Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv9n2-004 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56973 |
Resumo: | As transformações na área de ensino estão em destaque nos últimos anos devido a aplicação de metodologias ativas, práticas pedagógicas e principalmente o uso tecnologias para o aprendizado. No cenário pandêmico, ocasionado pelo coronavírus SARS-CoV-2, a utilização das tecnologias digitais de comunicação e informação para o ensino remoto emergencial se tornaram uma solução para atividades virtuais de aprendizagem. Em vista disso, o presente trabalho propende apresentar a utilização das metodologias ativas no ensino remoto para os estudantes de Medicina Veterinária. O uso dessas estratégias pressupõe a formação de estudantes ativos, que sejam sujeitos protagonistas do processo de aprendizagem. Essas propostas, possibilitam que os indivíduos desenvolvam conhecimentos e habilidades que o capacite a trabalhar em situações e/ou ambientes onde exija-se o trabalho em equipe, a resolução de problemas e interdisciplinaridade. Afinal, essas ferramentas se demonstram capazes de potencializar o ensino-aprendizagem do estudante como protagonista do seu conhecimento. |
id |
VERACRUZ-0_c422505674a32ee92a027cac7d1f00ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56973 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária capacitação de docentesconstrução do conhecimentodiretrizes curriculares nacionaisensino-aprendizagemgraduação As transformações na área de ensino estão em destaque nos últimos anos devido a aplicação de metodologias ativas, práticas pedagógicas e principalmente o uso tecnologias para o aprendizado. No cenário pandêmico, ocasionado pelo coronavírus SARS-CoV-2, a utilização das tecnologias digitais de comunicação e informação para o ensino remoto emergencial se tornaram uma solução para atividades virtuais de aprendizagem. Em vista disso, o presente trabalho propende apresentar a utilização das metodologias ativas no ensino remoto para os estudantes de Medicina Veterinária. O uso dessas estratégias pressupõe a formação de estudantes ativos, que sejam sujeitos protagonistas do processo de aprendizagem. Essas propostas, possibilitam que os indivíduos desenvolvam conhecimentos e habilidades que o capacite a trabalhar em situações e/ou ambientes onde exija-se o trabalho em equipe, a resolução de problemas e interdisciplinaridade. Afinal, essas ferramentas se demonstram capazes de potencializar o ensino-aprendizagem do estudante como protagonista do seu conhecimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5697310.34117/bjdv9n2-004Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 2 (2023); 6217-6228Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 2 (2023); 6217-6228Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 2 (2023); 6217-62282525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56973/41771Ramella, Keli Daiane Cristina LibardiWilmsen, Mauricio OrlandoSilva, Camila BizarroMatos, Monica Regina deRorig, Maria CeciliaFukomoto, Nelson Massaruinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-01T10:58:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56973Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:14.248030Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária |
title |
Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária |
spellingShingle |
Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária Ramella, Keli Daiane Cristina Libardi capacitação de docentes construção do conhecimento diretrizes curriculares nacionais ensino-aprendizagem graduação Ramella, Keli Daiane Cristina Libardi capacitação de docentes construção do conhecimento diretrizes curriculares nacionais ensino-aprendizagem graduação |
title_short |
Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária |
title_full |
Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária |
title_fullStr |
Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária |
title_full_unstemmed |
Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária |
title_sort |
Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária |
author |
Ramella, Keli Daiane Cristina Libardi |
author_facet |
Ramella, Keli Daiane Cristina Libardi Ramella, Keli Daiane Cristina Libardi Wilmsen, Mauricio Orlando Silva, Camila Bizarro Matos, Monica Regina de Rorig, Maria Cecilia Fukomoto, Nelson Massaru Wilmsen, Mauricio Orlando Silva, Camila Bizarro Matos, Monica Regina de Rorig, Maria Cecilia Fukomoto, Nelson Massaru |
author_role |
author |
author2 |
Wilmsen, Mauricio Orlando Silva, Camila Bizarro Matos, Monica Regina de Rorig, Maria Cecilia Fukomoto, Nelson Massaru |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramella, Keli Daiane Cristina Libardi Wilmsen, Mauricio Orlando Silva, Camila Bizarro Matos, Monica Regina de Rorig, Maria Cecilia Fukomoto, Nelson Massaru |
dc.subject.por.fl_str_mv |
capacitação de docentes construção do conhecimento diretrizes curriculares nacionais ensino-aprendizagem graduação |
topic |
capacitação de docentes construção do conhecimento diretrizes curriculares nacionais ensino-aprendizagem graduação |
description |
As transformações na área de ensino estão em destaque nos últimos anos devido a aplicação de metodologias ativas, práticas pedagógicas e principalmente o uso tecnologias para o aprendizado. No cenário pandêmico, ocasionado pelo coronavírus SARS-CoV-2, a utilização das tecnologias digitais de comunicação e informação para o ensino remoto emergencial se tornaram uma solução para atividades virtuais de aprendizagem. Em vista disso, o presente trabalho propende apresentar a utilização das metodologias ativas no ensino remoto para os estudantes de Medicina Veterinária. O uso dessas estratégias pressupõe a formação de estudantes ativos, que sejam sujeitos protagonistas do processo de aprendizagem. Essas propostas, possibilitam que os indivíduos desenvolvam conhecimentos e habilidades que o capacite a trabalhar em situações e/ou ambientes onde exija-se o trabalho em equipe, a resolução de problemas e interdisciplinaridade. Afinal, essas ferramentas se demonstram capazes de potencializar o ensino-aprendizagem do estudante como protagonista do seu conhecimento. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56973 10.34117/bjdv9n2-004 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56973 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n2-004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56973/41771 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 2 (2023); 6217-6228 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 2 (2023); 6217-6228 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 2 (2023); 6217-6228 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183711271026688 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv9n2-004 |