As atribuições e importância dos processos avaliativos no desempenho educacional dos jovens/ The assignments and importance of evaluation processes in youth educational performance
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5209 |
Resumo: | O presente artigo tem como foco principal a análise das atribuições e importância dos processos avaliativos no desempenho dos jovens na educação básica. Especificamente procurando compreender o estado da arte sobre atribuições e importância do processo avaliativo para em seguida abordar as diversas formas que se utiliza para avaliar o desempenho estudantil no decorrer do processo educativo e por fim analisar as concepções de avaliação contextualizadas pelos docentes na sua prática pedagógica. Defendendo a hipótese de que as formas como os processos avaliativos são incorporados e bem trabalhados pelo corpo docente numa instituição de ensino, contribui significativamente no desempenho acadêmico dos jovens uma vez que a mística da avaliação permeia suas mentes como instrumento de regulação por parte dos professores. Fundamentamos nossa pesquisa em Afonso (2014), Gasparin (2011), Luckesi (2012), Libâneo (2010), Freire (2011), Perrenould (2013), Macedo (2015), dentre outros que corroboram com a hipótese em questão. Ressaltamos que optamos pela pesquisa bibliográfica de caráter qualitativa uma vez que a mesma contributiva para todos os atores sociais envolvidos nos processos educativos. Dessa maneira esperamos que haja um entendimento comum de que os processos avaliativos devem ser incorporados no cotidiano dos educandos como forma de promover o seu desempenho acadêmico. |
id |
VERACRUZ-0_c427f02095858f16771f3ee0aa5615fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5209 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
As atribuições e importância dos processos avaliativos no desempenho educacional dos jovens/ The assignments and importance of evaluation processes in youth educational performanceAvaliaçãoDesempenho acadêmicoPrática pedagógicaO presente artigo tem como foco principal a análise das atribuições e importância dos processos avaliativos no desempenho dos jovens na educação básica. Especificamente procurando compreender o estado da arte sobre atribuições e importância do processo avaliativo para em seguida abordar as diversas formas que se utiliza para avaliar o desempenho estudantil no decorrer do processo educativo e por fim analisar as concepções de avaliação contextualizadas pelos docentes na sua prática pedagógica. Defendendo a hipótese de que as formas como os processos avaliativos são incorporados e bem trabalhados pelo corpo docente numa instituição de ensino, contribui significativamente no desempenho acadêmico dos jovens uma vez que a mística da avaliação permeia suas mentes como instrumento de regulação por parte dos professores. Fundamentamos nossa pesquisa em Afonso (2014), Gasparin (2011), Luckesi (2012), Libâneo (2010), Freire (2011), Perrenould (2013), Macedo (2015), dentre outros que corroboram com a hipótese em questão. Ressaltamos que optamos pela pesquisa bibliográfica de caráter qualitativa uma vez que a mesma contributiva para todos os atores sociais envolvidos nos processos educativos. Dessa maneira esperamos que haja um entendimento comum de que os processos avaliativos devem ser incorporados no cotidiano dos educandos como forma de promover o seu desempenho acadêmico.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/520910.34117/bjdv5n12-079Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 29186-29205Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 29186-29205Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 29186-292052525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5209/478910.34117/%Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Maria Jose Alves deAlbuquerque, Rosangela Nieto deSilva, Reinaldo Manoel daSilva, Severino Reis daAndrade, Maria do Livramento Santos da Silva2021-07-15T20:44:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5209Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:12.961896Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As atribuições e importância dos processos avaliativos no desempenho educacional dos jovens/ The assignments and importance of evaluation processes in youth educational performance |
title |
As atribuições e importância dos processos avaliativos no desempenho educacional dos jovens/ The assignments and importance of evaluation processes in youth educational performance |
spellingShingle |
As atribuições e importância dos processos avaliativos no desempenho educacional dos jovens/ The assignments and importance of evaluation processes in youth educational performance Souza, Maria Jose Alves de Avaliação Desempenho acadêmico Prática pedagógica |
title_short |
As atribuições e importância dos processos avaliativos no desempenho educacional dos jovens/ The assignments and importance of evaluation processes in youth educational performance |
title_full |
As atribuições e importância dos processos avaliativos no desempenho educacional dos jovens/ The assignments and importance of evaluation processes in youth educational performance |
title_fullStr |
As atribuições e importância dos processos avaliativos no desempenho educacional dos jovens/ The assignments and importance of evaluation processes in youth educational performance |
title_full_unstemmed |
As atribuições e importância dos processos avaliativos no desempenho educacional dos jovens/ The assignments and importance of evaluation processes in youth educational performance |
title_sort |
As atribuições e importância dos processos avaliativos no desempenho educacional dos jovens/ The assignments and importance of evaluation processes in youth educational performance |
author |
Souza, Maria Jose Alves de |
author_facet |
Souza, Maria Jose Alves de Albuquerque, Rosangela Nieto de Silva, Reinaldo Manoel da Silva, Severino Reis da Andrade, Maria do Livramento Santos da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque, Rosangela Nieto de Silva, Reinaldo Manoel da Silva, Severino Reis da Andrade, Maria do Livramento Santos da Silva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Maria Jose Alves de Albuquerque, Rosangela Nieto de Silva, Reinaldo Manoel da Silva, Severino Reis da Andrade, Maria do Livramento Santos da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Desempenho acadêmico Prática pedagógica |
topic |
Avaliação Desempenho acadêmico Prática pedagógica |
description |
O presente artigo tem como foco principal a análise das atribuições e importância dos processos avaliativos no desempenho dos jovens na educação básica. Especificamente procurando compreender o estado da arte sobre atribuições e importância do processo avaliativo para em seguida abordar as diversas formas que se utiliza para avaliar o desempenho estudantil no decorrer do processo educativo e por fim analisar as concepções de avaliação contextualizadas pelos docentes na sua prática pedagógica. Defendendo a hipótese de que as formas como os processos avaliativos são incorporados e bem trabalhados pelo corpo docente numa instituição de ensino, contribui significativamente no desempenho acadêmico dos jovens uma vez que a mística da avaliação permeia suas mentes como instrumento de regulação por parte dos professores. Fundamentamos nossa pesquisa em Afonso (2014), Gasparin (2011), Luckesi (2012), Libâneo (2010), Freire (2011), Perrenould (2013), Macedo (2015), dentre outros que corroboram com a hipótese em questão. Ressaltamos que optamos pela pesquisa bibliográfica de caráter qualitativa uma vez que a mesma contributiva para todos os atores sociais envolvidos nos processos educativos. Dessa maneira esperamos que haja um entendimento comum de que os processos avaliativos devem ser incorporados no cotidiano dos educandos como forma de promover o seu desempenho acadêmico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5209 10.34117/bjdv5n12-079 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5209 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n12-079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5209/4789 10.34117/% |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 29186-29205 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 29186-29205 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 29186-29205 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645432530665472 |