Concepção, planejamento e metodologia de ensino para a educação ambiental no ensino fundamental: Conception, planning and teaching methodology for environmental education in elementary school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52277 |
Resumo: | O artigo tem o objetivo de analisar as concepções, planejamento e metodologia de ensino para a Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Para que tal intensão pudesse ser atingida, realizou-se o uso do método de pesquisa bibliográfica para realizar revisão de literatura, de natureza explicativa e perspectiva qualitativa. Os resultados foram organizados em três categorias: as concepções de Educação Ambiental, o planejamento de Educação Ambiental, e metodologias utilizadas na Educação Ambiental. Concluiu-se que o processo de reflexão sobre o fazer educativo, esclarece pressupostos, valores e crenças, teorias implícitas que, consciente ou inconscientemente, perpassam uma visão mais clara do porquê atuou-se de uma determinada forma e não de outra. A esse respeito, os sistemas de ensino precisam fornecer o apoio necessário, favorecendo, inclusive, a qualificação do professor. Antes de qualquer tentativa de discussão de técnicas, de materiais, de métodos para uma aula dinâmica é indispensável que o professor se ache repousado, no saber de que a pedra fundamental é a curiosidade do ser humano. É ela que faz perguntar, conhecer, atuar, mais perguntar, reconhecer. |
id |
VERACRUZ-0_b9766c4a33382ee5b9594a6c55f1da66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52277 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepção, planejamento e metodologia de ensino para a educação ambiental no ensino fundamental: Conception, planning and teaching methodology for environmental education in elementary schooleducação ambientalconcepçãoplanejamentometodologiaO artigo tem o objetivo de analisar as concepções, planejamento e metodologia de ensino para a Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Para que tal intensão pudesse ser atingida, realizou-se o uso do método de pesquisa bibliográfica para realizar revisão de literatura, de natureza explicativa e perspectiva qualitativa. Os resultados foram organizados em três categorias: as concepções de Educação Ambiental, o planejamento de Educação Ambiental, e metodologias utilizadas na Educação Ambiental. Concluiu-se que o processo de reflexão sobre o fazer educativo, esclarece pressupostos, valores e crenças, teorias implícitas que, consciente ou inconscientemente, perpassam uma visão mais clara do porquê atuou-se de uma determinada forma e não de outra. A esse respeito, os sistemas de ensino precisam fornecer o apoio necessário, favorecendo, inclusive, a qualificação do professor. Antes de qualquer tentativa de discussão de técnicas, de materiais, de métodos para uma aula dinâmica é indispensável que o professor se ache repousado, no saber de que a pedra fundamental é a curiosidade do ser humano. É ela que faz perguntar, conhecer, atuar, mais perguntar, reconhecer.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5227710.34117/bjdv8n9-178Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 63091-63107Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 63091-63107Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 63091-631072525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52277/39077Copyright (c) 2022 Birailson dos Santos Palmeira, João Valdinei Corrêa Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPalmeira, Birailson dos SantosLopes, João Valdinei Corrêa2022-09-20T14:07:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52277Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:43.506017Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepção, planejamento e metodologia de ensino para a educação ambiental no ensino fundamental: Conception, planning and teaching methodology for environmental education in elementary school |
title |
Concepção, planejamento e metodologia de ensino para a educação ambiental no ensino fundamental: Conception, planning and teaching methodology for environmental education in elementary school |
spellingShingle |
Concepção, planejamento e metodologia de ensino para a educação ambiental no ensino fundamental: Conception, planning and teaching methodology for environmental education in elementary school Palmeira, Birailson dos Santos educação ambiental concepção planejamento metodologia |
title_short |
Concepção, planejamento e metodologia de ensino para a educação ambiental no ensino fundamental: Conception, planning and teaching methodology for environmental education in elementary school |
title_full |
Concepção, planejamento e metodologia de ensino para a educação ambiental no ensino fundamental: Conception, planning and teaching methodology for environmental education in elementary school |
title_fullStr |
Concepção, planejamento e metodologia de ensino para a educação ambiental no ensino fundamental: Conception, planning and teaching methodology for environmental education in elementary school |
title_full_unstemmed |
Concepção, planejamento e metodologia de ensino para a educação ambiental no ensino fundamental: Conception, planning and teaching methodology for environmental education in elementary school |
title_sort |
Concepção, planejamento e metodologia de ensino para a educação ambiental no ensino fundamental: Conception, planning and teaching methodology for environmental education in elementary school |
author |
Palmeira, Birailson dos Santos |
author_facet |
Palmeira, Birailson dos Santos Lopes, João Valdinei Corrêa |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, João Valdinei Corrêa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palmeira, Birailson dos Santos Lopes, João Valdinei Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação ambiental concepção planejamento metodologia |
topic |
educação ambiental concepção planejamento metodologia |
description |
O artigo tem o objetivo de analisar as concepções, planejamento e metodologia de ensino para a Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Para que tal intensão pudesse ser atingida, realizou-se o uso do método de pesquisa bibliográfica para realizar revisão de literatura, de natureza explicativa e perspectiva qualitativa. Os resultados foram organizados em três categorias: as concepções de Educação Ambiental, o planejamento de Educação Ambiental, e metodologias utilizadas na Educação Ambiental. Concluiu-se que o processo de reflexão sobre o fazer educativo, esclarece pressupostos, valores e crenças, teorias implícitas que, consciente ou inconscientemente, perpassam uma visão mais clara do porquê atuou-se de uma determinada forma e não de outra. A esse respeito, os sistemas de ensino precisam fornecer o apoio necessário, favorecendo, inclusive, a qualificação do professor. Antes de qualquer tentativa de discussão de técnicas, de materiais, de métodos para uma aula dinâmica é indispensável que o professor se ache repousado, no saber de que a pedra fundamental é a curiosidade do ser humano. É ela que faz perguntar, conhecer, atuar, mais perguntar, reconhecer. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52277 10.34117/bjdv8n9-178 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52277 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n9-178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52277/39077 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Birailson dos Santos Palmeira, João Valdinei Corrêa Lopes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Birailson dos Santos Palmeira, João Valdinei Corrêa Lopes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 63091-63107 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 63091-63107 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 63091-63107 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645611497422848 |