Importância do ensino de libras na educação superior / The importance of teaching libras in higher education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27921 |
Resumo: | Na contemporaneidade, é sabido que, legalmente, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), foi reconhecida como legítima e de uso importante para a comunidade surda pela Lei Federal nº 10.436, de 24/04/2002 e regulamentada pelo Decreto nº 5.626/05, que possibilitaram a ampliação de novas conquistas para as pessoas surdas, como a declaração de que alunos surdos devem ter intérprete, ensino de língua portuguesa e acesso à meios para aperfeiçoar os estudos, nas instituições federais, desde o ensino básico até o superior, além do fato de que o ensino de LIBRAS deve estar presente nos cursos de licenciatura no Brasil. Ademais, a Lei nº 13.146, instituída em 2015, é uma outra conquista, responsável pelos direitos de igualdade e liberdade das pessoas com deficiência. O objetivo desse texto é abordar a importância do ensino de LIBRAS na educação superior para ouvintes, mostrar as conquistas que já ocorreram no país para indivíduos surdos, além da importância da inclusão social. Para tanto, foi feita uma pesquisa utilizando os termos “surdez”, “LIBRAS” e “educação especial”, que possibilitou a obtenção de algumas bibliografias através das fontes de dados SciELO e Scholar Google. Nesse sentido é de suma importância discutir a respeito do que já está em vigência e do que ainda é falho no país, quando se trata de inclusão social dos surdos em relação à educação superior. Assim, é válido ressaltar que, mesmo havendo uma preocupação crescente no decorrer dos anos, e a adição da disciplina de LIBRAS em algumas matrizes curriculares de ensino superior pelo país, é possível perceber que para indivíduos que utilizam da oralidade por toda a vida é muito mais complexo para que esses aprendam e desenvolvam uma nova língua dependente da articulação e interpretação de configurações de mão. Em virtude do exposto, é possível compreender que a LIBRAS deve ser adicionada na matriz de todo curso de ensino superior, mas, é importante que essa disciplina também faça parte do ensino básico, para que cada indivíduo possa ter contato contínuo e aprenda a desenvolver a LIBRAS da melhor forma possível, contando sempre com profissionais de ensino capacitados, visando um futuro de maior inclusão social. |
id |
VERACRUZ-0_c4ea6fefc8e789afb2fe5efee2b11365 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27921 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Importância do ensino de libras na educação superior / The importance of teaching libras in higher educationLIBRASeducação superiorinclusão social.Na contemporaneidade, é sabido que, legalmente, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), foi reconhecida como legítima e de uso importante para a comunidade surda pela Lei Federal nº 10.436, de 24/04/2002 e regulamentada pelo Decreto nº 5.626/05, que possibilitaram a ampliação de novas conquistas para as pessoas surdas, como a declaração de que alunos surdos devem ter intérprete, ensino de língua portuguesa e acesso à meios para aperfeiçoar os estudos, nas instituições federais, desde o ensino básico até o superior, além do fato de que o ensino de LIBRAS deve estar presente nos cursos de licenciatura no Brasil. Ademais, a Lei nº 13.146, instituída em 2015, é uma outra conquista, responsável pelos direitos de igualdade e liberdade das pessoas com deficiência. O objetivo desse texto é abordar a importância do ensino de LIBRAS na educação superior para ouvintes, mostrar as conquistas que já ocorreram no país para indivíduos surdos, além da importância da inclusão social. Para tanto, foi feita uma pesquisa utilizando os termos “surdez”, “LIBRAS” e “educação especial”, que possibilitou a obtenção de algumas bibliografias através das fontes de dados SciELO e Scholar Google. Nesse sentido é de suma importância discutir a respeito do que já está em vigência e do que ainda é falho no país, quando se trata de inclusão social dos surdos em relação à educação superior. Assim, é válido ressaltar que, mesmo havendo uma preocupação crescente no decorrer dos anos, e a adição da disciplina de LIBRAS em algumas matrizes curriculares de ensino superior pelo país, é possível perceber que para indivíduos que utilizam da oralidade por toda a vida é muito mais complexo para que esses aprendam e desenvolvam uma nova língua dependente da articulação e interpretação de configurações de mão. Em virtude do exposto, é possível compreender que a LIBRAS deve ser adicionada na matriz de todo curso de ensino superior, mas, é importante que essa disciplina também faça parte do ensino básico, para que cada indivíduo possa ter contato contínuo e aprenda a desenvolver a LIBRAS da melhor forma possível, contando sempre com profissionais de ensino capacitados, visando um futuro de maior inclusão social.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2792110.34117/bjdv7n4-225Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021)Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021)Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021)2525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27921/22100Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSobral, Gutierry MoraesJúnior, Márcio Silva da CruzOliveira, Tatiane Gomes da Silva2021-07-28T18:56:36Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27921Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:01.156943Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Importância do ensino de libras na educação superior / The importance of teaching libras in higher education |
title |
Importância do ensino de libras na educação superior / The importance of teaching libras in higher education |
spellingShingle |
Importância do ensino de libras na educação superior / The importance of teaching libras in higher education Sobral, Gutierry Moraes LIBRAS educação superior inclusão social. |
title_short |
Importância do ensino de libras na educação superior / The importance of teaching libras in higher education |
title_full |
Importância do ensino de libras na educação superior / The importance of teaching libras in higher education |
title_fullStr |
Importância do ensino de libras na educação superior / The importance of teaching libras in higher education |
title_full_unstemmed |
Importância do ensino de libras na educação superior / The importance of teaching libras in higher education |
title_sort |
Importância do ensino de libras na educação superior / The importance of teaching libras in higher education |
author |
Sobral, Gutierry Moraes |
author_facet |
Sobral, Gutierry Moraes Júnior, Márcio Silva da Cruz Oliveira, Tatiane Gomes da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Júnior, Márcio Silva da Cruz Oliveira, Tatiane Gomes da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobral, Gutierry Moraes Júnior, Márcio Silva da Cruz Oliveira, Tatiane Gomes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LIBRAS educação superior inclusão social. |
topic |
LIBRAS educação superior inclusão social. |
description |
Na contemporaneidade, é sabido que, legalmente, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), foi reconhecida como legítima e de uso importante para a comunidade surda pela Lei Federal nº 10.436, de 24/04/2002 e regulamentada pelo Decreto nº 5.626/05, que possibilitaram a ampliação de novas conquistas para as pessoas surdas, como a declaração de que alunos surdos devem ter intérprete, ensino de língua portuguesa e acesso à meios para aperfeiçoar os estudos, nas instituições federais, desde o ensino básico até o superior, além do fato de que o ensino de LIBRAS deve estar presente nos cursos de licenciatura no Brasil. Ademais, a Lei nº 13.146, instituída em 2015, é uma outra conquista, responsável pelos direitos de igualdade e liberdade das pessoas com deficiência. O objetivo desse texto é abordar a importância do ensino de LIBRAS na educação superior para ouvintes, mostrar as conquistas que já ocorreram no país para indivíduos surdos, além da importância da inclusão social. Para tanto, foi feita uma pesquisa utilizando os termos “surdez”, “LIBRAS” e “educação especial”, que possibilitou a obtenção de algumas bibliografias através das fontes de dados SciELO e Scholar Google. Nesse sentido é de suma importância discutir a respeito do que já está em vigência e do que ainda é falho no país, quando se trata de inclusão social dos surdos em relação à educação superior. Assim, é válido ressaltar que, mesmo havendo uma preocupação crescente no decorrer dos anos, e a adição da disciplina de LIBRAS em algumas matrizes curriculares de ensino superior pelo país, é possível perceber que para indivíduos que utilizam da oralidade por toda a vida é muito mais complexo para que esses aprendam e desenvolvam uma nova língua dependente da articulação e interpretação de configurações de mão. Em virtude do exposto, é possível compreender que a LIBRAS deve ser adicionada na matriz de todo curso de ensino superior, mas, é importante que essa disciplina também faça parte do ensino básico, para que cada indivíduo possa ter contato contínuo e aprenda a desenvolver a LIBRAS da melhor forma possível, contando sempre com profissionais de ensino capacitados, visando um futuro de maior inclusão social. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27921 10.34117/bjdv7n4-225 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27921 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n4-225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27921/22100 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021) Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021) Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021) 2525-8761 10.34117/bjd.v7i4 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645524480294912 |