Educação matemática: conhecendo suas tendências e novas possibilidades na prática docente conteporanea / Mathematical education: knowing your trends and new possibilities in conteporane teaching practice
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31806 |
Resumo: | O artigo apresenta reflexões sobre Tendências na Educação Matemática. Tendo em vista os inúmeros desafios encontrados no processo de ensino e aprendizagem de matemática na atualidade, os métodos de ensino aplicados nessa disciplina ganham cada vez mais relevância e neste contexto apresentamos algumas tendências na educação matemática e damos ênfase na utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Como procedimento metodológico optou-se por uma revisão bibliográfica descritiva, sobre os tópicos supracitados e neste sentido realizou-se buscas em bases de dados científicos tais como: Revista Areté, Educação Matemática em Revista, Scielo, plataforma Oasis.br, entre outros. Como resultados, destacamos que independente da metodologia ou dos recursos utilizados no processo ensino aprendizagem é importante ofertar um ensino que respeite as diferenças, e os contextos históricos, políticos e sociais dos alunos e das comunidades nas quais as escolas estão inseridas. |
id |
VERACRUZ-0_bb682e22507437b4b82a688bbee7cfa6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31806 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação matemática: conhecendo suas tendências e novas possibilidades na prática docente conteporanea / Mathematical education: knowing your trends and new possibilities in conteporane teaching practiceEtnomatemáticaAprendizagemEnsinoTecnologias digitais O artigo apresenta reflexões sobre Tendências na Educação Matemática. Tendo em vista os inúmeros desafios encontrados no processo de ensino e aprendizagem de matemática na atualidade, os métodos de ensino aplicados nessa disciplina ganham cada vez mais relevância e neste contexto apresentamos algumas tendências na educação matemática e damos ênfase na utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Como procedimento metodológico optou-se por uma revisão bibliográfica descritiva, sobre os tópicos supracitados e neste sentido realizou-se buscas em bases de dados científicos tais como: Revista Areté, Educação Matemática em Revista, Scielo, plataforma Oasis.br, entre outros. Como resultados, destacamos que independente da metodologia ou dos recursos utilizados no processo ensino aprendizagem é importante ofertar um ensino que respeite as diferenças, e os contextos históricos, políticos e sociais dos alunos e das comunidades nas quais as escolas estão inseridas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3180610.34117/bjdv7n6-546Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 62183-62196Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 62183-62196Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 62183-621962525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31806/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Valdison Luiz Cruz deSilva, Everton Marques daSantos, Thaís Melo dosBenevides, Viviane de LimaNeto, Alcides de Castro Amorim2021-09-21T11:05:29Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31806Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:49.641901Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação matemática: conhecendo suas tendências e novas possibilidades na prática docente conteporanea / Mathematical education: knowing your trends and new possibilities in conteporane teaching practice |
title |
Educação matemática: conhecendo suas tendências e novas possibilidades na prática docente conteporanea / Mathematical education: knowing your trends and new possibilities in conteporane teaching practice |
spellingShingle |
Educação matemática: conhecendo suas tendências e novas possibilidades na prática docente conteporanea / Mathematical education: knowing your trends and new possibilities in conteporane teaching practice Moraes, Valdison Luiz Cruz de Etnomatemática Aprendizagem Ensino Tecnologias digitais |
title_short |
Educação matemática: conhecendo suas tendências e novas possibilidades na prática docente conteporanea / Mathematical education: knowing your trends and new possibilities in conteporane teaching practice |
title_full |
Educação matemática: conhecendo suas tendências e novas possibilidades na prática docente conteporanea / Mathematical education: knowing your trends and new possibilities in conteporane teaching practice |
title_fullStr |
Educação matemática: conhecendo suas tendências e novas possibilidades na prática docente conteporanea / Mathematical education: knowing your trends and new possibilities in conteporane teaching practice |
title_full_unstemmed |
Educação matemática: conhecendo suas tendências e novas possibilidades na prática docente conteporanea / Mathematical education: knowing your trends and new possibilities in conteporane teaching practice |
title_sort |
Educação matemática: conhecendo suas tendências e novas possibilidades na prática docente conteporanea / Mathematical education: knowing your trends and new possibilities in conteporane teaching practice |
author |
Moraes, Valdison Luiz Cruz de |
author_facet |
Moraes, Valdison Luiz Cruz de Silva, Everton Marques da Santos, Thaís Melo dos Benevides, Viviane de Lima Neto, Alcides de Castro Amorim |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Everton Marques da Santos, Thaís Melo dos Benevides, Viviane de Lima Neto, Alcides de Castro Amorim |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Valdison Luiz Cruz de Silva, Everton Marques da Santos, Thaís Melo dos Benevides, Viviane de Lima Neto, Alcides de Castro Amorim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnomatemática Aprendizagem Ensino Tecnologias digitais |
topic |
Etnomatemática Aprendizagem Ensino Tecnologias digitais |
description |
O artigo apresenta reflexões sobre Tendências na Educação Matemática. Tendo em vista os inúmeros desafios encontrados no processo de ensino e aprendizagem de matemática na atualidade, os métodos de ensino aplicados nessa disciplina ganham cada vez mais relevância e neste contexto apresentamos algumas tendências na educação matemática e damos ênfase na utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Como procedimento metodológico optou-se por uma revisão bibliográfica descritiva, sobre os tópicos supracitados e neste sentido realizou-se buscas em bases de dados científicos tais como: Revista Areté, Educação Matemática em Revista, Scielo, plataforma Oasis.br, entre outros. Como resultados, destacamos que independente da metodologia ou dos recursos utilizados no processo ensino aprendizagem é importante ofertar um ensino que respeite as diferenças, e os contextos históricos, políticos e sociais dos alunos e das comunidades nas quais as escolas estão inseridas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31806 10.34117/bjdv7n6-546 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31806 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n6-546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31806/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 62183-62196 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 62183-62196 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 62183-62196 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645541143216128 |