Monitoria acadêmica em enfermagem: uma revisão de literatura / Academic monitoring in nursing: a literature review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/10317 |
Resumo: | A partir da experiência vivenciada enquanto discentes no programa de monitoria, surgiu a curiosidade de uma revisão da literatura sobre o programa e suas contribuições na formação acadêmico-profissional. Para tanto, buscou-se subsídios para conhecer as propostas do programa de monitoria na graduação e compreender os desafios e fragilidades desta atividade. A pesquisa trata-se de uma revisão da literatura. A busca de periódicos ocorreu de agosto a dezembro de 2015, através dos bancos de dados da Scielo, Scholar e BVS. Os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos. De tal maneira o programa nas Instituições de Ensino Superior (IES) tem se desenvolvido com um foco didático e torna um pré-requisito para seleção a afinidade do aluno com a disciplina de escolha, o rendimento acadêmico acima da média e o interesse pela carreira de docência. O estudo nos mostra a magnitude do programa de monitoria acadêmica na graduação em enfermagem. A monitoria impacta tanto na relação interpessoal e conhecimentos teóricos quanto em habilidades motoras inerentes a profissão. |
id |
BJRH-0_97e6b5d51f723c60b3a623f04e206a3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10317 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Monitoria acadêmica em enfermagem: uma revisão de literatura / Academic monitoring in nursing: a literature reviewEducação em EnfermagemProgramas de Graduação em EnfermagemEnsinoMetodologia.A partir da experiência vivenciada enquanto discentes no programa de monitoria, surgiu a curiosidade de uma revisão da literatura sobre o programa e suas contribuições na formação acadêmico-profissional. Para tanto, buscou-se subsídios para conhecer as propostas do programa de monitoria na graduação e compreender os desafios e fragilidades desta atividade. A pesquisa trata-se de uma revisão da literatura. A busca de periódicos ocorreu de agosto a dezembro de 2015, através dos bancos de dados da Scielo, Scholar e BVS. Os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos. De tal maneira o programa nas Instituições de Ensino Superior (IES) tem se desenvolvido com um foco didático e torna um pré-requisito para seleção a afinidade do aluno com a disciplina de escolha, o rendimento acadêmico acima da média e o interesse pela carreira de docência. O estudo nos mostra a magnitude do programa de monitoria acadêmica na graduação em enfermagem. A monitoria impacta tanto na relação interpessoal e conhecimentos teóricos quanto em habilidades motoras inerentes a profissão.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1031710.34119/bjhrv3n3-067Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 3 (2020); 4785-4794Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 3 (2020); 4785-47942595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/10317/8639Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Alexsander Wilkard Monte Sales deAraújo, Daisy LiraLima, Maria Bárbara Ramos de BarrosAlbuquerque, Erick Alves deMelo, José Frede deCalado, Elâyne Léia de CoutoGomes, Gidelson GabrielMarinho, Emanoela Renata Silva2020-06-30T18:53:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10317Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-06-30T18:53:39Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Monitoria acadêmica em enfermagem: uma revisão de literatura / Academic monitoring in nursing: a literature review |
title |
Monitoria acadêmica em enfermagem: uma revisão de literatura / Academic monitoring in nursing: a literature review |
spellingShingle |
Monitoria acadêmica em enfermagem: uma revisão de literatura / Academic monitoring in nursing: a literature review Barros, Alexsander Wilkard Monte Sales de Educação em Enfermagem Programas de Graduação em Enfermagem Ensino Metodologia. |
title_short |
Monitoria acadêmica em enfermagem: uma revisão de literatura / Academic monitoring in nursing: a literature review |
title_full |
Monitoria acadêmica em enfermagem: uma revisão de literatura / Academic monitoring in nursing: a literature review |
title_fullStr |
Monitoria acadêmica em enfermagem: uma revisão de literatura / Academic monitoring in nursing: a literature review |
title_full_unstemmed |
Monitoria acadêmica em enfermagem: uma revisão de literatura / Academic monitoring in nursing: a literature review |
title_sort |
Monitoria acadêmica em enfermagem: uma revisão de literatura / Academic monitoring in nursing: a literature review |
author |
Barros, Alexsander Wilkard Monte Sales de |
author_facet |
Barros, Alexsander Wilkard Monte Sales de Araújo, Daisy Lira Lima, Maria Bárbara Ramos de Barros Albuquerque, Erick Alves de Melo, José Frede de Calado, Elâyne Léia de Couto Gomes, Gidelson Gabriel Marinho, Emanoela Renata Silva |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Daisy Lira Lima, Maria Bárbara Ramos de Barros Albuquerque, Erick Alves de Melo, José Frede de Calado, Elâyne Léia de Couto Gomes, Gidelson Gabriel Marinho, Emanoela Renata Silva |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Alexsander Wilkard Monte Sales de Araújo, Daisy Lira Lima, Maria Bárbara Ramos de Barros Albuquerque, Erick Alves de Melo, José Frede de Calado, Elâyne Léia de Couto Gomes, Gidelson Gabriel Marinho, Emanoela Renata Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem Programas de Graduação em Enfermagem Ensino Metodologia. |
topic |
Educação em Enfermagem Programas de Graduação em Enfermagem Ensino Metodologia. |
description |
A partir da experiência vivenciada enquanto discentes no programa de monitoria, surgiu a curiosidade de uma revisão da literatura sobre o programa e suas contribuições na formação acadêmico-profissional. Para tanto, buscou-se subsídios para conhecer as propostas do programa de monitoria na graduação e compreender os desafios e fragilidades desta atividade. A pesquisa trata-se de uma revisão da literatura. A busca de periódicos ocorreu de agosto a dezembro de 2015, através dos bancos de dados da Scielo, Scholar e BVS. Os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos. De tal maneira o programa nas Instituições de Ensino Superior (IES) tem se desenvolvido com um foco didático e torna um pré-requisito para seleção a afinidade do aluno com a disciplina de escolha, o rendimento acadêmico acima da média e o interesse pela carreira de docência. O estudo nos mostra a magnitude do programa de monitoria acadêmica na graduação em enfermagem. A monitoria impacta tanto na relação interpessoal e conhecimentos teóricos quanto em habilidades motoras inerentes a profissão. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/10317 10.34119/bjhrv3n3-067 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/10317 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv3n3-067 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/10317/8639 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 3 (2020); 4785-4794 Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 3 (2020); 4785-4794 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240051713703936 |