Letramento crítico e multiculturalismo: abordagens raciais no livro didático de língua portuguesa do ensino médio / Critical literacy and multiculturalism: racial approaches in high school portuguese language textbooks

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Kellita do Carmo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fernandes, Laysla Ribeiro da Silva, Ribeiro, Marlana Carla Peixoto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46401
Resumo: Diante do desafio da escola efetivamente contribuir para a construção da consciência crítica dos/as alunos/as, mostra-se importante refletir sobre o papel do livro didático na prática do letramento crítico em aulas de língua portuguesa. Por meio do estudo de textos da unidade um, “Multiculturalismo”, do livro “Linguagem e Interação: língua portuguesa”, de Juliana Vegas Chinaglia, que enuncia trabalhar identidade e autoconhecimento, diversidade cultural e valorização do multiculturalismo, analisamos se o material é suficiente para abordar eficazmente os temas propostos. A pesquisa bibliográfica (CHINAGLIA, 2020; CERVETTI, PARDALES e DAMICO, 2021; DUBOC, 2016; hooks, 2021; FIGUEIRÊDO e QUEIROZ, 2012; FREIRE, 2005; JORDÃO, 2016; LACERDA, SILVA e PINTO, 2020; MATURANA, 2002; MUNANGA, 2003; PESSOA, 2019; RAJAGOPALAN, 2003; ROJO, 2009; SILVESTRE, 2019; SIQUEIRA, 2010; URZÊDA-FREITAS, 2018; WALSH, 2009; ZACCHI, 2018), com abordagem qualitativa, somada à análise do livro, volume único, publicado pela Editora Moderna no ano de 2020 e adotado, para o Ensino Médio, por escolas estaduais de Goiás em 2022, mostrou que os textos e as atividades propostas no material pedagógico não são capazes de, sozinhos, ofertarem uma investigação satisfatória dos temas propostos, competindo ao/a professor/a promover debates mais amplos e críticos, capazes de contribuir para com reflexões mais aprofundadas dos/as discentes.
id VERACRUZ-0_ce3344ee603999736fef5547b6dcdd18
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46401
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Letramento crítico e multiculturalismo: abordagens raciais no livro didático de língua portuguesa do ensino médio / Critical literacy and multiculturalism: racial approaches in high school portuguese language textbooksletramento críticomulticulturalismolivro didáticolíngua portuguesa.Diante do desafio da escola efetivamente contribuir para a construção da consciência crítica dos/as alunos/as, mostra-se importante refletir sobre o papel do livro didático na prática do letramento crítico em aulas de língua portuguesa. Por meio do estudo de textos da unidade um, “Multiculturalismo”, do livro “Linguagem e Interação: língua portuguesa”, de Juliana Vegas Chinaglia, que enuncia trabalhar identidade e autoconhecimento, diversidade cultural e valorização do multiculturalismo, analisamos se o material é suficiente para abordar eficazmente os temas propostos. A pesquisa bibliográfica (CHINAGLIA, 2020; CERVETTI, PARDALES e DAMICO, 2021; DUBOC, 2016; hooks, 2021; FIGUEIRÊDO e QUEIROZ, 2012; FREIRE, 2005; JORDÃO, 2016; LACERDA, SILVA e PINTO, 2020; MATURANA, 2002; MUNANGA, 2003; PESSOA, 2019; RAJAGOPALAN, 2003; ROJO, 2009; SILVESTRE, 2019; SIQUEIRA, 2010; URZÊDA-FREITAS, 2018; WALSH, 2009; ZACCHI, 2018), com abordagem qualitativa, somada à análise do livro, volume único, publicado pela Editora Moderna no ano de 2020 e adotado, para o Ensino Médio, por escolas estaduais de Goiás em 2022, mostrou que os textos e as atividades propostas no material pedagógico não são capazes de, sozinhos, ofertarem uma investigação satisfatória dos temas propostos, competindo ao/a professor/a promover debates mais amplos e críticos, capazes de contribuir para com reflexões mais aprofundadas dos/as discentes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4640110.34117/bjdv8n4-201Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 25678-25691Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 25678-25691Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 25678-256912525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46401/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Kellita do CarmoFernandes, Laysla Ribeiro da SilvaRibeiro, Marlana Carla Peixoto2022-06-22T19:40:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46401Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:26.586399Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento crítico e multiculturalismo: abordagens raciais no livro didático de língua portuguesa do ensino médio / Critical literacy and multiculturalism: racial approaches in high school portuguese language textbooks
title Letramento crítico e multiculturalismo: abordagens raciais no livro didático de língua portuguesa do ensino médio / Critical literacy and multiculturalism: racial approaches in high school portuguese language textbooks
spellingShingle Letramento crítico e multiculturalismo: abordagens raciais no livro didático de língua portuguesa do ensino médio / Critical literacy and multiculturalism: racial approaches in high school portuguese language textbooks
Araujo, Kellita do Carmo
letramento crítico
multiculturalismo
livro didático
língua portuguesa.
title_short Letramento crítico e multiculturalismo: abordagens raciais no livro didático de língua portuguesa do ensino médio / Critical literacy and multiculturalism: racial approaches in high school portuguese language textbooks
title_full Letramento crítico e multiculturalismo: abordagens raciais no livro didático de língua portuguesa do ensino médio / Critical literacy and multiculturalism: racial approaches in high school portuguese language textbooks
title_fullStr Letramento crítico e multiculturalismo: abordagens raciais no livro didático de língua portuguesa do ensino médio / Critical literacy and multiculturalism: racial approaches in high school portuguese language textbooks
title_full_unstemmed Letramento crítico e multiculturalismo: abordagens raciais no livro didático de língua portuguesa do ensino médio / Critical literacy and multiculturalism: racial approaches in high school portuguese language textbooks
title_sort Letramento crítico e multiculturalismo: abordagens raciais no livro didático de língua portuguesa do ensino médio / Critical literacy and multiculturalism: racial approaches in high school portuguese language textbooks
author Araujo, Kellita do Carmo
author_facet Araujo, Kellita do Carmo
Fernandes, Laysla Ribeiro da Silva
Ribeiro, Marlana Carla Peixoto
author_role author
author2 Fernandes, Laysla Ribeiro da Silva
Ribeiro, Marlana Carla Peixoto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Kellita do Carmo
Fernandes, Laysla Ribeiro da Silva
Ribeiro, Marlana Carla Peixoto
dc.subject.por.fl_str_mv letramento crítico
multiculturalismo
livro didático
língua portuguesa.
topic letramento crítico
multiculturalismo
livro didático
língua portuguesa.
description Diante do desafio da escola efetivamente contribuir para a construção da consciência crítica dos/as alunos/as, mostra-se importante refletir sobre o papel do livro didático na prática do letramento crítico em aulas de língua portuguesa. Por meio do estudo de textos da unidade um, “Multiculturalismo”, do livro “Linguagem e Interação: língua portuguesa”, de Juliana Vegas Chinaglia, que enuncia trabalhar identidade e autoconhecimento, diversidade cultural e valorização do multiculturalismo, analisamos se o material é suficiente para abordar eficazmente os temas propostos. A pesquisa bibliográfica (CHINAGLIA, 2020; CERVETTI, PARDALES e DAMICO, 2021; DUBOC, 2016; hooks, 2021; FIGUEIRÊDO e QUEIROZ, 2012; FREIRE, 2005; JORDÃO, 2016; LACERDA, SILVA e PINTO, 2020; MATURANA, 2002; MUNANGA, 2003; PESSOA, 2019; RAJAGOPALAN, 2003; ROJO, 2009; SILVESTRE, 2019; SIQUEIRA, 2010; URZÊDA-FREITAS, 2018; WALSH, 2009; ZACCHI, 2018), com abordagem qualitativa, somada à análise do livro, volume único, publicado pela Editora Moderna no ano de 2020 e adotado, para o Ensino Médio, por escolas estaduais de Goiás em 2022, mostrou que os textos e as atividades propostas no material pedagógico não são capazes de, sozinhos, ofertarem uma investigação satisfatória dos temas propostos, competindo ao/a professor/a promover debates mais amplos e críticos, capazes de contribuir para com reflexões mais aprofundadas dos/as discentes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46401
10.34117/bjdv8n4-201
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46401
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46401/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 25678-25691
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 25678-25691
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 25678-25691
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645591367909376