Ensino de zoologia em foco: revendo, refletindo e relatando sobre trajetórias percorridas / Zoology teaching in focus: reviewing, reflecting, and reporting on the trajectories taken
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50429 |
Resumo: | Em se tratando da produção do conhecimento em todas as áreas de ensino, ao imergir no tema sobre a diversidade animal, tem-se um exemplo a ser compreendido em suas particularidades. Nesse sentido, os objetivos dessa pesquisa foram levantar, refletir e relatar sobre experiências no ensino de zoologia registradas em produções científicas documentadas ao longo de um percurso de mudanças curriculares de um curso de graduação em Ciências Biológicas. A pesquisa enfoca os aspectos didáticos e evidencia dados que sinalizam contribuições para o ensino interdisciplinar. As reflexões efetivadas destacam ações criativas ocorridas ao longo das experiências relatadas. |
id |
VERACRUZ-0_cd2b49a13417b92a4828d1ce5d9ce94e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50429 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de zoologia em foco: revendo, refletindo e relatando sobre trajetórias percorridas / Zoology teaching in focus: reviewing, reflecting, and reporting on the trajectories takenbiodiversidadebiodiversidadeinvertebradosinvertebradosmapas conceituaismapas conceituaisportfólios reflexivos.portfólios reflexivos.Em se tratando da produção do conhecimento em todas as áreas de ensino, ao imergir no tema sobre a diversidade animal, tem-se um exemplo a ser compreendido em suas particularidades. Nesse sentido, os objetivos dessa pesquisa foram levantar, refletir e relatar sobre experiências no ensino de zoologia registradas em produções científicas documentadas ao longo de um percurso de mudanças curriculares de um curso de graduação em Ciências Biológicas. A pesquisa enfoca os aspectos didáticos e evidencia dados que sinalizam contribuições para o ensino interdisciplinar. As reflexões efetivadas destacam ações criativas ocorridas ao longo das experiências relatadas. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5042910.34117/bjdv8n7-232Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 52179-52200Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 52179-52200Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 52179-522002525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50429/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Almeida, Elineí Araújode Melo, Gisele Silva MarquesSantos, Roberto LimaD’Oliveira, Rosângela Gondim2022-07-27T18:37:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50429Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:03.210209Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de zoologia em foco: revendo, refletindo e relatando sobre trajetórias percorridas / Zoology teaching in focus: reviewing, reflecting, and reporting on the trajectories taken |
title |
Ensino de zoologia em foco: revendo, refletindo e relatando sobre trajetórias percorridas / Zoology teaching in focus: reviewing, reflecting, and reporting on the trajectories taken |
spellingShingle |
Ensino de zoologia em foco: revendo, refletindo e relatando sobre trajetórias percorridas / Zoology teaching in focus: reviewing, reflecting, and reporting on the trajectories taken de Almeida, Elineí Araújo biodiversidade biodiversidade invertebrados invertebrados mapas conceituais mapas conceituais portfólios reflexivos. portfólios reflexivos. |
title_short |
Ensino de zoologia em foco: revendo, refletindo e relatando sobre trajetórias percorridas / Zoology teaching in focus: reviewing, reflecting, and reporting on the trajectories taken |
title_full |
Ensino de zoologia em foco: revendo, refletindo e relatando sobre trajetórias percorridas / Zoology teaching in focus: reviewing, reflecting, and reporting on the trajectories taken |
title_fullStr |
Ensino de zoologia em foco: revendo, refletindo e relatando sobre trajetórias percorridas / Zoology teaching in focus: reviewing, reflecting, and reporting on the trajectories taken |
title_full_unstemmed |
Ensino de zoologia em foco: revendo, refletindo e relatando sobre trajetórias percorridas / Zoology teaching in focus: reviewing, reflecting, and reporting on the trajectories taken |
title_sort |
Ensino de zoologia em foco: revendo, refletindo e relatando sobre trajetórias percorridas / Zoology teaching in focus: reviewing, reflecting, and reporting on the trajectories taken |
author |
de Almeida, Elineí Araújo |
author_facet |
de Almeida, Elineí Araújo de Melo, Gisele Silva Marques Santos, Roberto Lima D’Oliveira, Rosângela Gondim |
author_role |
author |
author2 |
de Melo, Gisele Silva Marques Santos, Roberto Lima D’Oliveira, Rosângela Gondim |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Almeida, Elineí Araújo de Melo, Gisele Silva Marques Santos, Roberto Lima D’Oliveira, Rosângela Gondim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
biodiversidade biodiversidade invertebrados invertebrados mapas conceituais mapas conceituais portfólios reflexivos. portfólios reflexivos. |
topic |
biodiversidade biodiversidade invertebrados invertebrados mapas conceituais mapas conceituais portfólios reflexivos. portfólios reflexivos. |
description |
Em se tratando da produção do conhecimento em todas as áreas de ensino, ao imergir no tema sobre a diversidade animal, tem-se um exemplo a ser compreendido em suas particularidades. Nesse sentido, os objetivos dessa pesquisa foram levantar, refletir e relatar sobre experiências no ensino de zoologia registradas em produções científicas documentadas ao longo de um percurso de mudanças curriculares de um curso de graduação em Ciências Biológicas. A pesquisa enfoca os aspectos didáticos e evidencia dados que sinalizam contribuições para o ensino interdisciplinar. As reflexões efetivadas destacam ações criativas ocorridas ao longo das experiências relatadas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50429 10.34117/bjdv8n7-232 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50429 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n7-232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50429/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 52179-52200 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 52179-52200 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 52179-52200 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645605606522880 |