Aprendizagem baseada na resolução de problemas complexos em um centro universitário – a percepção do discente / Complex problem-solving based learning in a university center - the student's perception
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25971 |
Resumo: | Introdução: Um centro universitário de Fortaleza implementou uma nova metodologia de aprendizagem ativa baseada em problemas, denominada Aprendizagem por Resolução de Problemas Complexos – ARPC. Objetivo: Avaliar, através de uma investigação realizada com os discentes que estão vivenciando esse novo conceito de ensino e aprendizagem, a percepção dos mesmos acerca da construção do conhecimento utilizando a ARPC no oitavo semestre do Curso de Medicina do Centro Universitário Christus. Métodos: Foram realizados dois grupos focais com alunos do oitavo semestre do Centro Universitário Christus, conduzidos por um moderador, nos quais foram feitas perguntas acerca do método ARPC. As informações dos grupos focais foram analisadas pelo método da análise de conteúdo de Bardin. Foi ainda aplicado um questionário para avaliação do tutor, sendo feita uma análise quantitativa de suas respostas. Resultados: Dezesseis alunos participaram do estudo, com idade média de 22,3 anos, sendo nove do sexo feminino. A partir do discurso dos sujeitos da pesquisa e após a leitura flutuante das transcrições dos grupos focais, foram identificadas três classes temáticas: a importância dos passos tutoriais no aprendizado; aspectos positivos e negativos do método ARPC; e o formato necessário para estudar para este método. Quanto à importância dos passos tutoriais no aprendizado, o discurso dos sujeitos enfatizou que os passos mais importantes são os seguintes: passo 1 (raciocínio clinico) e passo 3 (diagnóstico diferencial) na primeira sessão tutorial e o passo 6 (prescrição médica) na segunda sessão tutorial. Foram descritos como pontos positivos do método: a abordagem do diagnóstico diferencial, o estímulo ao raciocínio clínico, a importância das horas de estudo previamente às sessões tutoriais e o melhor aproveitamento do tempo de estudo dos alunos. Em relação aos aspectos negativos, a maioria dos participantes relatou a abordagem de doenças pouco frequentes na prática médica diária. Quanto ao formato de estudo, o tempo de estudo dedicado à tutoria foi de seis a oito horas semanais, e o número de fontes utilizadas variou entre uma a quatro. O tutor apresentou uma participação adequada no seu papel de facilitador do grupo tutorial, na avaliação dos alunos. Conclusão: Na percepção dos discentes, a ARPC introduzida no oitavo semestre do curso de Medicina em substituição à ABP trouxe como benefício o estímulo ao raciocínio clínico e ao diagnóstico diferencial, que são aspectos importantes para a tomada de decisão terapêutica diante do paciente, bem como o treinamento precoce da prescrição médica, sendo reconhecida a necessidade de garantir que os currículos médicos forneçam mais oportunidades de aprendizado nesta área. Foi ainda descrita a oportunidade de um maior tempo de estudo antes da sessão tutorial, com melhor aproveitamento deste tempo. A avaliação da participação dos tutores na metodologia foi satisfatória. Há necessidade de ajustes no método, tendo em vista problemas detectados nos passos da apresentação didática e da prescrição médica. |
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Aprendizagem baseada na resolução de problemas complexos em um centro universitário – a percepção do discente / Complex problem-solving based learning in a university center - the student's perceptionAprendizagem Baseada em ProblemasDiagnóstico DiferencialTutoriaAprendizagem Ativa.Introdução: Um centro universitário de Fortaleza implementou uma nova metodologia de aprendizagem ativa baseada em problemas, denominada Aprendizagem por Resolução de Problemas Complexos – ARPC. Objetivo: Avaliar, através de uma investigação realizada com os discentes que estão vivenciando esse novo conceito de ensino e aprendizagem, a percepção dos mesmos acerca da construção do conhecimento utilizando a ARPC no oitavo semestre do Curso de Medicina do Centro Universitário Christus. Métodos: Foram realizados dois grupos focais com alunos do oitavo semestre do Centro Universitário Christus, conduzidos por um moderador, nos quais foram feitas perguntas acerca do método ARPC. As informações dos grupos focais foram analisadas pelo método da análise de conteúdo de Bardin. Foi ainda aplicado um questionário para avaliação do tutor, sendo feita uma análise quantitativa de suas respostas. Resultados: Dezesseis alunos participaram do estudo, com idade média de 22,3 anos, sendo nove do sexo feminino. A partir do discurso dos sujeitos da pesquisa e após a leitura flutuante das transcrições dos grupos focais, foram identificadas três classes temáticas: a importância dos passos tutoriais no aprendizado; aspectos positivos e negativos do método ARPC; e o formato necessário para estudar para este método. Quanto à importância dos passos tutoriais no aprendizado, o discurso dos sujeitos enfatizou que os passos mais importantes são os seguintes: passo 1 (raciocínio clinico) e passo 3 (diagnóstico diferencial) na primeira sessão tutorial e o passo 6 (prescrição médica) na segunda sessão tutorial. Foram descritos como pontos positivos do método: a abordagem do diagnóstico diferencial, o estímulo ao raciocínio clínico, a importância das horas de estudo previamente às sessões tutoriais e o melhor aproveitamento do tempo de estudo dos alunos. Em relação aos aspectos negativos, a maioria dos participantes relatou a abordagem de doenças pouco frequentes na prática médica diária. Quanto ao formato de estudo, o tempo de estudo dedicado à tutoria foi de seis a oito horas semanais, e o número de fontes utilizadas variou entre uma a quatro. O tutor apresentou uma participação adequada no seu papel de facilitador do grupo tutorial, na avaliação dos alunos. Conclusão: Na percepção dos discentes, a ARPC introduzida no oitavo semestre do curso de Medicina em substituição à ABP trouxe como benefício o estímulo ao raciocínio clínico e ao diagnóstico diferencial, que são aspectos importantes para a tomada de decisão terapêutica diante do paciente, bem como o treinamento precoce da prescrição médica, sendo reconhecida a necessidade de garantir que os currículos médicos forneçam mais oportunidades de aprendizado nesta área. Foi ainda descrita a oportunidade de um maior tempo de estudo antes da sessão tutorial, com melhor aproveitamento deste tempo. A avaliação da participação dos tutores na metodologia foi satisfatória. Há necessidade de ajustes no método, tendo em vista problemas detectados nos passos da apresentação didática e da prescrição médica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2597110.34117/bjdv7n3-182Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 23486-23508Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 23486-23508Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 23486-235082525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25971/20598Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Claudia Maria Costa deJúnior, Gerardo Marcílio RochaSales, Ivna Cavalcante BarrosMota, Aline Moreira do ValeSantos, Daniela Costa de OliveiraKubrusly, Marcos2022-03-29T12:15:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25971Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:06.140239Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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