Educação médica e as diretrizes curriculares nacionais: realidade ou utopia – revisão sistemática literária / Medical education and the national curriculum guidelines: reality or utopia - systematic literary review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, Antonio da Silva Menezes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, Aline Fonseca de Oliveira, Arruda, Marcos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30062
Resumo: Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina (DCNs) de 2014 trouxeram mudanças que priorizam a formação generalista, conteúdos fundamentais holísticos e vinculados ao processo saúde-doença das comunidades. O questionamento é: na prática, quão efetivas são as novas DCNs? E quais os principais empecilhos à formação médica integral que compõem as DCNs que distanciam a teoria da realidade?  Objetivo: Analisar a efetivação das DCNs para o curso de Medicina com base na revisão de 14 estudos selecionados, observando o pensamento de professores, alunos e instituições; avaliar a capacitação dos acadêmicos e as vantagens delas para formação médica; destacar os principais problemas que dificultam sua efetivação. Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica literária sistemática, realizada em fevereiro de 2020. Buscou-se artigos e teses que continham os termos MESH “novas diretrizes curriculares nacionais" e "educação médica" combinados como palavras-chave, foram selecionados 26 artigos no total que atendiam ao estudo, dos quais 12 foram excluídos, ficando um total de 14. Resultados: Os 14 artigos selecionados foram classificados segundo suas palavras-chave e objetivos, os quais foram lidos e comparados em suas semelhanças e contradições, buscando responder ao objetivo desta análise. Conclusão: Os dados do estudo demostram que as ideias contidas nas DCNs encontraram aceitação, contudo não está sendo fácil torná-la parte das práticas. Existem empecilhos à sua implementação e conflitos nas instituições, problemas de ordem estrutural/física e resistência por parte de alunos e professores.
id VERACRUZ-0_ce187b870e445e27fe5dba09498d9812
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30062
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação médica e as diretrizes curriculares nacionais: realidade ou utopia – revisão sistemática literária / Medical education and the national curriculum guidelines: reality or utopia - systematic literary reviewProfissional de saúdeCurrículo baseado em problemasPesquisa qualitativaEducação MédicaIntrodução: As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina (DCNs) de 2014 trouxeram mudanças que priorizam a formação generalista, conteúdos fundamentais holísticos e vinculados ao processo saúde-doença das comunidades. O questionamento é: na prática, quão efetivas são as novas DCNs? E quais os principais empecilhos à formação médica integral que compõem as DCNs que distanciam a teoria da realidade?  Objetivo: Analisar a efetivação das DCNs para o curso de Medicina com base na revisão de 14 estudos selecionados, observando o pensamento de professores, alunos e instituições; avaliar a capacitação dos acadêmicos e as vantagens delas para formação médica; destacar os principais problemas que dificultam sua efetivação. Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica literária sistemática, realizada em fevereiro de 2020. Buscou-se artigos e teses que continham os termos MESH “novas diretrizes curriculares nacionais" e "educação médica" combinados como palavras-chave, foram selecionados 26 artigos no total que atendiam ao estudo, dos quais 12 foram excluídos, ficando um total de 14. Resultados: Os 14 artigos selecionados foram classificados segundo suas palavras-chave e objetivos, os quais foram lidos e comparados em suas semelhanças e contradições, buscando responder ao objetivo desta análise. Conclusão: Os dados do estudo demostram que as ideias contidas nas DCNs encontraram aceitação, contudo não está sendo fácil torná-la parte das práticas. Existem empecilhos à sua implementação e conflitos nas instituições, problemas de ordem estrutural/física e resistência por parte de alunos e professores.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3006210.34117/bjdv.v7i5.30062Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 50464-50477Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 50464-50477Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 50464-504772525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30062/23674Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Antonio da Silva MenezesCosta, Aline Fonseca de OliveiraArruda, Marcos2022-02-25T21:45:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30062Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:59.598225Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação médica e as diretrizes curriculares nacionais: realidade ou utopia – revisão sistemática literária / Medical education and the national curriculum guidelines: reality or utopia - systematic literary review
title Educação médica e as diretrizes curriculares nacionais: realidade ou utopia – revisão sistemática literária / Medical education and the national curriculum guidelines: reality or utopia - systematic literary review
spellingShingle Educação médica e as diretrizes curriculares nacionais: realidade ou utopia – revisão sistemática literária / Medical education and the national curriculum guidelines: reality or utopia - systematic literary review
Junior, Antonio da Silva Menezes
Profissional de saúde
Currículo baseado em problemas
Pesquisa qualitativa
Educação Médica
title_short Educação médica e as diretrizes curriculares nacionais: realidade ou utopia – revisão sistemática literária / Medical education and the national curriculum guidelines: reality or utopia - systematic literary review
title_full Educação médica e as diretrizes curriculares nacionais: realidade ou utopia – revisão sistemática literária / Medical education and the national curriculum guidelines: reality or utopia - systematic literary review
title_fullStr Educação médica e as diretrizes curriculares nacionais: realidade ou utopia – revisão sistemática literária / Medical education and the national curriculum guidelines: reality or utopia - systematic literary review
title_full_unstemmed Educação médica e as diretrizes curriculares nacionais: realidade ou utopia – revisão sistemática literária / Medical education and the national curriculum guidelines: reality or utopia - systematic literary review
title_sort Educação médica e as diretrizes curriculares nacionais: realidade ou utopia – revisão sistemática literária / Medical education and the national curriculum guidelines: reality or utopia - systematic literary review
author Junior, Antonio da Silva Menezes
author_facet Junior, Antonio da Silva Menezes
Costa, Aline Fonseca de Oliveira
Arruda, Marcos
author_role author
author2 Costa, Aline Fonseca de Oliveira
Arruda, Marcos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junior, Antonio da Silva Menezes
Costa, Aline Fonseca de Oliveira
Arruda, Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv Profissional de saúde
Currículo baseado em problemas
Pesquisa qualitativa
Educação Médica
topic Profissional de saúde
Currículo baseado em problemas
Pesquisa qualitativa
Educação Médica
description Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina (DCNs) de 2014 trouxeram mudanças que priorizam a formação generalista, conteúdos fundamentais holísticos e vinculados ao processo saúde-doença das comunidades. O questionamento é: na prática, quão efetivas são as novas DCNs? E quais os principais empecilhos à formação médica integral que compõem as DCNs que distanciam a teoria da realidade?  Objetivo: Analisar a efetivação das DCNs para o curso de Medicina com base na revisão de 14 estudos selecionados, observando o pensamento de professores, alunos e instituições; avaliar a capacitação dos acadêmicos e as vantagens delas para formação médica; destacar os principais problemas que dificultam sua efetivação. Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica literária sistemática, realizada em fevereiro de 2020. Buscou-se artigos e teses que continham os termos MESH “novas diretrizes curriculares nacionais" e "educação médica" combinados como palavras-chave, foram selecionados 26 artigos no total que atendiam ao estudo, dos quais 12 foram excluídos, ficando um total de 14. Resultados: Os 14 artigos selecionados foram classificados segundo suas palavras-chave e objetivos, os quais foram lidos e comparados em suas semelhanças e contradições, buscando responder ao objetivo desta análise. Conclusão: Os dados do estudo demostram que as ideias contidas nas DCNs encontraram aceitação, contudo não está sendo fácil torná-la parte das práticas. Existem empecilhos à sua implementação e conflitos nas instituições, problemas de ordem estrutural/física e resistência por parte de alunos e professores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30062
10.34117/bjdv.v7i5.30062
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30062
identifier_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.30062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30062/23674
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 50464-50477
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 50464-50477
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 50464-50477
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i5
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645533167747072