Produção de vídeos como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional / Video production as an auxiliary tool of the teaching-learning process in professional education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16971 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta os resultados de um projeto aplicado na Escola Estadual de Educação Profissional - EEEP Flávio Gomes Granjeiro, localizada na cidade de Paraipaba/Ce. A escola oferta atualmente o ensino médio integrado à educação profissional (EP). Por se tratar de uma escola de EP, além dos conteúdos inerentes ao ensino médio, os conhecimentos técnicos fazem parte do currículo da escola. O projeto surgiu da necessidade de levar os alunos a uma avaliação crítica de sua postura profissional, já que breve estariam inseridos no mundo do trabalho. A sociedade do conhecimento precisa de diversidade nos sistemas de educação que atenda diferentes tipos de alunos, assim, a aplicação de TIC apresenta uma oportunidade para ensinar e aprender com um imenso potencial em aumentar a qualidade e o sucesso. O trabalho teve como objetivo analisar a produção de vídeo como uma estratégia do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do 3º ano do ensino médio integrado do curso técnico em Agroindústria. O método utilizado foi dividir a turma em equipes de 3 a 4 componentes. Cada equipe produziu um vídeo amador com câmeras digitais, filmadoras ou celulares com duração mínima de 3 minutos e máxima de 10 minutos, referente a conteúdos abordados no curso técnico em agroindústria. Os alunos tiveram que criar situações de aprendizagem - entrevista, documentário, encenação ou demonstração. A fundamentação do trabalho contou com a contribuição de autores especialistas na área do projeto, entre eles estão: Cinelli (2003), Ribeiro e Carvalho (2012), Moraes e Tores (2004), Marinovic (2012) e outros. Observou-se que os vídeos produzidos pelos alunos revelaram criatividade e dinamismo. Relatos comprovam que os mesmos, se sentiram mais motivados e interessados com a produção e utilização dos vídeos durante as aulas, além disso, consideraram o método facilitador da aprendizagem. Conclui-se que o método utilizado como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem permitiu que os participantes realizassem uma avaliação crítica sobre a utilização do conhecimento aliado ao uso de tecnologia, além de colaborar para construção eficaz do conhecimento e aprendizagem significativa na educação profissional. |
id |
VERACRUZ-0_c5cff5b0696f2ffea0aec1d295c02be9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16971 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção de vídeos como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional / Video production as an auxiliary tool of the teaching-learning process in professional educationTICEnsino AprendizagemEducação ProfissionalProdução de vídeo.O presente trabalho apresenta os resultados de um projeto aplicado na Escola Estadual de Educação Profissional - EEEP Flávio Gomes Granjeiro, localizada na cidade de Paraipaba/Ce. A escola oferta atualmente o ensino médio integrado à educação profissional (EP). Por se tratar de uma escola de EP, além dos conteúdos inerentes ao ensino médio, os conhecimentos técnicos fazem parte do currículo da escola. O projeto surgiu da necessidade de levar os alunos a uma avaliação crítica de sua postura profissional, já que breve estariam inseridos no mundo do trabalho. A sociedade do conhecimento precisa de diversidade nos sistemas de educação que atenda diferentes tipos de alunos, assim, a aplicação de TIC apresenta uma oportunidade para ensinar e aprender com um imenso potencial em aumentar a qualidade e o sucesso. O trabalho teve como objetivo analisar a produção de vídeo como uma estratégia do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do 3º ano do ensino médio integrado do curso técnico em Agroindústria. O método utilizado foi dividir a turma em equipes de 3 a 4 componentes. Cada equipe produziu um vídeo amador com câmeras digitais, filmadoras ou celulares com duração mínima de 3 minutos e máxima de 10 minutos, referente a conteúdos abordados no curso técnico em agroindústria. Os alunos tiveram que criar situações de aprendizagem - entrevista, documentário, encenação ou demonstração. A fundamentação do trabalho contou com a contribuição de autores especialistas na área do projeto, entre eles estão: Cinelli (2003), Ribeiro e Carvalho (2012), Moraes e Tores (2004), Marinovic (2012) e outros. Observou-se que os vídeos produzidos pelos alunos revelaram criatividade e dinamismo. Relatos comprovam que os mesmos, se sentiram mais motivados e interessados com a produção e utilização dos vídeos durante as aulas, além disso, consideraram o método facilitador da aprendizagem. Conclui-se que o método utilizado como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem permitiu que os participantes realizassem uma avaliação crítica sobre a utilização do conhecimento aliado ao uso de tecnologia, além de colaborar para construção eficaz do conhecimento e aprendizagem significativa na educação profissional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1697110.34117/bjdv6n9-460Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 70155-70169Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 70155-70169Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 70155-701692525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16971/13809Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Antonia Alaís da SilvaAlves, Marly dos Santos2020-10-14T16:32:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16971Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:50.401005Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção de vídeos como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional / Video production as an auxiliary tool of the teaching-learning process in professional education |
title |
Produção de vídeos como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional / Video production as an auxiliary tool of the teaching-learning process in professional education |
spellingShingle |
Produção de vídeos como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional / Video production as an auxiliary tool of the teaching-learning process in professional education Correia, Antonia Alaís da Silva TIC Ensino Aprendizagem Educação Profissional Produção de vídeo. |
title_short |
Produção de vídeos como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional / Video production as an auxiliary tool of the teaching-learning process in professional education |
title_full |
Produção de vídeos como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional / Video production as an auxiliary tool of the teaching-learning process in professional education |
title_fullStr |
Produção de vídeos como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional / Video production as an auxiliary tool of the teaching-learning process in professional education |
title_full_unstemmed |
Produção de vídeos como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional / Video production as an auxiliary tool of the teaching-learning process in professional education |
title_sort |
Produção de vídeos como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional / Video production as an auxiliary tool of the teaching-learning process in professional education |
author |
Correia, Antonia Alaís da Silva |
author_facet |
Correia, Antonia Alaís da Silva Alves, Marly dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Marly dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Antonia Alaís da Silva Alves, Marly dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TIC Ensino Aprendizagem Educação Profissional Produção de vídeo. |
topic |
TIC Ensino Aprendizagem Educação Profissional Produção de vídeo. |
description |
O presente trabalho apresenta os resultados de um projeto aplicado na Escola Estadual de Educação Profissional - EEEP Flávio Gomes Granjeiro, localizada na cidade de Paraipaba/Ce. A escola oferta atualmente o ensino médio integrado à educação profissional (EP). Por se tratar de uma escola de EP, além dos conteúdos inerentes ao ensino médio, os conhecimentos técnicos fazem parte do currículo da escola. O projeto surgiu da necessidade de levar os alunos a uma avaliação crítica de sua postura profissional, já que breve estariam inseridos no mundo do trabalho. A sociedade do conhecimento precisa de diversidade nos sistemas de educação que atenda diferentes tipos de alunos, assim, a aplicação de TIC apresenta uma oportunidade para ensinar e aprender com um imenso potencial em aumentar a qualidade e o sucesso. O trabalho teve como objetivo analisar a produção de vídeo como uma estratégia do processo de ensino-aprendizagem na educação profissional. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do 3º ano do ensino médio integrado do curso técnico em Agroindústria. O método utilizado foi dividir a turma em equipes de 3 a 4 componentes. Cada equipe produziu um vídeo amador com câmeras digitais, filmadoras ou celulares com duração mínima de 3 minutos e máxima de 10 minutos, referente a conteúdos abordados no curso técnico em agroindústria. Os alunos tiveram que criar situações de aprendizagem - entrevista, documentário, encenação ou demonstração. A fundamentação do trabalho contou com a contribuição de autores especialistas na área do projeto, entre eles estão: Cinelli (2003), Ribeiro e Carvalho (2012), Moraes e Tores (2004), Marinovic (2012) e outros. Observou-se que os vídeos produzidos pelos alunos revelaram criatividade e dinamismo. Relatos comprovam que os mesmos, se sentiram mais motivados e interessados com a produção e utilização dos vídeos durante as aulas, além disso, consideraram o método facilitador da aprendizagem. Conclui-se que o método utilizado como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem permitiu que os participantes realizassem uma avaliação crítica sobre a utilização do conhecimento aliado ao uso de tecnologia, além de colaborar para construção eficaz do conhecimento e aprendizagem significativa na educação profissional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16971 10.34117/bjdv6n9-460 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16971 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n9-460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16971/13809 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 70155-70169 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 70155-70169 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 70155-70169 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i9 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645479658913792 |