Políticas públicas para educação especial na perspectiva inclusiva e possibilidades na Amazônia: uma análise da atuação do IFRO / Public policies for special education in the inclusive perspective and possibilities in the Amazon: an analysis of IFRO's performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, João Guilherme Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: do Prado, Luciana Batista, Rodrigues, Marlene, de Macedo, Saulo Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45103
Resumo: Este artigo, de caráter explicativo e analítico, resultado de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica tem como objetivo apresentar as políticas públicas voltadas para a educação especial na perspectiva inclusiva e a organização administrativa para o atendimento educacional especial, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, abordando ainda o regulamento das práticas de inclusão por meio de ações diversas elaboradas a partir de núcleos criados para o atendimento ao aluno com deficiência. A proposta do texto é apresentar as políticas públicas nacionais que garantem o acesso e o atendimento, a estrutura para o atendimento especial no âmbito do IFRO de forma a garantir o acesso e permanência na educação especial na perspectiva inclusiva de fato, que resultam em transformações das pessoas participantes. Ao final, concluímos que a institucionalização de estrutura e organização são fundamentais para o atendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais e possibilita o êxito no processo de ensino-aprendizagem, permitindo-lhe a formação almejada, verticalização dos estudos e ingresso no mercado de trabalho.
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