Aprendizagem na Fiat: o impacto do treinamento veiculado pela TV Fiat no trabalho dos profissionais da rede de concessionárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/61861 |
Resumo: | RESUMO O mercado automobilístico brasileiro é marcado pela extrema competitividade entre as montadoras. Para diferenciar e conquistar Market Share expressivo, a estratégia das empresas passa pela capacitação dos profissionais da Rede de Concessionárias. Para qualificar a sua equipe de vendas e pós-vendas, composta de 580 concessionárias e 24.000 profissionais, a Fiat Automóveis investe, desde 2001, em treinamentos através da TVFIAT, um canal de informação e formação à distância. Para analisar o impacto do treinamento veiculado pela TVFIAT no trabalho dos seus profissionais, foi realizada uma pesquisa nas concessionárias em todo o Brasil. A pesquisa foi classificada como um estudo de caso descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário a 869 profissionais, além de entrevistas com gestores de treinamento. Os dados foram analisados à luz do modelo teórico IMPACT de Abbad (1999) a partir de dois aspectos: suporte à transferência e impacto do treinamento no trabalho. Os resultados indicam que o impacto do treinamento foi positivo, à medida que aumentou a qualidade do trabalho e os erros foram reduzidos com os conhecimentos adquiridos. A aprendizagem organizacional se mostrou resultado das aprendizagens individuais e das dinâmicas estabelecidas entre os indivíduos nas organizações. |
id |
VERACRUZ-0_b7328b59eb04950ced93c1186ec6eb3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/61861 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem na Fiat: o impacto do treinamento veiculado pela TV Fiat no trabalho dos profissionais da rede de concessionáriasaprendizagemIMPACTimpacto do treinamentoFIAT automóveisTVFIATRESUMO O mercado automobilístico brasileiro é marcado pela extrema competitividade entre as montadoras. Para diferenciar e conquistar Market Share expressivo, a estratégia das empresas passa pela capacitação dos profissionais da Rede de Concessionárias. Para qualificar a sua equipe de vendas e pós-vendas, composta de 580 concessionárias e 24.000 profissionais, a Fiat Automóveis investe, desde 2001, em treinamentos através da TVFIAT, um canal de informação e formação à distância. Para analisar o impacto do treinamento veiculado pela TVFIAT no trabalho dos seus profissionais, foi realizada uma pesquisa nas concessionárias em todo o Brasil. A pesquisa foi classificada como um estudo de caso descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário a 869 profissionais, além de entrevistas com gestores de treinamento. Os dados foram analisados à luz do modelo teórico IMPACT de Abbad (1999) a partir de dois aspectos: suporte à transferência e impacto do treinamento no trabalho. Os resultados indicam que o impacto do treinamento foi positivo, à medida que aumentou a qualidade do trabalho e os erros foram reduzidos com os conhecimentos adquiridos. A aprendizagem organizacional se mostrou resultado das aprendizagens individuais e das dinâmicas estabelecidas entre os indivíduos nas organizações.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6186110.34117/bjdv9n8-007Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 8 (2023); 23201-23223Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 8 (2023); 23201-23223Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 8 (2023); 23201-232232525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/61861/44549Pereira, Adriana de Souzade Vasconcelos, Maria Celeste Reis Loboinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-01T14:56:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/61861Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:16.841145Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem na Fiat: o impacto do treinamento veiculado pela TV Fiat no trabalho dos profissionais da rede de concessionárias |
title |
Aprendizagem na Fiat: o impacto do treinamento veiculado pela TV Fiat no trabalho dos profissionais da rede de concessionárias |
spellingShingle |
Aprendizagem na Fiat: o impacto do treinamento veiculado pela TV Fiat no trabalho dos profissionais da rede de concessionárias Pereira, Adriana de Souza aprendizagem IMPACT impacto do treinamento FIAT automóveis TVFIAT |
title_short |
Aprendizagem na Fiat: o impacto do treinamento veiculado pela TV Fiat no trabalho dos profissionais da rede de concessionárias |
title_full |
Aprendizagem na Fiat: o impacto do treinamento veiculado pela TV Fiat no trabalho dos profissionais da rede de concessionárias |
title_fullStr |
Aprendizagem na Fiat: o impacto do treinamento veiculado pela TV Fiat no trabalho dos profissionais da rede de concessionárias |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem na Fiat: o impacto do treinamento veiculado pela TV Fiat no trabalho dos profissionais da rede de concessionárias |
title_sort |
Aprendizagem na Fiat: o impacto do treinamento veiculado pela TV Fiat no trabalho dos profissionais da rede de concessionárias |
author |
Pereira, Adriana de Souza |
author_facet |
Pereira, Adriana de Souza de Vasconcelos, Maria Celeste Reis Lobo |
author_role |
author |
author2 |
de Vasconcelos, Maria Celeste Reis Lobo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Adriana de Souza de Vasconcelos, Maria Celeste Reis Lobo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem IMPACT impacto do treinamento FIAT automóveis TVFIAT |
topic |
aprendizagem IMPACT impacto do treinamento FIAT automóveis TVFIAT |
description |
RESUMO O mercado automobilístico brasileiro é marcado pela extrema competitividade entre as montadoras. Para diferenciar e conquistar Market Share expressivo, a estratégia das empresas passa pela capacitação dos profissionais da Rede de Concessionárias. Para qualificar a sua equipe de vendas e pós-vendas, composta de 580 concessionárias e 24.000 profissionais, a Fiat Automóveis investe, desde 2001, em treinamentos através da TVFIAT, um canal de informação e formação à distância. Para analisar o impacto do treinamento veiculado pela TVFIAT no trabalho dos seus profissionais, foi realizada uma pesquisa nas concessionárias em todo o Brasil. A pesquisa foi classificada como um estudo de caso descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário a 869 profissionais, além de entrevistas com gestores de treinamento. Os dados foram analisados à luz do modelo teórico IMPACT de Abbad (1999) a partir de dois aspectos: suporte à transferência e impacto do treinamento no trabalho. Os resultados indicam que o impacto do treinamento foi positivo, à medida que aumentou a qualidade do trabalho e os erros foram reduzidos com os conhecimentos adquiridos. A aprendizagem organizacional se mostrou resultado das aprendizagens individuais e das dinâmicas estabelecidas entre os indivíduos nas organizações. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/61861 10.34117/bjdv9n8-007 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/61861 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n8-007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/61861/44549 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 8 (2023); 23201-23223 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 8 (2023); 23201-23223 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 8 (2023); 23201-23223 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645636126375936 |