As atribuições e importância dos processos avaliativos no desempenho educacional dos jovens/ The assignments and importance of evaluation processes in youth educational performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria Jose Alves de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Albuquerque, Rosangela Nieto de, Silva, Reinaldo Manoel da, Silva, Severino Reis da, Andrade, Maria do Livramento Santos da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5209
Resumo: O presente artigo tem como foco principal a análise das atribuições e importância dos processos avaliativos no desempenho dos jovens na educação básica. Especificamente procurando compreender o estado da arte sobre atribuições e importância do processo avaliativo para em seguida abordar as diversas formas que se utiliza para avaliar o desempenho estudantil no decorrer do processo educativo e por fim analisar as concepções de avaliação contextualizadas pelos docentes na sua prática pedagógica. Defendendo a hipótese de que as formas como os processos avaliativos são incorporados e bem trabalhados pelo corpo docente numa instituição de ensino, contribui significativamente no desempenho acadêmico dos jovens uma vez que a mística da avaliação permeia suas mentes como instrumento de regulação por parte dos professores. Fundamentamos nossa pesquisa em Afonso (2014), Gasparin (2011), Luckesi (2012), Libâneo (2010), Freire (2011), Perrenould (2013), Macedo (2015), dentre outros que corroboram com a hipótese em questão. Ressaltamos que optamos pela pesquisa bibliográfica de caráter qualitativa uma vez que a mesma contributiva para todos os atores sociais envolvidos nos processos educativos. Dessa maneira esperamos que haja um entendimento comum de que os processos avaliativos devem ser incorporados no cotidiano dos educandos como forma de promover o seu desempenho acadêmico.
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