Letramento Digital em um curso de extensão de formação de líderes na organização Embaixadores do Rei: um estudo de caso / Digital Literacy in a leadership training extension course at Ambassadors for the King: a case study
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43129 |
Resumo: | O ensino remoto expandiu-se de forma acentuada com a instauração da pandemia causada pelo coronavírus em todo o mundo. Nesse cenário, as instituições escolares e não-escolares precisaram se reinventar para evitar a supressão de suas atividades. Este artigo propõe descrever a relação entre os estudantes e os mecanismos digitais no ensino-aprendizagem remoto dos aprendizes no curso da Convenção Batista Fluminense, para a formação de líderes eclesiásticos denominados “Conselheiros de Embaixadores do Rei”, a partir das ações de práticas de leituras, realização de atividades e da interação professor-aluno disponibilizadas no ambiente virtual de ensino-aprendizagem, realizado no primeiro semestre de 2021. Para atender a esse objetivo, aplicou-se um questionário na escala likert, elaborado a partir das leituras sobre letramento e letramento digital, que utilizou cinco variáveis de percepção na pontuação do nível de satisfação. A metodologia aplicada neste estudo pressupõe uma pesquisa de foco quantitativo, consubstanciado através das publicações compreendidas entre os anos de 2016 e 2021 no Portal de Periódico Capes, por meio do acesso da unidade federada, tendo como fonte de busca as palavras-chave “Letramento” e “Letramento Digital”. Apoiamo-nos em estudos sobre letramento, conforme Souza e Aranha (2016), Agustini e Ernesto (2017), ANACLETO (2018) e PAIVA (2019). Como resultado dessa pesquisa, verificou-se que a possibilidade de letramento digital no curso da Organização Embaixadores do Rei foi recebida e bem-sucedida, pois, grande parte dos participantes já tinha conhecimento das ferramentas utilizadas nas plataformas digitais. |
id |
VERACRUZ-0_bbbe898a8f676d5351baa4b2ce2c7501 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43129 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento Digital em um curso de extensão de formação de líderes na organização Embaixadores do Rei: um estudo de caso / Digital Literacy in a leadership training extension course at Ambassadors for the King: a case studyLetramentoLetramento DigitalEmbaixadores do Rei.O ensino remoto expandiu-se de forma acentuada com a instauração da pandemia causada pelo coronavírus em todo o mundo. Nesse cenário, as instituições escolares e não-escolares precisaram se reinventar para evitar a supressão de suas atividades. Este artigo propõe descrever a relação entre os estudantes e os mecanismos digitais no ensino-aprendizagem remoto dos aprendizes no curso da Convenção Batista Fluminense, para a formação de líderes eclesiásticos denominados “Conselheiros de Embaixadores do Rei”, a partir das ações de práticas de leituras, realização de atividades e da interação professor-aluno disponibilizadas no ambiente virtual de ensino-aprendizagem, realizado no primeiro semestre de 2021. Para atender a esse objetivo, aplicou-se um questionário na escala likert, elaborado a partir das leituras sobre letramento e letramento digital, que utilizou cinco variáveis de percepção na pontuação do nível de satisfação. A metodologia aplicada neste estudo pressupõe uma pesquisa de foco quantitativo, consubstanciado através das publicações compreendidas entre os anos de 2016 e 2021 no Portal de Periódico Capes, por meio do acesso da unidade federada, tendo como fonte de busca as palavras-chave “Letramento” e “Letramento Digital”. Apoiamo-nos em estudos sobre letramento, conforme Souza e Aranha (2016), Agustini e Ernesto (2017), ANACLETO (2018) e PAIVA (2019). Como resultado dessa pesquisa, verificou-se que a possibilidade de letramento digital no curso da Organização Embaixadores do Rei foi recebida e bem-sucedida, pois, grande parte dos participantes já tinha conhecimento das ferramentas utilizadas nas plataformas digitais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4312910.34117/bjdv8n1-407Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 6007-6015Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 6007-6015Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 6007-60152525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43129/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lemos, Levy Freitasde Souza, Alisson2022-04-28T19:29:52Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43129Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:12.952048Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento Digital em um curso de extensão de formação de líderes na organização Embaixadores do Rei: um estudo de caso / Digital Literacy in a leadership training extension course at Ambassadors for the King: a case study |
title |
Letramento Digital em um curso de extensão de formação de líderes na organização Embaixadores do Rei: um estudo de caso / Digital Literacy in a leadership training extension course at Ambassadors for the King: a case study |
spellingShingle |
Letramento Digital em um curso de extensão de formação de líderes na organização Embaixadores do Rei: um estudo de caso / Digital Literacy in a leadership training extension course at Ambassadors for the King: a case study de Lemos, Levy Freitas Letramento Letramento Digital Embaixadores do Rei. |
title_short |
Letramento Digital em um curso de extensão de formação de líderes na organização Embaixadores do Rei: um estudo de caso / Digital Literacy in a leadership training extension course at Ambassadors for the King: a case study |
title_full |
Letramento Digital em um curso de extensão de formação de líderes na organização Embaixadores do Rei: um estudo de caso / Digital Literacy in a leadership training extension course at Ambassadors for the King: a case study |
title_fullStr |
Letramento Digital em um curso de extensão de formação de líderes na organização Embaixadores do Rei: um estudo de caso / Digital Literacy in a leadership training extension course at Ambassadors for the King: a case study |
title_full_unstemmed |
Letramento Digital em um curso de extensão de formação de líderes na organização Embaixadores do Rei: um estudo de caso / Digital Literacy in a leadership training extension course at Ambassadors for the King: a case study |
title_sort |
Letramento Digital em um curso de extensão de formação de líderes na organização Embaixadores do Rei: um estudo de caso / Digital Literacy in a leadership training extension course at Ambassadors for the King: a case study |
author |
de Lemos, Levy Freitas |
author_facet |
de Lemos, Levy Freitas de Souza, Alisson |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Alisson |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Lemos, Levy Freitas de Souza, Alisson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Letramento Digital Embaixadores do Rei. |
topic |
Letramento Letramento Digital Embaixadores do Rei. |
description |
O ensino remoto expandiu-se de forma acentuada com a instauração da pandemia causada pelo coronavírus em todo o mundo. Nesse cenário, as instituições escolares e não-escolares precisaram se reinventar para evitar a supressão de suas atividades. Este artigo propõe descrever a relação entre os estudantes e os mecanismos digitais no ensino-aprendizagem remoto dos aprendizes no curso da Convenção Batista Fluminense, para a formação de líderes eclesiásticos denominados “Conselheiros de Embaixadores do Rei”, a partir das ações de práticas de leituras, realização de atividades e da interação professor-aluno disponibilizadas no ambiente virtual de ensino-aprendizagem, realizado no primeiro semestre de 2021. Para atender a esse objetivo, aplicou-se um questionário na escala likert, elaborado a partir das leituras sobre letramento e letramento digital, que utilizou cinco variáveis de percepção na pontuação do nível de satisfação. A metodologia aplicada neste estudo pressupõe uma pesquisa de foco quantitativo, consubstanciado através das publicações compreendidas entre os anos de 2016 e 2021 no Portal de Periódico Capes, por meio do acesso da unidade federada, tendo como fonte de busca as palavras-chave “Letramento” e “Letramento Digital”. Apoiamo-nos em estudos sobre letramento, conforme Souza e Aranha (2016), Agustini e Ernesto (2017), ANACLETO (2018) e PAIVA (2019). Como resultado dessa pesquisa, verificou-se que a possibilidade de letramento digital no curso da Organização Embaixadores do Rei foi recebida e bem-sucedida, pois, grande parte dos participantes já tinha conhecimento das ferramentas utilizadas nas plataformas digitais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43129 10.34117/bjdv8n1-407 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43129 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n1-407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43129/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 6007-6015 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 6007-6015 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 6007-6015 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645579955208192 |