Objetivo de desempenho como estratégia competitiva nas operações realizadas pelos supermercados de Paranaguá / Performance objective as a competitive strategy in operations performed by the supermarkets of Paranaguá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21694 |
Resumo: | O presente estudo consiste em uma pesquisa quantitativa com fins descritivos sobre os objetivos de desempenho em relação aos supermercados de Paranaguá/Pr. Com a finalidade de compreender a conexão entre os cinco objetivos de desempenho e os supermercados escolhidos, foi utilizado um questionário composto por 10 perguntas para cada supermercado estudado, totalizando 40 questões. Os supermercados foram escolhidos de acordo com o fluxo e a preferência da população da cidade, chegando assim em quatro grandes supermercados: Bavaresco, Condor – Centro, Hiper Condor e Max Muffato. As questões foram analisadas de acordo com os cinco objetivos de desempenho: qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e custo, onde cada objetivo procura entender melhor um setor em específico. Por meio dos resultados, foi possível compreender qual a visão do consumidor em relação ao estabelecimento. Pode-se perceber que cada mercado possui uma prioridade diferente, tendo em vista que a localização e o público alvo que cada um pretende alcançar. Mas também possuíram objetivos em comum, como a flexibilidade, que foi a que recebeu a maior média em todos os estabelecimentos e a velocidade, que obteve médias baixas em relação as demais, mostrando que as filas encontradas durante suas compras deixam os clientes insatisfeitos. É de extrema importância que os gestores tenham suas prioridades definidas, pois elas irão indicar a melhor direção em suas tomadas de decisões. E que as tomadas de decisões sirvam para melhorar o desempenho e produtividade da empresa. |
id |
VERACRUZ-0_c29660a57aa9fdcbaa82693abadfe636 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21694 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Objetivo de desempenho como estratégia competitiva nas operações realizadas pelos supermercados de Paranaguá / Performance objective as a competitive strategy in operations performed by the supermarkets of ParanaguáObjetivos de desempenhoEstratégia CompetitivaSupermercado.O presente estudo consiste em uma pesquisa quantitativa com fins descritivos sobre os objetivos de desempenho em relação aos supermercados de Paranaguá/Pr. Com a finalidade de compreender a conexão entre os cinco objetivos de desempenho e os supermercados escolhidos, foi utilizado um questionário composto por 10 perguntas para cada supermercado estudado, totalizando 40 questões. Os supermercados foram escolhidos de acordo com o fluxo e a preferência da população da cidade, chegando assim em quatro grandes supermercados: Bavaresco, Condor – Centro, Hiper Condor e Max Muffato. As questões foram analisadas de acordo com os cinco objetivos de desempenho: qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e custo, onde cada objetivo procura entender melhor um setor em específico. Por meio dos resultados, foi possível compreender qual a visão do consumidor em relação ao estabelecimento. Pode-se perceber que cada mercado possui uma prioridade diferente, tendo em vista que a localização e o público alvo que cada um pretende alcançar. Mas também possuíram objetivos em comum, como a flexibilidade, que foi a que recebeu a maior média em todos os estabelecimentos e a velocidade, que obteve médias baixas em relação as demais, mostrando que as filas encontradas durante suas compras deixam os clientes insatisfeitos. É de extrema importância que os gestores tenham suas prioridades definidas, pois elas irão indicar a melhor direção em suas tomadas de decisões. E que as tomadas de decisões sirvam para melhorar o desempenho e produtividade da empresa. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2169410.34117/bjdv6n12-381Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 98691-98699Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 98691-98699Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 98691-986992525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21694/17302Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGraça, Stéphany Christine Maciel daMazzuchetti, Roselis Natalina2021-06-07T20:45:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21694Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:00.926046Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Objetivo de desempenho como estratégia competitiva nas operações realizadas pelos supermercados de Paranaguá / Performance objective as a competitive strategy in operations performed by the supermarkets of Paranaguá |
title |
Objetivo de desempenho como estratégia competitiva nas operações realizadas pelos supermercados de Paranaguá / Performance objective as a competitive strategy in operations performed by the supermarkets of Paranaguá |
spellingShingle |
Objetivo de desempenho como estratégia competitiva nas operações realizadas pelos supermercados de Paranaguá / Performance objective as a competitive strategy in operations performed by the supermarkets of Paranaguá Graça, Stéphany Christine Maciel da Objetivos de desempenho Estratégia Competitiva Supermercado. |
title_short |
Objetivo de desempenho como estratégia competitiva nas operações realizadas pelos supermercados de Paranaguá / Performance objective as a competitive strategy in operations performed by the supermarkets of Paranaguá |
title_full |
Objetivo de desempenho como estratégia competitiva nas operações realizadas pelos supermercados de Paranaguá / Performance objective as a competitive strategy in operations performed by the supermarkets of Paranaguá |
title_fullStr |
Objetivo de desempenho como estratégia competitiva nas operações realizadas pelos supermercados de Paranaguá / Performance objective as a competitive strategy in operations performed by the supermarkets of Paranaguá |
title_full_unstemmed |
Objetivo de desempenho como estratégia competitiva nas operações realizadas pelos supermercados de Paranaguá / Performance objective as a competitive strategy in operations performed by the supermarkets of Paranaguá |
title_sort |
Objetivo de desempenho como estratégia competitiva nas operações realizadas pelos supermercados de Paranaguá / Performance objective as a competitive strategy in operations performed by the supermarkets of Paranaguá |
author |
Graça, Stéphany Christine Maciel da |
author_facet |
Graça, Stéphany Christine Maciel da Mazzuchetti, Roselis Natalina |
author_role |
author |
author2 |
Mazzuchetti, Roselis Natalina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Graça, Stéphany Christine Maciel da Mazzuchetti, Roselis Natalina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objetivos de desempenho Estratégia Competitiva Supermercado. |
topic |
Objetivos de desempenho Estratégia Competitiva Supermercado. |
description |
O presente estudo consiste em uma pesquisa quantitativa com fins descritivos sobre os objetivos de desempenho em relação aos supermercados de Paranaguá/Pr. Com a finalidade de compreender a conexão entre os cinco objetivos de desempenho e os supermercados escolhidos, foi utilizado um questionário composto por 10 perguntas para cada supermercado estudado, totalizando 40 questões. Os supermercados foram escolhidos de acordo com o fluxo e a preferência da população da cidade, chegando assim em quatro grandes supermercados: Bavaresco, Condor – Centro, Hiper Condor e Max Muffato. As questões foram analisadas de acordo com os cinco objetivos de desempenho: qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e custo, onde cada objetivo procura entender melhor um setor em específico. Por meio dos resultados, foi possível compreender qual a visão do consumidor em relação ao estabelecimento. Pode-se perceber que cada mercado possui uma prioridade diferente, tendo em vista que a localização e o público alvo que cada um pretende alcançar. Mas também possuíram objetivos em comum, como a flexibilidade, que foi a que recebeu a maior média em todos os estabelecimentos e a velocidade, que obteve médias baixas em relação as demais, mostrando que as filas encontradas durante suas compras deixam os clientes insatisfeitos. É de extrema importância que os gestores tenham suas prioridades definidas, pois elas irão indicar a melhor direção em suas tomadas de decisões. E que as tomadas de decisões sirvam para melhorar o desempenho e produtividade da empresa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21694 10.34117/bjdv6n12-381 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21694 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n12-381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21694/17302 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 98691-98699 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 98691-98699 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 98691-98699 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645498981023744 |