Produção de vídeos como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional / Video production as an auxiliary tool of the teaching-learning process in professional education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Antonia Alaís da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves, Marly dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16971
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de um projeto aplicado na Escola Estadual de Educação Profissional - EEEP Flávio Gomes Granjeiro, localizada na cidade de Paraipaba/Ce. A escola oferta atualmente o ensino médio integrado à educação profissional (EP). Por se tratar de uma escola de EP, além dos conteúdos inerentes ao ensino médio, os conhecimentos técnicos fazem parte do currículo da escola. O projeto surgiu da necessidade de levar os alunos a uma avaliação crítica de sua postura profissional, já que breve estariam inseridos no mundo do trabalho. A sociedade do conhecimento precisa de diversidade nos sistemas de educação que atenda diferentes tipos de alunos, assim, a aplicação de TIC apresenta uma oportunidade para ensinar e aprender com um imenso potencial em aumentar a qualidade e o sucesso.  O trabalho teve como objetivo analisar a produção de vídeo como uma estratégia do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do 3º ano do ensino médio integrado do curso técnico em Agroindústria. O método utilizado foi dividir a turma em equipes de 3 a 4 componentes. Cada equipe produziu um vídeo amador com câmeras digitais, filmadoras ou celulares com duração mínima de 3 minutos e máxima de 10 minutos, referente a conteúdos abordados no curso técnico em agroindústria. Os alunos tiveram que criar situações de aprendizagem - entrevista, documentário, encenação ou demonstração. A fundamentação do trabalho contou com a contribuição de autores especialistas na área do projeto, entre eles estão: Cinelli (2003), Ribeiro e Carvalho (2012), Moraes e Tores (2004), Marinovic (2012) e outros. Observou-se que os vídeos produzidos pelos alunos revelaram criatividade e dinamismo. Relatos comprovam que os mesmos, se sentiram mais motivados e interessados com a produção e utilização dos vídeos durante as aulas, além disso, consideraram o método facilitador da aprendizagem.  Conclui-se que o método utilizado como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem permitiu que os participantes realizassem uma avaliação crítica sobre a utilização do conhecimento aliado ao uso de tecnologia, além de colaborar para construção eficaz do conhecimento e aprendizagem significativa na educação profissional.
id VERACRUZ-0_c5cff5b0696f2ffea0aec1d295c02be9
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16971
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Produção de vídeos como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional / Video production as an auxiliary tool of the teaching-learning process in professional educationTICEnsino AprendizagemEducação ProfissionalProdução de vídeo.O presente trabalho apresenta os resultados de um projeto aplicado na Escola Estadual de Educação Profissional - EEEP Flávio Gomes Granjeiro, localizada na cidade de Paraipaba/Ce. A escola oferta atualmente o ensino médio integrado à educação profissional (EP). Por se tratar de uma escola de EP, além dos conteúdos inerentes ao ensino médio, os conhecimentos técnicos fazem parte do currículo da escola. O projeto surgiu da necessidade de levar os alunos a uma avaliação crítica de sua postura profissional, já que breve estariam inseridos no mundo do trabalho. A sociedade do conhecimento precisa de diversidade nos sistemas de educação que atenda diferentes tipos de alunos, assim, a aplicação de TIC apresenta uma oportunidade para ensinar e aprender com um imenso potencial em aumentar a qualidade e o sucesso.  O trabalho teve como objetivo analisar a produção de vídeo como uma estratégia do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do 3º ano do ensino médio integrado do curso técnico em Agroindústria. O método utilizado foi dividir a turma em equipes de 3 a 4 componentes. Cada equipe produziu um vídeo amador com câmeras digitais, filmadoras ou celulares com duração mínima de 3 minutos e máxima de 10 minutos, referente a conteúdos abordados no curso técnico em agroindústria. Os alunos tiveram que criar situações de aprendizagem - entrevista, documentário, encenação ou demonstração. A fundamentação do trabalho contou com a contribuição de autores especialistas na área do projeto, entre eles estão: Cinelli (2003), Ribeiro e Carvalho (2012), Moraes e Tores (2004), Marinovic (2012) e outros. Observou-se que os vídeos produzidos pelos alunos revelaram criatividade e dinamismo. Relatos comprovam que os mesmos, se sentiram mais motivados e interessados com a produção e utilização dos vídeos durante as aulas, além disso, consideraram o método facilitador da aprendizagem.  Conclui-se que o método utilizado como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem permitiu que os participantes realizassem uma avaliação crítica sobre a utilização do conhecimento aliado ao uso de tecnologia, além de colaborar para construção eficaz do conhecimento e aprendizagem significativa na educação profissional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1697110.34117/bjdv6n9-460Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 70155-70169Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 70155-70169Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 70155-701692525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16971/13809Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Antonia Alaís da SilvaAlves, Marly dos Santos2020-10-14T16:32:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16971Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:50.401005Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de vídeos como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional / Video production as an auxiliary tool of the teaching-learning process in professional education
title Produção de vídeos como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional / Video production as an auxiliary tool of the teaching-learning process in professional education
spellingShingle Produção de vídeos como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional / Video production as an auxiliary tool of the teaching-learning process in professional education
Correia, Antonia Alaís da Silva
TIC
Ensino Aprendizagem
Educação Profissional
Produção de vídeo.
title_short Produção de vídeos como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional / Video production as an auxiliary tool of the teaching-learning process in professional education
title_full Produção de vídeos como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional / Video production as an auxiliary tool of the teaching-learning process in professional education
title_fullStr Produção de vídeos como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional / Video production as an auxiliary tool of the teaching-learning process in professional education
title_full_unstemmed Produção de vídeos como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional / Video production as an auxiliary tool of the teaching-learning process in professional education
title_sort Produção de vídeos como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional / Video production as an auxiliary tool of the teaching-learning process in professional education
author Correia, Antonia Alaís da Silva
author_facet Correia, Antonia Alaís da Silva
Alves, Marly dos Santos
author_role author
author2 Alves, Marly dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Antonia Alaís da Silva
Alves, Marly dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
Ensino Aprendizagem
Educação Profissional
Produção de vídeo.
topic TIC
Ensino Aprendizagem
Educação Profissional
Produção de vídeo.
description O presente trabalho apresenta os resultados de um projeto aplicado na Escola Estadual de Educação Profissional - EEEP Flávio Gomes Granjeiro, localizada na cidade de Paraipaba/Ce. A escola oferta atualmente o ensino médio integrado à educação profissional (EP). Por se tratar de uma escola de EP, além dos conteúdos inerentes ao ensino médio, os conhecimentos técnicos fazem parte do currículo da escola. O projeto surgiu da necessidade de levar os alunos a uma avaliação crítica de sua postura profissional, já que breve estariam inseridos no mundo do trabalho. A sociedade do conhecimento precisa de diversidade nos sistemas de educação que atenda diferentes tipos de alunos, assim, a aplicação de TIC apresenta uma oportunidade para ensinar e aprender com um imenso potencial em aumentar a qualidade e o sucesso.  O trabalho teve como objetivo analisar a produção de vídeo como uma estratégia do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do 3º ano do ensino médio integrado do curso técnico em Agroindústria. O método utilizado foi dividir a turma em equipes de 3 a 4 componentes. Cada equipe produziu um vídeo amador com câmeras digitais, filmadoras ou celulares com duração mínima de 3 minutos e máxima de 10 minutos, referente a conteúdos abordados no curso técnico em agroindústria. Os alunos tiveram que criar situações de aprendizagem - entrevista, documentário, encenação ou demonstração. A fundamentação do trabalho contou com a contribuição de autores especialistas na área do projeto, entre eles estão: Cinelli (2003), Ribeiro e Carvalho (2012), Moraes e Tores (2004), Marinovic (2012) e outros. Observou-se que os vídeos produzidos pelos alunos revelaram criatividade e dinamismo. Relatos comprovam que os mesmos, se sentiram mais motivados e interessados com a produção e utilização dos vídeos durante as aulas, além disso, consideraram o método facilitador da aprendizagem.  Conclui-se que o método utilizado como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem permitiu que os participantes realizassem uma avaliação crítica sobre a utilização do conhecimento aliado ao uso de tecnologia, além de colaborar para construção eficaz do conhecimento e aprendizagem significativa na educação profissional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16971
10.34117/bjdv6n9-460
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16971
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n9-460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16971/13809
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 70155-70169
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 70155-70169
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 70155-70169
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i9
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645479658913792