Gestão Ambiental de Resíduos Químicos e Copos Plásticos em uma Instituição de Ensino/ Environmental Management of Chemical Residues and Plastic Cups in a Teaching Institution

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Kamilla Carvalho
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima, Angela Maria Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv5n11-218
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4707
Resumo: Em uma Instituição de Ensino há geração de grande quantidade de resíduos químicos decorrente de aulas do ensino profissionalizante; e de resíduos de copos plásticos descartáveis, que devido à sua praticidade são utilizados no ambiente acadêmico. O objetivo deste trabalho foi propor uma gestão adequada desses resíduos, pois é fundamental que tanto seu gerenciamento quanto destinação final sejam feitos corretamente. A metodologia consistiu em uma revisão bibliográfica e coleta de dados em lugares específicos da instituição, conhecendo os geradores de resíduos químicos, assim como a quantidade de copos descartáveis comprada, junto aos gastos anuais destinados a isso. Assim, foram identificados pontos dentro da Instituição que necessitam de acompanhamento em relação aos resíduos. Através desse monitoramento, identificou-se um setor descartando resíduo químico inadequadamente. Como a Instituição tem um contrato com uma empresa terceirizada que realiza o tratamento de resíduos dos laboratórios de química, é necessária uma ação institucional para integrar e enviar todos os resíduos do instituto a essa mesma empresa. No caso dos copos descartáveis, foi identificado uma grande quantidade desse resíduo gerada todos os anos. Portanto, buscou-se alternativas que possam substituir os descartáveis, como copos reutilizáveis, e foi realizada uma análise econômica para provar a viabilidade desta troca. Concluiu-se que, economicamente, a distribuição de um copo de aço Inox a todos os técnicos e professores, a longo prazo, pode ser uma alternativa viável aos descartáveis. No caso do refeitório dos estudantes, a melhor opção foi a substituição por canecas de plástico.
id VERACRUZ-0_c6780f23d72283f68af117916e28cf14
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4707
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Gestão Ambiental de Resíduos Químicos e Copos Plásticos em uma Instituição de Ensino/ Environmental Management of Chemical Residues and Plastic Cups in a Teaching InstitutionResíduosquímicoscopos plásticosgestão.Em uma Instituição de Ensino há geração de grande quantidade de resíduos químicos decorrente de aulas do ensino profissionalizante; e de resíduos de copos plásticos descartáveis, que devido à sua praticidade são utilizados no ambiente acadêmico. O objetivo deste trabalho foi propor uma gestão adequada desses resíduos, pois é fundamental que tanto seu gerenciamento quanto destinação final sejam feitos corretamente. A metodologia consistiu em uma revisão bibliográfica e coleta de dados em lugares específicos da instituição, conhecendo os geradores de resíduos químicos, assim como a quantidade de copos descartáveis comprada, junto aos gastos anuais destinados a isso. Assim, foram identificados pontos dentro da Instituição que necessitam de acompanhamento em relação aos resíduos. Através desse monitoramento, identificou-se um setor descartando resíduo químico inadequadamente. Como a Instituição tem um contrato com uma empresa terceirizada que realiza o tratamento de resíduos dos laboratórios de química, é necessária uma ação institucional para integrar e enviar todos os resíduos do instituto a essa mesma empresa. No caso dos copos descartáveis, foi identificado uma grande quantidade desse resíduo gerada todos os anos. Portanto, buscou-se alternativas que possam substituir os descartáveis, como copos reutilizáveis, e foi realizada uma análise econômica para provar a viabilidade desta troca. Concluiu-se que, economicamente, a distribuição de um copo de aço Inox a todos os técnicos e professores, a longo prazo, pode ser uma alternativa viável aos descartáveis. No caso do refeitório dos estudantes, a melhor opção foi a substituição por canecas de plástico.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/470710.34117/bjdv5n11-218Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 25584-25596Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 25584-25596Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 25584-255962525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4707/4347Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Kamilla CarvalhoLima, Angela Maria Ferreira2021-02-15T12:36:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4707Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:56.817005Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão Ambiental de Resíduos Químicos e Copos Plásticos em uma Instituição de Ensino/ Environmental Management of Chemical Residues and Plastic Cups in a Teaching Institution
title Gestão Ambiental de Resíduos Químicos e Copos Plásticos em uma Instituição de Ensino/ Environmental Management of Chemical Residues and Plastic Cups in a Teaching Institution
spellingShingle Gestão Ambiental de Resíduos Químicos e Copos Plásticos em uma Instituição de Ensino/ Environmental Management of Chemical Residues and Plastic Cups in a Teaching Institution
Gestão Ambiental de Resíduos Químicos e Copos Plásticos em uma Instituição de Ensino/ Environmental Management of Chemical Residues and Plastic Cups in a Teaching Institution
Santos, Kamilla Carvalho
Resíduos
químicos
copos plásticos
gestão.
Santos, Kamilla Carvalho
Resíduos
químicos
copos plásticos
gestão.
title_short Gestão Ambiental de Resíduos Químicos e Copos Plásticos em uma Instituição de Ensino/ Environmental Management of Chemical Residues and Plastic Cups in a Teaching Institution
title_full Gestão Ambiental de Resíduos Químicos e Copos Plásticos em uma Instituição de Ensino/ Environmental Management of Chemical Residues and Plastic Cups in a Teaching Institution
title_fullStr Gestão Ambiental de Resíduos Químicos e Copos Plásticos em uma Instituição de Ensino/ Environmental Management of Chemical Residues and Plastic Cups in a Teaching Institution
Gestão Ambiental de Resíduos Químicos e Copos Plásticos em uma Instituição de Ensino/ Environmental Management of Chemical Residues and Plastic Cups in a Teaching Institution
title_full_unstemmed Gestão Ambiental de Resíduos Químicos e Copos Plásticos em uma Instituição de Ensino/ Environmental Management of Chemical Residues and Plastic Cups in a Teaching Institution
Gestão Ambiental de Resíduos Químicos e Copos Plásticos em uma Instituição de Ensino/ Environmental Management of Chemical Residues and Plastic Cups in a Teaching Institution
title_sort Gestão Ambiental de Resíduos Químicos e Copos Plásticos em uma Instituição de Ensino/ Environmental Management of Chemical Residues and Plastic Cups in a Teaching Institution
author Santos, Kamilla Carvalho
author_facet Santos, Kamilla Carvalho
Santos, Kamilla Carvalho
Lima, Angela Maria Ferreira
Lima, Angela Maria Ferreira
author_role author
author2 Lima, Angela Maria Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Kamilla Carvalho
Lima, Angela Maria Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Resíduos
químicos
copos plásticos
gestão.
topic Resíduos
químicos
copos plásticos
gestão.
description Em uma Instituição de Ensino há geração de grande quantidade de resíduos químicos decorrente de aulas do ensino profissionalizante; e de resíduos de copos plásticos descartáveis, que devido à sua praticidade são utilizados no ambiente acadêmico. O objetivo deste trabalho foi propor uma gestão adequada desses resíduos, pois é fundamental que tanto seu gerenciamento quanto destinação final sejam feitos corretamente. A metodologia consistiu em uma revisão bibliográfica e coleta de dados em lugares específicos da instituição, conhecendo os geradores de resíduos químicos, assim como a quantidade de copos descartáveis comprada, junto aos gastos anuais destinados a isso. Assim, foram identificados pontos dentro da Instituição que necessitam de acompanhamento em relação aos resíduos. Através desse monitoramento, identificou-se um setor descartando resíduo químico inadequadamente. Como a Instituição tem um contrato com uma empresa terceirizada que realiza o tratamento de resíduos dos laboratórios de química, é necessária uma ação institucional para integrar e enviar todos os resíduos do instituto a essa mesma empresa. No caso dos copos descartáveis, foi identificado uma grande quantidade desse resíduo gerada todos os anos. Portanto, buscou-se alternativas que possam substituir os descartáveis, como copos reutilizáveis, e foi realizada uma análise econômica para provar a viabilidade desta troca. Concluiu-se que, economicamente, a distribuição de um copo de aço Inox a todos os técnicos e professores, a longo prazo, pode ser uma alternativa viável aos descartáveis. No caso do refeitório dos estudantes, a melhor opção foi a substituição por canecas de plástico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4707
10.34117/bjdv5n11-218
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4707
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n11-218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4707/4347
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 25584-25596
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 25584-25596
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 25584-25596
2525-8761
10.34117/bjdv.v5i11
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183797710389248
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv5n11-218