Aprendizagem na Fiat: o impacto do treinamento veiculado pela TV Fiat no trabalho dos profissionais da rede de concessionárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Adriana de Souza
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Vasconcelos, Maria Celeste Reis Lobo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/61861
Resumo: RESUMO O mercado automobilístico brasileiro é marcado pela extrema competitividade entre as montadoras. Para diferenciar e conquistar Market Share expressivo, a estratégia das empresas passa pela capacitação dos profissionais da Rede de Concessionárias. Para qualificar a sua equipe de vendas e pós-vendas, composta de 580 concessionárias e 24.000 profissionais, a Fiat Automóveis investe, desde 2001, em treinamentos através da TVFIAT, um canal de informação e formação à distância. Para analisar o impacto do treinamento veiculado pela TVFIAT no trabalho dos seus profissionais, foi realizada uma pesquisa nas concessionárias em todo o Brasil. A pesquisa foi classificada como um estudo de caso descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário a 869 profissionais, além de entrevistas com gestores de treinamento. Os dados foram analisados à luz do modelo teórico IMPACT de Abbad (1999) a partir de dois aspectos: suporte à transferência e impacto do treinamento no trabalho. Os resultados indicam que o impacto do treinamento foi positivo, à medida que aumentou a qualidade do trabalho e os erros foram reduzidos com os conhecimentos adquiridos. A aprendizagem organizacional se mostrou resultado das aprendizagens individuais e das dinâmicas estabelecidas entre os indivíduos nas organizações.
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