Triciclo elétrico para estimular o aprendizado em engenharia/ Eletric tricycle to simulate engineering learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3984 |
Resumo: | Tendo em vista que os cursos de engenharia elétrica possuem em seus dois primeiros anos um estudo mais voltado ao conhecimento básico, geralmente teórico, até chegar às disciplinas técnicas, apenas no terceiro ano, é comum a dificuldade de aprendizagem. Nesse sentido, atividades experimentais demonstram elevado potencial no estimulo e motivação do aluno a dar continuidade à graduação. Principalmente, se essa prática for gerida pelos alunos. Desse modo, enaltecendo as atividades práticas de eletrônica analógica, os autores têm como objetivo divulgar o efeito positivo da execução do triciclo elétrico no meio acadêmico ao qual pertencem. O triciclo elétrico idealizado, sem diferencial, movido a tração na roda que pode ser dianteira ou traseira é acionado por um motor DC e controlado por PWM, usando amplificadores operacionais. A metodologia utilizada possibilita que objetivo principal seja alcançado facilmente e promova o desenvolvimento de habilidades técnicas e o empreendedorismo, visto que o triciclo pode ser utilizado para brinquedo, transporte, mobilidade para pessoas com necessidades especiais, etc. Acrescentando que o veículo elétrico tem um apelo ecológico. |
id |
VERACRUZ-0_bfd7199c52247624a3796a00a2e44125 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3984 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Triciclo elétrico para estimular o aprendizado em engenharia/ Eletric tricycle to simulate engineering learningTriciclo Elétrico. Aprendizado. Aluno. Engenharia.Tendo em vista que os cursos de engenharia elétrica possuem em seus dois primeiros anos um estudo mais voltado ao conhecimento básico, geralmente teórico, até chegar às disciplinas técnicas, apenas no terceiro ano, é comum a dificuldade de aprendizagem. Nesse sentido, atividades experimentais demonstram elevado potencial no estimulo e motivação do aluno a dar continuidade à graduação. Principalmente, se essa prática for gerida pelos alunos. Desse modo, enaltecendo as atividades práticas de eletrônica analógica, os autores têm como objetivo divulgar o efeito positivo da execução do triciclo elétrico no meio acadêmico ao qual pertencem. O triciclo elétrico idealizado, sem diferencial, movido a tração na roda que pode ser dianteira ou traseira é acionado por um motor DC e controlado por PWM, usando amplificadores operacionais. A metodologia utilizada possibilita que objetivo principal seja alcançado facilmente e promova o desenvolvimento de habilidades técnicas e o empreendedorismo, visto que o triciclo pode ser utilizado para brinquedo, transporte, mobilidade para pessoas com necessidades especiais, etc. Acrescentando que o veículo elétrico tem um apelo ecológico.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/398410.34117/bjdv5n10-261.Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 20867-20877Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 20867-20877Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 20867-208772525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3984/3770Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Marcele CarvalhoRebouças, Alberto2019-11-25T18:28:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3984Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:35.905732Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Triciclo elétrico para estimular o aprendizado em engenharia/ Eletric tricycle to simulate engineering learning |
title |
Triciclo elétrico para estimular o aprendizado em engenharia/ Eletric tricycle to simulate engineering learning |
spellingShingle |
Triciclo elétrico para estimular o aprendizado em engenharia/ Eletric tricycle to simulate engineering learning Martins, Marcele Carvalho Triciclo Elétrico. Aprendizado. Aluno. Engenharia. |
title_short |
Triciclo elétrico para estimular o aprendizado em engenharia/ Eletric tricycle to simulate engineering learning |
title_full |
Triciclo elétrico para estimular o aprendizado em engenharia/ Eletric tricycle to simulate engineering learning |
title_fullStr |
Triciclo elétrico para estimular o aprendizado em engenharia/ Eletric tricycle to simulate engineering learning |
title_full_unstemmed |
Triciclo elétrico para estimular o aprendizado em engenharia/ Eletric tricycle to simulate engineering learning |
title_sort |
Triciclo elétrico para estimular o aprendizado em engenharia/ Eletric tricycle to simulate engineering learning |
author |
Martins, Marcele Carvalho |
author_facet |
Martins, Marcele Carvalho Rebouças, Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Rebouças, Alberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Marcele Carvalho Rebouças, Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Triciclo Elétrico. Aprendizado. Aluno. Engenharia. |
topic |
Triciclo Elétrico. Aprendizado. Aluno. Engenharia. |
description |
Tendo em vista que os cursos de engenharia elétrica possuem em seus dois primeiros anos um estudo mais voltado ao conhecimento básico, geralmente teórico, até chegar às disciplinas técnicas, apenas no terceiro ano, é comum a dificuldade de aprendizagem. Nesse sentido, atividades experimentais demonstram elevado potencial no estimulo e motivação do aluno a dar continuidade à graduação. Principalmente, se essa prática for gerida pelos alunos. Desse modo, enaltecendo as atividades práticas de eletrônica analógica, os autores têm como objetivo divulgar o efeito positivo da execução do triciclo elétrico no meio acadêmico ao qual pertencem. O triciclo elétrico idealizado, sem diferencial, movido a tração na roda que pode ser dianteira ou traseira é acionado por um motor DC e controlado por PWM, usando amplificadores operacionais. A metodologia utilizada possibilita que objetivo principal seja alcançado facilmente e promova o desenvolvimento de habilidades técnicas e o empreendedorismo, visto que o triciclo pode ser utilizado para brinquedo, transporte, mobilidade para pessoas com necessidades especiais, etc. Acrescentando que o veículo elétrico tem um apelo ecológico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3984 10.34117/bjdv5n10-261. |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3984 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n10-261. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3984/3770 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 20867-20877 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 20867-20877 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 20867-20877 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645427212288000 |