Perspectiva de Kohlberg frente a formação moral de alunos da cidade de Fortaleza – O estudo de caso nos anos finais do fundamental / Kohlberg's perspective on the moral education of students in the city of Fortaleza - The case study in the final years of elementary school
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28211 |
Resumo: | Esta pesquisa buscou compreender o movimento da dimensão Ético-Moral no âmbito escolar, dialogando com Kohlberg, no contexto de uma escola municipal da cidade de Fortaleza. Partimos, para isso, com o estudo do desenvolvimento da moralidade, por meio dos dilemas morais, na perspectiva de Kohlberg (1992), onde buscamos identificar os níveis e estágio morais dos alunos nos anos finais do ensino fundamental. Utilizamos, metodologicamente, a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, aplicando o dilema moral de Heinz proposto por Kohlberg (1992), como ponto norteador para categorização do movimento moral dos alunos. A reflexão sobre esta temática implica uma articulação permanente com a dimensão pedagógica e axiológica da escola. E concluímos que a dimensão Ético-Moral se movimenta diante das diferentes experiências práticas que os sujeitos são submetidos e que o componente reflexivo é ponto fulcral para o amadurecimento social dos alunos. |
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Perspectiva de Kohlberg frente a formação moral de alunos da cidade de Fortaleza – O estudo de caso nos anos finais do fundamental / Kohlberg's perspective on the moral education of students in the city of Fortaleza - The case study in the final years of elementary schoolEscolaDilemas MoraisÉtica-Moral.Esta pesquisa buscou compreender o movimento da dimensão Ético-Moral no âmbito escolar, dialogando com Kohlberg, no contexto de uma escola municipal da cidade de Fortaleza. Partimos, para isso, com o estudo do desenvolvimento da moralidade, por meio dos dilemas morais, na perspectiva de Kohlberg (1992), onde buscamos identificar os níveis e estágio morais dos alunos nos anos finais do ensino fundamental. Utilizamos, metodologicamente, a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, aplicando o dilema moral de Heinz proposto por Kohlberg (1992), como ponto norteador para categorização do movimento moral dos alunos. A reflexão sobre esta temática implica uma articulação permanente com a dimensão pedagógica e axiológica da escola. E concluímos que a dimensão Ético-Moral se movimenta diante das diferentes experiências práticas que os sujeitos são submetidos e que o componente reflexivo é ponto fulcral para o amadurecimento social dos alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2821110.34117/bjdv7n4-357Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 38568-38580Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 38568-38580Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 38568-385802525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28211/22343Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Halisson MotaSilva, Antônio Jansen Fernandes daPeixoto, Ronny BarrosoNascimento, Romilla MenezesLima, Ana Carla Araújo de2021-07-28T18:56:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28211Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:09.219018Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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Esta pesquisa buscou compreender o movimento da dimensão Ético-Moral no âmbito escolar, dialogando com Kohlberg, no contexto de uma escola municipal da cidade de Fortaleza. Partimos, para isso, com o estudo do desenvolvimento da moralidade, por meio dos dilemas morais, na perspectiva de Kohlberg (1992), onde buscamos identificar os níveis e estágio morais dos alunos nos anos finais do ensino fundamental. Utilizamos, metodologicamente, a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, aplicando o dilema moral de Heinz proposto por Kohlberg (1992), como ponto norteador para categorização do movimento moral dos alunos. A reflexão sobre esta temática implica uma articulação permanente com a dimensão pedagógica e axiológica da escola. E concluímos que a dimensão Ético-Moral se movimenta diante das diferentes experiências práticas que os sujeitos são submetidos e que o componente reflexivo é ponto fulcral para o amadurecimento social dos alunos. |
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