Suicidalidade, Educação Sexual e possíveis Transtornos Mentais em discurso na série “13 Reasons Why” / Suicidality, Sex Education and possible Mental Disorders in a speech in the series “13 Reasons Why”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8252 |
Resumo: | Em diferentes instâncias “13 Reasons Why” desdobra em diálogos de extrema importância, principalmente na Educação Sexual do sujeito adolescente. Este estudo dispõe o questionamento em como a série demonstra o abuso sexual, visualizando de forma indireta uma possível omissão escolar, bem como os transtornos ocasionados por tal ato e o distanciamento da abordagem pedagógica da escola em relação à Educação Sexual. O presente artigo traz como objetivo um estudo que busca analisar qual o olhar referente ao abuso sexual e possíveis transtornos no enredo escolar por meio de imagens e diálogos demonstramos na série, bem como a omissão escolar frente à abordagem pedagógica referente à Educação Sexual. Os procedimentos metodológicos dispostos neste artigo desdobram-se em pesquisas bibliográficas, como interposição do olhar crítico. Assim, transmite-se coerência na utilização de pesquisa documental fundamentada na análise do discurso perante a série, bem como o olhar transversal na busca dos contextos que dialogam sobre o abuso sexual, educação e omissão escolar em relação ao movimento da Educação Sexual no campus escolar. Para tal, neste estudo despertamos como respaldo teórico, a leitura de textos ricos na temática, o discurso da trama, assim como reforços teóricos fundamentados em pilares da Educação Sexual e princípios da saúde mental. Com o entrelaçamento perante os comportamentos e pensamentos, unificando estes em possíveis transtornos apresentados no decorrer da série com algumas categorizações primordiais de acordo com o DSM-5 (2014), usufruindo de seus diagnósticos para com um olhar perante as condições comportamentais da adolescente Hannah. Destarte, torna-se notório o trauma existencial pela vítima do abuso sexual, bem como as correntes impulsionadas por diversos personagens sobre a temática sexualidade, desmontam de forma clara a desorientação e omissão escolar diante o assunto, tal como a ausência de conhecimento e diálogo sobre a Educação Sexual neste campus escolar. Nestes movimentos, a escola muitas vezes se mostra de forma invisível, não havendo nenhuma prática pedagógica que ofertasse uma orientação e/ou acolhimento que pudesse abrigar os sujeitos em conflito perante esta problematização. Desta forma, muitos destes acontecimentos ocorrem no campus escolar, correlacionando que o mesmo se demonstra de forma muito omissa e distante, não próximo de princípios que regem uma boa condução da Educação Sexual. |
id |
VERACRUZ-0_c939c2d3c9c018f7b6b75cdd0696e91c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8252 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Suicidalidade, Educação Sexual e possíveis Transtornos Mentais em discurso na série “13 Reasons Why” / Suicidality, Sex Education and possible Mental Disorders in a speech in the series “13 Reasons Why”Educação Sexual. 13 Reasons Why. SuicidalidadeTranstornos MentaisEm diferentes instâncias “13 Reasons Why” desdobra em diálogos de extrema importância, principalmente na Educação Sexual do sujeito adolescente. Este estudo dispõe o questionamento em como a série demonstra o abuso sexual, visualizando de forma indireta uma possível omissão escolar, bem como os transtornos ocasionados por tal ato e o distanciamento da abordagem pedagógica da escola em relação à Educação Sexual. O presente artigo traz como objetivo um estudo que busca analisar qual o olhar referente ao abuso sexual e possíveis transtornos no enredo escolar por meio de imagens e diálogos demonstramos na série, bem como a omissão escolar frente à abordagem pedagógica referente à Educação Sexual. Os procedimentos metodológicos dispostos neste artigo desdobram-se em pesquisas bibliográficas, como interposição do olhar crítico. Assim, transmite-se coerência na utilização de pesquisa documental fundamentada na análise do discurso perante a série, bem como o olhar transversal na busca dos contextos que dialogam sobre o abuso sexual, educação e omissão escolar em relação ao movimento da Educação Sexual no campus escolar. Para tal, neste estudo despertamos como respaldo teórico, a leitura de textos ricos na temática, o discurso da trama, assim como reforços teóricos fundamentados em pilares da Educação Sexual e princípios da saúde mental. Com o entrelaçamento perante os comportamentos e pensamentos, unificando estes em possíveis transtornos apresentados no decorrer da série com algumas categorizações primordiais de acordo com o DSM-5 (2014), usufruindo de seus diagnósticos para com um olhar perante as condições comportamentais da adolescente Hannah. Destarte, torna-se notório o trauma existencial pela vítima do abuso sexual, bem como as correntes impulsionadas por diversos personagens sobre a temática sexualidade, desmontam de forma clara a desorientação e omissão escolar diante o assunto, tal como a ausência de conhecimento e diálogo sobre a Educação Sexual neste campus escolar. Nestes movimentos, a escola muitas vezes se mostra de forma invisível, não havendo nenhuma prática pedagógica que ofertasse uma orientação e/ou acolhimento que pudesse abrigar os sujeitos em conflito perante esta problematização. Desta forma, muitos destes acontecimentos ocorrem no campus escolar, correlacionando que o mesmo se demonstra de forma muito omissa e distante, não próximo de princípios que regem uma boa condução da Educação Sexual.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/825210.34117/bjdv6n3-463Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 15966-15983Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 15966-15983Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 15966-159832525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8252/7584Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarrino, Adauto LuizGiroto, Claudia Regina Mosca2020-05-27T17:55:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8252Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:45.403591Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Suicidalidade, Educação Sexual e possíveis Transtornos Mentais em discurso na série “13 Reasons Why” / Suicidality, Sex Education and possible Mental Disorders in a speech in the series “13 Reasons Why” |
title |
Suicidalidade, Educação Sexual e possíveis Transtornos Mentais em discurso na série “13 Reasons Why” / Suicidality, Sex Education and possible Mental Disorders in a speech in the series “13 Reasons Why” |
spellingShingle |
Suicidalidade, Educação Sexual e possíveis Transtornos Mentais em discurso na série “13 Reasons Why” / Suicidality, Sex Education and possible Mental Disorders in a speech in the series “13 Reasons Why” Carrino, Adauto Luiz Educação Sexual. 13 Reasons Why. Suicidalidade Transtornos Mentais |
title_short |
Suicidalidade, Educação Sexual e possíveis Transtornos Mentais em discurso na série “13 Reasons Why” / Suicidality, Sex Education and possible Mental Disorders in a speech in the series “13 Reasons Why” |
title_full |
Suicidalidade, Educação Sexual e possíveis Transtornos Mentais em discurso na série “13 Reasons Why” / Suicidality, Sex Education and possible Mental Disorders in a speech in the series “13 Reasons Why” |
title_fullStr |
Suicidalidade, Educação Sexual e possíveis Transtornos Mentais em discurso na série “13 Reasons Why” / Suicidality, Sex Education and possible Mental Disorders in a speech in the series “13 Reasons Why” |
title_full_unstemmed |
Suicidalidade, Educação Sexual e possíveis Transtornos Mentais em discurso na série “13 Reasons Why” / Suicidality, Sex Education and possible Mental Disorders in a speech in the series “13 Reasons Why” |
title_sort |
Suicidalidade, Educação Sexual e possíveis Transtornos Mentais em discurso na série “13 Reasons Why” / Suicidality, Sex Education and possible Mental Disorders in a speech in the series “13 Reasons Why” |
author |
Carrino, Adauto Luiz |
author_facet |
Carrino, Adauto Luiz Giroto, Claudia Regina Mosca |
author_role |
author |
author2 |
Giroto, Claudia Regina Mosca |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carrino, Adauto Luiz Giroto, Claudia Regina Mosca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Sexual. 13 Reasons Why. Suicidalidade Transtornos Mentais |
topic |
Educação Sexual. 13 Reasons Why. Suicidalidade Transtornos Mentais |
description |
Em diferentes instâncias “13 Reasons Why” desdobra em diálogos de extrema importância, principalmente na Educação Sexual do sujeito adolescente. Este estudo dispõe o questionamento em como a série demonstra o abuso sexual, visualizando de forma indireta uma possível omissão escolar, bem como os transtornos ocasionados por tal ato e o distanciamento da abordagem pedagógica da escola em relação à Educação Sexual. O presente artigo traz como objetivo um estudo que busca analisar qual o olhar referente ao abuso sexual e possíveis transtornos no enredo escolar por meio de imagens e diálogos demonstramos na série, bem como a omissão escolar frente à abordagem pedagógica referente à Educação Sexual. Os procedimentos metodológicos dispostos neste artigo desdobram-se em pesquisas bibliográficas, como interposição do olhar crítico. Assim, transmite-se coerência na utilização de pesquisa documental fundamentada na análise do discurso perante a série, bem como o olhar transversal na busca dos contextos que dialogam sobre o abuso sexual, educação e omissão escolar em relação ao movimento da Educação Sexual no campus escolar. Para tal, neste estudo despertamos como respaldo teórico, a leitura de textos ricos na temática, o discurso da trama, assim como reforços teóricos fundamentados em pilares da Educação Sexual e princípios da saúde mental. Com o entrelaçamento perante os comportamentos e pensamentos, unificando estes em possíveis transtornos apresentados no decorrer da série com algumas categorizações primordiais de acordo com o DSM-5 (2014), usufruindo de seus diagnósticos para com um olhar perante as condições comportamentais da adolescente Hannah. Destarte, torna-se notório o trauma existencial pela vítima do abuso sexual, bem como as correntes impulsionadas por diversos personagens sobre a temática sexualidade, desmontam de forma clara a desorientação e omissão escolar diante o assunto, tal como a ausência de conhecimento e diálogo sobre a Educação Sexual neste campus escolar. Nestes movimentos, a escola muitas vezes se mostra de forma invisível, não havendo nenhuma prática pedagógica que ofertasse uma orientação e/ou acolhimento que pudesse abrigar os sujeitos em conflito perante esta problematização. Desta forma, muitos destes acontecimentos ocorrem no campus escolar, correlacionando que o mesmo se demonstra de forma muito omissa e distante, não próximo de princípios que regem uma boa condução da Educação Sexual. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8252 10.34117/bjdv6n3-463 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8252 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n3-463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8252/7584 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 15966-15983 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 15966-15983 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 15966-15983 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645445680857088 |