Evasão discente na pós-graduação: Uma análise a partir do Geocapes / Graduate student evasion: An analysis based on Geocapes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Eduardo Francisco
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pacheco, Andressa Sasaki Vasques, da Silva, Fernanda Cristina, Cabral, Thiago Luiz de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40743
Resumo: Diante do desafio que a evasão discente representa, especialmente no que diz respeito ao gerenciamento deste processo, sobretudo ao nível de pós-graduação, buscou-se neste artigo identificar o índice de evasão discente na pós-graduação stricto sensu no Brasil, por meio de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativa. No tocante a caracterização da pós-graduação e identificação de modelos de cálculo do índice, ambos foram desenvolvidos diretamente na seção da fundamentação teórica. Já a sistemática de cálculo do índice de evasão na pós-graduação, foi desenvolvida com base no sistema Geocapes, estimando tanto os dados de ingressantes, como o de evasão. Este processo foi realizado na etapa de resultados. Em síntese, observa-se que a temática da evasão discente na pós-graduação não é abordada de forma significativa. No período 2015-2016, detectou-se um índice de evasão de 30,06% e ao considerar o período 2000-2016, o índice de evasão chegou a 38,48%. Tal contexto reflete a necessidade de atenção referente à evasão estudantil, tanto por parte dos agentes do governo, quanto das próprias instituições de ensino superior – IES, a fim de reduzir o índice de desistentes e, por outro lado, ampliar o número de concluintes.
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