Objetivo de desempenho como estratégia competitiva nas operações realizadas pelos supermercados de Paranaguá / Performance objective as a competitive strategy in operations performed by the supermarkets of Paranaguá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Stéphany Christine Maciel da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mazzuchetti, Roselis Natalina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21694
Resumo: O presente estudo consiste em uma pesquisa quantitativa com fins descritivos sobre os objetivos de desempenho em relação aos supermercados de Paranaguá/Pr. Com a finalidade de compreender a conexão entre os cinco objetivos de desempenho e os supermercados escolhidos, foi utilizado um questionário composto por 10 perguntas para cada supermercado estudado, totalizando 40 questões. Os supermercados foram escolhidos de acordo com o fluxo e a preferência da população da cidade, chegando assim em quatro grandes supermercados: Bavaresco, Condor – Centro, Hiper Condor e Max Muffato. As questões foram analisadas de acordo com os cinco objetivos de desempenho: qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e custo, onde cada objetivo procura entender melhor um setor em específico. Por meio dos resultados, foi possível compreender qual a visão do consumidor em relação ao estabelecimento. Pode-se perceber que cada mercado possui uma prioridade diferente, tendo em vista que a localização e o público alvo que cada um pretende alcançar. Mas também possuíram objetivos em comum, como a flexibilidade, que foi a que recebeu a maior média em todos os estabelecimentos e a velocidade, que obteve médias baixas em relação as demais, mostrando que as filas encontradas durante suas compras deixam os clientes insatisfeitos. É de extrema importância que os gestores tenham suas prioridades definidas, pois elas irão indicar a melhor direção em suas tomadas de decisões. E que as tomadas de decisões sirvam para melhorar o desempenho e produtividade da empresa.  
id VERACRUZ-0_c29660a57aa9fdcbaa82693abadfe636
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21694
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Objetivo de desempenho como estratégia competitiva nas operações realizadas pelos supermercados de Paranaguá / Performance objective as a competitive strategy in operations performed by the supermarkets of ParanaguáObjetivos de desempenhoEstratégia CompetitivaSupermercado.O presente estudo consiste em uma pesquisa quantitativa com fins descritivos sobre os objetivos de desempenho em relação aos supermercados de Paranaguá/Pr. Com a finalidade de compreender a conexão entre os cinco objetivos de desempenho e os supermercados escolhidos, foi utilizado um questionário composto por 10 perguntas para cada supermercado estudado, totalizando 40 questões. Os supermercados foram escolhidos de acordo com o fluxo e a preferência da população da cidade, chegando assim em quatro grandes supermercados: Bavaresco, Condor – Centro, Hiper Condor e Max Muffato. As questões foram analisadas de acordo com os cinco objetivos de desempenho: qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e custo, onde cada objetivo procura entender melhor um setor em específico. Por meio dos resultados, foi possível compreender qual a visão do consumidor em relação ao estabelecimento. Pode-se perceber que cada mercado possui uma prioridade diferente, tendo em vista que a localização e o público alvo que cada um pretende alcançar. Mas também possuíram objetivos em comum, como a flexibilidade, que foi a que recebeu a maior média em todos os estabelecimentos e a velocidade, que obteve médias baixas em relação as demais, mostrando que as filas encontradas durante suas compras deixam os clientes insatisfeitos. É de extrema importância que os gestores tenham suas prioridades definidas, pois elas irão indicar a melhor direção em suas tomadas de decisões. E que as tomadas de decisões sirvam para melhorar o desempenho e produtividade da empresa.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2169410.34117/bjdv6n12-381Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 98691-98699Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 98691-98699Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 98691-986992525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21694/17302Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGraça, Stéphany Christine Maciel daMazzuchetti, Roselis Natalina2021-06-07T20:45:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21694Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:00.926046Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Objetivo de desempenho como estratégia competitiva nas operações realizadas pelos supermercados de Paranaguá / Performance objective as a competitive strategy in operations performed by the supermarkets of Paranaguá
title Objetivo de desempenho como estratégia competitiva nas operações realizadas pelos supermercados de Paranaguá / Performance objective as a competitive strategy in operations performed by the supermarkets of Paranaguá
spellingShingle Objetivo de desempenho como estratégia competitiva nas operações realizadas pelos supermercados de Paranaguá / Performance objective as a competitive strategy in operations performed by the supermarkets of Paranaguá
Graça, Stéphany Christine Maciel da
Objetivos de desempenho
Estratégia Competitiva
Supermercado.
title_short Objetivo de desempenho como estratégia competitiva nas operações realizadas pelos supermercados de Paranaguá / Performance objective as a competitive strategy in operations performed by the supermarkets of Paranaguá
title_full Objetivo de desempenho como estratégia competitiva nas operações realizadas pelos supermercados de Paranaguá / Performance objective as a competitive strategy in operations performed by the supermarkets of Paranaguá
title_fullStr Objetivo de desempenho como estratégia competitiva nas operações realizadas pelos supermercados de Paranaguá / Performance objective as a competitive strategy in operations performed by the supermarkets of Paranaguá
title_full_unstemmed Objetivo de desempenho como estratégia competitiva nas operações realizadas pelos supermercados de Paranaguá / Performance objective as a competitive strategy in operations performed by the supermarkets of Paranaguá
title_sort Objetivo de desempenho como estratégia competitiva nas operações realizadas pelos supermercados de Paranaguá / Performance objective as a competitive strategy in operations performed by the supermarkets of Paranaguá
author Graça, Stéphany Christine Maciel da
author_facet Graça, Stéphany Christine Maciel da
Mazzuchetti, Roselis Natalina
author_role author
author2 Mazzuchetti, Roselis Natalina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Graça, Stéphany Christine Maciel da
Mazzuchetti, Roselis Natalina
dc.subject.por.fl_str_mv Objetivos de desempenho
Estratégia Competitiva
Supermercado.
topic Objetivos de desempenho
Estratégia Competitiva
Supermercado.
description O presente estudo consiste em uma pesquisa quantitativa com fins descritivos sobre os objetivos de desempenho em relação aos supermercados de Paranaguá/Pr. Com a finalidade de compreender a conexão entre os cinco objetivos de desempenho e os supermercados escolhidos, foi utilizado um questionário composto por 10 perguntas para cada supermercado estudado, totalizando 40 questões. Os supermercados foram escolhidos de acordo com o fluxo e a preferência da população da cidade, chegando assim em quatro grandes supermercados: Bavaresco, Condor – Centro, Hiper Condor e Max Muffato. As questões foram analisadas de acordo com os cinco objetivos de desempenho: qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e custo, onde cada objetivo procura entender melhor um setor em específico. Por meio dos resultados, foi possível compreender qual a visão do consumidor em relação ao estabelecimento. Pode-se perceber que cada mercado possui uma prioridade diferente, tendo em vista que a localização e o público alvo que cada um pretende alcançar. Mas também possuíram objetivos em comum, como a flexibilidade, que foi a que recebeu a maior média em todos os estabelecimentos e a velocidade, que obteve médias baixas em relação as demais, mostrando que as filas encontradas durante suas compras deixam os clientes insatisfeitos. É de extrema importância que os gestores tenham suas prioridades definidas, pois elas irão indicar a melhor direção em suas tomadas de decisões. E que as tomadas de decisões sirvam para melhorar o desempenho e produtividade da empresa.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21694
10.34117/bjdv6n12-381
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21694
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n12-381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21694/17302
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 98691-98699
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 98691-98699
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 98691-98699
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645498981023744