Letramento Digital em um curso de extensão de formação de líderes na organização Embaixadores do Rei: um estudo de caso / Digital Literacy in a leadership training extension course at Ambassadors for the King: a case study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lemos, Levy Freitas
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Souza, Alisson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43129
Resumo: O ensino remoto expandiu-se de forma acentuada com a instauração da pandemia causada pelo coronavírus em todo o mundo. Nesse cenário, as instituições escolares e não-escolares precisaram se reinventar para evitar a supressão de suas atividades. Este artigo propõe descrever a relação entre os estudantes e os mecanismos digitais no ensino-aprendizagem remoto dos aprendizes no curso da Convenção Batista Fluminense, para a formação de líderes eclesiásticos denominados “Conselheiros de Embaixadores do Rei”, a partir das ações de práticas de leituras, realização de atividades e da interação professor-aluno disponibilizadas no ambiente virtual de ensino-aprendizagem, realizado no primeiro semestre de 2021. Para atender a esse objetivo, aplicou-se um questionário na escala likert, elaborado a partir das leituras sobre letramento e letramento digital, que utilizou cinco variáveis de percepção na pontuação do nível de satisfação. A metodologia aplicada neste estudo pressupõe uma pesquisa de foco quantitativo, consubstanciado através das publicações compreendidas entre os anos de 2016 e 2021 no Portal de Periódico Capes, por meio do acesso da unidade federada, tendo como fonte de busca as palavras-chave “Letramento” e “Letramento Digital”. Apoiamo-nos em estudos sobre letramento, conforme Souza e Aranha (2016), Agustini e Ernesto (2017), ANACLETO (2018) e PAIVA (2019). Como resultado dessa pesquisa, verificou-se que a possibilidade de letramento digital no curso da Organização Embaixadores do Rei foi recebida e bem-sucedida, pois, grande parte dos participantes já tinha conhecimento das ferramentas utilizadas nas plataformas digitais.
id VERACRUZ-0_bbbe898a8f676d5351baa4b2ce2c7501
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43129
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Letramento Digital em um curso de extensão de formação de líderes na organização Embaixadores do Rei: um estudo de caso / Digital Literacy in a leadership training extension course at Ambassadors for the King: a case studyLetramentoLetramento DigitalEmbaixadores do Rei.O ensino remoto expandiu-se de forma acentuada com a instauração da pandemia causada pelo coronavírus em todo o mundo. Nesse cenário, as instituições escolares e não-escolares precisaram se reinventar para evitar a supressão de suas atividades. Este artigo propõe descrever a relação entre os estudantes e os mecanismos digitais no ensino-aprendizagem remoto dos aprendizes no curso da Convenção Batista Fluminense, para a formação de líderes eclesiásticos denominados “Conselheiros de Embaixadores do Rei”, a partir das ações de práticas de leituras, realização de atividades e da interação professor-aluno disponibilizadas no ambiente virtual de ensino-aprendizagem, realizado no primeiro semestre de 2021. Para atender a esse objetivo, aplicou-se um questionário na escala likert, elaborado a partir das leituras sobre letramento e letramento digital, que utilizou cinco variáveis de percepção na pontuação do nível de satisfação. A metodologia aplicada neste estudo pressupõe uma pesquisa de foco quantitativo, consubstanciado através das publicações compreendidas entre os anos de 2016 e 2021 no Portal de Periódico Capes, por meio do acesso da unidade federada, tendo como fonte de busca as palavras-chave “Letramento” e “Letramento Digital”. Apoiamo-nos em estudos sobre letramento, conforme Souza e Aranha (2016), Agustini e Ernesto (2017), ANACLETO (2018) e PAIVA (2019). Como resultado dessa pesquisa, verificou-se que a possibilidade de letramento digital no curso da Organização Embaixadores do Rei foi recebida e bem-sucedida, pois, grande parte dos participantes já tinha conhecimento das ferramentas utilizadas nas plataformas digitais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4312910.34117/bjdv8n1-407Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 6007-6015Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 6007-6015Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 6007-60152525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43129/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lemos, Levy Freitasde Souza, Alisson2022-04-28T19:29:52Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43129Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:12.952048Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento Digital em um curso de extensão de formação de líderes na organização Embaixadores do Rei: um estudo de caso / Digital Literacy in a leadership training extension course at Ambassadors for the King: a case study
title Letramento Digital em um curso de extensão de formação de líderes na organização Embaixadores do Rei: um estudo de caso / Digital Literacy in a leadership training extension course at Ambassadors for the King: a case study
spellingShingle Letramento Digital em um curso de extensão de formação de líderes na organização Embaixadores do Rei: um estudo de caso / Digital Literacy in a leadership training extension course at Ambassadors for the King: a case study
de Lemos, Levy Freitas
Letramento
Letramento Digital
Embaixadores do Rei.
title_short Letramento Digital em um curso de extensão de formação de líderes na organização Embaixadores do Rei: um estudo de caso / Digital Literacy in a leadership training extension course at Ambassadors for the King: a case study
title_full Letramento Digital em um curso de extensão de formação de líderes na organização Embaixadores do Rei: um estudo de caso / Digital Literacy in a leadership training extension course at Ambassadors for the King: a case study
title_fullStr Letramento Digital em um curso de extensão de formação de líderes na organização Embaixadores do Rei: um estudo de caso / Digital Literacy in a leadership training extension course at Ambassadors for the King: a case study
title_full_unstemmed Letramento Digital em um curso de extensão de formação de líderes na organização Embaixadores do Rei: um estudo de caso / Digital Literacy in a leadership training extension course at Ambassadors for the King: a case study
title_sort Letramento Digital em um curso de extensão de formação de líderes na organização Embaixadores do Rei: um estudo de caso / Digital Literacy in a leadership training extension course at Ambassadors for the King: a case study
author de Lemos, Levy Freitas
author_facet de Lemos, Levy Freitas
de Souza, Alisson
author_role author
author2 de Souza, Alisson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lemos, Levy Freitas
de Souza, Alisson
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Letramento Digital
Embaixadores do Rei.
topic Letramento
Letramento Digital
Embaixadores do Rei.
description O ensino remoto expandiu-se de forma acentuada com a instauração da pandemia causada pelo coronavírus em todo o mundo. Nesse cenário, as instituições escolares e não-escolares precisaram se reinventar para evitar a supressão de suas atividades. Este artigo propõe descrever a relação entre os estudantes e os mecanismos digitais no ensino-aprendizagem remoto dos aprendizes no curso da Convenção Batista Fluminense, para a formação de líderes eclesiásticos denominados “Conselheiros de Embaixadores do Rei”, a partir das ações de práticas de leituras, realização de atividades e da interação professor-aluno disponibilizadas no ambiente virtual de ensino-aprendizagem, realizado no primeiro semestre de 2021. Para atender a esse objetivo, aplicou-se um questionário na escala likert, elaborado a partir das leituras sobre letramento e letramento digital, que utilizou cinco variáveis de percepção na pontuação do nível de satisfação. A metodologia aplicada neste estudo pressupõe uma pesquisa de foco quantitativo, consubstanciado através das publicações compreendidas entre os anos de 2016 e 2021 no Portal de Periódico Capes, por meio do acesso da unidade federada, tendo como fonte de busca as palavras-chave “Letramento” e “Letramento Digital”. Apoiamo-nos em estudos sobre letramento, conforme Souza e Aranha (2016), Agustini e Ernesto (2017), ANACLETO (2018) e PAIVA (2019). Como resultado dessa pesquisa, verificou-se que a possibilidade de letramento digital no curso da Organização Embaixadores do Rei foi recebida e bem-sucedida, pois, grande parte dos participantes já tinha conhecimento das ferramentas utilizadas nas plataformas digitais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43129
10.34117/bjdv8n1-407
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43129
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n1-407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43129/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 6007-6015
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 6007-6015
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 6007-6015
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645579955208192