Cotidiano escolar e infância: uma análise de dossiês de periódicos nacionais Brasileiros (2013-2018)/School daily life and childhood: an Analysis of Dossiers from Brazilian national Journals (2013-2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Naísa Afonso da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cunha, Myrtes Dias da, Santos, Tatiani Rabelo Lapa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44746
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é apresentar os dados de uma pesquisa bibliográfica que buscou compreender os pressupostos teóricos e metodológicos presentes nos dossiês de periódicos nacionais brasileiros que abordavam as temáticas: infâncias e cotidiano escolar. A pesquisa foi realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa: Infâncias, Docências e Cotidiano Escolar do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Para realizar a investigação nos dossiês, elegemos as palavras chaves: infâncias e cotidiano escolar e delimitamos o período de publicações a ser investigado de 2013 a 2018. Como resultado, foram encontrados 96 artigos com as palavras-chaves: cotidiano escolar e infâncias, mas após a leitura, constatamos que apenas 35 tratavam especificamente das temáticas pesquisadas. O mapeamento das produções nos possibilitou identificar o que tem sido discutido e produzido acerca das infâncias e cotidiano escolar por pesquisadores que se dedicam às infâncias e educação infantil. Ficou evidente durante o processo de leitura dos dossiês, que os estudos apoiados principalmente na perspectiva histórico-cultural e na sociologia da infância tem ampliado o conceito e o entendimento das crianças e das infâncias, as crianças passam a ocupar lugar central nas pesquisas e começam a ser ouvidas, não apenas pela linguagem oral, ou por suas vozes, mas por meio das diferentes linguagens, corporal, estética, gestual, social, cultural e as infâncias são vistas e entendidas no plural, como diferentes maneiras de ser, de viver, de construir as experiências pelas crianças.
id VERACRUZ-0_b6967fb2ddeee42c344ede99b9c90a1c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44746
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Cotidiano escolar e infância: uma análise de dossiês de periódicos nacionais Brasileiros (2013-2018)/School daily life and childhood: an Analysis of Dossiers from Brazilian national Journals (2013-2018)infânciascotidiano escolardossiês.O principal objetivo deste trabalho é apresentar os dados de uma pesquisa bibliográfica que buscou compreender os pressupostos teóricos e metodológicos presentes nos dossiês de periódicos nacionais brasileiros que abordavam as temáticas: infâncias e cotidiano escolar. A pesquisa foi realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa: Infâncias, Docências e Cotidiano Escolar do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Para realizar a investigação nos dossiês, elegemos as palavras chaves: infâncias e cotidiano escolar e delimitamos o período de publicações a ser investigado de 2013 a 2018. Como resultado, foram encontrados 96 artigos com as palavras-chaves: cotidiano escolar e infâncias, mas após a leitura, constatamos que apenas 35 tratavam especificamente das temáticas pesquisadas. O mapeamento das produções nos possibilitou identificar o que tem sido discutido e produzido acerca das infâncias e cotidiano escolar por pesquisadores que se dedicam às infâncias e educação infantil. Ficou evidente durante o processo de leitura dos dossiês, que os estudos apoiados principalmente na perspectiva histórico-cultural e na sociologia da infância tem ampliado o conceito e o entendimento das crianças e das infâncias, as crianças passam a ocupar lugar central nas pesquisas e começam a ser ouvidas, não apenas pela linguagem oral, ou por suas vozes, mas por meio das diferentes linguagens, corporal, estética, gestual, social, cultural e as infâncias são vistas e entendidas no plural, como diferentes maneiras de ser, de viver, de construir as experiências pelas crianças.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4474610.34117/bjdv8n3-016Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 15731-15750Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 15731-15750Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 15731-157502525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44746/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Naísa Afonso daCunha, Myrtes Dias daSantos, Tatiani Rabelo Lapa2022-05-12T18:26:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44746Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:50.212095Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Cotidiano escolar e infância: uma análise de dossiês de periódicos nacionais Brasileiros (2013-2018)/School daily life and childhood: an Analysis of Dossiers from Brazilian national Journals (2013-2018)
title Cotidiano escolar e infância: uma análise de dossiês de periódicos nacionais Brasileiros (2013-2018)/School daily life and childhood: an Analysis of Dossiers from Brazilian national Journals (2013-2018)
spellingShingle Cotidiano escolar e infância: uma análise de dossiês de periódicos nacionais Brasileiros (2013-2018)/School daily life and childhood: an Analysis of Dossiers from Brazilian national Journals (2013-2018)
Silva, Naísa Afonso da
infâncias
cotidiano escolar
dossiês.
title_short Cotidiano escolar e infância: uma análise de dossiês de periódicos nacionais Brasileiros (2013-2018)/School daily life and childhood: an Analysis of Dossiers from Brazilian national Journals (2013-2018)
title_full Cotidiano escolar e infância: uma análise de dossiês de periódicos nacionais Brasileiros (2013-2018)/School daily life and childhood: an Analysis of Dossiers from Brazilian national Journals (2013-2018)
title_fullStr Cotidiano escolar e infância: uma análise de dossiês de periódicos nacionais Brasileiros (2013-2018)/School daily life and childhood: an Analysis of Dossiers from Brazilian national Journals (2013-2018)
title_full_unstemmed Cotidiano escolar e infância: uma análise de dossiês de periódicos nacionais Brasileiros (2013-2018)/School daily life and childhood: an Analysis of Dossiers from Brazilian national Journals (2013-2018)
title_sort Cotidiano escolar e infância: uma análise de dossiês de periódicos nacionais Brasileiros (2013-2018)/School daily life and childhood: an Analysis of Dossiers from Brazilian national Journals (2013-2018)
author Silva, Naísa Afonso da
author_facet Silva, Naísa Afonso da
Cunha, Myrtes Dias da
Santos, Tatiani Rabelo Lapa
author_role author
author2 Cunha, Myrtes Dias da
Santos, Tatiani Rabelo Lapa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Naísa Afonso da
Cunha, Myrtes Dias da
Santos, Tatiani Rabelo Lapa
dc.subject.por.fl_str_mv infâncias
cotidiano escolar
dossiês.
topic infâncias
cotidiano escolar
dossiês.
description O principal objetivo deste trabalho é apresentar os dados de uma pesquisa bibliográfica que buscou compreender os pressupostos teóricos e metodológicos presentes nos dossiês de periódicos nacionais brasileiros que abordavam as temáticas: infâncias e cotidiano escolar. A pesquisa foi realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa: Infâncias, Docências e Cotidiano Escolar do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Para realizar a investigação nos dossiês, elegemos as palavras chaves: infâncias e cotidiano escolar e delimitamos o período de publicações a ser investigado de 2013 a 2018. Como resultado, foram encontrados 96 artigos com as palavras-chaves: cotidiano escolar e infâncias, mas após a leitura, constatamos que apenas 35 tratavam especificamente das temáticas pesquisadas. O mapeamento das produções nos possibilitou identificar o que tem sido discutido e produzido acerca das infâncias e cotidiano escolar por pesquisadores que se dedicam às infâncias e educação infantil. Ficou evidente durante o processo de leitura dos dossiês, que os estudos apoiados principalmente na perspectiva histórico-cultural e na sociologia da infância tem ampliado o conceito e o entendimento das crianças e das infâncias, as crianças passam a ocupar lugar central nas pesquisas e começam a ser ouvidas, não apenas pela linguagem oral, ou por suas vozes, mas por meio das diferentes linguagens, corporal, estética, gestual, social, cultural e as infâncias são vistas e entendidas no plural, como diferentes maneiras de ser, de viver, de construir as experiências pelas crianças.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44746
10.34117/bjdv8n3-016
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44746
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n3-016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44746/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 15731-15750
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 15731-15750
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 15731-15750
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645585073307648