As vivências das crianças na educação infantil / Children's experiences in early childhood education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Naísa Afonso da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cunha, Myrtes Dias da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44861
Resumo: O presente trabalho refere-se ao projeto inicial de pesquisa de doutorado, iniciado em 2018 e intitulado “O cotidiano escolar da educação infantil: o que dizem as crianças sobre as suas vivências”, tem como objetivo identificar e analisar se as crianças da Educação Infantil são ouvidas e participam ativamente da construção das práticas pedagógicas a elas destinadas, bem como, compreender quais as percepções delas acerca das suas vivências no cotidiano escolar. Para tanto, nos apoiamos teoricamente na literatura que discute as crianças e a infância na Psicologia Histórico-Cultural, principalmente em VIGOTSKI e seus colaboradores. Para alcançar nosso objetivo, utilizaremos como metodologia a pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, por possibilitar um diálogo permanente entre pesquisador e sujeitos pesquisados. Acreditamos que pensar a escola de Educação Infantil como um espaço transmissão de conhecimento, rico em experiências, de construção de cultura, de estabelecimento de laços afetivos, significa compreender as crianças como sujeitos históricos, de direitos e produtores de cultura. Entendemos que ouvir as crianças sobre o que elas pensam, dizem, gostam e criticam no espaço escolar é fundamental para construirmos uma escola de Educação Infantil pautada nos princípios da Psicologia Histórico-Cultural.
id VERACRUZ-0_2bd99f95ea43100792306fc00ec640e0
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44861
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling As vivências das crianças na educação infantil / Children's experiences in early childhood educationcriançasinfânciacotidiano escolar.O presente trabalho refere-se ao projeto inicial de pesquisa de doutorado, iniciado em 2018 e intitulado “O cotidiano escolar da educação infantil: o que dizem as crianças sobre as suas vivências”, tem como objetivo identificar e analisar se as crianças da Educação Infantil são ouvidas e participam ativamente da construção das práticas pedagógicas a elas destinadas, bem como, compreender quais as percepções delas acerca das suas vivências no cotidiano escolar. Para tanto, nos apoiamos teoricamente na literatura que discute as crianças e a infância na Psicologia Histórico-Cultural, principalmente em VIGOTSKI e seus colaboradores. Para alcançar nosso objetivo, utilizaremos como metodologia a pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, por possibilitar um diálogo permanente entre pesquisador e sujeitos pesquisados. Acreditamos que pensar a escola de Educação Infantil como um espaço transmissão de conhecimento, rico em experiências, de construção de cultura, de estabelecimento de laços afetivos, significa compreender as crianças como sujeitos históricos, de direitos e produtores de cultura. Entendemos que ouvir as crianças sobre o que elas pensam, dizem, gostam e criticam no espaço escolar é fundamental para construirmos uma escola de Educação Infantil pautada nos princípios da Psicologia Histórico-Cultural.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4486110.34117/bjdv8n3-065Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 16499-16510Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 16499-16510Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 16499-165102525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44861/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Naísa Afonso daCunha, Myrtes Dias da2022-05-12T18:27:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44861Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:52.935825Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv As vivências das crianças na educação infantil / Children's experiences in early childhood education
title As vivências das crianças na educação infantil / Children's experiences in early childhood education
spellingShingle As vivências das crianças na educação infantil / Children's experiences in early childhood education
Silva, Naísa Afonso da
crianças
infância
cotidiano escolar.
title_short As vivências das crianças na educação infantil / Children's experiences in early childhood education
title_full As vivências das crianças na educação infantil / Children's experiences in early childhood education
title_fullStr As vivências das crianças na educação infantil / Children's experiences in early childhood education
title_full_unstemmed As vivências das crianças na educação infantil / Children's experiences in early childhood education
title_sort As vivências das crianças na educação infantil / Children's experiences in early childhood education
author Silva, Naísa Afonso da
author_facet Silva, Naísa Afonso da
Cunha, Myrtes Dias da
author_role author
author2 Cunha, Myrtes Dias da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Naísa Afonso da
Cunha, Myrtes Dias da
dc.subject.por.fl_str_mv crianças
infância
cotidiano escolar.
topic crianças
infância
cotidiano escolar.
description O presente trabalho refere-se ao projeto inicial de pesquisa de doutorado, iniciado em 2018 e intitulado “O cotidiano escolar da educação infantil: o que dizem as crianças sobre as suas vivências”, tem como objetivo identificar e analisar se as crianças da Educação Infantil são ouvidas e participam ativamente da construção das práticas pedagógicas a elas destinadas, bem como, compreender quais as percepções delas acerca das suas vivências no cotidiano escolar. Para tanto, nos apoiamos teoricamente na literatura que discute as crianças e a infância na Psicologia Histórico-Cultural, principalmente em VIGOTSKI e seus colaboradores. Para alcançar nosso objetivo, utilizaremos como metodologia a pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, por possibilitar um diálogo permanente entre pesquisador e sujeitos pesquisados. Acreditamos que pensar a escola de Educação Infantil como um espaço transmissão de conhecimento, rico em experiências, de construção de cultura, de estabelecimento de laços afetivos, significa compreender as crianças como sujeitos históricos, de direitos e produtores de cultura. Entendemos que ouvir as crianças sobre o que elas pensam, dizem, gostam e criticam no espaço escolar é fundamental para construirmos uma escola de Educação Infantil pautada nos princípios da Psicologia Histórico-Cultural.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44861
10.34117/bjdv8n3-065
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44861
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n3-065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44861/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 16499-16510
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 16499-16510
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 16499-16510
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645586013880320