As vivências das crianças na educação infantil / Children's experiences in early childhood education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44861 |
Resumo: | O presente trabalho refere-se ao projeto inicial de pesquisa de doutorado, iniciado em 2018 e intitulado “O cotidiano escolar da educação infantil: o que dizem as crianças sobre as suas vivências”, tem como objetivo identificar e analisar se as crianças da Educação Infantil são ouvidas e participam ativamente da construção das práticas pedagógicas a elas destinadas, bem como, compreender quais as percepções delas acerca das suas vivências no cotidiano escolar. Para tanto, nos apoiamos teoricamente na literatura que discute as crianças e a infância na Psicologia Histórico-Cultural, principalmente em VIGOTSKI e seus colaboradores. Para alcançar nosso objetivo, utilizaremos como metodologia a pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, por possibilitar um diálogo permanente entre pesquisador e sujeitos pesquisados. Acreditamos que pensar a escola de Educação Infantil como um espaço transmissão de conhecimento, rico em experiências, de construção de cultura, de estabelecimento de laços afetivos, significa compreender as crianças como sujeitos históricos, de direitos e produtores de cultura. Entendemos que ouvir as crianças sobre o que elas pensam, dizem, gostam e criticam no espaço escolar é fundamental para construirmos uma escola de Educação Infantil pautada nos princípios da Psicologia Histórico-Cultural. |
id |
VERACRUZ-0_2bd99f95ea43100792306fc00ec640e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44861 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
As vivências das crianças na educação infantil / Children's experiences in early childhood educationcriançasinfânciacotidiano escolar.O presente trabalho refere-se ao projeto inicial de pesquisa de doutorado, iniciado em 2018 e intitulado “O cotidiano escolar da educação infantil: o que dizem as crianças sobre as suas vivências”, tem como objetivo identificar e analisar se as crianças da Educação Infantil são ouvidas e participam ativamente da construção das práticas pedagógicas a elas destinadas, bem como, compreender quais as percepções delas acerca das suas vivências no cotidiano escolar. Para tanto, nos apoiamos teoricamente na literatura que discute as crianças e a infância na Psicologia Histórico-Cultural, principalmente em VIGOTSKI e seus colaboradores. Para alcançar nosso objetivo, utilizaremos como metodologia a pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, por possibilitar um diálogo permanente entre pesquisador e sujeitos pesquisados. Acreditamos que pensar a escola de Educação Infantil como um espaço transmissão de conhecimento, rico em experiências, de construção de cultura, de estabelecimento de laços afetivos, significa compreender as crianças como sujeitos históricos, de direitos e produtores de cultura. Entendemos que ouvir as crianças sobre o que elas pensam, dizem, gostam e criticam no espaço escolar é fundamental para construirmos uma escola de Educação Infantil pautada nos princípios da Psicologia Histórico-Cultural.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4486110.34117/bjdv8n3-065Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 16499-16510Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 16499-16510Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 16499-165102525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44861/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Naísa Afonso daCunha, Myrtes Dias da2022-05-12T18:27:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44861Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:52.935825Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As vivências das crianças na educação infantil / Children's experiences in early childhood education |
title |
As vivências das crianças na educação infantil / Children's experiences in early childhood education |
spellingShingle |
As vivências das crianças na educação infantil / Children's experiences in early childhood education Silva, Naísa Afonso da crianças infância cotidiano escolar. |
title_short |
As vivências das crianças na educação infantil / Children's experiences in early childhood education |
title_full |
As vivências das crianças na educação infantil / Children's experiences in early childhood education |
title_fullStr |
As vivências das crianças na educação infantil / Children's experiences in early childhood education |
title_full_unstemmed |
As vivências das crianças na educação infantil / Children's experiences in early childhood education |
title_sort |
As vivências das crianças na educação infantil / Children's experiences in early childhood education |
author |
Silva, Naísa Afonso da |
author_facet |
Silva, Naísa Afonso da Cunha, Myrtes Dias da |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Myrtes Dias da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Naísa Afonso da Cunha, Myrtes Dias da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
crianças infância cotidiano escolar. |
topic |
crianças infância cotidiano escolar. |
description |
O presente trabalho refere-se ao projeto inicial de pesquisa de doutorado, iniciado em 2018 e intitulado “O cotidiano escolar da educação infantil: o que dizem as crianças sobre as suas vivências”, tem como objetivo identificar e analisar se as crianças da Educação Infantil são ouvidas e participam ativamente da construção das práticas pedagógicas a elas destinadas, bem como, compreender quais as percepções delas acerca das suas vivências no cotidiano escolar. Para tanto, nos apoiamos teoricamente na literatura que discute as crianças e a infância na Psicologia Histórico-Cultural, principalmente em VIGOTSKI e seus colaboradores. Para alcançar nosso objetivo, utilizaremos como metodologia a pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, por possibilitar um diálogo permanente entre pesquisador e sujeitos pesquisados. Acreditamos que pensar a escola de Educação Infantil como um espaço transmissão de conhecimento, rico em experiências, de construção de cultura, de estabelecimento de laços afetivos, significa compreender as crianças como sujeitos históricos, de direitos e produtores de cultura. Entendemos que ouvir as crianças sobre o que elas pensam, dizem, gostam e criticam no espaço escolar é fundamental para construirmos uma escola de Educação Infantil pautada nos princípios da Psicologia Histórico-Cultural. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44861 10.34117/bjdv8n3-065 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44861 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n3-065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44861/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 16499-16510 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 16499-16510 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 16499-16510 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645586013880320 |