizagem
Avaliação da Aprendizagem.
description No presente artigo objetiva-se descrever o uso da aprendizagem colaborativa no curso de formação de professores, como estratégia formativa para a garantia da aprendizagem. O Presente artigo traz um recorte de parte da pesquisa em andamento intitulada “Formação inicial e continuada de professores e práticas educativas”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). De abordagem qualitativa descritiva, os dados empíricos foram coletados na disciplina Avaliação da Aprendizagem, em uma turma do quinto período do Curso de Pedagogia/UFPI, em 2018.1. Contou com a participação de vinte e três estudantes, distribuídos em cinco grupos de aprendizagem colaborativa. O estudo realizado evidencia que a aprendizagem colaborativa é uma estratégia de aprendizagem que possibilita ao grupo de forma coletiva construir aprendizagens, bem como viabiliza o desenvolvimento de habilidades requeridas pelo contexto profissional aos futuros professores. Avaliação da aprendizagem assumiu a dimensão formativa, propiciando o desenvolvimento individual e coletivo. Ao propor a estratégia da aprendizagem colaborativa, altera-se a visão de um aluno passivo e da aprendizagem individualizada.  A interação entre os pares desencadeia reflexões que levam a aprendizagem, ao aprofundamento e a articulação teoria e prática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19763
10.34117/bjdv6n11-239
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19763
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n11-239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19763/15843
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 87409-87420
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 87409-87420
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 87409-87420
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645491607437312