Letramento crítico e multiculturalismo: abordagens raciais no livro didático de língua portuguesa do ensino médio / Critical literacy and multiculturalism: racial approaches in high school portuguese language textbooks
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46401 |
Resumo: | Diante do desafio da escola efetivamente contribuir para a construção da consciência crítica dos/as alunos/as, mostra-se importante refletir sobre o papel do livro didático na prática do letramento crítico em aulas de língua portuguesa. Por meio do estudo de textos da unidade um, “Multiculturalismo”, do livro “Linguagem e Interação: língua portuguesa”, de Juliana Vegas Chinaglia, que enuncia trabalhar identidade e autoconhecimento, diversidade cultural e valorização do multiculturalismo, analisamos se o material é suficiente para abordar eficazmente os temas propostos. A pesquisa bibliográfica (CHINAGLIA, 2020; CERVETTI, PARDALES e DAMICO, 2021; DUBOC, 2016; hooks, 2021; FIGUEIRÊDO e QUEIROZ, 2012; FREIRE, 2005; JORDÃO, 2016; LACERDA, SILVA e PINTO, 2020; MATURANA, 2002; MUNANGA, 2003; PESSOA, 2019; RAJAGOPALAN, 2003; ROJO, 2009; SILVESTRE, 2019; SIQUEIRA, 2010; URZÊDA-FREITAS, 2018; WALSH, 2009; ZACCHI, 2018), com abordagem qualitativa, somada à análise do livro, volume único, publicado pela Editora Moderna no ano de 2020 e adotado, para o Ensino Médio, por escolas estaduais de Goiás em 2022, mostrou que os textos e as atividades propostas no material pedagógico não são capazes de, sozinhos, ofertarem uma investigação satisfatória dos temas propostos, competindo ao/a professor/a promover debates mais amplos e críticos, capazes de contribuir para com reflexões mais aprofundadas dos/as discentes. |
id |
VERACRUZ-0_ce3344ee603999736fef5547b6dcdd18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46401 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento crítico e multiculturalismo: abordagens raciais no livro didático de língua portuguesa do ensino médio / Critical literacy and multiculturalism: racial approaches in high school portuguese language textbooksletramento críticomulticulturalismolivro didáticolíngua portuguesa.Diante do desafio da escola efetivamente contribuir para a construção da consciência crítica dos/as alunos/as, mostra-se importante refletir sobre o papel do livro didático na prática do letramento crítico em aulas de língua portuguesa. Por meio do estudo de textos da unidade um, “Multiculturalismo”, do livro “Linguagem e Interação: língua portuguesa”, de Juliana Vegas Chinaglia, que enuncia trabalhar identidade e autoconhecimento, diversidade cultural e valorização do multiculturalismo, analisamos se o material é suficiente para abordar eficazmente os temas propostos. A pesquisa bibliográfica (CHINAGLIA, 2020; CERVETTI, PARDALES e DAMICO, 2021; DUBOC, 2016; hooks, 2021; FIGUEIRÊDO e QUEIROZ, 2012; FREIRE, 2005; JORDÃO, 2016; LACERDA, SILVA e PINTO, 2020; MATURANA, 2002; MUNANGA, 2003; PESSOA, 2019; RAJAGOPALAN, 2003; ROJO, 2009; SILVESTRE, 2019; SIQUEIRA, 2010; URZÊDA-FREITAS, 2018; WALSH, 2009; ZACCHI, 2018), com abordagem qualitativa, somada à análise do livro, volume único, publicado pela Editora Moderna no ano de 2020 e adotado, para o Ensino Médio, por escolas estaduais de Goiás em 2022, mostrou que os textos e as atividades propostas no material pedagógico não são capazes de, sozinhos, ofertarem uma investigação satisfatória dos temas propostos, competindo ao/a professor/a promover debates mais amplos e críticos, capazes de contribuir para com reflexões mais aprofundadas dos/as discentes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4640110.34117/bjdv8n4-201Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 25678-25691Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 25678-25691Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 25678-256912525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46401/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, Kellita do CarmoFernandes, Laysla Ribeiro da SilvaRibeiro, Marlana Carla Peixoto2022-06-22T19:40:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46401Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:26.586399Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento crítico e multiculturalismo: abordagens raciais no livro didático de língua portuguesa do ensino médio / Critical literacy and multiculturalism: racial approaches in high school portuguese language textbooks |
title |
Letramento crítico e multiculturalismo: abordagens raciais no livro didático de língua portuguesa do ensino médio / Critical literacy and multiculturalism: racial approaches in high school portuguese language textbooks |
spellingShingle |
Letramento crítico e multiculturalismo: abordagens raciais no livro didático de língua portuguesa do ensino médio / Critical literacy and multiculturalism: racial approaches in high school portuguese language textbooks Araujo, Kellita do Carmo letramento crítico multiculturalismo livro didático língua portuguesa. |
title_short |
Letramento crítico e multiculturalismo: abordagens raciais no livro didático de língua portuguesa do ensino médio / Critical literacy and multiculturalism: racial approaches in high school portuguese language textbooks |
title_full |
Letramento crítico e multiculturalismo: abordagens raciais no livro didático de língua portuguesa do ensino médio / Critical literacy and multiculturalism: racial approaches in high school portuguese language textbooks |
title_fullStr |
Letramento crítico e multiculturalismo: abordagens raciais no livro didático de língua portuguesa do ensino médio / Critical literacy and multiculturalism: racial approaches in high school portuguese language textbooks |
title_full_unstemmed |
Letramento crítico e multiculturalismo: abordagens raciais no livro didático de língua portuguesa do ensino médio / Critical literacy and multiculturalism: racial approaches in high school portuguese language textbooks |
title_sort |
Letramento crítico e multiculturalismo: abordagens raciais no livro didático de língua portuguesa do ensino médio / Critical literacy and multiculturalism: racial approaches in high school portuguese language textbooks |
author |
Araujo, Kellita do Carmo |
author_facet |
Araujo, Kellita do Carmo Fernandes, Laysla Ribeiro da Silva Ribeiro, Marlana Carla Peixoto |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Laysla Ribeiro da Silva Ribeiro, Marlana Carla Peixoto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Kellita do Carmo Fernandes, Laysla Ribeiro da Silva Ribeiro, Marlana Carla Peixoto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
letramento crítico multiculturalismo livro didático língua portuguesa. |
topic |
letramento crítico multiculturalismo livro didático língua portuguesa. |
description |
Diante do desafio da escola efetivamente contribuir para a construção da consciência crítica dos/as alunos/as, mostra-se importante refletir sobre o papel do livro didático na prática do letramento crítico em aulas de língua portuguesa. Por meio do estudo de textos da unidade um, “Multiculturalismo”, do livro “Linguagem e Interação: língua portuguesa”, de Juliana Vegas Chinaglia, que enuncia trabalhar identidade e autoconhecimento, diversidade cultural e valorização do multiculturalismo, analisamos se o material é suficiente para abordar eficazmente os temas propostos. A pesquisa bibliográfica (CHINAGLIA, 2020; CERVETTI, PARDALES e DAMICO, 2021; DUBOC, 2016; hooks, 2021; FIGUEIRÊDO e QUEIROZ, 2012; FREIRE, 2005; JORDÃO, 2016; LACERDA, SILVA e PINTO, 2020; MATURANA, 2002; MUNANGA, 2003; PESSOA, 2019; RAJAGOPALAN, 2003; ROJO, 2009; SILVESTRE, 2019; SIQUEIRA, 2010; URZÊDA-FREITAS, 2018; WALSH, 2009; ZACCHI, 2018), com abordagem qualitativa, somada à análise do livro, volume único, publicado pela Editora Moderna no ano de 2020 e adotado, para o Ensino Médio, por escolas estaduais de Goiás em 2022, mostrou que os textos e as atividades propostas no material pedagógico não são capazes de, sozinhos, ofertarem uma investigação satisfatória dos temas propostos, competindo ao/a professor/a promover debates mais amplos e críticos, capazes de contribuir para com reflexões mais aprofundadas dos/as discentes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46401 10.34117/bjdv8n4-201 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46401 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46401/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 25678-25691 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 25678-25691 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 25678-25691 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645591367909376 |