Ensino de zoologia em foco: revendo, refletindo e relatando sobre trajetórias percorridas / Zoology teaching in focus: reviewing, reflecting, and reporting on the trajectories taken

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida, Elineí Araújo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Melo, Gisele Silva Marques, Santos, Roberto Lima, D’Oliveira, Rosângela Gondim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50429
Resumo: Em se tratando da produção do conhecimento em todas as áreas de ensino, ao imergir no tema sobre a diversidade animal, tem-se um exemplo a ser compreendido em suas particularidades. Nesse sentido, os objetivos dessa pesquisa foram levantar, refletir e relatar sobre experiências no ensino de zoologia registradas em produções científicas documentadas ao longo de um percurso de mudanças curriculares de um curso de graduação em Ciências Biológicas. A pesquisa enfoca os aspectos didáticos e evidencia dados que sinalizam contribuições para o ensino interdisciplinar. As reflexões efetivadas destacam ações criativas ocorridas ao longo das experiências relatadas. 
id VERACRUZ-0_cd2b49a13417b92a4828d1ce5d9ce94e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50429
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Ensino de zoologia em foco: revendo, refletindo e relatando sobre trajetórias percorridas / Zoology teaching in focus: reviewing, reflecting, and reporting on the trajectories takenbiodiversidadebiodiversidadeinvertebradosinvertebradosmapas conceituaismapas conceituaisportfólios reflexivos.portfólios reflexivos.Em se tratando da produção do conhecimento em todas as áreas de ensino, ao imergir no tema sobre a diversidade animal, tem-se um exemplo a ser compreendido em suas particularidades. Nesse sentido, os objetivos dessa pesquisa foram levantar, refletir e relatar sobre experiências no ensino de zoologia registradas em produções científicas documentadas ao longo de um percurso de mudanças curriculares de um curso de graduação em Ciências Biológicas. A pesquisa enfoca os aspectos didáticos e evidencia dados que sinalizam contribuições para o ensino interdisciplinar. As reflexões efetivadas destacam ações criativas ocorridas ao longo das experiências relatadas. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5042910.34117/bjdv8n7-232Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 52179-52200Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 52179-52200Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 52179-522002525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50429/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Almeida, Elineí Araújode Melo, Gisele Silva MarquesSantos, Roberto LimaD’Oliveira, Rosângela Gondim2022-07-27T18:37:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50429Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:03.210209Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de zoologia em foco: revendo, refletindo e relatando sobre trajetórias percorridas / Zoology teaching in focus: reviewing, reflecting, and reporting on the trajectories taken
title Ensino de zoologia em foco: revendo, refletindo e relatando sobre trajetórias percorridas / Zoology teaching in focus: reviewing, reflecting, and reporting on the trajectories taken
spellingShingle Ensino de zoologia em foco: revendo, refletindo e relatando sobre trajetórias percorridas / Zoology teaching in focus: reviewing, reflecting, and reporting on the trajectories taken
de Almeida, Elineí Araújo
biodiversidade
biodiversidade
invertebrados
invertebrados
mapas conceituais
mapas conceituais
portfólios reflexivos.
portfólios reflexivos.
title_short Ensino de zoologia em foco: revendo, refletindo e relatando sobre trajetórias percorridas / Zoology teaching in focus: reviewing, reflecting, and reporting on the trajectories taken
title_full Ensino de zoologia em foco: revendo, refletindo e relatando sobre trajetórias percorridas / Zoology teaching in focus: reviewing, reflecting, and reporting on the trajectories taken
title_fullStr Ensino de zoologia em foco: revendo, refletindo e relatando sobre trajetórias percorridas / Zoology teaching in focus: reviewing, reflecting, and reporting on the trajectories taken
title_full_unstemmed Ensino de zoologia em foco: revendo, refletindo e relatando sobre trajetórias percorridas / Zoology teaching in focus: reviewing, reflecting, and reporting on the trajectories taken
title_sort Ensino de zoologia em foco: revendo, refletindo e relatando sobre trajetórias percorridas / Zoology teaching in focus: reviewing, reflecting, and reporting on the trajectories taken
author de Almeida, Elineí Araújo
author_facet de Almeida, Elineí Araújo
de Melo, Gisele Silva Marques
Santos, Roberto Lima
D’Oliveira, Rosângela Gondim
author_role author
author2 de Melo, Gisele Silva Marques
Santos, Roberto Lima
D’Oliveira, Rosângela Gondim
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Almeida, Elineí Araújo
de Melo, Gisele Silva Marques
Santos, Roberto Lima
D’Oliveira, Rosângela Gondim
dc.subject.por.fl_str_mv biodiversidade
biodiversidade
invertebrados
invertebrados
mapas conceituais
mapas conceituais
portfólios reflexivos.
portfólios reflexivos.
topic biodiversidade
biodiversidade
invertebrados
invertebrados
mapas conceituais
mapas conceituais
portfólios reflexivos.
portfólios reflexivos.
description Em se tratando da produção do conhecimento em todas as áreas de ensino, ao imergir no tema sobre a diversidade animal, tem-se um exemplo a ser compreendido em suas particularidades. Nesse sentido, os objetivos dessa pesquisa foram levantar, refletir e relatar sobre experiências no ensino de zoologia registradas em produções científicas documentadas ao longo de um percurso de mudanças curriculares de um curso de graduação em Ciências Biológicas. A pesquisa enfoca os aspectos didáticos e evidencia dados que sinalizam contribuições para o ensino interdisciplinar. As reflexões efetivadas destacam ações criativas ocorridas ao longo das experiências relatadas. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50429
10.34117/bjdv8n7-232
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50429
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n7-232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50429/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 52179-52200
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 52179-52200
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 52179-52200
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645605606522880