Utilização de metodologia ativa em período remoto para uma disciplina do curso de engenharia civil / Use of active methodology in a remote period for a discipline of the civil engineering course

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, José Maria de Moura
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Menezes, Lucas Amorim Amaral, Costa, Lorena Vila Bela, Silva, Wildson Wellington, Monteiro, Eliana Cristina Barreto, Júnior, Alberto Casado Lordsleem
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48178
Resumo: Devido à pandemia, as universidades tiveram que se adaptar às aulas remotas para continuidade do ensino. Segundo Dosea et al. (2020), a utilização de metodologia ativa em aulas síncronas pode preencher lacunas entre a autonomia do aluno e a aprendizagem em modelos não presenciais, garantindo assim a participação ativa e centralidade do aluno. O objetivo desta pesquisa é analisar a aplicação de metodologias ativas em período remoto para uma disciplina do curso de graduação em engenharia civil, comentando o rendimento escolar dos alunos e as frequências nas aulas. A pesquisa pautou-se em um estudo de caso e concentrou-se na disciplina de Patologia das Construções, na aplicação do método de Sala de Aula Invertida (flipped classroom) com avaliação por meio de PBL, formulários e jogos, no primeiro e no segundo semestre de 2020. O período de 2020.1, contou com 47 alunos matriculados na disciplina, dos quais 37 foram aprovados por média, 2 aprovados após prova final e 8 reprovados por falta. A média geral foi de 7,44 e de 7,51 após a prova final. No período de 2020.2 contou-se com 52 alunos matriculados, dos quais 45 foram aprovados por média e 7 foram reprovados por falta. A média geral foi de 7,77. O índice de aprovação foi considerado alto, visto que a turma de 2020.1 teve um índice de 83% e a de 2020.2 de 86,5%. A utilização de metodologia ativa no período remoto apresentou uma constância no bom rendimento escolar dos alunos e na média baixa de faltas da disciplina.
id VERACRUZ-0_bb7721c3a74edf371bfbdd9f881ac43f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48178
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Utilização de metodologia ativa em período remoto para uma disciplina do curso de engenharia civil / Use of active methodology in a remote period for a discipline of the civil engineering coursemetodologia ativaensino remotoengenharia civilDevido à pandemia, as universidades tiveram que se adaptar às aulas remotas para continuidade do ensino. Segundo Dosea et al. (2020), a utilização de metodologia ativa em aulas síncronas pode preencher lacunas entre a autonomia do aluno e a aprendizagem em modelos não presenciais, garantindo assim a participação ativa e centralidade do aluno. O objetivo desta pesquisa é analisar a aplicação de metodologias ativas em período remoto para uma disciplina do curso de graduação em engenharia civil, comentando o rendimento escolar dos alunos e as frequências nas aulas. A pesquisa pautou-se em um estudo de caso e concentrou-se na disciplina de Patologia das Construções, na aplicação do método de Sala de Aula Invertida (flipped classroom) com avaliação por meio de PBL, formulários e jogos, no primeiro e no segundo semestre de 2020. O período de 2020.1, contou com 47 alunos matriculados na disciplina, dos quais 37 foram aprovados por média, 2 aprovados após prova final e 8 reprovados por falta. A média geral foi de 7,44 e de 7,51 após a prova final. No período de 2020.2 contou-se com 52 alunos matriculados, dos quais 45 foram aprovados por média e 7 foram reprovados por falta. A média geral foi de 7,77. O índice de aprovação foi considerado alto, visto que a turma de 2020.1 teve um índice de 83% e a de 2020.2 de 86,5%. A utilização de metodologia ativa no período remoto apresentou uma constância no bom rendimento escolar dos alunos e na média baixa de faltas da disciplina.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4817810.34117/bjdv8n5-369Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 38332-38345Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 38332-38345Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 38332-383452525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48178/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJúnior, José Maria de MouraMenezes, Lucas Amorim AmaralCosta, Lorena Vila BelaSilva, Wildson WellingtonMonteiro, Eliana Cristina BarretoJúnior, Alberto Casado Lordsleem2022-06-01T11:50:15Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48178Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:12.596720Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de metodologia ativa em período remoto para uma disciplina do curso de engenharia civil / Use of active methodology in a remote period for a discipline of the civil engineering course
title Utilização de metodologia ativa em período remoto para uma disciplina do curso de engenharia civil / Use of active methodology in a remote period for a discipline of the civil engineering course
spellingShingle Utilização de metodologia ativa em período remoto para uma disciplina do curso de engenharia civil / Use of active methodology in a remote period for a discipline of the civil engineering course
Júnior, José Maria de Moura
metodologia ativa
ensino remoto
engenharia civil
title_short Utilização de metodologia ativa em período remoto para uma disciplina do curso de engenharia civil / Use of active methodology in a remote period for a discipline of the civil engineering course
title_full Utilização de metodologia ativa em período remoto para uma disciplina do curso de engenharia civil / Use of active methodology in a remote period for a discipline of the civil engineering course
title_fullStr Utilização de metodologia ativa em período remoto para uma disciplina do curso de engenharia civil / Use of active methodology in a remote period for a discipline of the civil engineering course
title_full_unstemmed Utilização de metodologia ativa em período remoto para uma disciplina do curso de engenharia civil / Use of active methodology in a remote period for a discipline of the civil engineering course
title_sort Utilização de metodologia ativa em período remoto para uma disciplina do curso de engenharia civil / Use of active methodology in a remote period for a discipline of the civil engineering course
author Júnior, José Maria de Moura
author_facet Júnior, José Maria de Moura
Menezes, Lucas Amorim Amaral
Costa, Lorena Vila Bela
Silva, Wildson Wellington
Monteiro, Eliana Cristina Barreto
Júnior, Alberto Casado Lordsleem
author_role author
author2 Menezes, Lucas Amorim Amaral
Costa, Lorena Vila Bela
Silva, Wildson Wellington
Monteiro, Eliana Cristina Barreto
Júnior, Alberto Casado Lordsleem
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Júnior, José Maria de Moura
Menezes, Lucas Amorim Amaral
Costa, Lorena Vila Bela
Silva, Wildson Wellington
Monteiro, Eliana Cristina Barreto
Júnior, Alberto Casado Lordsleem
dc.subject.por.fl_str_mv metodologia ativa
ensino remoto
engenharia civil
topic metodologia ativa
ensino remoto
engenharia civil
description Devido à pandemia, as universidades tiveram que se adaptar às aulas remotas para continuidade do ensino. Segundo Dosea et al. (2020), a utilização de metodologia ativa em aulas síncronas pode preencher lacunas entre a autonomia do aluno e a aprendizagem em modelos não presenciais, garantindo assim a participação ativa e centralidade do aluno. O objetivo desta pesquisa é analisar a aplicação de metodologias ativas em período remoto para uma disciplina do curso de graduação em engenharia civil, comentando o rendimento escolar dos alunos e as frequências nas aulas. A pesquisa pautou-se em um estudo de caso e concentrou-se na disciplina de Patologia das Construções, na aplicação do método de Sala de Aula Invertida (flipped classroom) com avaliação por meio de PBL, formulários e jogos, no primeiro e no segundo semestre de 2020. O período de 2020.1, contou com 47 alunos matriculados na disciplina, dos quais 37 foram aprovados por média, 2 aprovados após prova final e 8 reprovados por falta. A média geral foi de 7,44 e de 7,51 após a prova final. No período de 2020.2 contou-se com 52 alunos matriculados, dos quais 45 foram aprovados por média e 7 foram reprovados por falta. A média geral foi de 7,77. O índice de aprovação foi considerado alto, visto que a turma de 2020.1 teve um índice de 83% e a de 2020.2 de 86,5%. A utilização de metodologia ativa no período remoto apresentou uma constância no bom rendimento escolar dos alunos e na média baixa de faltas da disciplina.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48178
10.34117/bjdv8n5-369
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48178
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n5-369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48178/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 38332-38345
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 38332-38345
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 38332-38345
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645597918363648