Educação médica e as diretrizes curriculares nacionais: realidade ou utopia – revisão sistemática literária / Medical education and the national curriculum guidelines: reality or utopia - systematic literary review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30062 |
Resumo: | Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina (DCNs) de 2014 trouxeram mudanças que priorizam a formação generalista, conteúdos fundamentais holísticos e vinculados ao processo saúde-doença das comunidades. O questionamento é: na prática, quão efetivas são as novas DCNs? E quais os principais empecilhos à formação médica integral que compõem as DCNs que distanciam a teoria da realidade? Objetivo: Analisar a efetivação das DCNs para o curso de Medicina com base na revisão de 14 estudos selecionados, observando o pensamento de professores, alunos e instituições; avaliar a capacitação dos acadêmicos e as vantagens delas para formação médica; destacar os principais problemas que dificultam sua efetivação. Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica literária sistemática, realizada em fevereiro de 2020. Buscou-se artigos e teses que continham os termos MESH “novas diretrizes curriculares nacionais" e "educação médica" combinados como palavras-chave, foram selecionados 26 artigos no total que atendiam ao estudo, dos quais 12 foram excluídos, ficando um total de 14. Resultados: Os 14 artigos selecionados foram classificados segundo suas palavras-chave e objetivos, os quais foram lidos e comparados em suas semelhanças e contradições, buscando responder ao objetivo desta análise. Conclusão: Os dados do estudo demostram que as ideias contidas nas DCNs encontraram aceitação, contudo não está sendo fácil torná-la parte das práticas. Existem empecilhos à sua implementação e conflitos nas instituições, problemas de ordem estrutural/física e resistência por parte de alunos e professores. |
id |
VERACRUZ-0_ce187b870e445e27fe5dba09498d9812 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30062 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação médica e as diretrizes curriculares nacionais: realidade ou utopia – revisão sistemática literária / Medical education and the national curriculum guidelines: reality or utopia - systematic literary reviewProfissional de saúdeCurrículo baseado em problemasPesquisa qualitativaEducação MédicaIntrodução: As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina (DCNs) de 2014 trouxeram mudanças que priorizam a formação generalista, conteúdos fundamentais holísticos e vinculados ao processo saúde-doença das comunidades. O questionamento é: na prática, quão efetivas são as novas DCNs? E quais os principais empecilhos à formação médica integral que compõem as DCNs que distanciam a teoria da realidade? Objetivo: Analisar a efetivação das DCNs para o curso de Medicina com base na revisão de 14 estudos selecionados, observando o pensamento de professores, alunos e instituições; avaliar a capacitação dos acadêmicos e as vantagens delas para formação médica; destacar os principais problemas que dificultam sua efetivação. Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica literária sistemática, realizada em fevereiro de 2020. Buscou-se artigos e teses que continham os termos MESH “novas diretrizes curriculares nacionais" e "educação médica" combinados como palavras-chave, foram selecionados 26 artigos no total que atendiam ao estudo, dos quais 12 foram excluídos, ficando um total de 14. Resultados: Os 14 artigos selecionados foram classificados segundo suas palavras-chave e objetivos, os quais foram lidos e comparados em suas semelhanças e contradições, buscando responder ao objetivo desta análise. Conclusão: Os dados do estudo demostram que as ideias contidas nas DCNs encontraram aceitação, contudo não está sendo fácil torná-la parte das práticas. Existem empecilhos à sua implementação e conflitos nas instituições, problemas de ordem estrutural/física e resistência por parte de alunos e professores.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3006210.34117/bjdv.v7i5.30062Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 50464-50477Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 50464-50477Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 50464-504772525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30062/23674Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Antonio da Silva MenezesCosta, Aline Fonseca de OliveiraArruda, Marcos2022-02-25T21:45:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30062Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:59.598225Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação médica e as diretrizes curriculares nacionais: realidade ou utopia – revisão sistemática literária / Medical education and the national curriculum guidelines: reality or utopia - systematic literary review |
title |
Educação médica e as diretrizes curriculares nacionais: realidade ou utopia – revisão sistemática literária / Medical education and the national curriculum guidelines: reality or utopia - systematic literary review |
spellingShingle |
Educação médica e as diretrizes curriculares nacionais: realidade ou utopia – revisão sistemática literária / Medical education and the national curriculum guidelines: reality or utopia - systematic literary review Junior, Antonio da Silva Menezes Profissional de saúde Currículo baseado em problemas Pesquisa qualitativa Educação Médica |
title_short |
Educação médica e as diretrizes curriculares nacionais: realidade ou utopia – revisão sistemática literária / Medical education and the national curriculum guidelines: reality or utopia - systematic literary review |
title_full |
Educação médica e as diretrizes curriculares nacionais: realidade ou utopia – revisão sistemática literária / Medical education and the national curriculum guidelines: reality or utopia - systematic literary review |
title_fullStr |
Educação médica e as diretrizes curriculares nacionais: realidade ou utopia – revisão sistemática literária / Medical education and the national curriculum guidelines: reality or utopia - systematic literary review |
title_full_unstemmed |
Educação médica e as diretrizes curriculares nacionais: realidade ou utopia – revisão sistemática literária / Medical education and the national curriculum guidelines: reality or utopia - systematic literary review |
title_sort |
Educação médica e as diretrizes curriculares nacionais: realidade ou utopia – revisão sistemática literária / Medical education and the national curriculum guidelines: reality or utopia - systematic literary review |
author |
Junior, Antonio da Silva Menezes |
author_facet |
Junior, Antonio da Silva Menezes Costa, Aline Fonseca de Oliveira Arruda, Marcos |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Aline Fonseca de Oliveira Arruda, Marcos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junior, Antonio da Silva Menezes Costa, Aline Fonseca de Oliveira Arruda, Marcos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Profissional de saúde Currículo baseado em problemas Pesquisa qualitativa Educação Médica |
topic |
Profissional de saúde Currículo baseado em problemas Pesquisa qualitativa Educação Médica |
description |
Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina (DCNs) de 2014 trouxeram mudanças que priorizam a formação generalista, conteúdos fundamentais holísticos e vinculados ao processo saúde-doença das comunidades. O questionamento é: na prática, quão efetivas são as novas DCNs? E quais os principais empecilhos à formação médica integral que compõem as DCNs que distanciam a teoria da realidade? Objetivo: Analisar a efetivação das DCNs para o curso de Medicina com base na revisão de 14 estudos selecionados, observando o pensamento de professores, alunos e instituições; avaliar a capacitação dos acadêmicos e as vantagens delas para formação médica; destacar os principais problemas que dificultam sua efetivação. Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica literária sistemática, realizada em fevereiro de 2020. Buscou-se artigos e teses que continham os termos MESH “novas diretrizes curriculares nacionais" e "educação médica" combinados como palavras-chave, foram selecionados 26 artigos no total que atendiam ao estudo, dos quais 12 foram excluídos, ficando um total de 14. Resultados: Os 14 artigos selecionados foram classificados segundo suas palavras-chave e objetivos, os quais foram lidos e comparados em suas semelhanças e contradições, buscando responder ao objetivo desta análise. Conclusão: Os dados do estudo demostram que as ideias contidas nas DCNs encontraram aceitação, contudo não está sendo fácil torná-la parte das práticas. Existem empecilhos à sua implementação e conflitos nas instituições, problemas de ordem estrutural/física e resistência por parte de alunos e professores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30062 10.34117/bjdv.v7i5.30062 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30062 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.30062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30062/23674 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 50464-50477 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 50464-50477 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 50464-50477 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i5 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645533167747072 |