Jogos matemáticos como instrumento de auxílio na aprendizagem das quatro operações / Mathematical games as an aid tool in the learning of the four operations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Jéssica dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Junior, José Cirqueira Martins, de Souza, Anderson Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n3-019
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25517
Resumo: Esse artigo pesquisou os tipos de registros de representação em atividades lúdicas no processo de aprendizagem das quatro operações. O objetivo foi encontrar os tipos de registros produzidos em atividades lúdicas na aprendizagem das quatro operações. Foi utilizada a pesquisa qualitativa de caráter descritivo com a participação de 18 alunos do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, foram usados os registros da atividade e respostas do questionário durante 4 aulas. Os alunos apresentaram dificuldades nas quatro operações quando realizada uma atividade de sondagem. Assim, foram organizadas e desenvolvidas atividades com materiais lúdicos para verificar melhorias na aprendizagem desses conteúdos. O estudo aponta que os principais registros produzidos nas atividades que ajudaram na compreensão dos conteúdos com as quatro operações foram os registros algébricos e visuais, criando oportunidades para utilizar outros materiais lúdicos que façam conexões entre os registros produzidos e as aprendizagens dos alunos.
id VERACRUZ-0_cea9a6a06689496d57cbcc7a365b60f0
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25517
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Jogos matemáticos como instrumento de auxílio na aprendizagem das quatro operações / Mathematical games as an aid tool in the learning of the four operationsJogos matemáticosaprendizagemquatro operações.Esse artigo pesquisou os tipos de registros de representação em atividades lúdicas no processo de aprendizagem das quatro operações. O objetivo foi encontrar os tipos de registros produzidos em atividades lúdicas na aprendizagem das quatro operações. Foi utilizada a pesquisa qualitativa de caráter descritivo com a participação de 18 alunos do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, foram usados os registros da atividade e respostas do questionário durante 4 aulas. Os alunos apresentaram dificuldades nas quatro operações quando realizada uma atividade de sondagem. Assim, foram organizadas e desenvolvidas atividades com materiais lúdicos para verificar melhorias na aprendizagem desses conteúdos. O estudo aponta que os principais registros produzidos nas atividades que ajudaram na compreensão dos conteúdos com as quatro operações foram os registros algébricos e visuais, criando oportunidades para utilizar outros materiais lúdicos que façam conexões entre os registros produzidos e as aprendizagens dos alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2551710.34117/bjdv7n3-019Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 21103-21108Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 21103-21108Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 21103-211082525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25517/20319Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Jéssica dos SantosJunior, José Cirqueira Martinsde Souza, Anderson Ribeiro2022-03-29T12:14:31Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25517Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:56.403273Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos matemáticos como instrumento de auxílio na aprendizagem das quatro operações / Mathematical games as an aid tool in the learning of the four operations
title Jogos matemáticos como instrumento de auxílio na aprendizagem das quatro operações / Mathematical games as an aid tool in the learning of the four operations
spellingShingle Jogos matemáticos como instrumento de auxílio na aprendizagem das quatro operações / Mathematical games as an aid tool in the learning of the four operations
Jogos matemáticos como instrumento de auxílio na aprendizagem das quatro operações / Mathematical games as an aid tool in the learning of the four operations
Sampaio, Jéssica dos Santos
Jogos matemáticos
aprendizagem
quatro operações.
Sampaio, Jéssica dos Santos
Jogos matemáticos
aprendizagem
quatro operações.
title_short Jogos matemáticos como instrumento de auxílio na aprendizagem das quatro operações / Mathematical games as an aid tool in the learning of the four operations
title_full Jogos matemáticos como instrumento de auxílio na aprendizagem das quatro operações / Mathematical games as an aid tool in the learning of the four operations
title_fullStr Jogos matemáticos como instrumento de auxílio na aprendizagem das quatro operações / Mathematical games as an aid tool in the learning of the four operations
Jogos matemáticos como instrumento de auxílio na aprendizagem das quatro operações / Mathematical games as an aid tool in the learning of the four operations
title_full_unstemmed Jogos matemáticos como instrumento de auxílio na aprendizagem das quatro operações / Mathematical games as an aid tool in the learning of the four operations
Jogos matemáticos como instrumento de auxílio na aprendizagem das quatro operações / Mathematical games as an aid tool in the learning of the four operations
title_sort Jogos matemáticos como instrumento de auxílio na aprendizagem das quatro operações / Mathematical games as an aid tool in the learning of the four operations
author Sampaio, Jéssica dos Santos
author_facet Sampaio, Jéssica dos Santos
Sampaio, Jéssica dos Santos
Junior, José Cirqueira Martins
de Souza, Anderson Ribeiro
Junior, José Cirqueira Martins
de Souza, Anderson Ribeiro
author_role author
author2 Junior, José Cirqueira Martins
de Souza, Anderson Ribeiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Jéssica dos Santos
Junior, José Cirqueira Martins
de Souza, Anderson Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos matemáticos
aprendizagem
quatro operações.
topic Jogos matemáticos
aprendizagem
quatro operações.
description Esse artigo pesquisou os tipos de registros de representação em atividades lúdicas no processo de aprendizagem das quatro operações. O objetivo foi encontrar os tipos de registros produzidos em atividades lúdicas na aprendizagem das quatro operações. Foi utilizada a pesquisa qualitativa de caráter descritivo com a participação de 18 alunos do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, foram usados os registros da atividade e respostas do questionário durante 4 aulas. Os alunos apresentaram dificuldades nas quatro operações quando realizada uma atividade de sondagem. Assim, foram organizadas e desenvolvidas atividades com materiais lúdicos para verificar melhorias na aprendizagem desses conteúdos. O estudo aponta que os principais registros produzidos nas atividades que ajudaram na compreensão dos conteúdos com as quatro operações foram os registros algébricos e visuais, criando oportunidades para utilizar outros materiais lúdicos que façam conexões entre os registros produzidos e as aprendizagens dos alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25517
10.34117/bjdv7n3-019
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25517
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25517/20319
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 21103-21108
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 21103-21108
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 21103-21108
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183737302974464
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv7n3-019