Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramella, Keli Daiane Cristina Libardi
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Wilmsen, Mauricio Orlando, Silva, Camila Bizarro, Matos, Monica Regina de, Rorig, Maria Cecilia, Fukomoto, Nelson Massaru
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56973
Resumo:  As transformações na área de ensino estão em destaque nos últimos anos devido a aplicação de metodologias ativas, práticas pedagógicas e principalmente o uso tecnologias para o aprendizado. No cenário pandêmico, ocasionado pelo coronavírus SARS-CoV-2, a utilização das tecnologias digitais de comunicação e informação para o ensino remoto emergencial se tornaram uma solução para atividades virtuais de aprendizagem. Em vista disso, o presente trabalho propende apresentar a utilização das metodologias ativas no ensino remoto para os estudantes de Medicina Veterinária. O uso dessas estratégias pressupõe a formação de estudantes ativos, que sejam sujeitos protagonistas do processo de aprendizagem. Essas propostas, possibilitam que os indivíduos desenvolvam conhecimentos e habilidades que o capacite a trabalhar em situações e/ou ambientes onde exija-se o trabalho em equipe, a resolução de problemas e interdisciplinaridade. Afinal, essas ferramentas se demonstram capazes de potencializar o ensino-aprendizagem do estudante como protagonista do seu conhecimento.
id VERACRUZ-0_c422505674a32ee92a027cac7d1f00ec
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56973
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária capacitação de docentesconstrução do conhecimentodiretrizes curriculares nacionaisensino-aprendizagemgraduação As transformações na área de ensino estão em destaque nos últimos anos devido a aplicação de metodologias ativas, práticas pedagógicas e principalmente o uso tecnologias para o aprendizado. No cenário pandêmico, ocasionado pelo coronavírus SARS-CoV-2, a utilização das tecnologias digitais de comunicação e informação para o ensino remoto emergencial se tornaram uma solução para atividades virtuais de aprendizagem. Em vista disso, o presente trabalho propende apresentar a utilização das metodologias ativas no ensino remoto para os estudantes de Medicina Veterinária. O uso dessas estratégias pressupõe a formação de estudantes ativos, que sejam sujeitos protagonistas do processo de aprendizagem. Essas propostas, possibilitam que os indivíduos desenvolvam conhecimentos e habilidades que o capacite a trabalhar em situações e/ou ambientes onde exija-se o trabalho em equipe, a resolução de problemas e interdisciplinaridade. Afinal, essas ferramentas se demonstram capazes de potencializar o ensino-aprendizagem do estudante como protagonista do seu conhecimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5697310.34117/bjdv9n2-004Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 2 (2023); 6217-6228Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 2 (2023); 6217-6228Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 2 (2023); 6217-62282525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56973/41771Ramella, Keli Daiane Cristina LibardiWilmsen, Mauricio OrlandoSilva, Camila BizarroMatos, Monica Regina deRorig, Maria CeciliaFukomoto, Nelson Massaruinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-01T10:58:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56973Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:14.248030Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária
title Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária
spellingShingle Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária
Ramella, Keli Daiane Cristina Libardi
capacitação de docentes
construção do conhecimento
diretrizes curriculares nacionais
ensino-aprendizagem
graduação
title_short Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária
title_full Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária
title_fullStr Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária
title_full_unstemmed Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária
title_sort Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária
author Ramella, Keli Daiane Cristina Libardi
author_facet Ramella, Keli Daiane Cristina Libardi
Wilmsen, Mauricio Orlando
Silva, Camila Bizarro
Matos, Monica Regina de
Rorig, Maria Cecilia
Fukomoto, Nelson Massaru
author_role author
author2 Wilmsen, Mauricio Orlando
Silva, Camila Bizarro
Matos, Monica Regina de
Rorig, Maria Cecilia
Fukomoto, Nelson Massaru
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramella, Keli Daiane Cristina Libardi
Wilmsen, Mauricio Orlando
Silva, Camila Bizarro
Matos, Monica Regina de
Rorig, Maria Cecilia
Fukomoto, Nelson Massaru
dc.subject.por.fl_str_mv capacitação de docentes
construção do conhecimento
diretrizes curriculares nacionais
ensino-aprendizagem
graduação
topic capacitação de docentes
construção do conhecimento
diretrizes curriculares nacionais
ensino-aprendizagem
graduação
description  As transformações na área de ensino estão em destaque nos últimos anos devido a aplicação de metodologias ativas, práticas pedagógicas e principalmente o uso tecnologias para o aprendizado. No cenário pandêmico, ocasionado pelo coronavírus SARS-CoV-2, a utilização das tecnologias digitais de comunicação e informação para o ensino remoto emergencial se tornaram uma solução para atividades virtuais de aprendizagem. Em vista disso, o presente trabalho propende apresentar a utilização das metodologias ativas no ensino remoto para os estudantes de Medicina Veterinária. O uso dessas estratégias pressupõe a formação de estudantes ativos, que sejam sujeitos protagonistas do processo de aprendizagem. Essas propostas, possibilitam que os indivíduos desenvolvam conhecimentos e habilidades que o capacite a trabalhar em situações e/ou ambientes onde exija-se o trabalho em equipe, a resolução de problemas e interdisciplinaridade. Afinal, essas ferramentas se demonstram capazes de potencializar o ensino-aprendizagem do estudante como protagonista do seu conhecimento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56973
10.34117/bjdv9n2-004
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56973
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n2-004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56973/41771
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 2 (2023); 6217-6228
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 2 (2023); 6217-6228
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 2 (2023); 6217-6228
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645627346649088