Educação infantil: a contribuição da ludicidade na perspectiva da inclusão / Early childhood education: the contribution of playfulness from the perspective of inclusion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cintra, Rosana Carla Gonçalves Gomes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Jonilce Aparecida de, Dantas, Gabriela de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n3-113
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44981
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar qual a contribuição da ludicidade na educação infantil frente a perspectiva da inclusão. Sabemos que, a ludicidade tem sido motivo de várias pesquisas no que diz respeito ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças, principalmente em idade escolar e, mais especificamente na fase da educação infantil. Com o passar do tempo, as escolas estão fundamentando cada vez mais a pratica lúdica, incluindo em suas aulas os jogos, brinquedos e brincadeiras, livres ou mediadas com o objetivo de colaborarem no processo de ensino-aprendizagem e inclusão dos alunos. Para tanto a investigação perpassa o estudo das Políticas Públicas, entendendo aqui, como alicerce para o direito da criança ao brincar e o direito da criança com deficiência no tocante a inclusão escolar. Por conta da pandemia do covid-19, a pesquisa será de caráter bibliográfico e documental, e levantamento e análise da produção para a escrita do Estado da Arte. A teoria basilar é a psicologia histórico cultural de Vygotski e autores como Kishimoto, documentos como LDB, BNCC e Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, Declaração de Salamanca, Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente, Teses, Dissertações, entre outros que versam sobre o tema. Essa pesquisa, ainda em andamento, é vinculada ao projeto maior intitulado Práticas Educativas e Diferenças na Educação Infantil: a inclusão entre cores, sons e movimentos. Esperamos contribuir para a formação inicial e continuada de professores da educação infantil, com as reflexões aqui contidas.
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