O supervisor do PIBID: percepções sobre ser o professor formador / The PIBID supervisor: perceptions on being the teacher trainer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Anderson Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: dos Ramos, Carlos Miguel Anizio, Filho, Emilson Afonso de Carvalho, Lima, Gildisnara Tatiane da Silva, Lima, Ingrid Natália da Silva, Bezerra, Laís Batista, Pereira, Maria Edna Layanny, Angelo, Mariana dos Santos, Patrício, Waléria Quirino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45246
Resumo: O Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa essencial para o desenvolvimento da educação e da formação de professores. Para estas finalidades, os alunos de licenciatura são levados as escolas públicas de ensino básico, sobre a coordenação de um docente de ensino superior, e a supervisão de um professor da escola campo. Assim, buscou-se compreender a importância e contribuições do professor supervisor para a efetivação desse programa, bem como entender como a criação desse “espaço híbrido” entre o ensino superior e o esnino básico contribuíram para o desenvolvimento educacional de todos os envolvidos no processo, focando os estudos principalmente no professor supervisor. Notou-se que esses professores supervisores, a cumprir bem o seu papel, não so ensinavam a prática escolar para os bolsistas do PIBID, como também evoluíam suas metodologias e participavam mais ativamente do ambiente escolar, mostrando que o programa contribui para o desenvolvimento da formação inicial e continuada de professores.
id VERACRUZ-0_bc8faddfbb57c1efc6d2c3434627a828
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45246
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O supervisor do PIBID: percepções sobre ser o professor formador / The PIBID supervisor: perceptions on being the teacher trainerPIBIDprofessorsupervisor.O Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa essencial para o desenvolvimento da educação e da formação de professores. Para estas finalidades, os alunos de licenciatura são levados as escolas públicas de ensino básico, sobre a coordenação de um docente de ensino superior, e a supervisão de um professor da escola campo. Assim, buscou-se compreender a importância e contribuições do professor supervisor para a efetivação desse programa, bem como entender como a criação desse “espaço híbrido” entre o ensino superior e o esnino básico contribuíram para o desenvolvimento educacional de todos os envolvidos no processo, focando os estudos principalmente no professor supervisor. Notou-se que esses professores supervisores, a cumprir bem o seu papel, não so ensinavam a prática escolar para os bolsistas do PIBID, como também evoluíam suas metodologias e participavam mais ativamente do ambiente escolar, mostrando que o programa contribui para o desenvolvimento da formação inicial e continuada de professores.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4524610.34117/bjdv8n3-201Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 18526-18537Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 18526-18537Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 18526-185372525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45246/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Anderson Gonçalvesdos Ramos, Carlos Miguel AnizioFilho, Emilson Afonso de CarvalhoLima, Gildisnara Tatiane da SilvaLima, Ingrid Natália da SilvaBezerra, Laís BatistaPereira, Maria Edna LayannyAngelo, Mariana dos SantosPatrício, Waléria Quirino2022-05-12T18:32:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45246Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:00.515025Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O supervisor do PIBID: percepções sobre ser o professor formador / The PIBID supervisor: perceptions on being the teacher trainer
title O supervisor do PIBID: percepções sobre ser o professor formador / The PIBID supervisor: perceptions on being the teacher trainer
spellingShingle O supervisor do PIBID: percepções sobre ser o professor formador / The PIBID supervisor: perceptions on being the teacher trainer
da Silva, Anderson Gonçalves
PIBID
professor
supervisor.
title_short O supervisor do PIBID: percepções sobre ser o professor formador / The PIBID supervisor: perceptions on being the teacher trainer
title_full O supervisor do PIBID: percepções sobre ser o professor formador / The PIBID supervisor: perceptions on being the teacher trainer
title_fullStr O supervisor do PIBID: percepções sobre ser o professor formador / The PIBID supervisor: perceptions on being the teacher trainer
title_full_unstemmed O supervisor do PIBID: percepções sobre ser o professor formador / The PIBID supervisor: perceptions on being the teacher trainer
title_sort O supervisor do PIBID: percepções sobre ser o professor formador / The PIBID supervisor: perceptions on being the teacher trainer
author da Silva, Anderson Gonçalves
author_facet da Silva, Anderson Gonçalves
dos Ramos, Carlos Miguel Anizio
Filho, Emilson Afonso de Carvalho
Lima, Gildisnara Tatiane da Silva
Lima, Ingrid Natália da Silva
Bezerra, Laís Batista
Pereira, Maria Edna Layanny
Angelo, Mariana dos Santos
Patrício, Waléria Quirino
author_role author
author2 dos Ramos, Carlos Miguel Anizio
Filho, Emilson Afonso de Carvalho
Lima, Gildisnara Tatiane da Silva
Lima, Ingrid Natália da Silva
Bezerra, Laís Batista
Pereira, Maria Edna Layanny
Angelo, Mariana dos Santos
Patrício, Waléria Quirino
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Anderson Gonçalves
dos Ramos, Carlos Miguel Anizio
Filho, Emilson Afonso de Carvalho
Lima, Gildisnara Tatiane da Silva
Lima, Ingrid Natália da Silva
Bezerra, Laís Batista
Pereira, Maria Edna Layanny
Angelo, Mariana dos Santos
Patrício, Waléria Quirino
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID
professor
supervisor.
topic PIBID
professor
supervisor.
description O Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa essencial para o desenvolvimento da educação e da formação de professores. Para estas finalidades, os alunos de licenciatura são levados as escolas públicas de ensino básico, sobre a coordenação de um docente de ensino superior, e a supervisão de um professor da escola campo. Assim, buscou-se compreender a importância e contribuições do professor supervisor para a efetivação desse programa, bem como entender como a criação desse “espaço híbrido” entre o ensino superior e o esnino básico contribuíram para o desenvolvimento educacional de todos os envolvidos no processo, focando os estudos principalmente no professor supervisor. Notou-se que esses professores supervisores, a cumprir bem o seu papel, não so ensinavam a prática escolar para os bolsistas do PIBID, como também evoluíam suas metodologias e participavam mais ativamente do ambiente escolar, mostrando que o programa contribui para o desenvolvimento da formação inicial e continuada de professores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45246
10.34117/bjdv8n3-201
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45246
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n3-201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45246/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 18526-18537
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 18526-18537
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 18526-18537
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645587017367552