Políticas públicas para educação especial na perspectiva inclusiva e possibilidades na Amazônia: uma análise da atuação do IFRO / Public policies for special education in the inclusive perspective and possibilities in the Amazon: an analysis of IFRO's performance
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45103 |
Resumo: | Este artigo, de caráter explicativo e analítico, resultado de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica tem como objetivo apresentar as políticas públicas voltadas para a educação especial na perspectiva inclusiva e a organização administrativa para o atendimento educacional especial, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, abordando ainda o regulamento das práticas de inclusão por meio de ações diversas elaboradas a partir de núcleos criados para o atendimento ao aluno com deficiência. A proposta do texto é apresentar as políticas públicas nacionais que garantem o acesso e o atendimento, a estrutura para o atendimento especial no âmbito do IFRO de forma a garantir o acesso e permanência na educação especial na perspectiva inclusiva de fato, que resultam em transformações das pessoas participantes. Ao final, concluímos que a institucionalização de estrutura e organização são fundamentais para o atendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais e possibilita o êxito no processo de ensino-aprendizagem, permitindo-lhe a formação almejada, verticalização dos estudos e ingresso no mercado de trabalho. |
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Políticas públicas para educação especial na perspectiva inclusiva e possibilidades na Amazônia: uma análise da atuação do IFRO / Public policies for special education in the inclusive perspective and possibilities in the Amazon: an analysis of IFRO's performanceeducação inclusivanúcleo de atendimento às pessoas com necessidades educacionais especiaispessoa com deficiência.Este artigo, de caráter explicativo e analítico, resultado de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica tem como objetivo apresentar as políticas públicas voltadas para a educação especial na perspectiva inclusiva e a organização administrativa para o atendimento educacional especial, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, abordando ainda o regulamento das práticas de inclusão por meio de ações diversas elaboradas a partir de núcleos criados para o atendimento ao aluno com deficiência. A proposta do texto é apresentar as políticas públicas nacionais que garantem o acesso e o atendimento, a estrutura para o atendimento especial no âmbito do IFRO de forma a garantir o acesso e permanência na educação especial na perspectiva inclusiva de fato, que resultam em transformações das pessoas participantes. Ao final, concluímos que a institucionalização de estrutura e organização são fundamentais para o atendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais e possibilita o êxito no processo de ensino-aprendizagem, permitindo-lhe a formação almejada, verticalização dos estudos e ingresso no mercado de trabalho.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4510310.34117/bjdv8n3-157Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 17872-17889Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 17872-17889Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 17872-178892525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45103/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, João Guilherme Rodriguesdo Prado, Luciana BatistaRodrigues, Marlenede Macedo, Saulo Souza2022-05-12T18:30:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45103Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:58.055223Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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