Atravessamentos Culturais na Merenda Escolar / Cultural Crossings at School Lunch
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14000 |
Resumo: | A alimentação é um fenômeno social complexo que pode ocorrer também em ambiente escolar e pode ser percebida a partir de diferentes perspectivas. Dentro da perspectiva política da merenda escolar há uma compreensão sobre os programas de alimentação na escola como políticas públicas de caráter assistencialista, em detrimento de simplesmente cumprir com a sua função de assegurar o direito à alimentação. De todo modo, é importante ressaltar que em um país de dimensões continentais como o Brasil tais políticas sofrem influência direta da cultura regional, seja por respeito às manifestações culturais, seja pela facilidade geográfica para comprar determinados alimentos, facilidade esta que só foi possível com a descentralização das compras no principal programa de merenda escolar no país o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) Foi essa descentralização possibilitou que a compra de insumos incorporasse particularidades regionais. Portanto, essa pesquisa busca identificar objetivo dessa pesquisa é identificar a existência de possíveis conexões entre cultura e merenda escolar e teve como referencial teórico bibliográfico alguns estudiosos da cultura, da alimentação e merenda escolar como Alfredo Bosi (1992), Contreras e Gracia (2011) e Camozzi (2015). |
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Atravessamentos Culturais na Merenda Escolar / Cultural Crossings at School LunchCulturaPNAEmerenda escolar.A alimentação é um fenômeno social complexo que pode ocorrer também em ambiente escolar e pode ser percebida a partir de diferentes perspectivas. Dentro da perspectiva política da merenda escolar há uma compreensão sobre os programas de alimentação na escola como políticas públicas de caráter assistencialista, em detrimento de simplesmente cumprir com a sua função de assegurar o direito à alimentação. De todo modo, é importante ressaltar que em um país de dimensões continentais como o Brasil tais políticas sofrem influência direta da cultura regional, seja por respeito às manifestações culturais, seja pela facilidade geográfica para comprar determinados alimentos, facilidade esta que só foi possível com a descentralização das compras no principal programa de merenda escolar no país o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) Foi essa descentralização possibilitou que a compra de insumos incorporasse particularidades regionais. Portanto, essa pesquisa busca identificar objetivo dessa pesquisa é identificar a existência de possíveis conexões entre cultura e merenda escolar e teve como referencial teórico bibliográfico alguns estudiosos da cultura, da alimentação e merenda escolar como Alfredo Bosi (1992), Contreras e Gracia (2011) e Camozzi (2015).Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1400010.34117/bjdv6n7-740Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 52040-52048Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 52040-52048Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 52040-520482525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14000/11701Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Anderson Carlos DaAraújo, Rosiléa Agostinha DeFernandes, George Pimentel2020-08-11T15:17:28Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14000Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:25.354815Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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A alimentação é um fenômeno social complexo que pode ocorrer também em ambiente escolar e pode ser percebida a partir de diferentes perspectivas. Dentro da perspectiva política da merenda escolar há uma compreensão sobre os programas de alimentação na escola como políticas públicas de caráter assistencialista, em detrimento de simplesmente cumprir com a sua função de assegurar o direito à alimentação. De todo modo, é importante ressaltar que em um país de dimensões continentais como o Brasil tais políticas sofrem influência direta da cultura regional, seja por respeito às manifestações culturais, seja pela facilidade geográfica para comprar determinados alimentos, facilidade esta que só foi possível com a descentralização das compras no principal programa de merenda escolar no país o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) Foi essa descentralização possibilitou que a compra de insumos incorporasse particularidades regionais. Portanto, essa pesquisa busca identificar objetivo dessa pesquisa é identificar a existência de possíveis conexões entre cultura e merenda escolar e teve como referencial teórico bibliográfico alguns estudiosos da cultura, da alimentação e merenda escolar como Alfredo Bosi (1992), Contreras e Gracia (2011) e Camozzi (2015). |
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