Qualidade de vida de universitários de uma instituição pública no Ceará / Quality of life of university students of a public institution in Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n9-295 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16556 |
Resumo: | Este estudo avaliou a QV de estudantes de uma universidade pública do nordeste brasileiro e sua relação com áreas de conhecimento. O WHOQOL-BREF foi respondido por 975 estudantes. O valor médio de QV de todos os participantes foi de 62,04 (DP = 12,15), sendo que estudantes das áreas da saúde (M = 63,7; DP = 12,47), da educação (M = 63,64; DP = 11,91) e das ciências sociais aplicadas (M =62,93; DP = 11,97) tiveram escores médios significativamente superiores, enquanto que as áreas de tecnologias (M = 61,32; DP = 11,99) e humanidades (M =60,62; DP = 12,1) apresentaram valores inferiores à média geral. Independentemente da área de estudo dos participantes, os escores de QV foram maiores para o domínio social, seguidos do psicológico, físico e ambiental. Sugere-se a realização de mais estudos sobre o tema, incluindo-se uma amostra mais diversa de estudantes e de técnicas de coleta de dados. |
id |
VERACRUZ-0_cc7d86a98fb44e2c7598e953a25c71d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16556 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Qualidade de vida de universitários de uma instituição pública no Ceará / Quality of life of university students of a public institution in Cearáqualidade de vidaestilo de vidaestudantes.Este estudo avaliou a QV de estudantes de uma universidade pública do nordeste brasileiro e sua relação com áreas de conhecimento. O WHOQOL-BREF foi respondido por 975 estudantes. O valor médio de QV de todos os participantes foi de 62,04 (DP = 12,15), sendo que estudantes das áreas da saúde (M = 63,7; DP = 12,47), da educação (M = 63,64; DP = 11,91) e das ciências sociais aplicadas (M =62,93; DP = 11,97) tiveram escores médios significativamente superiores, enquanto que as áreas de tecnologias (M = 61,32; DP = 11,99) e humanidades (M =60,62; DP = 12,1) apresentaram valores inferiores à média geral. Independentemente da área de estudo dos participantes, os escores de QV foram maiores para o domínio social, seguidos do psicológico, físico e ambiental. Sugere-se a realização de mais estudos sobre o tema, incluindo-se uma amostra mais diversa de estudantes e de técnicas de coleta de dados.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1655610.34117/bjdv6n9-295Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 68024-68045Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 68024-68045Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 68024-680452525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16556/13528Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Ana Carina StelkoGondim, Raianny de SousaBrito, Rayssa Modesto de SouzaBatista, Danielle Gomesde Matos, Karla Julianne NegreirosLourinho, Lídia Andrade2020-10-14T16:32:14Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16556Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:39.823894Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade de vida de universitários de uma instituição pública no Ceará / Quality of life of university students of a public institution in Ceará |
title |
Qualidade de vida de universitários de uma instituição pública no Ceará / Quality of life of university students of a public institution in Ceará |
spellingShingle |
Qualidade de vida de universitários de uma instituição pública no Ceará / Quality of life of university students of a public institution in Ceará Qualidade de vida de universitários de uma instituição pública no Ceará / Quality of life of university students of a public institution in Ceará Pereira, Ana Carina Stelko qualidade de vida estilo de vida estudantes. Pereira, Ana Carina Stelko qualidade de vida estilo de vida estudantes. |
title_short |
Qualidade de vida de universitários de uma instituição pública no Ceará / Quality of life of university students of a public institution in Ceará |
title_full |
Qualidade de vida de universitários de uma instituição pública no Ceará / Quality of life of university students of a public institution in Ceará |
title_fullStr |
Qualidade de vida de universitários de uma instituição pública no Ceará / Quality of life of university students of a public institution in Ceará Qualidade de vida de universitários de uma instituição pública no Ceará / Quality of life of university students of a public institution in Ceará |
title_full_unstemmed |
Qualidade de vida de universitários de uma instituição pública no Ceará / Quality of life of university students of a public institution in Ceará Qualidade de vida de universitários de uma instituição pública no Ceará / Quality of life of university students of a public institution in Ceará |
title_sort |
Qualidade de vida de universitários de uma instituição pública no Ceará / Quality of life of university students of a public institution in Ceará |
author |
Pereira, Ana Carina Stelko |
author_facet |
Pereira, Ana Carina Stelko Pereira, Ana Carina Stelko Gondim, Raianny de Sousa Brito, Rayssa Modesto de Souza Batista, Danielle Gomes de Matos, Karla Julianne Negreiros Lourinho, Lídia Andrade Gondim, Raianny de Sousa Brito, Rayssa Modesto de Souza Batista, Danielle Gomes de Matos, Karla Julianne Negreiros Lourinho, Lídia Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Gondim, Raianny de Sousa Brito, Rayssa Modesto de Souza Batista, Danielle Gomes de Matos, Karla Julianne Negreiros Lourinho, Lídia Andrade |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ana Carina Stelko Gondim, Raianny de Sousa Brito, Rayssa Modesto de Souza Batista, Danielle Gomes de Matos, Karla Julianne Negreiros Lourinho, Lídia Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
qualidade de vida estilo de vida estudantes. |
topic |
qualidade de vida estilo de vida estudantes. |
description |
Este estudo avaliou a QV de estudantes de uma universidade pública do nordeste brasileiro e sua relação com áreas de conhecimento. O WHOQOL-BREF foi respondido por 975 estudantes. O valor médio de QV de todos os participantes foi de 62,04 (DP = 12,15), sendo que estudantes das áreas da saúde (M = 63,7; DP = 12,47), da educação (M = 63,64; DP = 11,91) e das ciências sociais aplicadas (M =62,93; DP = 11,97) tiveram escores médios significativamente superiores, enquanto que as áreas de tecnologias (M = 61,32; DP = 11,99) e humanidades (M =60,62; DP = 12,1) apresentaram valores inferiores à média geral. Independentemente da área de estudo dos participantes, os escores de QV foram maiores para o domínio social, seguidos do psicológico, físico e ambiental. Sugere-se a realização de mais estudos sobre o tema, incluindo-se uma amostra mais diversa de estudantes e de técnicas de coleta de dados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16556 10.34117/bjdv6n9-295 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16556 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n9-295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16556/13528 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 68024-68045 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 68024-68045 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 68024-68045 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i9 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183744425951232 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n9-295 |