A monitoria acadêmica como intervenção teórico prática para estudantes do ensino técnico em enfermagem / Academic monitoring as a practical theoretical intervention for nursing technical teaching students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19696 |
Resumo: | Introdução: a monitoria acadêmica apresenta grande relevância no processo de ensino-aprendizagem, sendo caracterizada como ferramenta pedagógica onde o aluno-monitor e aluno-monitorado aprimoram suas bases teóricas. Objetivo: descrever a relevância da monitoria acadêmica em um curso técnico de enfermagem. Método: estudo descritivo do tipo relato de experiência, vivenciada no período de agosto a dezembro de 2018, realizada no Curso Técnico de Enfermagem do Instituto Federal de Pernambuco – campus Belo Jardim, desenvolvido com discentes e estudantes monitores da disciplina de Suporte Básico de Vida. O desenvolvimento da disciplina se deu em três etapas. Na primeira, foi explorado o caráter teórico, na segunda, desenvolveu-se atividade no laboratório de habilidades práticas de enfermagem e na terceira, conheceu-se a rotina e demandas de um serviço pré-hospitalar. Resultados: durante as práticas de monitoria, foi perceptível a presença de déficits de habilidades teórico práticas dos estudantes matriculados na disciplina. Essa percepção possibilitou focar a abordagem de revisar o que se vivenciou em sala de aula, com base nas dificuldades de cada aluno monitorado e realizar as práticas m laboratório a partir de metodologias ativas. Conclusão: a monitoria no curso técnico de enfermagem apresentou benefícios para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos envolvidos juntamente com o corpo docente, desenvolvendo o engajamento no campo da iniciação científica, associação e execução de teoria e prática, melhorias nas relações interpessoais entre alunos monitores e alunos monitorados. |
id |
VERACRUZ-0_cadb468b3f1b793798639c8a394e95ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19696 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A monitoria acadêmica como intervenção teórico prática para estudantes do ensino técnico em enfermagem / Academic monitoring as a practical theoretical intervention for nursing technical teaching studentsEducação em enfermagemEducação técnica em enfermagemMonitoria.Introdução: a monitoria acadêmica apresenta grande relevância no processo de ensino-aprendizagem, sendo caracterizada como ferramenta pedagógica onde o aluno-monitor e aluno-monitorado aprimoram suas bases teóricas. Objetivo: descrever a relevância da monitoria acadêmica em um curso técnico de enfermagem. Método: estudo descritivo do tipo relato de experiência, vivenciada no período de agosto a dezembro de 2018, realizada no Curso Técnico de Enfermagem do Instituto Federal de Pernambuco – campus Belo Jardim, desenvolvido com discentes e estudantes monitores da disciplina de Suporte Básico de Vida. O desenvolvimento da disciplina se deu em três etapas. Na primeira, foi explorado o caráter teórico, na segunda, desenvolveu-se atividade no laboratório de habilidades práticas de enfermagem e na terceira, conheceu-se a rotina e demandas de um serviço pré-hospitalar. Resultados: durante as práticas de monitoria, foi perceptível a presença de déficits de habilidades teórico práticas dos estudantes matriculados na disciplina. Essa percepção possibilitou focar a abordagem de revisar o que se vivenciou em sala de aula, com base nas dificuldades de cada aluno monitorado e realizar as práticas m laboratório a partir de metodologias ativas. Conclusão: a monitoria no curso técnico de enfermagem apresentou benefícios para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos envolvidos juntamente com o corpo docente, desenvolvendo o engajamento no campo da iniciação científica, associação e execução de teoria e prática, melhorias nas relações interpessoais entre alunos monitores e alunos monitorados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1969610.34117/bjdv6n11-212Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 86993-87004Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 86993-87004Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 86993-870042525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19696/15792Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBelone, Jaciele Cristina da SilvaPereira, Juliana de Castro NunesLima, Angélica de Godoy TorresAraújo, Patrícia Maria de Oliveira Andrade2020-12-16T11:07:59Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19696Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:08.570509Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A monitoria acadêmica como intervenção teórico prática para estudantes do ensino técnico em enfermagem / Academic monitoring as a practical theoretical intervention for nursing technical teaching students |
title |
A monitoria acadêmica como intervenção teórico prática para estudantes do ensino técnico em enfermagem / Academic monitoring as a practical theoretical intervention for nursing technical teaching students |
spellingShingle |
A monitoria acadêmica como intervenção teórico prática para estudantes do ensino técnico em enfermagem / Academic monitoring as a practical theoretical intervention for nursing technical teaching students Belone, Jaciele Cristina da Silva Educação em enfermagem Educação técnica em enfermagem Monitoria. |
title_short |
A monitoria acadêmica como intervenção teórico prática para estudantes do ensino técnico em enfermagem / Academic monitoring as a practical theoretical intervention for nursing technical teaching students |
title_full |
A monitoria acadêmica como intervenção teórico prática para estudantes do ensino técnico em enfermagem / Academic monitoring as a practical theoretical intervention for nursing technical teaching students |
title_fullStr |
A monitoria acadêmica como intervenção teórico prática para estudantes do ensino técnico em enfermagem / Academic monitoring as a practical theoretical intervention for nursing technical teaching students |
title_full_unstemmed |
A monitoria acadêmica como intervenção teórico prática para estudantes do ensino técnico em enfermagem / Academic monitoring as a practical theoretical intervention for nursing technical teaching students |
title_sort |
A monitoria acadêmica como intervenção teórico prática para estudantes do ensino técnico em enfermagem / Academic monitoring as a practical theoretical intervention for nursing technical teaching students |
author |
Belone, Jaciele Cristina da Silva |
author_facet |
Belone, Jaciele Cristina da Silva Pereira, Juliana de Castro Nunes Lima, Angélica de Godoy Torres Araújo, Patrícia Maria de Oliveira Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Juliana de Castro Nunes Lima, Angélica de Godoy Torres Araújo, Patrícia Maria de Oliveira Andrade |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belone, Jaciele Cristina da Silva Pereira, Juliana de Castro Nunes Lima, Angélica de Godoy Torres Araújo, Patrícia Maria de Oliveira Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Educação técnica em enfermagem Monitoria. |
topic |
Educação em enfermagem Educação técnica em enfermagem Monitoria. |
description |
Introdução: a monitoria acadêmica apresenta grande relevância no processo de ensino-aprendizagem, sendo caracterizada como ferramenta pedagógica onde o aluno-monitor e aluno-monitorado aprimoram suas bases teóricas. Objetivo: descrever a relevância da monitoria acadêmica em um curso técnico de enfermagem. Método: estudo descritivo do tipo relato de experiência, vivenciada no período de agosto a dezembro de 2018, realizada no Curso Técnico de Enfermagem do Instituto Federal de Pernambuco – campus Belo Jardim, desenvolvido com discentes e estudantes monitores da disciplina de Suporte Básico de Vida. O desenvolvimento da disciplina se deu em três etapas. Na primeira, foi explorado o caráter teórico, na segunda, desenvolveu-se atividade no laboratório de habilidades práticas de enfermagem e na terceira, conheceu-se a rotina e demandas de um serviço pré-hospitalar. Resultados: durante as práticas de monitoria, foi perceptível a presença de déficits de habilidades teórico práticas dos estudantes matriculados na disciplina. Essa percepção possibilitou focar a abordagem de revisar o que se vivenciou em sala de aula, com base nas dificuldades de cada aluno monitorado e realizar as práticas m laboratório a partir de metodologias ativas. Conclusão: a monitoria no curso técnico de enfermagem apresentou benefícios para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos envolvidos juntamente com o corpo docente, desenvolvendo o engajamento no campo da iniciação científica, associação e execução de teoria e prática, melhorias nas relações interpessoais entre alunos monitores e alunos monitorados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19696 10.34117/bjdv6n11-212 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19696 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n11-212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19696/15792 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 86993-87004 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 86993-87004 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 86993-87004 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645490745507840 |