Importância do ensino de libras na educação superior / The importance of teaching libras in higher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobral, Gutierry Moraes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Júnior, Márcio Silva da Cruz, Oliveira, Tatiane Gomes da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27921
Resumo: Na contemporaneidade, é sabido que, legalmente, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), foi reconhecida como legítima e de uso importante para a comunidade surda pela Lei Federal nº 10.436, de 24/04/2002 e regulamentada pelo Decreto nº 5.626/05, que possibilitaram a ampliação de novas conquistas para as pessoas surdas, como a declaração de que alunos surdos devem ter intérprete, ensino de língua portuguesa e acesso à meios para aperfeiçoar os estudos, nas instituições federais, desde o ensino básico até o superior, além do fato de que o ensino de LIBRAS deve estar presente nos cursos de licenciatura no Brasil. Ademais, a Lei nº 13.146, instituída em 2015, é uma outra conquista, responsável pelos direitos de igualdade e liberdade das pessoas com deficiência. O objetivo desse texto é abordar a importância do ensino de LIBRAS na educação superior para ouvintes, mostrar as conquistas que já ocorreram no país para indivíduos surdos, além da importância da inclusão social. Para tanto, foi feita uma pesquisa utilizando os termos “surdez”, “LIBRAS” e “educação especial”, que possibilitou a obtenção de algumas bibliografias através das fontes de dados SciELO e Scholar Google. Nesse sentido é de suma importância discutir a respeito do que já está em vigência e do que ainda é falho no país, quando se trata de inclusão social dos surdos em relação à educação superior. Assim, é válido ressaltar que, mesmo havendo uma preocupação crescente no decorrer dos anos, e a adição da disciplina de LIBRAS em algumas matrizes curriculares de ensino superior pelo país, é possível perceber que para indivíduos que utilizam da oralidade por toda a vida é muito mais complexo para que esses aprendam e desenvolvam uma nova língua dependente da articulação e interpretação de configurações de mão. Em virtude do exposto, é possível compreender que a LIBRAS deve ser adicionada na matriz de todo curso de ensino superior, mas, é importante que essa disciplina também faça parte do ensino básico, para que cada indivíduo possa ter contato contínuo e aprenda a desenvolver a LIBRAS da melhor forma possível, contando sempre com profissionais de ensino capacitados, visando um futuro de maior inclusão social.
id VERACRUZ-0_c4ea6fefc8e789afb2fe5efee2b11365
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27921
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Importância do ensino de libras na educação superior / The importance of teaching libras in higher educationLIBRASeducação superiorinclusão social.Na contemporaneidade, é sabido que, legalmente, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), foi reconhecida como legítima e de uso importante para a comunidade surda pela Lei Federal nº 10.436, de 24/04/2002 e regulamentada pelo Decreto nº 5.626/05, que possibilitaram a ampliação de novas conquistas para as pessoas surdas, como a declaração de que alunos surdos devem ter intérprete, ensino de língua portuguesa e acesso à meios para aperfeiçoar os estudos, nas instituições federais, desde o ensino básico até o superior, além do fato de que o ensino de LIBRAS deve estar presente nos cursos de licenciatura no Brasil. Ademais, a Lei nº 13.146, instituída em 2015, é uma outra conquista, responsável pelos direitos de igualdade e liberdade das pessoas com deficiência. O objetivo desse texto é abordar a importância do ensino de LIBRAS na educação superior para ouvintes, mostrar as conquistas que já ocorreram no país para indivíduos surdos, além da importância da inclusão social. Para tanto, foi feita uma pesquisa utilizando os termos “surdez”, “LIBRAS” e “educação especial”, que possibilitou a obtenção de algumas bibliografias através das fontes de dados SciELO e Scholar Google. Nesse sentido é de suma importância discutir a respeito do que já está em vigência e do que ainda é falho no país, quando se trata de inclusão social dos surdos em relação à educação superior. Assim, é válido ressaltar que, mesmo havendo uma preocupação crescente no decorrer dos anos, e a adição da disciplina de LIBRAS em algumas matrizes curriculares de ensino superior pelo país, é possível perceber que para indivíduos que utilizam da oralidade por toda a vida é muito mais complexo para que esses aprendam e desenvolvam uma nova língua dependente da articulação e interpretação de configurações de mão. Em virtude do exposto, é possível compreender que a LIBRAS deve ser adicionada na matriz de todo curso de ensino superior, mas, é importante que essa disciplina também faça parte do ensino básico, para que cada indivíduo possa ter contato contínuo e aprenda a desenvolver a LIBRAS da melhor forma possível, contando sempre com profissionais de ensino capacitados, visando um futuro de maior inclusão social.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2792110.34117/bjdv7n4-225Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021)Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021)Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021)2525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27921/22100Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSobral, Gutierry MoraesJúnior, Márcio Silva da CruzOliveira, Tatiane Gomes da Silva2021-07-28T18:56:36Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27921Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:01.156943Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Importância do ensino de libras na educação superior / The importance of teaching libras in higher education
title Importância do ensino de libras na educação superior / The importance of teaching libras in higher education
spellingShingle Importância do ensino de libras na educação superior / The importance of teaching libras in higher education
Sobral, Gutierry Moraes
LIBRAS
educação superior
inclusão social.
title_short Importância do ensino de libras na educação superior / The importance of teaching libras in higher education
title_full Importância do ensino de libras na educação superior / The importance of teaching libras in higher education
title_fullStr Importância do ensino de libras na educação superior / The importance of teaching libras in higher education
title_full_unstemmed Importância do ensino de libras na educação superior / The importance of teaching libras in higher education
title_sort Importância do ensino de libras na educação superior / The importance of teaching libras in higher education
author Sobral, Gutierry Moraes
author_facet Sobral, Gutierry Moraes
Júnior, Márcio Silva da Cruz
Oliveira, Tatiane Gomes da Silva
author_role author
author2 Júnior, Márcio Silva da Cruz
Oliveira, Tatiane Gomes da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobral, Gutierry Moraes
Júnior, Márcio Silva da Cruz
Oliveira, Tatiane Gomes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv LIBRAS
educação superior
inclusão social.
topic LIBRAS
educação superior
inclusão social.
description Na contemporaneidade, é sabido que, legalmente, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), foi reconhecida como legítima e de uso importante para a comunidade surda pela Lei Federal nº 10.436, de 24/04/2002 e regulamentada pelo Decreto nº 5.626/05, que possibilitaram a ampliação de novas conquistas para as pessoas surdas, como a declaração de que alunos surdos devem ter intérprete, ensino de língua portuguesa e acesso à meios para aperfeiçoar os estudos, nas instituições federais, desde o ensino básico até o superior, além do fato de que o ensino de LIBRAS deve estar presente nos cursos de licenciatura no Brasil. Ademais, a Lei nº 13.146, instituída em 2015, é uma outra conquista, responsável pelos direitos de igualdade e liberdade das pessoas com deficiência. O objetivo desse texto é abordar a importância do ensino de LIBRAS na educação superior para ouvintes, mostrar as conquistas que já ocorreram no país para indivíduos surdos, além da importância da inclusão social. Para tanto, foi feita uma pesquisa utilizando os termos “surdez”, “LIBRAS” e “educação especial”, que possibilitou a obtenção de algumas bibliografias através das fontes de dados SciELO e Scholar Google. Nesse sentido é de suma importância discutir a respeito do que já está em vigência e do que ainda é falho no país, quando se trata de inclusão social dos surdos em relação à educação superior. Assim, é válido ressaltar que, mesmo havendo uma preocupação crescente no decorrer dos anos, e a adição da disciplina de LIBRAS em algumas matrizes curriculares de ensino superior pelo país, é possível perceber que para indivíduos que utilizam da oralidade por toda a vida é muito mais complexo para que esses aprendam e desenvolvam uma nova língua dependente da articulação e interpretação de configurações de mão. Em virtude do exposto, é possível compreender que a LIBRAS deve ser adicionada na matriz de todo curso de ensino superior, mas, é importante que essa disciplina também faça parte do ensino básico, para que cada indivíduo possa ter contato contínuo e aprenda a desenvolver a LIBRAS da melhor forma possível, contando sempre com profissionais de ensino capacitados, visando um futuro de maior inclusão social.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27921
10.34117/bjdv7n4-225
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27921
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n4-225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27921/22100
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021)
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021)
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021)
2525-8761
10.34117/bjd.v7i4
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645524480294912