A utilização do Jogo da ASMD como recurso didático para o ensino das quatro operações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2491 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a temática “jogo e aprendizagem” e tem como objetivo ressaltar a importância do uso de jogos em sala de aula como recurso didático para o processo de ensino-aprendizagem das quatro operações matemáticas. O texto traz considerações acerca de um trabalho de intervenção em sala de aula, realizado em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, utilizando um jogo de tabuleiro conhecido como Jogo da Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão (ASMD). A pesquisa contou com uma fase exploratória, na qual foram realizadas observações em sala de aula, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. O estudo está fundamentado nas principais discussões teóricas acerca da relação “jogo e aprendizagem”, contando com a contribuição de autores como Vygotsky (2007) e Piaget (2014), e de pesquisadores renomados da matemática como Smole et al. (2007), Starepravo (2009), Soares (2009), dentre outros. Conclui-se que o uso do Jogo da ASMD como recurso didático contribui de maneira significativa para o processo de ensino-aprendizagem das quatro operações, uma vez que facilita a compreensão das ideias das operações, desperta a curiosidade e o interesse dos alunos. Além disso, permite o exercício do cálculo mental, algo fundamental do desenvolvimento do raciocínio matemático. |
id |
IFRS-2_0aea00220e61e27d2a4e7c8873fb0a2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2491 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização do Jogo da ASMD como recurso didático para o ensino das quatro operaçõesEnsino de MatemáticaJogosJogo da ASMDQuatro OperaçõesO presente trabalho aborda a temática “jogo e aprendizagem” e tem como objetivo ressaltar a importância do uso de jogos em sala de aula como recurso didático para o processo de ensino-aprendizagem das quatro operações matemáticas. O texto traz considerações acerca de um trabalho de intervenção em sala de aula, realizado em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, utilizando um jogo de tabuleiro conhecido como Jogo da Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão (ASMD). A pesquisa contou com uma fase exploratória, na qual foram realizadas observações em sala de aula, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. O estudo está fundamentado nas principais discussões teóricas acerca da relação “jogo e aprendizagem”, contando com a contribuição de autores como Vygotsky (2007) e Piaget (2014), e de pesquisadores renomados da matemática como Smole et al. (2007), Starepravo (2009), Soares (2009), dentre outros. Conclui-se que o uso do Jogo da ASMD como recurso didático contribui de maneira significativa para o processo de ensino-aprendizagem das quatro operações, uma vez que facilita a compreensão das ideias das operações, desperta a curiosidade e o interesse dos alunos. Além disso, permite o exercício do cálculo mental, algo fundamental do desenvolvimento do raciocínio matemático.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/249110.35819/remat2017v3i2id2491REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 No. 2 (2017); 62-77REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 Núm. 2 (2017); 62-77REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 3 n. 2 (2017); 62-772447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2491/1763Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Vagno BarbosaNunes, Ione Cristina Vieira2022-12-28T15:56:37Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2491Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:56:37Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização do Jogo da ASMD como recurso didático para o ensino das quatro operações |
title |
A utilização do Jogo da ASMD como recurso didático para o ensino das quatro operações |
spellingShingle |
A utilização do Jogo da ASMD como recurso didático para o ensino das quatro operações Gomes, Vagno Barbosa Ensino de Matemática Jogos Jogo da ASMD Quatro Operações |
title_short |
A utilização do Jogo da ASMD como recurso didático para o ensino das quatro operações |
title_full |
A utilização do Jogo da ASMD como recurso didático para o ensino das quatro operações |
title_fullStr |
A utilização do Jogo da ASMD como recurso didático para o ensino das quatro operações |
title_full_unstemmed |
A utilização do Jogo da ASMD como recurso didático para o ensino das quatro operações |
title_sort |
A utilização do Jogo da ASMD como recurso didático para o ensino das quatro operações |
author |
Gomes, Vagno Barbosa |
author_facet |
Gomes, Vagno Barbosa Nunes, Ione Cristina Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Ione Cristina Vieira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Vagno Barbosa Nunes, Ione Cristina Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática Jogos Jogo da ASMD Quatro Operações |
topic |
Ensino de Matemática Jogos Jogo da ASMD Quatro Operações |
description |
O presente trabalho aborda a temática “jogo e aprendizagem” e tem como objetivo ressaltar a importância do uso de jogos em sala de aula como recurso didático para o processo de ensino-aprendizagem das quatro operações matemáticas. O texto traz considerações acerca de um trabalho de intervenção em sala de aula, realizado em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, utilizando um jogo de tabuleiro conhecido como Jogo da Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão (ASMD). A pesquisa contou com uma fase exploratória, na qual foram realizadas observações em sala de aula, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. O estudo está fundamentado nas principais discussões teóricas acerca da relação “jogo e aprendizagem”, contando com a contribuição de autores como Vygotsky (2007) e Piaget (2014), e de pesquisadores renomados da matemática como Smole et al. (2007), Starepravo (2009), Soares (2009), dentre outros. Conclui-se que o uso do Jogo da ASMD como recurso didático contribui de maneira significativa para o processo de ensino-aprendizagem das quatro operações, uma vez que facilita a compreensão das ideias das operações, desperta a curiosidade e o interesse dos alunos. Além disso, permite o exercício do cálculo mental, algo fundamental do desenvolvimento do raciocínio matemático. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos; Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2491 10.35819/remat2017v3i2id2491 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2491 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2017v3i2id2491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2491/1763 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 No. 2 (2017); 62-77 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 Núm. 2 (2017); 62-77 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 3 n. 2 (2017); 62-77 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705513877504 |