Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56973 |
Resumo: | As transformações na área de ensino estão em destaque nos últimos anos devido a aplicação de metodologias ativas, práticas pedagógicas e principalmente o uso tecnologias para o aprendizado. No cenário pandêmico, ocasionado pelo coronavírus SARS-CoV-2, a utilização das tecnologias digitais de comunicação e informação para o ensino remoto emergencial se tornaram uma solução para atividades virtuais de aprendizagem. Em vista disso, o presente trabalho propende apresentar a utilização das metodologias ativas no ensino remoto para os estudantes de Medicina Veterinária. O uso dessas estratégias pressupõe a formação de estudantes ativos, que sejam sujeitos protagonistas do processo de aprendizagem. Essas propostas, possibilitam que os indivíduos desenvolvam conhecimentos e habilidades que o capacite a trabalhar em situações e/ou ambientes onde exija-se o trabalho em equipe, a resolução de problemas e interdisciplinaridade. Afinal, essas ferramentas se demonstram capazes de potencializar o ensino-aprendizagem do estudante como protagonista do seu conhecimento. |
id |
VERACRUZ-0_c422505674a32ee92a027cac7d1f00ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56973 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária capacitação de docentesconstrução do conhecimentodiretrizes curriculares nacionaisensino-aprendizagemgraduação As transformações na área de ensino estão em destaque nos últimos anos devido a aplicação de metodologias ativas, práticas pedagógicas e principalmente o uso tecnologias para o aprendizado. No cenário pandêmico, ocasionado pelo coronavírus SARS-CoV-2, a utilização das tecnologias digitais de comunicação e informação para o ensino remoto emergencial se tornaram uma solução para atividades virtuais de aprendizagem. Em vista disso, o presente trabalho propende apresentar a utilização das metodologias ativas no ensino remoto para os estudantes de Medicina Veterinária. O uso dessas estratégias pressupõe a formação de estudantes ativos, que sejam sujeitos protagonistas do processo de aprendizagem. Essas propostas, possibilitam que os indivíduos desenvolvam conhecimentos e habilidades que o capacite a trabalhar em situações e/ou ambientes onde exija-se o trabalho em equipe, a resolução de problemas e interdisciplinaridade. Afinal, essas ferramentas se demonstram capazes de potencializar o ensino-aprendizagem do estudante como protagonista do seu conhecimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5697310.34117/bjdv9n2-004Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 2 (2023); 6217-6228Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 2 (2023); 6217-6228Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 2 (2023); 6217-62282525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56973/41771Ramella, Keli Daiane Cristina LibardiWilmsen, Mauricio OrlandoSilva, Camila BizarroMatos, Monica Regina deRorig, Maria CeciliaFukomoto, Nelson Massaruinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-01T10:58:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56973Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:14.248030Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária |
title |
Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária |
spellingShingle |
Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária Ramella, Keli Daiane Cristina Libardi capacitação de docentes construção do conhecimento diretrizes curriculares nacionais ensino-aprendizagem graduação |
title_short |
Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária |
title_full |
Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária |
title_fullStr |
Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária |
title_full_unstemmed |
Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária |
title_sort |
Uso de metodologias ativas no ensino da medicina veterinária |
author |
Ramella, Keli Daiane Cristina Libardi |
author_facet |
Ramella, Keli Daiane Cristina Libardi Wilmsen, Mauricio Orlando Silva, Camila Bizarro Matos, Monica Regina de Rorig, Maria Cecilia Fukomoto, Nelson Massaru |
author_role |
author |
author2 |
Wilmsen, Mauricio Orlando Silva, Camila Bizarro Matos, Monica Regina de Rorig, Maria Cecilia Fukomoto, Nelson Massaru |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramella, Keli Daiane Cristina Libardi Wilmsen, Mauricio Orlando Silva, Camila Bizarro Matos, Monica Regina de Rorig, Maria Cecilia Fukomoto, Nelson Massaru |
dc.subject.por.fl_str_mv |
capacitação de docentes construção do conhecimento diretrizes curriculares nacionais ensino-aprendizagem graduação |
topic |
capacitação de docentes construção do conhecimento diretrizes curriculares nacionais ensino-aprendizagem graduação |
description |
As transformações na área de ensino estão em destaque nos últimos anos devido a aplicação de metodologias ativas, práticas pedagógicas e principalmente o uso tecnologias para o aprendizado. No cenário pandêmico, ocasionado pelo coronavírus SARS-CoV-2, a utilização das tecnologias digitais de comunicação e informação para o ensino remoto emergencial se tornaram uma solução para atividades virtuais de aprendizagem. Em vista disso, o presente trabalho propende apresentar a utilização das metodologias ativas no ensino remoto para os estudantes de Medicina Veterinária. O uso dessas estratégias pressupõe a formação de estudantes ativos, que sejam sujeitos protagonistas do processo de aprendizagem. Essas propostas, possibilitam que os indivíduos desenvolvam conhecimentos e habilidades que o capacite a trabalhar em situações e/ou ambientes onde exija-se o trabalho em equipe, a resolução de problemas e interdisciplinaridade. Afinal, essas ferramentas se demonstram capazes de potencializar o ensino-aprendizagem do estudante como protagonista do seu conhecimento. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56973 10.34117/bjdv9n2-004 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56973 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n2-004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56973/41771 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 2 (2023); 6217-6228 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 2 (2023); 6217-6228 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 2 (2023); 6217-6228 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645627346649088 |