A monitoria acadêmica como intervenção teórico prática para estudantes do ensino técnico em enfermagem / Academic monitoring as a practical theoretical intervention for nursing technical teaching students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belone, Jaciele Cristina da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira, Juliana de Castro Nunes, Lima, Angélica de Godoy Torres, Araújo, Patrícia Maria de Oliveira Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19696
Resumo: Introdução: a monitoria acadêmica apresenta grande relevância no processo de ensino-aprendizagem, sendo caracterizada como ferramenta pedagógica onde o aluno-monitor e aluno-monitorado aprimoram suas bases teóricas. Objetivo: descrever a relevância da monitoria acadêmica em um curso técnico de enfermagem. Método: estudo descritivo do tipo relato de experiência, vivenciada no período de agosto a dezembro de 2018, realizada no Curso Técnico de Enfermagem do Instituto Federal de Pernambuco – campus Belo Jardim, desenvolvido com discentes e estudantes monitores da disciplina de Suporte Básico de Vida. O desenvolvimento da disciplina se deu em três etapas. Na primeira, foi explorado o caráter teórico, na segunda, desenvolveu-se atividade no laboratório de habilidades práticas de enfermagem e na terceira, conheceu-se a rotina e demandas de um serviço pré-hospitalar. Resultados: durante as práticas de monitoria, foi perceptível a presença de déficits de habilidades teórico práticas dos estudantes matriculados na disciplina. Essa percepção possibilitou focar a abordagem de revisar o que se vivenciou em sala de aula, com base nas dificuldades de cada aluno monitorado e realizar as práticas m laboratório a partir de metodologias ativas. Conclusão: a monitoria no curso técnico de enfermagem apresentou benefícios para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos envolvidos juntamente com o corpo docente, desenvolvendo o engajamento no campo da iniciação científica, associação e execução de teoria e prática, melhorias nas relações interpessoais entre alunos monitores e alunos monitorados.
id VERACRUZ-0_cadb468b3f1b793798639c8a394e95ec
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19696
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A monitoria acadêmica como intervenção teórico prática para estudantes do ensino técnico em enfermagem / Academic monitoring as a practical theoretical intervention for nursing technical teaching studentsEducação em enfermagemEducação técnica em enfermagemMonitoria.Introdução: a monitoria acadêmica apresenta grande relevância no processo de ensino-aprendizagem, sendo caracterizada como ferramenta pedagógica onde o aluno-monitor e aluno-monitorado aprimoram suas bases teóricas. Objetivo: descrever a relevância da monitoria acadêmica em um curso técnico de enfermagem. Método: estudo descritivo do tipo relato de experiência, vivenciada no período de agosto a dezembro de 2018, realizada no Curso Técnico de Enfermagem do Instituto Federal de Pernambuco – campus Belo Jardim, desenvolvido com discentes e estudantes monitores da disciplina de Suporte Básico de Vida. O desenvolvimento da disciplina se deu em três etapas. Na primeira, foi explorado o caráter teórico, na segunda, desenvolveu-se atividade no laboratório de habilidades práticas de enfermagem e na terceira, conheceu-se a rotina e demandas de um serviço pré-hospitalar. Resultados: durante as práticas de monitoria, foi perceptível a presença de déficits de habilidades teórico práticas dos estudantes matriculados na disciplina. Essa percepção possibilitou focar a abordagem de revisar o que se vivenciou em sala de aula, com base nas dificuldades de cada aluno monitorado e realizar as práticas m laboratório a partir de metodologias ativas. Conclusão: a monitoria no curso técnico de enfermagem apresentou benefícios para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos envolvidos juntamente com o corpo docente, desenvolvendo o engajamento no campo da iniciação científica, associação e execução de teoria e prática, melhorias nas relações interpessoais entre alunos monitores e alunos monitorados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1969610.34117/bjdv6n11-212Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 86993-87004Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 86993-87004Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 86993-870042525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19696/15792Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBelone, Jaciele Cristina da SilvaPereira, Juliana de Castro NunesLima, Angélica de Godoy TorresAraújo, Patrícia Maria de Oliveira Andrade2020-12-16T11:07:59Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19696Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:08.570509Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A monitoria acadêmica como intervenção teórico prática para estudantes do ensino técnico em enfermagem / Academic monitoring as a practical theoretical intervention for nursing technical teaching students
title A monitoria acadêmica como intervenção teórico prática para estudantes do ensino técnico em enfermagem / Academic monitoring as a practical theoretical intervention for nursing technical teaching students
spellingShingle A monitoria acadêmica como intervenção teórico prática para estudantes do ensino técnico em enfermagem / Academic monitoring as a practical theoretical intervention for nursing technical teaching students
Belone, Jaciele Cristina da Silva
Educação em enfermagem
Educação técnica em enfermagem
Monitoria.
title_short A monitoria acadêmica como intervenção teórico prática para estudantes do ensino técnico em enfermagem / Academic monitoring as a practical theoretical intervention for nursing technical teaching students
title_full A monitoria acadêmica como intervenção teórico prática para estudantes do ensino técnico em enfermagem / Academic monitoring as a practical theoretical intervention for nursing technical teaching students
title_fullStr A monitoria acadêmica como intervenção teórico prática para estudantes do ensino técnico em enfermagem / Academic monitoring as a practical theoretical intervention for nursing technical teaching students
title_full_unstemmed A monitoria acadêmica como intervenção teórico prática para estudantes do ensino técnico em enfermagem / Academic monitoring as a practical theoretical intervention for nursing technical teaching students
title_sort A monitoria acadêmica como intervenção teórico prática para estudantes do ensino técnico em enfermagem / Academic monitoring as a practical theoretical intervention for nursing technical teaching students
author Belone, Jaciele Cristina da Silva
author_facet Belone, Jaciele Cristina da Silva
Pereira, Juliana de Castro Nunes
Lima, Angélica de Godoy Torres
Araújo, Patrícia Maria de Oliveira Andrade
author_role author
author2 Pereira, Juliana de Castro Nunes
Lima, Angélica de Godoy Torres
Araújo, Patrícia Maria de Oliveira Andrade
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belone, Jaciele Cristina da Silva
Pereira, Juliana de Castro Nunes
Lima, Angélica de Godoy Torres
Araújo, Patrícia Maria de Oliveira Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Educação técnica em enfermagem
Monitoria.
topic Educação em enfermagem
Educação técnica em enfermagem
Monitoria.
description Introdução: a monitoria acadêmica apresenta grande relevância no processo de ensino-aprendizagem, sendo caracterizada como ferramenta pedagógica onde o aluno-monitor e aluno-monitorado aprimoram suas bases teóricas. Objetivo: descrever a relevância da monitoria acadêmica em um curso técnico de enfermagem. Método: estudo descritivo do tipo relato de experiência, vivenciada no período de agosto a dezembro de 2018, realizada no Curso Técnico de Enfermagem do Instituto Federal de Pernambuco – campus Belo Jardim, desenvolvido com discentes e estudantes monitores da disciplina de Suporte Básico de Vida. O desenvolvimento da disciplina se deu em três etapas. Na primeira, foi explorado o caráter teórico, na segunda, desenvolveu-se atividade no laboratório de habilidades práticas de enfermagem e na terceira, conheceu-se a rotina e demandas de um serviço pré-hospitalar. Resultados: durante as práticas de monitoria, foi perceptível a presença de déficits de habilidades teórico práticas dos estudantes matriculados na disciplina. Essa percepção possibilitou focar a abordagem de revisar o que se vivenciou em sala de aula, com base nas dificuldades de cada aluno monitorado e realizar as práticas m laboratório a partir de metodologias ativas. Conclusão: a monitoria no curso técnico de enfermagem apresentou benefícios para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos envolvidos juntamente com o corpo docente, desenvolvendo o engajamento no campo da iniciação científica, associação e execução de teoria e prática, melhorias nas relações interpessoais entre alunos monitores e alunos monitorados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19696
10.34117/bjdv6n11-212
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19696
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n11-212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19696/15792
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 86993-87004
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 86993-87004
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 86993-87004
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645490745507840