Uma Educação Infantil ainda por inventar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/212 |
Resumo: | Neste artigo, serão discutidos os valores e a cultura da infância em diálogo com os princípios éticos, estéticos e políticos na Educação Infantil, considerando a criança, em suas experienciações, como autora das descobertas e inventividade de mundo, construtora de subjetividades e capaz de conviver com diferentes pontos de vista. Isso empreende uma postura relacional e investigativa da e na prática por parte do adulto, num exercício para lidar com as singularidades, com as subjetividades de todos os envolvidos – adultos e crianças –, o que significa depararse com as incertezas e imprevisibilidades que emergem a partir de um estado de processualidade das aprendizagens e transformar toda essa experiência em referencial para práticas educativas. |
id |
VERACRUZ-0_b9d9e37ec8e00670f0cd3dea495387f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/212 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma Educação Infantil ainda por inventarAn early childhood education to be inventedvalores; processualidade; subjetividade; cartografia; poiesisvalues; learning process; subjectivity; cartography; poiesisNeste artigo, serão discutidos os valores e a cultura da infância em diálogo com os princípios éticos, estéticos e políticos na Educação Infantil, considerando a criança, em suas experienciações, como autora das descobertas e inventividade de mundo, construtora de subjetividades e capaz de conviver com diferentes pontos de vista. Isso empreende uma postura relacional e investigativa da e na prática por parte do adulto, num exercício para lidar com as singularidades, com as subjetividades de todos os envolvidos – adultos e crianças –, o que significa depararse com as incertezas e imprevisibilidades que emergem a partir de um estado de processualidade das aprendizagens e transformar toda essa experiência em referencial para práticas educativas.The purpose of this paper is to discuss childhood values and culture through several Child Education principles such as ethics, aesthetics and educational guidelines. Ideally, children should play an active role by experiencing their findings, exploring their creativity and the surrounding environment; they should be inserted into a context that enables them to accept different points of view. All adults involved in this process should have a relationship-based approach as well as an investigative approach that take singularities of both children and adult and all subjectivity involved in this relation. It is important to keep in mind that uncertainty and unpredictable issues may arise; however, they are part of the learning process and can promote a real educational experience.Vera CruzCavalhero, José2015-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/21210.14212/veras.vol5.n2.ano2015.art212Veras; v. 5, n. 2 (2015); 88-1032236-572910.14212/veras.vol5.n2.ano2015reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/212/146info:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-06T23:15:10ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Educação Infantil ainda por inventar An early childhood education to be invented |
title |
Uma Educação Infantil ainda por inventar |
spellingShingle |
Uma Educação Infantil ainda por inventar Cavalhero, José valores; processualidade; subjetividade; cartografia; poiesis values; learning process; subjectivity; cartography; poiesis |
title_short |
Uma Educação Infantil ainda por inventar |
title_full |
Uma Educação Infantil ainda por inventar |
title_fullStr |
Uma Educação Infantil ainda por inventar |
title_full_unstemmed |
Uma Educação Infantil ainda por inventar |
title_sort |
Uma Educação Infantil ainda por inventar |
author |
Cavalhero, José |
author_facet |
Cavalhero, José |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalhero, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
valores; processualidade; subjetividade; cartografia; poiesis values; learning process; subjectivity; cartography; poiesis |
topic |
valores; processualidade; subjetividade; cartografia; poiesis values; learning process; subjectivity; cartography; poiesis |
description |
Neste artigo, serão discutidos os valores e a cultura da infância em diálogo com os princípios éticos, estéticos e políticos na Educação Infantil, considerando a criança, em suas experienciações, como autora das descobertas e inventividade de mundo, construtora de subjetividades e capaz de conviver com diferentes pontos de vista. Isso empreende uma postura relacional e investigativa da e na prática por parte do adulto, num exercício para lidar com as singularidades, com as subjetividades de todos os envolvidos – adultos e crianças –, o que significa depararse com as incertezas e imprevisibilidades que emergem a partir de um estado de processualidade das aprendizagens e transformar toda essa experiência em referencial para práticas educativas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/212 10.14212/veras.vol5.n2.ano2015.art212 |
url |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/212 |
identifier_str_mv |
10.14212/veras.vol5.n2.ano2015.art212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/212/146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
Veras; v. 5, n. 2 (2015); 88-103 2236-5729 10.14212/veras.vol5.n2.ano2015 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731734792212316160 |