Desocupadas e levianas... Essencializações e estereótipos para mulheres leitoras: Reflexões viabilizadas pelo 12º COLE / Unemployed and levianas... Essentializations and stereotypes for women readers: Reflections viabilized by the 12th COLE
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11315 |
Resumo: | Este trabalho apresenta problematização acerca dos estereótipos e essencializações direcionados às leitoras, faz parte de uma discussão mais ampla sobre a propalada crise de leitura anunciada como fundamento para a ausência da qualidade educacional. O estudo busca, a partir da orientação pós-colonial (BHABHA, 2013), discutir e desestabilizar as essencializações para leitoras e suas práticas de leitura ordinárias. Nesse sentido, embora para essa discussão se reconheça a relevância da leitura como prática de superação das desigualdades sociais via apropriação de repertório cultural, busca-se refletir sobre os processos de identificação e negociação nas ações de formação de leitores. O presente estudo se alinha às pesquisas qualitativas, cujo intento é a produção de inferência a partir de dados textuais (GÜNTHER, 2006), tem como recorte empírico o material bibliográfico e documental produzido no âmbito do Congresso de Leitura do Brasil, doravante COLE, mais especificamemente a edição de 1999 em que é possível verificar maior ênfase nas práticas de leitura como práticas culturais, com alusão ao 3º COLE, e o reconhecimento da leitora mulher e seus materiais e espaços públicos de leitura. Ainda é possível destacar como resultado que, de forma inédita, o 12º inventaria e descoloniza os espaços de leitura, legitimando assim a mulher como efetiva leitora em nosso meio social. Tais resultados permitem compreender que a articulação com a escola, mesmo que de forma tímida, contribui para a formação de leitoras “meninas”, um novo direcionamento, menos passivo e essencializador, impactando assim o currículo, conceituado como arena de luta/disputa por significação do que é ser leitora mulher. |
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Desocupadas e levianas... Essencializações e estereótipos para mulheres leitoras: Reflexões viabilizadas pelo 12º COLE / Unemployed and levianas... Essentializations and stereotypes for women readers: Reflections viabilized by the 12th COLELeitura. Mulher-leitora. Essencializações. Currículo.Este trabalho apresenta problematização acerca dos estereótipos e essencializações direcionados às leitoras, faz parte de uma discussão mais ampla sobre a propalada crise de leitura anunciada como fundamento para a ausência da qualidade educacional. O estudo busca, a partir da orientação pós-colonial (BHABHA, 2013), discutir e desestabilizar as essencializações para leitoras e suas práticas de leitura ordinárias. Nesse sentido, embora para essa discussão se reconheça a relevância da leitura como prática de superação das desigualdades sociais via apropriação de repertório cultural, busca-se refletir sobre os processos de identificação e negociação nas ações de formação de leitores. O presente estudo se alinha às pesquisas qualitativas, cujo intento é a produção de inferência a partir de dados textuais (GÜNTHER, 2006), tem como recorte empírico o material bibliográfico e documental produzido no âmbito do Congresso de Leitura do Brasil, doravante COLE, mais especificamemente a edição de 1999 em que é possível verificar maior ênfase nas práticas de leitura como práticas culturais, com alusão ao 3º COLE, e o reconhecimento da leitora mulher e seus materiais e espaços públicos de leitura. Ainda é possível destacar como resultado que, de forma inédita, o 12º inventaria e descoloniza os espaços de leitura, legitimando assim a mulher como efetiva leitora em nosso meio social. Tais resultados permitem compreender que a articulação com a escola, mesmo que de forma tímida, contribui para a formação de leitoras “meninas”, um novo direcionamento, menos passivo e essencializador, impactando assim o currículo, conceituado como arena de luta/disputa por significação do que é ser leitora mulher.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1131510.34117/bjdv6n6-182Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 35453-35464Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 35453-35464Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 35453-354642525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11315/9447Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Geniana dos2020-07-21T19:01:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11315Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:08.379946Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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