Experiências Criadoras na(s) Infância(s)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/328 |
Resumo: | Esse artigo apresenta e põe em discussão um trabalho que vem sendo desenvolvido por um grupo de alunos graduandos da Pedagogia da UERJ na disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica (PPP, 2017-2019), referenciada no Departamento de Estudos da Infância. O objetivo é contribuir para a construção de um corpo teórico-prático multidisciplinar, voltado para professores, pedagogos e pais, que seja capaz de defender a importância de as crianças se desemparedarem, se reengajarem à cidade para brincar livremente com o fim de desenvolverem experiências criadoras com a natureza.Esse trabalho pretende propor outras formas de estar com as crianças, de conhecê-las, de respeitá-las e de atendê-las como sujeitos únicos que excedam à racionalidade pura, por um escopo mais humanizado em que pesem a experiência e o sentido. |
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Experiências Criadoras na(s) Infância(s)Creative experiences in childhoodCriancas; Experiências; Brincadeiras; Natureza; CidadesChildren; Experiences; Plays; Nature; Cities.Esse artigo apresenta e põe em discussão um trabalho que vem sendo desenvolvido por um grupo de alunos graduandos da Pedagogia da UERJ na disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica (PPP, 2017-2019), referenciada no Departamento de Estudos da Infância. O objetivo é contribuir para a construção de um corpo teórico-prático multidisciplinar, voltado para professores, pedagogos e pais, que seja capaz de defender a importância de as crianças se desemparedarem, se reengajarem à cidade para brincar livremente com o fim de desenvolverem experiências criadoras com a natureza.Esse trabalho pretende propor outras formas de estar com as crianças, de conhecê-las, de respeitá-las e de atendê-las como sujeitos únicos que excedam à racionalidade pura, por um escopo mais humanizado em que pesem a experiência e o sentido.This article presents and discusses a work under development by a group of undergraduate students from Pedagogy of UERJ, in the subjectResearch and Pedagogical Practice ( 2017-2019), in the Department of Childhood Studies. The goal is to build a multidisciplinary theoretical- practical body of studies, addressed to teachers, pedagogues, and parents, that is able to defend the importance of children being outdoors, that is, to reengage them to the city, to play freely in order to develop creative experiences with nature.This work intends to propose other ways of being with children, knowing , respecting , andattending them as uniquesubjects , that go beyond pure rationality, by a more humanized scope in which experience and meaning are considered.Vera CruzDelorme, Maria Inês de Carvalho2019-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/32810.14212/veras.vol8.n2.ano2018.art328Veras; v. 8, n. 2 (2018); 1612236-572910.14212/veras.vol8.n2.ano2018reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/328/pdfDireitos autorais 2019 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T20:02:01ZRevista |
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