Monitoria acadêmica em enfermagem: uma revisão de literatura / Academic monitoring in nursing: a literature review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Alexsander Wilkard Monte Sales de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araújo, Daisy Lira, Lima, Maria Bárbara Ramos de Barros, Albuquerque, Erick Alves de, Melo, José Frede de, Calado, Elâyne Léia de Couto, Gomes, Gidelson Gabriel, Marinho, Emanoela Renata Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/10317
Resumo: A partir da experiência vivenciada enquanto discentes no programa de monitoria, surgiu a curiosidade de uma revisão da literatura sobre o programa e suas contribuições na formação acadêmico-profissional. Para tanto, buscou-se subsídios para conhecer as propostas do programa de monitoria na graduação e compreender os desafios e fragilidades desta atividade. A pesquisa trata-se de uma revisão da literatura. A busca de periódicos ocorreu de agosto a dezembro de 2015, através dos bancos de dados da Scielo, Scholar e BVS. Os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos. De tal maneira o programa nas Instituições de Ensino Superior (IES) tem se desenvolvido com um foco didático e torna um pré-requisito para seleção a afinidade do aluno com a disciplina de escolha, o rendimento acadêmico acima da média e o interesse pela carreira de docência. O estudo nos mostra a magnitude do programa de monitoria acadêmica na graduação em enfermagem. A monitoria impacta tanto na relação interpessoal e conhecimentos teóricos quanto em habilidades motoras inerentes a profissão.
id BJRH-0_97e6b5d51f723c60b3a623f04e206a3e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10317
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Monitoria acadêmica em enfermagem: uma revisão de literatura / Academic monitoring in nursing: a literature reviewEducação em EnfermagemProgramas de Graduação em EnfermagemEnsinoMetodologia.A partir da experiência vivenciada enquanto discentes no programa de monitoria, surgiu a curiosidade de uma revisão da literatura sobre o programa e suas contribuições na formação acadêmico-profissional. Para tanto, buscou-se subsídios para conhecer as propostas do programa de monitoria na graduação e compreender os desafios e fragilidades desta atividade. A pesquisa trata-se de uma revisão da literatura. A busca de periódicos ocorreu de agosto a dezembro de 2015, através dos bancos de dados da Scielo, Scholar e BVS. Os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos. De tal maneira o programa nas Instituições de Ensino Superior (IES) tem se desenvolvido com um foco didático e torna um pré-requisito para seleção a afinidade do aluno com a disciplina de escolha, o rendimento acadêmico acima da média e o interesse pela carreira de docência. O estudo nos mostra a magnitude do programa de monitoria acadêmica na graduação em enfermagem. A monitoria impacta tanto na relação interpessoal e conhecimentos teóricos quanto em habilidades motoras inerentes a profissão.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1031710.34119/bjhrv3n3-067Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 3 (2020); 4785-4794Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 3 (2020); 4785-47942595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/10317/8639Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Alexsander Wilkard Monte Sales deAraújo, Daisy LiraLima, Maria Bárbara Ramos de BarrosAlbuquerque, Erick Alves deMelo, José Frede deCalado, Elâyne Léia de CoutoGomes, Gidelson GabrielMarinho, Emanoela Renata Silva2020-06-30T18:53:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10317Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-06-30T18:53:39Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitoria acadêmica em enfermagem: uma revisão de literatura / Academic monitoring in nursing: a literature review
title Monitoria acadêmica em enfermagem: uma revisão de literatura / Academic monitoring in nursing: a literature review
spellingShingle Monitoria acadêmica em enfermagem: uma revisão de literatura / Academic monitoring in nursing: a literature review
Barros, Alexsander Wilkard Monte Sales de
Educação em Enfermagem
Programas de Graduação em Enfermagem
Ensino
Metodologia.
title_short Monitoria acadêmica em enfermagem: uma revisão de literatura / Academic monitoring in nursing: a literature review
title_full Monitoria acadêmica em enfermagem: uma revisão de literatura / Academic monitoring in nursing: a literature review
title_fullStr Monitoria acadêmica em enfermagem: uma revisão de literatura / Academic monitoring in nursing: a literature review
title_full_unstemmed Monitoria acadêmica em enfermagem: uma revisão de literatura / Academic monitoring in nursing: a literature review
title_sort Monitoria acadêmica em enfermagem: uma revisão de literatura / Academic monitoring in nursing: a literature review
author Barros, Alexsander Wilkard Monte Sales de
author_facet Barros, Alexsander Wilkard Monte Sales de
Araújo, Daisy Lira
Lima, Maria Bárbara Ramos de Barros
Albuquerque, Erick Alves de
Melo, José Frede de
Calado, Elâyne Léia de Couto
Gomes, Gidelson Gabriel
Marinho, Emanoela Renata Silva
author_role author
author2 Araújo, Daisy Lira
Lima, Maria Bárbara Ramos de Barros
Albuquerque, Erick Alves de
Melo, José Frede de
Calado, Elâyne Léia de Couto
Gomes, Gidelson Gabriel
Marinho, Emanoela Renata Silva
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Alexsander Wilkard Monte Sales de
Araújo, Daisy Lira
Lima, Maria Bárbara Ramos de Barros
Albuquerque, Erick Alves de
Melo, José Frede de
Calado, Elâyne Léia de Couto
Gomes, Gidelson Gabriel
Marinho, Emanoela Renata Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem
Programas de Graduação em Enfermagem
Ensino
Metodologia.
topic Educação em Enfermagem
Programas de Graduação em Enfermagem
Ensino
Metodologia.
description A partir da experiência vivenciada enquanto discentes no programa de monitoria, surgiu a curiosidade de uma revisão da literatura sobre o programa e suas contribuições na formação acadêmico-profissional. Para tanto, buscou-se subsídios para conhecer as propostas do programa de monitoria na graduação e compreender os desafios e fragilidades desta atividade. A pesquisa trata-se de uma revisão da literatura. A busca de periódicos ocorreu de agosto a dezembro de 2015, através dos bancos de dados da Scielo, Scholar e BVS. Os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos. De tal maneira o programa nas Instituições de Ensino Superior (IES) tem se desenvolvido com um foco didático e torna um pré-requisito para seleção a afinidade do aluno com a disciplina de escolha, o rendimento acadêmico acima da média e o interesse pela carreira de docência. O estudo nos mostra a magnitude do programa de monitoria acadêmica na graduação em enfermagem. A monitoria impacta tanto na relação interpessoal e conhecimentos teóricos quanto em habilidades motoras inerentes a profissão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/10317
10.34119/bjhrv3n3-067
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/10317
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n3-067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/10317/8639
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 3 (2020); 4785-4794
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 3 (2020); 4785-4794
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240051713703936