Relato de experiência estágio extra curricular – acadêmicos de enfermagem na UPA - Unidade de Pronto Atendimento em 2021: Report of experience extra curricular internship - nursing students in UPA - Unit of Emergency Care in 2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Renata dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bidu, Alec de Assunção, Azevedo, João Victor Cardoso, Almeida , Paloma Luiza Santos de, Abreu, Marcos Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51172
Resumo: Introdução  O Sistema  de  Saúde,  no  Brasil,  encontra-se  estruturado  em  três níveis hierárquicos complementares de atenção à saúde − atenção básica,de  média  e  alta  complexidade.  As  Unidades  de  Pronto  Atendimento (UPA) fazem  parte  da  Política Nacional  de  Urgência  e  Emergência,  lançada  pelo Ministério da Saúde em 2003, com o intuito de integrar a atenção às urgências. A UPA e a prefeitura da cidade de Itabuna viabilizaram um estágio extracurricular para os acadêmicos de enfermagem, em vista da necessidade de ampliar a visibilidade e promover conhecimento e vivências de assistência de enfermagem ainda na academia. Objetivo: Pretende-se relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem nas atividades desenvolvidas no estágio extracurricular na Unidade de pronto atendimento.  Métodos: O estágio ocorreu no período de novembro 2021 a março de 2022, com plantões de 12/24 horas semanais. Tendo como base o protocolo de acolhimento  com  avaliação  e  classificação  de  risco  a  predominância  dos atendimentos não urgentes e de baixas complexidades. No período inicial do estágio, vivenciamos ainda a pandemia da COVID 19, onde a UPA era o local no município onde se faziam as consultas de pessoas que apresentavam sintomas gripais. Resultados: Durante as vivências, foram presenciados atendimentos a pacientes com Covid e h3n2, crises convulsivas e metabólicas, acidente vascular encefálico, paradas cardiorrespiratórias e outros. Como resultado, os acadêmicos perceberam a importância a qual os profissionais enfermeiros precisam estar capacitados para o atendimento de urgência, tema pouco abordado durante a formação acadêmica. Conclusão: Dessa forma, a vivência permitiu aos estudantes refletirem sobre a prática do acolhimento com classificação de risco e entender o papel do enfermeiro como agente transformador nesse processo. Ressalta-se ainda que o estágio no serviço, sob a forma de plantões foi bastante favorável e serviu para o melhor entendimento do conteúdo teórico estudado e para o treinamento prático, e evidenciou que a parceria de instituições como a UPA e instituições de ensino são necessárias para a formação do acadêmico em saúde. O estágio foi muito significativo no aprendizado dos educandos de enfermagem sobre a rede urgências e emergências.
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