Uma Educação Infantil ainda por inventar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalhero, José
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/212
Resumo: Neste artigo, serão discutidos os valores e a cultura da infância em diálogo com os princípios éticos, estéticos e políticos na Educação Infantil, considerando a criança, em suas experienciações, como autora das descobertas e inventividade de mundo, construtora de subjetividades e capaz de conviver com diferentes pontos de vista. Isso empreende uma postura relacional e investigativa da e na prática por parte do adulto, num exercício para lidar com as singularidades, com as subjetividades de todos os envolvidos – adultos e crianças –, o que significa depararse com as incertezas e imprevisibilidades que emergem a partir de um estado de processualidade das aprendizagens e transformar toda essa experiência em referencial para práticas educativas.
id VERACRUZ-0_b9d9e37ec8e00670f0cd3dea495387f4
oai_identifier_str oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/212
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Uma Educação Infantil ainda por inventarAn early childhood education to be inventedvalores; processualidade; subjetividade; cartografia; poiesisvalues; learning process; subjectivity; cartography; poiesisNeste artigo, serão discutidos os valores e a cultura da infância em diálogo com os princípios éticos, estéticos e políticos na Educação Infantil, considerando a criança, em suas experienciações, como autora das descobertas e inventividade de mundo, construtora de subjetividades e capaz de conviver com diferentes pontos de vista. Isso empreende uma postura relacional e investigativa da e na prática por parte do adulto, num exercício para lidar com as singularidades, com as subjetividades de todos os envolvidos – adultos e crianças –, o que significa depararse com as incertezas e imprevisibilidades que emergem a partir de um estado de processualidade das aprendizagens e transformar toda essa experiência em referencial para práticas educativas.The purpose of this paper is to discuss childhood values and culture through several Child Education principles such as ethics, aesthetics and educational guidelines. Ideally, children should play an active role by experiencing their findings, exploring their creativity and the surrounding environment; they should be inserted into a context that enables them to accept different points of view. All adults involved in this process should have a relationship-based approach as well as an investigative approach that take singularities of both children and adult and all subjectivity involved in this relation. It is important to keep in mind that uncertainty and unpredictable issues may arise; however, they are part of the learning process and can promote a real educational experience.Vera CruzCavalhero, José2015-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/21210.14212/veras.vol5.n2.ano2015.art212Veras; v. 5, n. 2 (2015); 88-1032236-572910.14212/veras.vol5.n2.ano2015reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/212/146info:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-06T23:15:10ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Uma Educação Infantil ainda por inventar
An early childhood education to be invented
title Uma Educação Infantil ainda por inventar
spellingShingle Uma Educação Infantil ainda por inventar
Cavalhero, José
valores; processualidade; subjetividade; cartografia; poiesis
values; learning process; subjectivity; cartography; poiesis
title_short Uma Educação Infantil ainda por inventar
title_full Uma Educação Infantil ainda por inventar
title_fullStr Uma Educação Infantil ainda por inventar
title_full_unstemmed Uma Educação Infantil ainda por inventar
title_sort Uma Educação Infantil ainda por inventar
author Cavalhero, José
author_facet Cavalhero, José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalhero, José
dc.subject.por.fl_str_mv valores; processualidade; subjetividade; cartografia; poiesis
values; learning process; subjectivity; cartography; poiesis
topic valores; processualidade; subjetividade; cartografia; poiesis
values; learning process; subjectivity; cartography; poiesis
description Neste artigo, serão discutidos os valores e a cultura da infância em diálogo com os princípios éticos, estéticos e políticos na Educação Infantil, considerando a criança, em suas experienciações, como autora das descobertas e inventividade de mundo, construtora de subjetividades e capaz de conviver com diferentes pontos de vista. Isso empreende uma postura relacional e investigativa da e na prática por parte do adulto, num exercício para lidar com as singularidades, com as subjetividades de todos os envolvidos – adultos e crianças –, o que significa depararse com as incertezas e imprevisibilidades que emergem a partir de um estado de processualidade das aprendizagens e transformar toda essa experiência em referencial para práticas educativas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/212
10.14212/veras.vol5.n2.ano2015.art212
url http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/212
identifier_str_mv 10.14212/veras.vol5.n2.ano2015.art212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/212/146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Veras; v. 5, n. 2 (2015); 88-103
2236-5729
10.14212/veras.vol5.n2.ano2015
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731734792212316160