Acessibilidade curricular: práticas pedagógicas inclusivas de alunos do programa tutoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Guilherme da Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rebelo, Alexsandro Ricardo Moreira, Silva, Celma Rocha, dos Santos, Lúcia C. Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58433
Resumo: A presente pesquisa apresenta a experiência pedagógica de dois tutores do programa de Tutoria Pedagógica e ex-bolsistas apoiadores do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica - NAIA. Tem como objetivo compreender como a prática pedagógica tem impactado na melhoria da acessibilidade curricular de um aluno com baixa visão e outro com Transtorno do Espectro Autismo – TEA, ambos discentes matriculados em cursos de graduação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa, município de Marabá/PA. O presente trabalho de abordagem qualitativa, teve como instrumentos a pesquisa bibliográfica sobre inclusão e acessibilidade para alunos com deficiência, entrevistas com alunos tutorados e observação participante, na busca de compreender as contribuições do programa tutoria através da prática pedagógica dos alunos tutores que tiveram acompanhamento e formação por meio do departamento de Atendimento Educacional Especializado - AEE e da coordenadora do programa Tutoria Pedagógica do NAIA. Compartilhar o resultado dessa experiência, referente as práticas pedagógicas dos alunos tutores contribuem para novos conhecimentos como também suscitar outras temáticas de pesquisa na área de inclusão. Consideramos que a tutoria é uma prática necessária e importante, desde que os alunos tutores sejam do mesmo curso, ou seja, da mesma área de conhecimento do tutorado, podendo assim contribuir melhor para a acessibilidade curricular do curso considerando suas necessidades específicas e possibilitando a inclusão de alunos com deficiência no ensino superior, como também ampliar os conhecimentos dos alunos tutores, tendo em vista que a constituição do diálogo tutor-tutorado sobre o conteúdo, acessibilidade e metodologia é uma estratégia importante para a contribuição da acessibilidade curricular no âmbito do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica da Unifesspa e na potencialização do aprendizado do aluno tutor.
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