Educação matemática: conhecendo suas tendências e novas possibilidades na prática docente conteporanea / Mathematical education: knowing your trends and new possibilities in conteporane teaching practice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Valdison Luiz Cruz de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Everton Marques da, Santos, Thaís Melo dos, Benevides, Viviane de Lima, Neto, Alcides de Castro Amorim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31806
Resumo:  O artigo apresenta reflexões sobre Tendências na Educação Matemática. Tendo em vista os inúmeros desafios encontrados no processo de ensino e aprendizagem de matemática na atualidade, os métodos de ensino aplicados nessa disciplina ganham cada vez mais relevância e neste contexto apresentamos algumas tendências na educação matemática e damos ênfase na utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Como procedimento metodológico optou-se por uma revisão bibliográfica descritiva, sobre os tópicos supracitados e neste sentido realizou-se buscas em bases de dados científicos tais como: Revista Areté, Educação Matemática em Revista, Scielo, plataforma Oasis.br, entre outros. Como resultados, destacamos que independente da metodologia ou dos recursos utilizados no processo ensino aprendizagem é importante ofertar um ensino que respeite as diferenças, e os contextos históricos, políticos e sociais dos alunos e das comunidades nas quais as escolas estão inseridas.
id VERACRUZ-0_bb682e22507437b4b82a688bbee7cfa6
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31806
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação matemática: conhecendo suas tendências e novas possibilidades na prática docente conteporanea / Mathematical education: knowing your trends and new possibilities in conteporane teaching practiceEtnomatemáticaAprendizagemEnsinoTecnologias digitais O artigo apresenta reflexões sobre Tendências na Educação Matemática. Tendo em vista os inúmeros desafios encontrados no processo de ensino e aprendizagem de matemática na atualidade, os métodos de ensino aplicados nessa disciplina ganham cada vez mais relevância e neste contexto apresentamos algumas tendências na educação matemática e damos ênfase na utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Como procedimento metodológico optou-se por uma revisão bibliográfica descritiva, sobre os tópicos supracitados e neste sentido realizou-se buscas em bases de dados científicos tais como: Revista Areté, Educação Matemática em Revista, Scielo, plataforma Oasis.br, entre outros. Como resultados, destacamos que independente da metodologia ou dos recursos utilizados no processo ensino aprendizagem é importante ofertar um ensino que respeite as diferenças, e os contextos históricos, políticos e sociais dos alunos e das comunidades nas quais as escolas estão inseridas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3180610.34117/bjdv7n6-546Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 62183-62196Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 62183-62196Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 62183-621962525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31806/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Valdison Luiz Cruz deSilva, Everton Marques daSantos, Thaís Melo dosBenevides, Viviane de LimaNeto, Alcides de Castro Amorim2021-09-21T11:05:29Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31806Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:49.641901Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação matemática: conhecendo suas tendências e novas possibilidades na prática docente conteporanea / Mathematical education: knowing your trends and new possibilities in conteporane teaching practice
title Educação matemática: conhecendo suas tendências e novas possibilidades na prática docente conteporanea / Mathematical education: knowing your trends and new possibilities in conteporane teaching practice
spellingShingle Educação matemática: conhecendo suas tendências e novas possibilidades na prática docente conteporanea / Mathematical education: knowing your trends and new possibilities in conteporane teaching practice
Moraes, Valdison Luiz Cruz de
Etnomatemática
Aprendizagem
Ensino
Tecnologias digitais
title_short Educação matemática: conhecendo suas tendências e novas possibilidades na prática docente conteporanea / Mathematical education: knowing your trends and new possibilities in conteporane teaching practice
title_full Educação matemática: conhecendo suas tendências e novas possibilidades na prática docente conteporanea / Mathematical education: knowing your trends and new possibilities in conteporane teaching practice
title_fullStr Educação matemática: conhecendo suas tendências e novas possibilidades na prática docente conteporanea / Mathematical education: knowing your trends and new possibilities in conteporane teaching practice
title_full_unstemmed Educação matemática: conhecendo suas tendências e novas possibilidades na prática docente conteporanea / Mathematical education: knowing your trends and new possibilities in conteporane teaching practice
title_sort Educação matemática: conhecendo suas tendências e novas possibilidades na prática docente conteporanea / Mathematical education: knowing your trends and new possibilities in conteporane teaching practice
author Moraes, Valdison Luiz Cruz de
author_facet Moraes, Valdison Luiz Cruz de
Silva, Everton Marques da
Santos, Thaís Melo dos
Benevides, Viviane de Lima
Neto, Alcides de Castro Amorim
author_role author
author2 Silva, Everton Marques da
Santos, Thaís Melo dos
Benevides, Viviane de Lima
Neto, Alcides de Castro Amorim
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Valdison Luiz Cruz de
Silva, Everton Marques da
Santos, Thaís Melo dos
Benevides, Viviane de Lima
Neto, Alcides de Castro Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomatemática
Aprendizagem
Ensino
Tecnologias digitais
topic Etnomatemática
Aprendizagem
Ensino
Tecnologias digitais
description  O artigo apresenta reflexões sobre Tendências na Educação Matemática. Tendo em vista os inúmeros desafios encontrados no processo de ensino e aprendizagem de matemática na atualidade, os métodos de ensino aplicados nessa disciplina ganham cada vez mais relevância e neste contexto apresentamos algumas tendências na educação matemática e damos ênfase na utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Como procedimento metodológico optou-se por uma revisão bibliográfica descritiva, sobre os tópicos supracitados e neste sentido realizou-se buscas em bases de dados científicos tais como: Revista Areté, Educação Matemática em Revista, Scielo, plataforma Oasis.br, entre outros. Como resultados, destacamos que independente da metodologia ou dos recursos utilizados no processo ensino aprendizagem é importante ofertar um ensino que respeite as diferenças, e os contextos históricos, políticos e sociais dos alunos e das comunidades nas quais as escolas estão inseridas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31806
10.34117/bjdv7n6-546
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31806
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n6-546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31806/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 62183-62196
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 62183-62196
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 62183-62196
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645541143216128