Evasão discente em cursos de graduação: estudo de caso na Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55597 |
Resumo: | A evasão estudantil está presente nos diversos níveis educacionais e, no Ensino Superior, esse cenário não é diferente. Nas duas últimas décadas, criaram-se políticas públicas para manter o alunado na universidade, dentre as quais destacam-se: o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); o Sistema de Seleção Unificada (SISU); o Programa Universidade para Todos (ProUni); o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES); as Políticas de Ações Afirmativas; e o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Nesse sentido, o presente estudo objetivou conhecer os fatores que influenciam na evasão dos acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus Nova Mutum. Trata-se de pesquisa de natureza descritiva com abordagem quali-quantitativa, caracterizada como pesquisa ex post facto e pesquisa documental. A população da pesquisa foi composta por 223 discentes dos cursos de graduação em Administração, Agronomia e Ciências Contábeis, da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus Nova Mutum, evadidos de seus cursos entre os anos de 2016 e 2018. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário eletrônico, composto de 16 questões, sendo 13 fechadas e 03 abertas. A coleta dos dados iniciou-se em dezembro de 2019 e finalizou em janeiro de 2020, contabilizando, ao final do período, 53 questionários respondidos, o que representa uma taxa de retorno de 23,7%. A pesquisa apontou que, de modo geral, não houve preponderância de fatores de evasão discente entre os estudantes entrevistados. No curso de Agronomia, houve a preponderância dos fatores: Dificuldades financeiras em conciliar despesas estudantis, pessoais e familiares (pessoal ou de familiares), com percentual de 71,4%; e Dificuldade para conciliar trabalho e estudo, com percentual de 64,3% das respostas. Em Administração, não houve preponderância de fatores, sendo os mais citados: Dificuldade para conciliar trabalho e estudo; Não se identificou com a metodologia de ensino; e Dificuldades financeiras em conciliar despesas estudantis, pessoais e familiares (pessoal ou de familiares). Em Ciências Contábeis, não houve preponderância de fatores, sendo os mais citados: Problemas de saúde (pessoais ou familiares); Dificuldade para conciliar trabalho e estudo; Dificuldade de transporte para a universidade, e Não se identificou com o curso ou não se sentiu vocacionado. Para finalizar, sugerem-se ações de curto, médio e longo prazo a serem implementadas pela gestão da UNEMAT, observando-se a legislação vigente. |
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