Suicidalidade, Educação Sexual e possíveis Transtornos Mentais em discurso na série “13 Reasons Why” / Suicidality, Sex Education and possible Mental Disorders in a speech in the series “13 Reasons Why”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrino, Adauto Luiz
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Giroto, Claudia Regina Mosca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8252
Resumo: Em diferentes instâncias “13 Reasons Why” desdobra em diálogos de extrema importância, principalmente na Educação Sexual do sujeito adolescente. Este estudo dispõe o questionamento em como a série demonstra o abuso sexual, visualizando de forma indireta uma possível omissão escolar, bem como os transtornos ocasionados por tal ato e o distanciamento da abordagem pedagógica da escola em relação à Educação Sexual. O presente artigo traz como objetivo um estudo que busca analisar qual o olhar referente ao abuso sexual e possíveis transtornos no enredo escolar por meio de imagens e diálogos demonstramos na série, bem como a omissão escolar frente à abordagem pedagógica  referente à Educação Sexual. Os procedimentos metodológicos dispostos neste artigo desdobram-se em pesquisas bibliográficas, como interposição do olhar crítico. Assim, transmite-se coerência na utilização de pesquisa documental fundamentada na análise do discurso perante a série, bem como o olhar transversal na busca dos contextos que dialogam sobre o abuso sexual, educação e omissão escolar em relação ao movimento da Educação Sexual no campus escolar. Para tal, neste estudo despertamos como respaldo teórico, a leitura de textos ricos na temática, o discurso da trama, assim como reforços teóricos fundamentados em pilares da Educação Sexual e princípios da saúde mental. Com o entrelaçamento perante os comportamentos e pensamentos, unificando estes em possíveis transtornos apresentados no decorrer da série com algumas categorizações primordiais de acordo com o DSM-5 (2014), usufruindo de seus diagnósticos para com um olhar perante as condições comportamentais da adolescente Hannah. Destarte, torna-se notório o trauma existencial pela vítima do abuso sexual, bem como as correntes impulsionadas por diversos personagens sobre a temática sexualidade, desmontam de forma clara a desorientação e omissão escolar diante o assunto, tal como a ausência de conhecimento e diálogo sobre a Educação Sexual neste campus escolar. Nestes movimentos, a escola muitas vezes se mostra de forma invisível, não havendo nenhuma prática pedagógica que ofertasse uma orientação e/ou acolhimento que pudesse abrigar os sujeitos em conflito perante esta problematização. Desta forma, muitos destes acontecimentos ocorrem no campus escolar, correlacionando que o mesmo se demonstra de forma muito omissa e distante, não próximo de princípios que regem uma boa condução da Educação Sexual.
id VERACRUZ-0_c939c2d3c9c018f7b6b75cdd0696e91c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8252
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Suicidalidade, Educação Sexual e possíveis Transtornos Mentais em discurso na série “13 Reasons Why” / Suicidality, Sex Education and possible Mental Disorders in a speech in the series “13 Reasons Why”Educação Sexual. 13 Reasons Why. SuicidalidadeTranstornos MentaisEm diferentes instâncias “13 Reasons Why” desdobra em diálogos de extrema importância, principalmente na Educação Sexual do sujeito adolescente. Este estudo dispõe o questionamento em como a série demonstra o abuso sexual, visualizando de forma indireta uma possível omissão escolar, bem como os transtornos ocasionados por tal ato e o distanciamento da abordagem pedagógica da escola em relação à Educação Sexual. O presente artigo traz como objetivo um estudo que busca analisar qual o olhar referente ao abuso sexual e possíveis transtornos no enredo escolar por meio de imagens e diálogos demonstramos na série, bem como a omissão escolar frente à abordagem pedagógica  referente à Educação Sexual. Os procedimentos metodológicos dispostos neste artigo desdobram-se em pesquisas bibliográficas, como interposição do olhar crítico. Assim, transmite-se coerência na utilização de pesquisa documental fundamentada na análise do discurso perante a série, bem como o olhar transversal na busca dos contextos que dialogam sobre o abuso sexual, educação e omissão escolar em relação ao movimento da Educação Sexual no campus escolar. Para tal, neste estudo despertamos como respaldo teórico, a leitura de textos ricos na temática, o discurso da trama, assim como reforços teóricos fundamentados em pilares da Educação Sexual e princípios da saúde mental. Com o entrelaçamento perante os comportamentos e pensamentos, unificando estes em possíveis transtornos apresentados no decorrer da série com algumas categorizações primordiais de acordo com o DSM-5 (2014), usufruindo de seus diagnósticos para com um olhar perante as condições comportamentais da adolescente Hannah. Destarte, torna-se notório o trauma existencial pela vítima do abuso sexual, bem como as correntes impulsionadas por diversos personagens sobre a temática sexualidade, desmontam de forma clara a desorientação e omissão escolar diante o assunto, tal como a ausência de conhecimento e diálogo sobre a Educação Sexual neste campus escolar. Nestes movimentos, a escola muitas vezes se mostra de forma invisível, não havendo nenhuma prática pedagógica que ofertasse uma orientação e/ou acolhimento que pudesse abrigar os sujeitos em conflito perante esta problematização. Desta forma, muitos destes acontecimentos ocorrem no campus escolar, correlacionando que o mesmo se demonstra de forma muito omissa e distante, não próximo de princípios que regem uma boa condução da Educação Sexual.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/825210.34117/bjdv6n3-463Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 15966-15983Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 15966-15983Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 15966-159832525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8252/7584Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarrino, Adauto LuizGiroto, Claudia Regina Mosca2020-05-27T17:55:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8252Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:45.403591Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Suicidalidade, Educação Sexual e possíveis Transtornos Mentais em discurso na série “13 Reasons Why” / Suicidality, Sex Education and possible Mental Disorders in a speech in the series “13 Reasons Why”
title Suicidalidade, Educação Sexual e possíveis Transtornos Mentais em discurso na série “13 Reasons Why” / Suicidality, Sex Education and possible Mental Disorders in a speech in the series “13 Reasons Why”
spellingShingle Suicidalidade, Educação Sexual e possíveis Transtornos Mentais em discurso na série “13 Reasons Why” / Suicidality, Sex Education and possible Mental Disorders in a speech in the series “13 Reasons Why”
Carrino, Adauto Luiz
Educação Sexual. 13 Reasons Why. Suicidalidade
Transtornos Mentais
title_short Suicidalidade, Educação Sexual e possíveis Transtornos Mentais em discurso na série “13 Reasons Why” / Suicidality, Sex Education and possible Mental Disorders in a speech in the series “13 Reasons Why”
title_full Suicidalidade, Educação Sexual e possíveis Transtornos Mentais em discurso na série “13 Reasons Why” / Suicidality, Sex Education and possible Mental Disorders in a speech in the series “13 Reasons Why”
title_fullStr Suicidalidade, Educação Sexual e possíveis Transtornos Mentais em discurso na série “13 Reasons Why” / Suicidality, Sex Education and possible Mental Disorders in a speech in the series “13 Reasons Why”
title_full_unstemmed Suicidalidade, Educação Sexual e possíveis Transtornos Mentais em discurso na série “13 Reasons Why” / Suicidality, Sex Education and possible Mental Disorders in a speech in the series “13 Reasons Why”
title_sort Suicidalidade, Educação Sexual e possíveis Transtornos Mentais em discurso na série “13 Reasons Why” / Suicidality, Sex Education and possible Mental Disorders in a speech in the series “13 Reasons Why”
author Carrino, Adauto Luiz
author_facet Carrino, Adauto Luiz
Giroto, Claudia Regina Mosca
author_role author
author2 Giroto, Claudia Regina Mosca
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrino, Adauto Luiz
Giroto, Claudia Regina Mosca
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Sexual. 13 Reasons Why. Suicidalidade
Transtornos Mentais
topic Educação Sexual. 13 Reasons Why. Suicidalidade
Transtornos Mentais
description Em diferentes instâncias “13 Reasons Why” desdobra em diálogos de extrema importância, principalmente na Educação Sexual do sujeito adolescente. Este estudo dispõe o questionamento em como a série demonstra o abuso sexual, visualizando de forma indireta uma possível omissão escolar, bem como os transtornos ocasionados por tal ato e o distanciamento da abordagem pedagógica da escola em relação à Educação Sexual. O presente artigo traz como objetivo um estudo que busca analisar qual o olhar referente ao abuso sexual e possíveis transtornos no enredo escolar por meio de imagens e diálogos demonstramos na série, bem como a omissão escolar frente à abordagem pedagógica  referente à Educação Sexual. Os procedimentos metodológicos dispostos neste artigo desdobram-se em pesquisas bibliográficas, como interposição do olhar crítico. Assim, transmite-se coerência na utilização de pesquisa documental fundamentada na análise do discurso perante a série, bem como o olhar transversal na busca dos contextos que dialogam sobre o abuso sexual, educação e omissão escolar em relação ao movimento da Educação Sexual no campus escolar. Para tal, neste estudo despertamos como respaldo teórico, a leitura de textos ricos na temática, o discurso da trama, assim como reforços teóricos fundamentados em pilares da Educação Sexual e princípios da saúde mental. Com o entrelaçamento perante os comportamentos e pensamentos, unificando estes em possíveis transtornos apresentados no decorrer da série com algumas categorizações primordiais de acordo com o DSM-5 (2014), usufruindo de seus diagnósticos para com um olhar perante as condições comportamentais da adolescente Hannah. Destarte, torna-se notório o trauma existencial pela vítima do abuso sexual, bem como as correntes impulsionadas por diversos personagens sobre a temática sexualidade, desmontam de forma clara a desorientação e omissão escolar diante o assunto, tal como a ausência de conhecimento e diálogo sobre a Educação Sexual neste campus escolar. Nestes movimentos, a escola muitas vezes se mostra de forma invisível, não havendo nenhuma prática pedagógica que ofertasse uma orientação e/ou acolhimento que pudesse abrigar os sujeitos em conflito perante esta problematização. Desta forma, muitos destes acontecimentos ocorrem no campus escolar, correlacionando que o mesmo se demonstra de forma muito omissa e distante, não próximo de princípios que regem uma boa condução da Educação Sexual.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8252
10.34117/bjdv6n3-463
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8252
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n3-463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8252/7584
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 15966-15983
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 15966-15983
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 15966-15983
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645445680857088