Perspectiva de Kohlberg frente a formação moral de alunos da cidade de Fortaleza – O estudo de caso nos anos finais do fundamental / Kohlberg's perspective on the moral education of students in the city of Fortaleza - The case study in the final years of elementary school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Halisson Mota
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Antônio Jansen Fernandes da, Peixoto, Ronny Barroso, Nascimento, Romilla Menezes, Lima, Ana Carla Araújo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n4-357
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28211
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender o movimento da dimensão Ético-Moral no âmbito escolar, dialogando com Kohlberg, no contexto de uma escola municipal da cidade de Fortaleza. Partimos, para isso, com o estudo do desenvolvimento da moralidade, por meio dos dilemas morais, na perspectiva de Kohlberg (1992), onde buscamos identificar os níveis e estágio morais dos alunos nos anos finais do ensino fundamental. Utilizamos, metodologicamente, a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, aplicando o dilema moral de Heinz proposto por Kohlberg (1992), como ponto norteador para categorização do movimento moral dos alunos. A reflexão sobre esta temática implica uma articulação permanente com a dimensão pedagógica e axiológica da escola. E concluímos que a dimensão Ético-Moral se movimenta diante das diferentes experiências práticas que os sujeitos são submetidos e que o componente reflexivo é ponto fulcral para o amadurecimento social dos alunos.
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