Formação, metodologias e estratégias de professores que lecionam física e matemática em escolas de ensino médio do município de Itacoatiara - AM / Analysis of training, methodologies and strategies of teachers who teach physics and mathematics to high school students in schools in the municipality of Itacoatiara - AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Laiz Stephane Veiga da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Teles, Nayana Cristina Gomes, Araújo, Lindomar Cordeiro Antunes de, Souza, Margarida Carmo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50239
Resumo: O presente estudo visou identificar o perfil dos professores que ministravam as disciplinas de Matemática e Física nas escolas de ensino médio da zona urbana do município de Itacoatiara-AM. Buscou-se ainda, delinear as principais metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas pelos docentes. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa qualitativa, onde a coleta de dados foi realizada entre os meses de março a julho de 2021, através do aplicativo de questionários virtuais Survey Monkey. Os dados obtidos revelaram que mais da metade dos docentes inclusos na pesquisa eram do sexo feminino. Observou-se também que a maioria dos docentes concluíram seus cursos entre 2000 e 2005. Constatou-se ainda que, a maioria possuía pós-graduação, atuavam no ensino fundamental e médio, utilizavam metodologias, estratégias e recursos didáticos tradicionais, predominando a aula expositiva, com o uso da lousa, pincel e livros didáticos em suas aulas. 
id VERACRUZ-0_bf4fe9233c752d1de376d06d902c7c2f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50239
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Formação, metodologias e estratégias de professores que lecionam física e matemática em escolas de ensino médio do município de Itacoatiara - AM / Analysis of training, methodologies and strategies of teachers who teach physics and mathematics to high school students in schools in the municipality of Itacoatiara - AMensinofísica e matemáticametodologias.O presente estudo visou identificar o perfil dos professores que ministravam as disciplinas de Matemática e Física nas escolas de ensino médio da zona urbana do município de Itacoatiara-AM. Buscou-se ainda, delinear as principais metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas pelos docentes. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa qualitativa, onde a coleta de dados foi realizada entre os meses de março a julho de 2021, através do aplicativo de questionários virtuais Survey Monkey. Os dados obtidos revelaram que mais da metade dos docentes inclusos na pesquisa eram do sexo feminino. Observou-se também que a maioria dos docentes concluíram seus cursos entre 2000 e 2005. Constatou-se ainda que, a maioria possuía pós-graduação, atuavam no ensino fundamental e médio, utilizavam metodologias, estratégias e recursos didáticos tradicionais, predominando a aula expositiva, com o uso da lousa, pincel e livros didáticos em suas aulas. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5023910.34117/bjdv8n7-156Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 51025-51036Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 51025-51036Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 51025-510362525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50239/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Laiz Stephane Veiga daTeles, Nayana Cristina GomesAraújo, Lindomar Cordeiro Antunes deSouza, Margarida Carmo de2022-07-27T18:36:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50239Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:58.692338Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação, metodologias e estratégias de professores que lecionam física e matemática em escolas de ensino médio do município de Itacoatiara - AM / Analysis of training, methodologies and strategies of teachers who teach physics and mathematics to high school students in schools in the municipality of Itacoatiara - AM
title Formação, metodologias e estratégias de professores que lecionam física e matemática em escolas de ensino médio do município de Itacoatiara - AM / Analysis of training, methodologies and strategies of teachers who teach physics and mathematics to high school students in schools in the municipality of Itacoatiara - AM
spellingShingle Formação, metodologias e estratégias de professores que lecionam física e matemática em escolas de ensino médio do município de Itacoatiara - AM / Analysis of training, methodologies and strategies of teachers who teach physics and mathematics to high school students in schools in the municipality of Itacoatiara - AM
Silva, Laiz Stephane Veiga da
ensino
física e matemática
metodologias.
title_short Formação, metodologias e estratégias de professores que lecionam física e matemática em escolas de ensino médio do município de Itacoatiara - AM / Analysis of training, methodologies and strategies of teachers who teach physics and mathematics to high school students in schools in the municipality of Itacoatiara - AM
title_full Formação, metodologias e estratégias de professores que lecionam física e matemática em escolas de ensino médio do município de Itacoatiara - AM / Analysis of training, methodologies and strategies of teachers who teach physics and mathematics to high school students in schools in the municipality of Itacoatiara - AM
title_fullStr Formação, metodologias e estratégias de professores que lecionam física e matemática em escolas de ensino médio do município de Itacoatiara - AM / Analysis of training, methodologies and strategies of teachers who teach physics and mathematics to high school students in schools in the municipality of Itacoatiara - AM
title_full_unstemmed Formação, metodologias e estratégias de professores que lecionam física e matemática em escolas de ensino médio do município de Itacoatiara - AM / Analysis of training, methodologies and strategies of teachers who teach physics and mathematics to high school students in schools in the municipality of Itacoatiara - AM
title_sort Formação, metodologias e estratégias de professores que lecionam física e matemática em escolas de ensino médio do município de Itacoatiara - AM / Analysis of training, methodologies and strategies of teachers who teach physics and mathematics to high school students in schools in the municipality of Itacoatiara - AM
author Silva, Laiz Stephane Veiga da
author_facet Silva, Laiz Stephane Veiga da
Teles, Nayana Cristina Gomes
Araújo, Lindomar Cordeiro Antunes de
Souza, Margarida Carmo de
author_role author
author2 Teles, Nayana Cristina Gomes
Araújo, Lindomar Cordeiro Antunes de
Souza, Margarida Carmo de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Laiz Stephane Veiga da
Teles, Nayana Cristina Gomes
Araújo, Lindomar Cordeiro Antunes de
Souza, Margarida Carmo de
dc.subject.por.fl_str_mv ensino
física e matemática
metodologias.
topic ensino
física e matemática
metodologias.
description O presente estudo visou identificar o perfil dos professores que ministravam as disciplinas de Matemática e Física nas escolas de ensino médio da zona urbana do município de Itacoatiara-AM. Buscou-se ainda, delinear as principais metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas pelos docentes. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa qualitativa, onde a coleta de dados foi realizada entre os meses de março a julho de 2021, através do aplicativo de questionários virtuais Survey Monkey. Os dados obtidos revelaram que mais da metade dos docentes inclusos na pesquisa eram do sexo feminino. Observou-se também que a maioria dos docentes concluíram seus cursos entre 2000 e 2005. Constatou-se ainda que, a maioria possuía pós-graduação, atuavam no ensino fundamental e médio, utilizavam metodologias, estratégias e recursos didáticos tradicionais, predominando a aula expositiva, com o uso da lousa, pincel e livros didáticos em suas aulas. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50239
10.34117/bjdv8n7-156
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50239
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n7-156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50239/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 51025-51036
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 51025-51036
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 51025-51036
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645604850499584