Concepção, planejamento e metodologia de ensino para a educação ambiental no ensino fundamental: Conception, planning and teaching methodology for environmental education in elementary school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palmeira, Birailson dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lopes, João Valdinei Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52277
Resumo: O artigo tem o objetivo de analisar as concepções, planejamento e metodologia de ensino para a Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Para que tal intensão pudesse ser atingida, realizou-se o uso do método de pesquisa bibliográfica para realizar revisão de literatura, de natureza explicativa e perspectiva qualitativa. Os resultados foram organizados em três categorias: as concepções de Educação Ambiental, o planejamento de Educação Ambiental, e metodologias utilizadas na Educação Ambiental. Concluiu-se que o processo de reflexão sobre o fazer educativo, esclarece pressupostos, valores e crenças, teorias implícitas que, consciente ou inconscientemente, perpassam uma visão mais clara do porquê atuou-se de uma determinada forma e não de outra. A esse respeito, os sistemas de ensino precisam fornecer o apoio necessário, favorecendo, inclusive, a qualificação do professor. Antes de qualquer tentativa de discussão de técnicas, de materiais, de métodos para uma aula dinâmica é indispensável que o professor se ache repousado, no saber de que a pedra fundamental é a curiosidade do ser humano. É ela que faz perguntar, conhecer, atuar, mais perguntar, reconhecer.
id VERACRUZ-0_b9766c4a33382ee5b9594a6c55f1da66
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52277
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Concepção, planejamento e metodologia de ensino para a educação ambiental no ensino fundamental: Conception, planning and teaching methodology for environmental education in elementary schooleducação ambientalconcepçãoplanejamentometodologiaO artigo tem o objetivo de analisar as concepções, planejamento e metodologia de ensino para a Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Para que tal intensão pudesse ser atingida, realizou-se o uso do método de pesquisa bibliográfica para realizar revisão de literatura, de natureza explicativa e perspectiva qualitativa. Os resultados foram organizados em três categorias: as concepções de Educação Ambiental, o planejamento de Educação Ambiental, e metodologias utilizadas na Educação Ambiental. Concluiu-se que o processo de reflexão sobre o fazer educativo, esclarece pressupostos, valores e crenças, teorias implícitas que, consciente ou inconscientemente, perpassam uma visão mais clara do porquê atuou-se de uma determinada forma e não de outra. A esse respeito, os sistemas de ensino precisam fornecer o apoio necessário, favorecendo, inclusive, a qualificação do professor. Antes de qualquer tentativa de discussão de técnicas, de materiais, de métodos para uma aula dinâmica é indispensável que o professor se ache repousado, no saber de que a pedra fundamental é a curiosidade do ser humano. É ela que faz perguntar, conhecer, atuar, mais perguntar, reconhecer.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5227710.34117/bjdv8n9-178Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 63091-63107Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 63091-63107Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 63091-631072525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52277/39077Copyright (c) 2022 Birailson dos Santos Palmeira, João Valdinei Corrêa Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPalmeira, Birailson dos SantosLopes, João Valdinei Corrêa2022-09-20T14:07:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52277Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:43.506017Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepção, planejamento e metodologia de ensino para a educação ambiental no ensino fundamental: Conception, planning and teaching methodology for environmental education in elementary school
title Concepção, planejamento e metodologia de ensino para a educação ambiental no ensino fundamental: Conception, planning and teaching methodology for environmental education in elementary school
spellingShingle Concepção, planejamento e metodologia de ensino para a educação ambiental no ensino fundamental: Conception, planning and teaching methodology for environmental education in elementary school
Palmeira, Birailson dos Santos
educação ambiental
concepção
planejamento
metodologia
title_short Concepção, planejamento e metodologia de ensino para a educação ambiental no ensino fundamental: Conception, planning and teaching methodology for environmental education in elementary school
title_full Concepção, planejamento e metodologia de ensino para a educação ambiental no ensino fundamental: Conception, planning and teaching methodology for environmental education in elementary school
title_fullStr Concepção, planejamento e metodologia de ensino para a educação ambiental no ensino fundamental: Conception, planning and teaching methodology for environmental education in elementary school
title_full_unstemmed Concepção, planejamento e metodologia de ensino para a educação ambiental no ensino fundamental: Conception, planning and teaching methodology for environmental education in elementary school
title_sort Concepção, planejamento e metodologia de ensino para a educação ambiental no ensino fundamental: Conception, planning and teaching methodology for environmental education in elementary school
author Palmeira, Birailson dos Santos
author_facet Palmeira, Birailson dos Santos
Lopes, João Valdinei Corrêa
author_role author
author2 Lopes, João Valdinei Corrêa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palmeira, Birailson dos Santos
Lopes, João Valdinei Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental
concepção
planejamento
metodologia
topic educação ambiental
concepção
planejamento
metodologia
description O artigo tem o objetivo de analisar as concepções, planejamento e metodologia de ensino para a Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Para que tal intensão pudesse ser atingida, realizou-se o uso do método de pesquisa bibliográfica para realizar revisão de literatura, de natureza explicativa e perspectiva qualitativa. Os resultados foram organizados em três categorias: as concepções de Educação Ambiental, o planejamento de Educação Ambiental, e metodologias utilizadas na Educação Ambiental. Concluiu-se que o processo de reflexão sobre o fazer educativo, esclarece pressupostos, valores e crenças, teorias implícitas que, consciente ou inconscientemente, perpassam uma visão mais clara do porquê atuou-se de uma determinada forma e não de outra. A esse respeito, os sistemas de ensino precisam fornecer o apoio necessário, favorecendo, inclusive, a qualificação do professor. Antes de qualquer tentativa de discussão de técnicas, de materiais, de métodos para uma aula dinâmica é indispensável que o professor se ache repousado, no saber de que a pedra fundamental é a curiosidade do ser humano. É ela que faz perguntar, conhecer, atuar, mais perguntar, reconhecer.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52277
10.34117/bjdv8n9-178
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52277
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n9-178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52277/39077
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Birailson dos Santos Palmeira, João Valdinei Corrêa Lopes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Birailson dos Santos Palmeira, João Valdinei Corrêa Lopes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 63091-63107
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 63091-63107
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 63091-63107
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645611497422848