Evasão discente na pós-graduação: Uma análise a partir do Geocapes / Graduate student evasion: An analysis based on Geocapes
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40743 |
Resumo: | Diante do desafio que a evasão discente representa, especialmente no que diz respeito ao gerenciamento deste processo, sobretudo ao nível de pós-graduação, buscou-se neste artigo identificar o índice de evasão discente na pós-graduação stricto sensu no Brasil, por meio de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativa. No tocante a caracterização da pós-graduação e identificação de modelos de cálculo do índice, ambos foram desenvolvidos diretamente na seção da fundamentação teórica. Já a sistemática de cálculo do índice de evasão na pós-graduação, foi desenvolvida com base no sistema Geocapes, estimando tanto os dados de ingressantes, como o de evasão. Este processo foi realizado na etapa de resultados. Em síntese, observa-se que a temática da evasão discente na pós-graduação não é abordada de forma significativa. No período 2015-2016, detectou-se um índice de evasão de 30,06% e ao considerar o período 2000-2016, o índice de evasão chegou a 38,48%. Tal contexto reflete a necessidade de atenção referente à evasão estudantil, tanto por parte dos agentes do governo, quanto das próprias instituições de ensino superior – IES, a fim de reduzir o índice de desistentes e, por outro lado, ampliar o número de concluintes. |
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Evasão discente na pós-graduação: Uma análise a partir do Geocapes / Graduate student evasion: An analysis based on GeocapesEvasão DiscenteAbandono EstudantilÍndice de EvasãoPós-Graduação.Diante do desafio que a evasão discente representa, especialmente no que diz respeito ao gerenciamento deste processo, sobretudo ao nível de pós-graduação, buscou-se neste artigo identificar o índice de evasão discente na pós-graduação stricto sensu no Brasil, por meio de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativa. No tocante a caracterização da pós-graduação e identificação de modelos de cálculo do índice, ambos foram desenvolvidos diretamente na seção da fundamentação teórica. Já a sistemática de cálculo do índice de evasão na pós-graduação, foi desenvolvida com base no sistema Geocapes, estimando tanto os dados de ingressantes, como o de evasão. Este processo foi realizado na etapa de resultados. Em síntese, observa-se que a temática da evasão discente na pós-graduação não é abordada de forma significativa. No período 2015-2016, detectou-se um índice de evasão de 30,06% e ao considerar o período 2000-2016, o índice de evasão chegou a 38,48%. Tal contexto reflete a necessidade de atenção referente à evasão estudantil, tanto por parte dos agentes do governo, quanto das próprias instituições de ensino superior – IES, a fim de reduzir o índice de desistentes e, por outro lado, ampliar o número de concluintes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4074310.34117/bjdv7n12-154Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 112313-112332Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 112313-112332Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 112313-1123322525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40743/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Eduardo FranciscoPacheco, Andressa Sasaki Vasquesda Silva, Fernanda CristinaCabral, Thiago Luiz de Oliveira2022-04-12T00:05:56Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40743Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:11.756527Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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