Fatores na motivação para o trabalho: um estudo com os servidores da Reitoria do IFRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catafesta, Kelly Cristiane
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15017
Resumo: Versão final (esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)
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spelling Fatores na motivação para o trabalho: um estudo com os servidores da Reitoria do IFROMotivaçãoFatores motivacionaisServidores públicosGestão de pessoasMotivation factorsPeople managementMotivationPublic serversGestãoVersão final (esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)Esta dissertação propõe-se a investigar quais os fatores motivacionais que influenciam os servidores de uma instituição pública de ensino. A motivação para o trabalho, segundo Pinder (1998, p. 23), “é um conjunto de forças energéticas que tem origem quer no indivíduo quer fora dele e que moldam o comportamento de trabalho determinando a sua forma, intensidade e duração”. Neste sentido, as teorias motivacionais auxiliam na compreensão dos fatores envolvidos na ação do indivíduo. Para alcançar o objetivo desta pesquisa foi aplicado o questionário Multi-Motivacional elaborado por A. Ferreira et al. (2006) que visa identificar fatores motivacionais da organização do trabalho segundo a perspectiva teórica de Hackman e Oldham, de realização e poder segundo a teoria das necessidades aprendidas de David McClelland, de desempenho na perspectiva da teoria Goal Setting de Locke & Latham e do envolvimento organizacional com base na teoria de Allen e Meyer. As análises dos dados coletados na pesquisa de campo envolveram a utilização de técnicas de estatísticas descritiva com a utilização de algumas medidas como média, desvio padrão, percentual e Alfa de Cronbach. Também foram realizados testes de normalidade nos dados nos modelos de Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk e ambos apresentaram resultados de p > 0,05, atestando a distribuição normal. Realizaram-se testes t e ANOVA para análises mais específicas sobre como se comportam os fatores da motivação e as variáveis sociodemográficas. Os resultados apontaram que os fatores motivacionais que influenciam os servidores da amostra são, respetivamente, o fator realização e poder (M = 3,79), seguido dos fatores organização do trabalho (M = 3,60), envolvimento (M = 3,47) e desempenho (M = 3,46). Na correlação dos fatores motivacionais e os dados sociodemográficos os homens apresentaram as maiores médias em todos os fatores e a diferença foi mais significativa no fator realização e poder.This dissertation aims to investigate which motivational factors influence the employees of a public educational institution. Motivation for work, according to Pinder (1998, p. 23), "is a set of energetic forces that originates both in and out of the individual and molds work behavior by determining its shape, intensity and duration." In this sense, motivational theories help in understanding the factors involved in the action of the individual. To reach the objective of this research, was applied the Multi-Motivational Questionnaire elaborated by A. Ferreira et al. (2006) which aims to identify motivational factors related with work organization according to Hackman and Oldham's theoretical perspective, achievement and power according to David McClelland's theory of learned needs, performance according to Locke & Latham's Goal Setting theory and involvement based on the theory of Allen and Meyer. The analysis of the data collected in the field research involved the use of descriptive statistics techniques such as mean, standard deviation, percentage and Cronbach's alpha. For verification of data normality were used tests like Kolmogorov-Smirnov and Shapiro-Wilk models and both showed results of p > 0.05, attesting the normal distribution. For analyzes on how the motivation factors and sociodemographic variables behave t-test and ANOVA were utilized. The results showed that the motivational factors that influence the sample are, respectively, the achievement and power factor (M = 3.79), followed by the factors work organization (M = 3.60), involvement (M = 3, 47) and performance (M = 3.46). In the correlation of motivational factors and sociodemographic variables, men presented the highest averages in all factors and the difference was more significant in the factor achievement and power.Morais, José Carlos Pereira deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCatafesta, Kelly Cristiane2019-12-04T14:14:52Z2019-11-252019-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15017TID:202321886porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:58:53Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:48.792755Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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