A condução do uso de medicamentos por mães de crianças / The leading of use of medicines by mothers of children

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Carvalho, Marcony Raimundo Figueiredo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pereira, Diogo Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n6-371
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49747
Resumo: O trabalho reflete acerca de como pais de alunos do ensino fundamental compreendem e atuam sobre as múltiplas dimensões que envolvem a utilização de medicamentos por seus filhos. Seu objetivo é entender as práticas destes cuidadores, considerando seus hábitos de uso de medicamentos – destacando-se as relações simbólicas que estabelecem entre eles e outros elementos do cotidiano, o desenvolvimento de tratamentos, o armazenamento, a posologia e a administração. Trata-se de estudo descritivo, de abordagem qualitativa, tendo os dados sido obtidos através de grupos focais e submetidos à análise de conteúdo. Foi realizado no contexto da Escola Municipal Jorge Mascarenhas, localizada no município de Araçaí, Minas Gerais. Participaram pais de alunos do Ensino Fundamental 1. Os resultados indicaram a existência de constante consumo de medicamentos entre crianças e adolescentes, tendo como principais condutores seus pais e cuidadores. Indicaram, também, que a implantação de ações que minimizem os riscos relacionados ao uso inadequado de medicamentos deve privilegiar o oferecimento de orientações difusas e multidimensionais às mães, uma vez que a gestão do consumo dos medicamentos se vincula a percepções, práticas e ponderações mais amplas, ligadas a diferentes âmbitos da vida familiar e social.
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