The perception of public managers of public contracts and biddings about distance education as a training modality / A percepção dos gestores públicos de contratos públicos e licitações sobre a educação a distância como modalidade de formação
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31521 |
Resumo: | Esta pesquisa surge do interesse em analisar como os cursos licitatórios e contratos de gestão pública na modalidade de Educação a Distância – EaD, têm contribuído para a formação e qualificação de equipes de Licitações e Contratos nas administrações públicas. Para tanto, objetivou-se investigar a percepção de gestores e funcionários de prefeituras dos municípios dos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão, a respeito da Educação a Distância como modalidade de formação em licitações e contratos públicos. A transparência da administração pública é efetiva por meio do acesso do público. informação do cidadão para o governo que, hoje, ganhou força no contexto das Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (DTIC). Os cursos formulados por meio da plataforma EaD Corporativa oferecem uma alternativa inteligente para a gestão pública e privada utilizar um ambiente educacional interativo que proporciona a formação e / ou qualificação de seus profissionais. Esta pesquisa é de natureza aplicada, por meio de uma abordagem qualitativa, com objetivos que envolvem um estudo exploratório e descritivo. Quanto aos procedimentos técnicos, esta pesquisa é um estudo de caso desenvolvido por meio de pesquisa de campo, documental e bibliográfica. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado, com questões fechadas e abertas. Empregou-se a análise de conteúdo. Foi realizada uma busca bibliográfica no portal de periódicos da CAPES, no período 2016-2020, de artigos relacionados à Educação Corporativa a Distância, bem como, sobre o tema licitações e contratos. O objetivo desta pesquisa foi apropriar-se do estado da arte sobre o assunto. Optou-se também pela observação participante e a survey foi adotada como método de pesquisa. De acordo com a análise dos resultados, foi possível concluir que em relação à questão de gênero, as mulheres têm procurado a modalidade a distância para a formação profissional com mais frequência do que os homens. Os dados sugerem que profissionais com idade inferior a 36 anos optam por utilizar a EaD como ferramenta de aprimoramento profissional. No que se refere à percepção da utilização da educação na modalidade a distância em licitações e contratos, os entrevistados consideram uma experiência positiva. Sugere-se também uma maior participação dos gestores públicos e das equipes que compõem as comissões de licitação para a participação nos cursos da área, visto que a transparência e a eficiência na gestão pública exigem constante atualização profissional. |
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The perception of public managers of public contracts and biddings about distance education as a training modality / A percepção dos gestores públicos de contratos públicos e licitações sobre a educação a distância como modalidade de formaçãoEducação a distânciaEducação CorporativaLicitações e contratos públicosTecnologias de Informação e Comunicação DigitalEsta pesquisa surge do interesse em analisar como os cursos licitatórios e contratos de gestão pública na modalidade de Educação a Distância – EaD, têm contribuído para a formação e qualificação de equipes de Licitações e Contratos nas administrações públicas. Para tanto, objetivou-se investigar a percepção de gestores e funcionários de prefeituras dos municípios dos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão, a respeito da Educação a Distância como modalidade de formação em licitações e contratos públicos. A transparência da administração pública é efetiva por meio do acesso do público. informação do cidadão para o governo que, hoje, ganhou força no contexto das Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (DTIC). Os cursos formulados por meio da plataforma EaD Corporativa oferecem uma alternativa inteligente para a gestão pública e privada utilizar um ambiente educacional interativo que proporciona a formação e / ou qualificação de seus profissionais. Esta pesquisa é de natureza aplicada, por meio de uma abordagem qualitativa, com objetivos que envolvem um estudo exploratório e descritivo. Quanto aos procedimentos técnicos, esta pesquisa é um estudo de caso desenvolvido por meio de pesquisa de campo, documental e bibliográfica. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado, com questões fechadas e abertas. Empregou-se a análise de conteúdo. Foi realizada uma busca bibliográfica no portal de periódicos da CAPES, no período 2016-2020, de artigos relacionados à Educação Corporativa a Distância, bem como, sobre o tema licitações e contratos. O objetivo desta pesquisa foi apropriar-se do estado da arte sobre o assunto. Optou-se também pela observação participante e a survey foi adotada como método de pesquisa. De acordo com a análise dos resultados, foi possível concluir que em relação à questão de gênero, as mulheres têm procurado a modalidade a distância para a formação profissional com mais frequência do que os homens. Os dados sugerem que profissionais com idade inferior a 36 anos optam por utilizar a EaD como ferramenta de aprimoramento profissional. No que se refere à percepção da utilização da educação na modalidade a distância em licitações e contratos, os entrevistados consideram uma experiência positiva. Sugere-se também uma maior participação dos gestores públicos e das equipes que compõem as comissões de licitação para a participação nos cursos da área, visto que a transparência e a eficiência na gestão pública exigem constante atualização profissional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3152110.34117/bjdv7n6-426Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 60353-60369Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 60353-60369Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 60353-603692525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31521/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeta, Consuêla Félix de VasconcelosAlbuquerque, José de LimaSampaio, Lhanna Mhara SousaFilho, Rodolfo Araújo de Moraesde Pinho, Marco Aurélio BenevidesNeto, Jorge da Silva CorreiaSilva, Ivanda Maria MartinsLins, Rafaela Rodrigues2021-09-21T11:05:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31521Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:41.966466Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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