Jogos matemáticos como instrumento de auxílio na aprendizagem das quatro operações / Mathematical games as an aid tool in the learning of the four operations
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n3-019 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25517 |
Resumo: | Esse artigo pesquisou os tipos de registros de representação em atividades lúdicas no processo de aprendizagem das quatro operações. O objetivo foi encontrar os tipos de registros produzidos em atividades lúdicas na aprendizagem das quatro operações. Foi utilizada a pesquisa qualitativa de caráter descritivo com a participação de 18 alunos do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, foram usados os registros da atividade e respostas do questionário durante 4 aulas. Os alunos apresentaram dificuldades nas quatro operações quando realizada uma atividade de sondagem. Assim, foram organizadas e desenvolvidas atividades com materiais lúdicos para verificar melhorias na aprendizagem desses conteúdos. O estudo aponta que os principais registros produzidos nas atividades que ajudaram na compreensão dos conteúdos com as quatro operações foram os registros algébricos e visuais, criando oportunidades para utilizar outros materiais lúdicos que façam conexões entre os registros produzidos e as aprendizagens dos alunos. |
id |
VERACRUZ-0_cea9a6a06689496d57cbcc7a365b60f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25517 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Jogos matemáticos como instrumento de auxílio na aprendizagem das quatro operações / Mathematical games as an aid tool in the learning of the four operationsJogos matemáticosaprendizagemquatro operações.Esse artigo pesquisou os tipos de registros de representação em atividades lúdicas no processo de aprendizagem das quatro operações. O objetivo foi encontrar os tipos de registros produzidos em atividades lúdicas na aprendizagem das quatro operações. Foi utilizada a pesquisa qualitativa de caráter descritivo com a participação de 18 alunos do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, foram usados os registros da atividade e respostas do questionário durante 4 aulas. Os alunos apresentaram dificuldades nas quatro operações quando realizada uma atividade de sondagem. Assim, foram organizadas e desenvolvidas atividades com materiais lúdicos para verificar melhorias na aprendizagem desses conteúdos. O estudo aponta que os principais registros produzidos nas atividades que ajudaram na compreensão dos conteúdos com as quatro operações foram os registros algébricos e visuais, criando oportunidades para utilizar outros materiais lúdicos que façam conexões entre os registros produzidos e as aprendizagens dos alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2551710.34117/bjdv7n3-019Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 21103-21108Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 21103-21108Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 21103-211082525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25517/20319Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Jéssica dos SantosJunior, José Cirqueira Martinsde Souza, Anderson Ribeiro2022-03-29T12:14:31Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25517Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:56.403273Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos matemáticos como instrumento de auxílio na aprendizagem das quatro operações / Mathematical games as an aid tool in the learning of the four operations |
title |
Jogos matemáticos como instrumento de auxílio na aprendizagem das quatro operações / Mathematical games as an aid tool in the learning of the four operations |
spellingShingle |
Jogos matemáticos como instrumento de auxílio na aprendizagem das quatro operações / Mathematical games as an aid tool in the learning of the four operations Jogos matemáticos como instrumento de auxílio na aprendizagem das quatro operações / Mathematical games as an aid tool in the learning of the four operations Sampaio, Jéssica dos Santos Jogos matemáticos aprendizagem quatro operações. Sampaio, Jéssica dos Santos Jogos matemáticos aprendizagem quatro operações. |
title_short |
Jogos matemáticos como instrumento de auxílio na aprendizagem das quatro operações / Mathematical games as an aid tool in the learning of the four operations |
title_full |
Jogos matemáticos como instrumento de auxílio na aprendizagem das quatro operações / Mathematical games as an aid tool in the learning of the four operations |
title_fullStr |
Jogos matemáticos como instrumento de auxílio na aprendizagem das quatro operações / Mathematical games as an aid tool in the learning of the four operations Jogos matemáticos como instrumento de auxílio na aprendizagem das quatro operações / Mathematical games as an aid tool in the learning of the four operations |
title_full_unstemmed |
Jogos matemáticos como instrumento de auxílio na aprendizagem das quatro operações / Mathematical games as an aid tool in the learning of the four operations Jogos matemáticos como instrumento de auxílio na aprendizagem das quatro operações / Mathematical games as an aid tool in the learning of the four operations |
title_sort |
Jogos matemáticos como instrumento de auxílio na aprendizagem das quatro operações / Mathematical games as an aid tool in the learning of the four operations |
author |
Sampaio, Jéssica dos Santos |
author_facet |
Sampaio, Jéssica dos Santos Sampaio, Jéssica dos Santos Junior, José Cirqueira Martins de Souza, Anderson Ribeiro Junior, José Cirqueira Martins de Souza, Anderson Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Junior, José Cirqueira Martins de Souza, Anderson Ribeiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Jéssica dos Santos Junior, José Cirqueira Martins de Souza, Anderson Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos matemáticos aprendizagem quatro operações. |
topic |
Jogos matemáticos aprendizagem quatro operações. |
description |
Esse artigo pesquisou os tipos de registros de representação em atividades lúdicas no processo de aprendizagem das quatro operações. O objetivo foi encontrar os tipos de registros produzidos em atividades lúdicas na aprendizagem das quatro operações. Foi utilizada a pesquisa qualitativa de caráter descritivo com a participação de 18 alunos do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, foram usados os registros da atividade e respostas do questionário durante 4 aulas. Os alunos apresentaram dificuldades nas quatro operações quando realizada uma atividade de sondagem. Assim, foram organizadas e desenvolvidas atividades com materiais lúdicos para verificar melhorias na aprendizagem desses conteúdos. O estudo aponta que os principais registros produzidos nas atividades que ajudaram na compreensão dos conteúdos com as quatro operações foram os registros algébricos e visuais, criando oportunidades para utilizar outros materiais lúdicos que façam conexões entre os registros produzidos e as aprendizagens dos alunos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25517 10.34117/bjdv7n3-019 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25517 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/25517/20319 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 21103-21108 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 21103-21108 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 21103-21108 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183737302974464 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-019 |