Qualidade de vida de universitários de uma instituição pública no Ceará / Quality of life of university students of a public institution in Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Carina Stelko
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gondim, Raianny de Sousa, Brito, Rayssa Modesto de Souza, Batista, Danielle Gomes, de Matos, Karla Julianne Negreiros, Lourinho, Lídia Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n9-295
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16556
Resumo: Este estudo avaliou a QV de estudantes de uma universidade pública do nordeste brasileiro e sua relação com áreas de conhecimento. O WHOQOL-BREF foi respondido por 975 estudantes. O valor médio de QV de todos os participantes foi de 62,04 (DP = 12,15), sendo que estudantes das áreas da saúde (M = 63,7; DP = 12,47), da educação (M = 63,64; DP = 11,91) e das ciências sociais aplicadas (M =62,93; DP = 11,97) tiveram escores médios significativamente superiores, enquanto que as áreas de tecnologias (M = 61,32; DP = 11,99) e humanidades (M =60,62; DP = 12,1) apresentaram valores inferiores à média geral. Independentemente da área de estudo dos participantes, os escores de QV foram maiores para o domínio social, seguidos do psicológico, físico e ambiental. Sugere-se a realização de mais estudos sobre o tema, incluindo-se uma amostra mais diversa de estudantes e de técnicas de coleta de dados.
id VERACRUZ-0_cc7d86a98fb44e2c7598e953a25c71d4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16556
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Qualidade de vida de universitários de uma instituição pública no Ceará / Quality of life of university students of a public institution in Cearáqualidade de vidaestilo de vidaestudantes.Este estudo avaliou a QV de estudantes de uma universidade pública do nordeste brasileiro e sua relação com áreas de conhecimento. O WHOQOL-BREF foi respondido por 975 estudantes. O valor médio de QV de todos os participantes foi de 62,04 (DP = 12,15), sendo que estudantes das áreas da saúde (M = 63,7; DP = 12,47), da educação (M = 63,64; DP = 11,91) e das ciências sociais aplicadas (M =62,93; DP = 11,97) tiveram escores médios significativamente superiores, enquanto que as áreas de tecnologias (M = 61,32; DP = 11,99) e humanidades (M =60,62; DP = 12,1) apresentaram valores inferiores à média geral. Independentemente da área de estudo dos participantes, os escores de QV foram maiores para o domínio social, seguidos do psicológico, físico e ambiental. Sugere-se a realização de mais estudos sobre o tema, incluindo-se uma amostra mais diversa de estudantes e de técnicas de coleta de dados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1655610.34117/bjdv6n9-295Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 68024-68045Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 68024-68045Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 68024-680452525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16556/13528Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Ana Carina StelkoGondim, Raianny de SousaBrito, Rayssa Modesto de SouzaBatista, Danielle Gomesde Matos, Karla Julianne NegreirosLourinho, Lídia Andrade2020-10-14T16:32:14Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16556Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:39.823894Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida de universitários de uma instituição pública no Ceará / Quality of life of university students of a public institution in Ceará
title Qualidade de vida de universitários de uma instituição pública no Ceará / Quality of life of university students of a public institution in Ceará
spellingShingle Qualidade de vida de universitários de uma instituição pública no Ceará / Quality of life of university students of a public institution in Ceará
Qualidade de vida de universitários de uma instituição pública no Ceará / Quality of life of university students of a public institution in Ceará
Pereira, Ana Carina Stelko
qualidade de vida
estilo de vida
estudantes.
Pereira, Ana Carina Stelko
qualidade de vida
estilo de vida
estudantes.
title_short Qualidade de vida de universitários de uma instituição pública no Ceará / Quality of life of university students of a public institution in Ceará
title_full Qualidade de vida de universitários de uma instituição pública no Ceará / Quality of life of university students of a public institution in Ceará
title_fullStr Qualidade de vida de universitários de uma instituição pública no Ceará / Quality of life of university students of a public institution in Ceará
Qualidade de vida de universitários de uma instituição pública no Ceará / Quality of life of university students of a public institution in Ceará
title_full_unstemmed Qualidade de vida de universitários de uma instituição pública no Ceará / Quality of life of university students of a public institution in Ceará
Qualidade de vida de universitários de uma instituição pública no Ceará / Quality of life of university students of a public institution in Ceará
title_sort Qualidade de vida de universitários de uma instituição pública no Ceará / Quality of life of university students of a public institution in Ceará
author Pereira, Ana Carina Stelko
author_facet Pereira, Ana Carina Stelko
Pereira, Ana Carina Stelko
Gondim, Raianny de Sousa
Brito, Rayssa Modesto de Souza
Batista, Danielle Gomes
de Matos, Karla Julianne Negreiros
Lourinho, Lídia Andrade
Gondim, Raianny de Sousa
Brito, Rayssa Modesto de Souza
Batista, Danielle Gomes
de Matos, Karla Julianne Negreiros
Lourinho, Lídia Andrade
author_role author
author2 Gondim, Raianny de Sousa
Brito, Rayssa Modesto de Souza
Batista, Danielle Gomes
de Matos, Karla Julianne Negreiros
Lourinho, Lídia Andrade
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Carina Stelko
Gondim, Raianny de Sousa
Brito, Rayssa Modesto de Souza
Batista, Danielle Gomes
de Matos, Karla Julianne Negreiros
Lourinho, Lídia Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv qualidade de vida
estilo de vida
estudantes.
topic qualidade de vida
estilo de vida
estudantes.
description Este estudo avaliou a QV de estudantes de uma universidade pública do nordeste brasileiro e sua relação com áreas de conhecimento. O WHOQOL-BREF foi respondido por 975 estudantes. O valor médio de QV de todos os participantes foi de 62,04 (DP = 12,15), sendo que estudantes das áreas da saúde (M = 63,7; DP = 12,47), da educação (M = 63,64; DP = 11,91) e das ciências sociais aplicadas (M =62,93; DP = 11,97) tiveram escores médios significativamente superiores, enquanto que as áreas de tecnologias (M = 61,32; DP = 11,99) e humanidades (M =60,62; DP = 12,1) apresentaram valores inferiores à média geral. Independentemente da área de estudo dos participantes, os escores de QV foram maiores para o domínio social, seguidos do psicológico, físico e ambiental. Sugere-se a realização de mais estudos sobre o tema, incluindo-se uma amostra mais diversa de estudantes e de técnicas de coleta de dados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16556
10.34117/bjdv6n9-295
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16556
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n9-295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16556/13528
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 68024-68045
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 68024-68045
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 68024-68045
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i9
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183744425951232
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n9-295