Educação infantil: a contribuição da ludicidade na perspectiva da inclusão / Early childhood education: the contribution of playfulness from the perspective of inclusion
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n3-113 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44981 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar qual a contribuição da ludicidade na educação infantil frente a perspectiva da inclusão. Sabemos que, a ludicidade tem sido motivo de várias pesquisas no que diz respeito ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças, principalmente em idade escolar e, mais especificamente na fase da educação infantil. Com o passar do tempo, as escolas estão fundamentando cada vez mais a pratica lúdica, incluindo em suas aulas os jogos, brinquedos e brincadeiras, livres ou mediadas com o objetivo de colaborarem no processo de ensino-aprendizagem e inclusão dos alunos. Para tanto a investigação perpassa o estudo das Políticas Públicas, entendendo aqui, como alicerce para o direito da criança ao brincar e o direito da criança com deficiência no tocante a inclusão escolar. Por conta da pandemia do covid-19, a pesquisa será de caráter bibliográfico e documental, e levantamento e análise da produção para a escrita do Estado da Arte. A teoria basilar é a psicologia histórico cultural de Vygotski e autores como Kishimoto, documentos como LDB, BNCC e Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, Declaração de Salamanca, Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente, Teses, Dissertações, entre outros que versam sobre o tema. Essa pesquisa, ainda em andamento, é vinculada ao projeto maior intitulado Práticas Educativas e Diferenças na Educação Infantil: a inclusão entre cores, sons e movimentos. Esperamos contribuir para a formação inicial e continuada de professores da educação infantil, com as reflexões aqui contidas. |
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Educação infantil: a contribuição da ludicidade na perspectiva da inclusão / Early childhood education: the contribution of playfulness from the perspective of inclusioneducação infantilludicidadeinclusãopolíticas públicas.O presente trabalho tem como objetivo investigar qual a contribuição da ludicidade na educação infantil frente a perspectiva da inclusão. Sabemos que, a ludicidade tem sido motivo de várias pesquisas no que diz respeito ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças, principalmente em idade escolar e, mais especificamente na fase da educação infantil. Com o passar do tempo, as escolas estão fundamentando cada vez mais a pratica lúdica, incluindo em suas aulas os jogos, brinquedos e brincadeiras, livres ou mediadas com o objetivo de colaborarem no processo de ensino-aprendizagem e inclusão dos alunos. Para tanto a investigação perpassa o estudo das Políticas Públicas, entendendo aqui, como alicerce para o direito da criança ao brincar e o direito da criança com deficiência no tocante a inclusão escolar. Por conta da pandemia do covid-19, a pesquisa será de caráter bibliográfico e documental, e levantamento e análise da produção para a escrita do Estado da Arte. A teoria basilar é a psicologia histórico cultural de Vygotski e autores como Kishimoto, documentos como LDB, BNCC e Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, Declaração de Salamanca, Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente, Teses, Dissertações, entre outros que versam sobre o tema. Essa pesquisa, ainda em andamento, é vinculada ao projeto maior intitulado Práticas Educativas e Diferenças na Educação Infantil: a inclusão entre cores, sons e movimentos. Esperamos contribuir para a formação inicial e continuada de professores da educação infantil, com as reflexões aqui contidas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4498110.34117/bjdv8n3-113Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 17193-17202Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 17193-17202Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 17193-172022525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44981/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCintra, Rosana Carla Gonçalves GomesOliveira, Jonilce Aparecida deDantas, Gabriela de Souza2022-05-12T18:27:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44981Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:55.630911Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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