O supervisor do PIBID: percepções sobre ser o professor formador / The PIBID supervisor: perceptions on being the teacher trainer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45246 |
Resumo: | O Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa essencial para o desenvolvimento da educação e da formação de professores. Para estas finalidades, os alunos de licenciatura são levados as escolas públicas de ensino básico, sobre a coordenação de um docente de ensino superior, e a supervisão de um professor da escola campo. Assim, buscou-se compreender a importância e contribuições do professor supervisor para a efetivação desse programa, bem como entender como a criação desse “espaço híbrido” entre o ensino superior e o esnino básico contribuíram para o desenvolvimento educacional de todos os envolvidos no processo, focando os estudos principalmente no professor supervisor. Notou-se que esses professores supervisores, a cumprir bem o seu papel, não so ensinavam a prática escolar para os bolsistas do PIBID, como também evoluíam suas metodologias e participavam mais ativamente do ambiente escolar, mostrando que o programa contribui para o desenvolvimento da formação inicial e continuada de professores. |
id |
VERACRUZ-0_bc8faddfbb57c1efc6d2c3434627a828 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45246 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O supervisor do PIBID: percepções sobre ser o professor formador / The PIBID supervisor: perceptions on being the teacher trainerPIBIDprofessorsupervisor.O Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa essencial para o desenvolvimento da educação e da formação de professores. Para estas finalidades, os alunos de licenciatura são levados as escolas públicas de ensino básico, sobre a coordenação de um docente de ensino superior, e a supervisão de um professor da escola campo. Assim, buscou-se compreender a importância e contribuições do professor supervisor para a efetivação desse programa, bem como entender como a criação desse “espaço híbrido” entre o ensino superior e o esnino básico contribuíram para o desenvolvimento educacional de todos os envolvidos no processo, focando os estudos principalmente no professor supervisor. Notou-se que esses professores supervisores, a cumprir bem o seu papel, não so ensinavam a prática escolar para os bolsistas do PIBID, como também evoluíam suas metodologias e participavam mais ativamente do ambiente escolar, mostrando que o programa contribui para o desenvolvimento da formação inicial e continuada de professores.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4524610.34117/bjdv8n3-201Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 18526-18537Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 18526-18537Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 18526-185372525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45246/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Anderson Gonçalvesdos Ramos, Carlos Miguel AnizioFilho, Emilson Afonso de CarvalhoLima, Gildisnara Tatiane da SilvaLima, Ingrid Natália da SilvaBezerra, Laís BatistaPereira, Maria Edna LayannyAngelo, Mariana dos SantosPatrício, Waléria Quirino2022-05-12T18:32:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45246Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:00.515025Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O supervisor do PIBID: percepções sobre ser o professor formador / The PIBID supervisor: perceptions on being the teacher trainer |
title |
O supervisor do PIBID: percepções sobre ser o professor formador / The PIBID supervisor: perceptions on being the teacher trainer |
spellingShingle |
O supervisor do PIBID: percepções sobre ser o professor formador / The PIBID supervisor: perceptions on being the teacher trainer da Silva, Anderson Gonçalves PIBID professor supervisor. |
title_short |
O supervisor do PIBID: percepções sobre ser o professor formador / The PIBID supervisor: perceptions on being the teacher trainer |
title_full |
O supervisor do PIBID: percepções sobre ser o professor formador / The PIBID supervisor: perceptions on being the teacher trainer |
title_fullStr |
O supervisor do PIBID: percepções sobre ser o professor formador / The PIBID supervisor: perceptions on being the teacher trainer |
title_full_unstemmed |
O supervisor do PIBID: percepções sobre ser o professor formador / The PIBID supervisor: perceptions on being the teacher trainer |
title_sort |
O supervisor do PIBID: percepções sobre ser o professor formador / The PIBID supervisor: perceptions on being the teacher trainer |
author |
da Silva, Anderson Gonçalves |
author_facet |
da Silva, Anderson Gonçalves dos Ramos, Carlos Miguel Anizio Filho, Emilson Afonso de Carvalho Lima, Gildisnara Tatiane da Silva Lima, Ingrid Natália da Silva Bezerra, Laís Batista Pereira, Maria Edna Layanny Angelo, Mariana dos Santos Patrício, Waléria Quirino |
author_role |
author |
author2 |
dos Ramos, Carlos Miguel Anizio Filho, Emilson Afonso de Carvalho Lima, Gildisnara Tatiane da Silva Lima, Ingrid Natália da Silva Bezerra, Laís Batista Pereira, Maria Edna Layanny Angelo, Mariana dos Santos Patrício, Waléria Quirino |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Anderson Gonçalves dos Ramos, Carlos Miguel Anizio Filho, Emilson Afonso de Carvalho Lima, Gildisnara Tatiane da Silva Lima, Ingrid Natália da Silva Bezerra, Laís Batista Pereira, Maria Edna Layanny Angelo, Mariana dos Santos Patrício, Waléria Quirino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PIBID professor supervisor. |
topic |
PIBID professor supervisor. |
description |
O Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa essencial para o desenvolvimento da educação e da formação de professores. Para estas finalidades, os alunos de licenciatura são levados as escolas públicas de ensino básico, sobre a coordenação de um docente de ensino superior, e a supervisão de um professor da escola campo. Assim, buscou-se compreender a importância e contribuições do professor supervisor para a efetivação desse programa, bem como entender como a criação desse “espaço híbrido” entre o ensino superior e o esnino básico contribuíram para o desenvolvimento educacional de todos os envolvidos no processo, focando os estudos principalmente no professor supervisor. Notou-se que esses professores supervisores, a cumprir bem o seu papel, não so ensinavam a prática escolar para os bolsistas do PIBID, como também evoluíam suas metodologias e participavam mais ativamente do ambiente escolar, mostrando que o programa contribui para o desenvolvimento da formação inicial e continuada de professores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45246 10.34117/bjdv8n3-201 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45246 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n3-201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45246/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 18526-18537 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 18526-18537 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 18526-18537 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645587017367552 |