Relato de experiência estágio extra curricular – acadêmicos de enfermagem na UPA - Unidade de Pronto Atendimento em 2021: Report of experience extra curricular internship - nursing students in UPA - Unit of Emergency Care in 2021
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51172 |
Resumo: | Introdução O Sistema de Saúde, no Brasil, encontra-se estruturado em três níveis hierárquicos complementares de atenção à saúde − atenção básica,de média e alta complexidade. As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, com o intuito de integrar a atenção às urgências. A UPA e a prefeitura da cidade de Itabuna viabilizaram um estágio extracurricular para os acadêmicos de enfermagem, em vista da necessidade de ampliar a visibilidade e promover conhecimento e vivências de assistência de enfermagem ainda na academia. Objetivo: Pretende-se relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem nas atividades desenvolvidas no estágio extracurricular na Unidade de pronto atendimento. Métodos: O estágio ocorreu no período de novembro 2021 a março de 2022, com plantões de 12/24 horas semanais. Tendo como base o protocolo de acolhimento com avaliação e classificação de risco a predominância dos atendimentos não urgentes e de baixas complexidades. No período inicial do estágio, vivenciamos ainda a pandemia da COVID 19, onde a UPA era o local no município onde se faziam as consultas de pessoas que apresentavam sintomas gripais. Resultados: Durante as vivências, foram presenciados atendimentos a pacientes com Covid e h3n2, crises convulsivas e metabólicas, acidente vascular encefálico, paradas cardiorrespiratórias e outros. Como resultado, os acadêmicos perceberam a importância a qual os profissionais enfermeiros precisam estar capacitados para o atendimento de urgência, tema pouco abordado durante a formação acadêmica. Conclusão: Dessa forma, a vivência permitiu aos estudantes refletirem sobre a prática do acolhimento com classificação de risco e entender o papel do enfermeiro como agente transformador nesse processo. Ressalta-se ainda que o estágio no serviço, sob a forma de plantões foi bastante favorável e serviu para o melhor entendimento do conteúdo teórico estudado e para o treinamento prático, e evidenciou que a parceria de instituições como a UPA e instituições de ensino são necessárias para a formação do acadêmico em saúde. O estágio foi muito significativo no aprendizado dos educandos de enfermagem sobre a rede urgências e emergências. |
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