Cotidiano escolar e infância: uma análise de dossiês de periódicos nacionais Brasileiros (2013-2018)/School daily life and childhood: an Analysis of Dossiers from Brazilian national Journals (2013-2018)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44746 |
Resumo: | O principal objetivo deste trabalho é apresentar os dados de uma pesquisa bibliográfica que buscou compreender os pressupostos teóricos e metodológicos presentes nos dossiês de periódicos nacionais brasileiros que abordavam as temáticas: infâncias e cotidiano escolar. A pesquisa foi realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa: Infâncias, Docências e Cotidiano Escolar do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Para realizar a investigação nos dossiês, elegemos as palavras chaves: infâncias e cotidiano escolar e delimitamos o período de publicações a ser investigado de 2013 a 2018. Como resultado, foram encontrados 96 artigos com as palavras-chaves: cotidiano escolar e infâncias, mas após a leitura, constatamos que apenas 35 tratavam especificamente das temáticas pesquisadas. O mapeamento das produções nos possibilitou identificar o que tem sido discutido e produzido acerca das infâncias e cotidiano escolar por pesquisadores que se dedicam às infâncias e educação infantil. Ficou evidente durante o processo de leitura dos dossiês, que os estudos apoiados principalmente na perspectiva histórico-cultural e na sociologia da infância tem ampliado o conceito e o entendimento das crianças e das infâncias, as crianças passam a ocupar lugar central nas pesquisas e começam a ser ouvidas, não apenas pela linguagem oral, ou por suas vozes, mas por meio das diferentes linguagens, corporal, estética, gestual, social, cultural e as infâncias são vistas e entendidas no plural, como diferentes maneiras de ser, de viver, de construir as experiências pelas crianças. |
id |
VERACRUZ-0_b6967fb2ddeee42c344ede99b9c90a1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44746 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Cotidiano escolar e infância: uma análise de dossiês de periódicos nacionais Brasileiros (2013-2018)/School daily life and childhood: an Analysis of Dossiers from Brazilian national Journals (2013-2018)infânciascotidiano escolardossiês.O principal objetivo deste trabalho é apresentar os dados de uma pesquisa bibliográfica que buscou compreender os pressupostos teóricos e metodológicos presentes nos dossiês de periódicos nacionais brasileiros que abordavam as temáticas: infâncias e cotidiano escolar. A pesquisa foi realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa: Infâncias, Docências e Cotidiano Escolar do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Para realizar a investigação nos dossiês, elegemos as palavras chaves: infâncias e cotidiano escolar e delimitamos o período de publicações a ser investigado de 2013 a 2018. Como resultado, foram encontrados 96 artigos com as palavras-chaves: cotidiano escolar e infâncias, mas após a leitura, constatamos que apenas 35 tratavam especificamente das temáticas pesquisadas. O mapeamento das produções nos possibilitou identificar o que tem sido discutido e produzido acerca das infâncias e cotidiano escolar por pesquisadores que se dedicam às infâncias e educação infantil. Ficou evidente durante o processo de leitura dos dossiês, que os estudos apoiados principalmente na perspectiva histórico-cultural e na sociologia da infância tem ampliado o conceito e o entendimento das crianças e das infâncias, as crianças passam a ocupar lugar central nas pesquisas e começam a ser ouvidas, não apenas pela linguagem oral, ou por suas vozes, mas por meio das diferentes linguagens, corporal, estética, gestual, social, cultural e as infâncias são vistas e entendidas no plural, como diferentes maneiras de ser, de viver, de construir as experiências pelas crianças.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4474610.34117/bjdv8n3-016Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 15731-15750Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 15731-15750Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 15731-157502525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44746/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Naísa Afonso daCunha, Myrtes Dias daSantos, Tatiani Rabelo Lapa2022-05-12T18:26:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44746Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:50.212095Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cotidiano escolar e infância: uma análise de dossiês de periódicos nacionais Brasileiros (2013-2018)/School daily life and childhood: an Analysis of Dossiers from Brazilian national Journals (2013-2018) |
title |
Cotidiano escolar e infância: uma análise de dossiês de periódicos nacionais Brasileiros (2013-2018)/School daily life and childhood: an Analysis of Dossiers from Brazilian national Journals (2013-2018) |
spellingShingle |
Cotidiano escolar e infância: uma análise de dossiês de periódicos nacionais Brasileiros (2013-2018)/School daily life and childhood: an Analysis of Dossiers from Brazilian national Journals (2013-2018) Silva, Naísa Afonso da infâncias cotidiano escolar dossiês. |
title_short |
Cotidiano escolar e infância: uma análise de dossiês de periódicos nacionais Brasileiros (2013-2018)/School daily life and childhood: an Analysis of Dossiers from Brazilian national Journals (2013-2018) |
title_full |
Cotidiano escolar e infância: uma análise de dossiês de periódicos nacionais Brasileiros (2013-2018)/School daily life and childhood: an Analysis of Dossiers from Brazilian national Journals (2013-2018) |
title_fullStr |
Cotidiano escolar e infância: uma análise de dossiês de periódicos nacionais Brasileiros (2013-2018)/School daily life and childhood: an Analysis of Dossiers from Brazilian national Journals (2013-2018) |
title_full_unstemmed |
Cotidiano escolar e infância: uma análise de dossiês de periódicos nacionais Brasileiros (2013-2018)/School daily life and childhood: an Analysis of Dossiers from Brazilian national Journals (2013-2018) |
title_sort |
Cotidiano escolar e infância: uma análise de dossiês de periódicos nacionais Brasileiros (2013-2018)/School daily life and childhood: an Analysis of Dossiers from Brazilian national Journals (2013-2018) |
author |
Silva, Naísa Afonso da |
author_facet |
Silva, Naísa Afonso da Cunha, Myrtes Dias da Santos, Tatiani Rabelo Lapa |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Myrtes Dias da Santos, Tatiani Rabelo Lapa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Naísa Afonso da Cunha, Myrtes Dias da Santos, Tatiani Rabelo Lapa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
infâncias cotidiano escolar dossiês. |
topic |
infâncias cotidiano escolar dossiês. |
description |
O principal objetivo deste trabalho é apresentar os dados de uma pesquisa bibliográfica que buscou compreender os pressupostos teóricos e metodológicos presentes nos dossiês de periódicos nacionais brasileiros que abordavam as temáticas: infâncias e cotidiano escolar. A pesquisa foi realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisa: Infâncias, Docências e Cotidiano Escolar do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Para realizar a investigação nos dossiês, elegemos as palavras chaves: infâncias e cotidiano escolar e delimitamos o período de publicações a ser investigado de 2013 a 2018. Como resultado, foram encontrados 96 artigos com as palavras-chaves: cotidiano escolar e infâncias, mas após a leitura, constatamos que apenas 35 tratavam especificamente das temáticas pesquisadas. O mapeamento das produções nos possibilitou identificar o que tem sido discutido e produzido acerca das infâncias e cotidiano escolar por pesquisadores que se dedicam às infâncias e educação infantil. Ficou evidente durante o processo de leitura dos dossiês, que os estudos apoiados principalmente na perspectiva histórico-cultural e na sociologia da infância tem ampliado o conceito e o entendimento das crianças e das infâncias, as crianças passam a ocupar lugar central nas pesquisas e começam a ser ouvidas, não apenas pela linguagem oral, ou por suas vozes, mas por meio das diferentes linguagens, corporal, estética, gestual, social, cultural e as infâncias são vistas e entendidas no plural, como diferentes maneiras de ser, de viver, de construir as experiências pelas crianças. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44746 10.34117/bjdv8n3-016 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44746 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n3-016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44746/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 15731-15750 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 15731-15750 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 15731-15750 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645585073307648 |