Tecnologias digitais de informação e comunicação aplicadas ao ensino de biologia / Information and communication digital technologies applied to the biology teaching
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32099 |
Resumo: | A busca por novas tecnologias que complementem as práticas tradicionais de ensino é necessária. O acesso à internet e a dispositivos móveis tem aguçado a vontade de aprender de forma mais interativa, e não apenas no ambiente escolar. Surge neste contexto uma amplificação das interações sociais, e da necessidade implícita de repassar o conhecimento. O educador não pode ignorar esta nova e maravilhosa fase de troca de saberes. Para o ensino de ciências biológicas, as informações estão sendo divulgadas a todo momento, em redes sociais, sites de curiosidades, podcast, jornais e até mesmo em quadrinhos. A função do educador é estar atento a estas informações e levá-las para a sala de aula a fim de iniciar discussões, e contextualizar com os conteúdos da disciplina. Por tudo isso, este trabalho tem como objetivo discutir a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação em sala de aula e mostrar como esta proposta pode auxiliar no ensino de ciências biológicas. |
id |
VERACRUZ-0_be59130ada1c8a8cbaf4178aba994eaa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32099 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias digitais de informação e comunicação aplicadas ao ensino de biologia / Information and communication digital technologies applied to the biology teachingCiênciasEducaçãoMídiaTDICs.A busca por novas tecnologias que complementem as práticas tradicionais de ensino é necessária. O acesso à internet e a dispositivos móveis tem aguçado a vontade de aprender de forma mais interativa, e não apenas no ambiente escolar. Surge neste contexto uma amplificação das interações sociais, e da necessidade implícita de repassar o conhecimento. O educador não pode ignorar esta nova e maravilhosa fase de troca de saberes. Para o ensino de ciências biológicas, as informações estão sendo divulgadas a todo momento, em redes sociais, sites de curiosidades, podcast, jornais e até mesmo em quadrinhos. A função do educador é estar atento a estas informações e levá-las para a sala de aula a fim de iniciar discussões, e contextualizar com os conteúdos da disciplina. Por tudo isso, este trabalho tem como objetivo discutir a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação em sala de aula e mostrar como esta proposta pode auxiliar no ensino de ciências biológicas. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3209910.34117/bjdv7n6-695Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 64341-64353Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 64341-64353Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 64341-643532525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32099/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMota, Ludymila BrandãoZanotti, Rafael Fonsêca2021-09-21T11:05:33Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32099Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:58.821855Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias digitais de informação e comunicação aplicadas ao ensino de biologia / Information and communication digital technologies applied to the biology teaching |
title |
Tecnologias digitais de informação e comunicação aplicadas ao ensino de biologia / Information and communication digital technologies applied to the biology teaching |
spellingShingle |
Tecnologias digitais de informação e comunicação aplicadas ao ensino de biologia / Information and communication digital technologies applied to the biology teaching Mota, Ludymila Brandão Ciências Educação Mídia TDICs. |
title_short |
Tecnologias digitais de informação e comunicação aplicadas ao ensino de biologia / Information and communication digital technologies applied to the biology teaching |
title_full |
Tecnologias digitais de informação e comunicação aplicadas ao ensino de biologia / Information and communication digital technologies applied to the biology teaching |
title_fullStr |
Tecnologias digitais de informação e comunicação aplicadas ao ensino de biologia / Information and communication digital technologies applied to the biology teaching |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais de informação e comunicação aplicadas ao ensino de biologia / Information and communication digital technologies applied to the biology teaching |
title_sort |
Tecnologias digitais de informação e comunicação aplicadas ao ensino de biologia / Information and communication digital technologies applied to the biology teaching |
author |
Mota, Ludymila Brandão |
author_facet |
Mota, Ludymila Brandão Zanotti, Rafael Fonsêca |
author_role |
author |
author2 |
Zanotti, Rafael Fonsêca |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Ludymila Brandão Zanotti, Rafael Fonsêca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Educação Mídia TDICs. |
topic |
Ciências Educação Mídia TDICs. |
description |
A busca por novas tecnologias que complementem as práticas tradicionais de ensino é necessária. O acesso à internet e a dispositivos móveis tem aguçado a vontade de aprender de forma mais interativa, e não apenas no ambiente escolar. Surge neste contexto uma amplificação das interações sociais, e da necessidade implícita de repassar o conhecimento. O educador não pode ignorar esta nova e maravilhosa fase de troca de saberes. Para o ensino de ciências biológicas, as informações estão sendo divulgadas a todo momento, em redes sociais, sites de curiosidades, podcast, jornais e até mesmo em quadrinhos. A função do educador é estar atento a estas informações e levá-las para a sala de aula a fim de iniciar discussões, e contextualizar com os conteúdos da disciplina. Por tudo isso, este trabalho tem como objetivo discutir a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação em sala de aula e mostrar como esta proposta pode auxiliar no ensino de ciências biológicas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32099 10.34117/bjdv7n6-695 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32099 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n6-695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32099/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 64341-64353 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 64341-64353 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 64341-64353 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645542290358272 |