Atravessamentos Culturais na Merenda Escolar / Cultural Crossings at School Lunch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anderson Carlos Da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araújo, Rosiléa Agostinha De, Fernandes, George Pimentel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14000
Resumo: A alimentação é um fenômeno social complexo que pode ocorrer também em ambiente escolar e pode ser percebida a partir de diferentes perspectivas. Dentro da perspectiva política da merenda escolar há uma compreensão sobre os programas de alimentação na escola como políticas públicas de caráter assistencialista, em detrimento de simplesmente cumprir com a sua função de assegurar o direito à alimentação. De todo modo, é importante ressaltar que em um país de dimensões continentais como o Brasil tais políticas sofrem influência direta da cultura regional, seja por respeito às manifestações culturais, seja pela facilidade geográfica para comprar determinados alimentos, facilidade esta que só foi possível com a descentralização das compras no principal programa de merenda escolar no país o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) Foi essa descentralização possibilitou que a compra de insumos incorporasse particularidades regionais. Portanto, essa pesquisa busca identificar objetivo dessa pesquisa é identificar a existência de possíveis conexões entre cultura e merenda escolar e teve como referencial teórico bibliográfico alguns estudiosos da cultura, da alimentação e merenda escolar como Alfredo Bosi (1992), Contreras e Gracia (2011) e Camozzi (2015).
id VERACRUZ-0_cb87a27db70207a11258a7e8cf8b8453
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14000
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Atravessamentos Culturais na Merenda Escolar / Cultural Crossings at School LunchCulturaPNAEmerenda escolar.A alimentação é um fenômeno social complexo que pode ocorrer também em ambiente escolar e pode ser percebida a partir de diferentes perspectivas. Dentro da perspectiva política da merenda escolar há uma compreensão sobre os programas de alimentação na escola como políticas públicas de caráter assistencialista, em detrimento de simplesmente cumprir com a sua função de assegurar o direito à alimentação. De todo modo, é importante ressaltar que em um país de dimensões continentais como o Brasil tais políticas sofrem influência direta da cultura regional, seja por respeito às manifestações culturais, seja pela facilidade geográfica para comprar determinados alimentos, facilidade esta que só foi possível com a descentralização das compras no principal programa de merenda escolar no país o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) Foi essa descentralização possibilitou que a compra de insumos incorporasse particularidades regionais. Portanto, essa pesquisa busca identificar objetivo dessa pesquisa é identificar a existência de possíveis conexões entre cultura e merenda escolar e teve como referencial teórico bibliográfico alguns estudiosos da cultura, da alimentação e merenda escolar como Alfredo Bosi (1992), Contreras e Gracia (2011) e Camozzi (2015).Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1400010.34117/bjdv6n7-740Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 52040-52048Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 52040-52048Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 52040-520482525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14000/11701Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Anderson Carlos DaAraújo, Rosiléa Agostinha DeFernandes, George Pimentel2020-08-11T15:17:28Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14000Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:25.354815Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Atravessamentos Culturais na Merenda Escolar / Cultural Crossings at School Lunch
title Atravessamentos Culturais na Merenda Escolar / Cultural Crossings at School Lunch
spellingShingle Atravessamentos Culturais na Merenda Escolar / Cultural Crossings at School Lunch
Silva, Anderson Carlos Da
Cultura
PNAE
merenda escolar.
title_short Atravessamentos Culturais na Merenda Escolar / Cultural Crossings at School Lunch
title_full Atravessamentos Culturais na Merenda Escolar / Cultural Crossings at School Lunch
title_fullStr Atravessamentos Culturais na Merenda Escolar / Cultural Crossings at School Lunch
title_full_unstemmed Atravessamentos Culturais na Merenda Escolar / Cultural Crossings at School Lunch
title_sort Atravessamentos Culturais na Merenda Escolar / Cultural Crossings at School Lunch
author Silva, Anderson Carlos Da
author_facet Silva, Anderson Carlos Da
Araújo, Rosiléa Agostinha De
Fernandes, George Pimentel
author_role author
author2 Araújo, Rosiléa Agostinha De
Fernandes, George Pimentel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Anderson Carlos Da
Araújo, Rosiléa Agostinha De
Fernandes, George Pimentel
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
PNAE
merenda escolar.
topic Cultura
PNAE
merenda escolar.
description A alimentação é um fenômeno social complexo que pode ocorrer também em ambiente escolar e pode ser percebida a partir de diferentes perspectivas. Dentro da perspectiva política da merenda escolar há uma compreensão sobre os programas de alimentação na escola como políticas públicas de caráter assistencialista, em detrimento de simplesmente cumprir com a sua função de assegurar o direito à alimentação. De todo modo, é importante ressaltar que em um país de dimensões continentais como o Brasil tais políticas sofrem influência direta da cultura regional, seja por respeito às manifestações culturais, seja pela facilidade geográfica para comprar determinados alimentos, facilidade esta que só foi possível com a descentralização das compras no principal programa de merenda escolar no país o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) Foi essa descentralização possibilitou que a compra de insumos incorporasse particularidades regionais. Portanto, essa pesquisa busca identificar objetivo dessa pesquisa é identificar a existência de possíveis conexões entre cultura e merenda escolar e teve como referencial teórico bibliográfico alguns estudiosos da cultura, da alimentação e merenda escolar como Alfredo Bosi (1992), Contreras e Gracia (2011) e Camozzi (2015).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14000
10.34117/bjdv6n7-740
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14000
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14000/11701
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 52040-52048
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 52040-52048
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 52040-52048
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645467728216064