O uso da realidade aumentada na educação médico-cirúrgica / The use of augmented reality in medical-surgical education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11323 |
Resumo: | Objetivo: Identificar a utilização da realidade aumentada no ensino médico-cirúrgico e analisar sua aplicabilidade, eficiênciae importância na instrução dessas técnicas. Desenho: Foi realizada uma revisão de literatura com o objetivo de se conhecer as formas de utilização darealidade aumentadano ensino médico-cirúrgico. Para isso, foram efetuadas buscas nas bases BVS, Pubmed,Springer Link, Scopus e Web of Science, utilizando-se os descritores Augmented reality; Medicaleducation; Patientsimulation eSurgery, recuperaram-se artigos publicados até 31 de agosto de 2018. Resultados: Ao final foram analisados 28 artigos que discorriam sobre a temática pesquisada. A análise dos trabalhos deu origem a duas categorias de estudo: Técnicas de realidade aumentada para aperfeiçoamento do ensino médico-cirúrgico e eficiência dos programas de realidade aumentada em técnicas cirúrgicas.Os resultados revelaram que sua aplicabilidade se expande a diversas áreas de ensino cirúrgico, cirurgias ortopédicas, urológicas, neurovasculares e, principalmente, em cirurgias laparoscópicas.Conclusões: Os artigos demonstraram vantagens diferenciadas com a utilização da realidade aumentada, que proporciona ao usuário uma maior precisão, segurança e eficácia nas cirurgias e outros procedimentos clínicos. Essa pesquisa reforça que a realidade aumentada é uma ferramenta de grande importância no ensino e formação de alunos e profissionais da área médica, pois permite a realização de mecanismos inovadores e aplicação de procedimentos com técnicas mais eficientes, além da minimização de erros. |
id |
VERACRUZ-0_cfae052253335b49d0b63fc02e77a362 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11323 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso da realidade aumentada na educação médico-cirúrgica / The use of augmented reality in medical-surgical educationRealidade AumentadaEducação médicaSimulação de pacienteCirurgia.Objetivo: Identificar a utilização da realidade aumentada no ensino médico-cirúrgico e analisar sua aplicabilidade, eficiênciae importância na instrução dessas técnicas. Desenho: Foi realizada uma revisão de literatura com o objetivo de se conhecer as formas de utilização darealidade aumentadano ensino médico-cirúrgico. Para isso, foram efetuadas buscas nas bases BVS, Pubmed,Springer Link, Scopus e Web of Science, utilizando-se os descritores Augmented reality; Medicaleducation; Patientsimulation eSurgery, recuperaram-se artigos publicados até 31 de agosto de 2018. Resultados: Ao final foram analisados 28 artigos que discorriam sobre a temática pesquisada. A análise dos trabalhos deu origem a duas categorias de estudo: Técnicas de realidade aumentada para aperfeiçoamento do ensino médico-cirúrgico e eficiência dos programas de realidade aumentada em técnicas cirúrgicas.Os resultados revelaram que sua aplicabilidade se expande a diversas áreas de ensino cirúrgico, cirurgias ortopédicas, urológicas, neurovasculares e, principalmente, em cirurgias laparoscópicas.Conclusões: Os artigos demonstraram vantagens diferenciadas com a utilização da realidade aumentada, que proporciona ao usuário uma maior precisão, segurança e eficácia nas cirurgias e outros procedimentos clínicos. Essa pesquisa reforça que a realidade aumentada é uma ferramenta de grande importância no ensino e formação de alunos e profissionais da área médica, pois permite a realização de mecanismos inovadores e aplicação de procedimentos com técnicas mais eficientes, além da minimização de erros. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1132310.34117/bjdv6n6-185Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 35497-35511Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 35497-35511Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 35497-355112525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11323/9450Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Santana, Jéssica Raquelde Sousa, Jiliélisson Oliveirado Couto, Lívia Viviane GuimarãesSilva, SamillysValeska Bezerra de Françado Nascimento, Ellany Gurgel CosmeFernandes, Thales Allyrio Araújo de Medeiros2020-07-21T19:01:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11323Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:08.555547Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da realidade aumentada na educação médico-cirúrgica / The use of augmented reality in medical-surgical education |
title |
O uso da realidade aumentada na educação médico-cirúrgica / The use of augmented reality in medical-surgical education |
spellingShingle |
O uso da realidade aumentada na educação médico-cirúrgica / The use of augmented reality in medical-surgical education de Santana, Jéssica Raquel Realidade Aumentada Educação médica Simulação de paciente Cirurgia. |
title_short |
O uso da realidade aumentada na educação médico-cirúrgica / The use of augmented reality in medical-surgical education |
title_full |
O uso da realidade aumentada na educação médico-cirúrgica / The use of augmented reality in medical-surgical education |
title_fullStr |
O uso da realidade aumentada na educação médico-cirúrgica / The use of augmented reality in medical-surgical education |
title_full_unstemmed |
O uso da realidade aumentada na educação médico-cirúrgica / The use of augmented reality in medical-surgical education |
title_sort |
O uso da realidade aumentada na educação médico-cirúrgica / The use of augmented reality in medical-surgical education |
author |
de Santana, Jéssica Raquel |
author_facet |
de Santana, Jéssica Raquel de Sousa, Jiliélisson Oliveira do Couto, Lívia Viviane Guimarães Silva, SamillysValeska Bezerra de França do Nascimento, Ellany Gurgel Cosme Fernandes, Thales Allyrio Araújo de Medeiros |
author_role |
author |
author2 |
de Sousa, Jiliélisson Oliveira do Couto, Lívia Viviane Guimarães Silva, SamillysValeska Bezerra de França do Nascimento, Ellany Gurgel Cosme Fernandes, Thales Allyrio Araújo de Medeiros |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Santana, Jéssica Raquel de Sousa, Jiliélisson Oliveira do Couto, Lívia Viviane Guimarães Silva, SamillysValeska Bezerra de França do Nascimento, Ellany Gurgel Cosme Fernandes, Thales Allyrio Araújo de Medeiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Realidade Aumentada Educação médica Simulação de paciente Cirurgia. |
topic |
Realidade Aumentada Educação médica Simulação de paciente Cirurgia. |
description |
Objetivo: Identificar a utilização da realidade aumentada no ensino médico-cirúrgico e analisar sua aplicabilidade, eficiênciae importância na instrução dessas técnicas. Desenho: Foi realizada uma revisão de literatura com o objetivo de se conhecer as formas de utilização darealidade aumentadano ensino médico-cirúrgico. Para isso, foram efetuadas buscas nas bases BVS, Pubmed,Springer Link, Scopus e Web of Science, utilizando-se os descritores Augmented reality; Medicaleducation; Patientsimulation eSurgery, recuperaram-se artigos publicados até 31 de agosto de 2018. Resultados: Ao final foram analisados 28 artigos que discorriam sobre a temática pesquisada. A análise dos trabalhos deu origem a duas categorias de estudo: Técnicas de realidade aumentada para aperfeiçoamento do ensino médico-cirúrgico e eficiência dos programas de realidade aumentada em técnicas cirúrgicas.Os resultados revelaram que sua aplicabilidade se expande a diversas áreas de ensino cirúrgico, cirurgias ortopédicas, urológicas, neurovasculares e, principalmente, em cirurgias laparoscópicas.Conclusões: Os artigos demonstraram vantagens diferenciadas com a utilização da realidade aumentada, que proporciona ao usuário uma maior precisão, segurança e eficácia nas cirurgias e outros procedimentos clínicos. Essa pesquisa reforça que a realidade aumentada é uma ferramenta de grande importância no ensino e formação de alunos e profissionais da área médica, pois permite a realização de mecanismos inovadores e aplicação de procedimentos com técnicas mais eficientes, além da minimização de erros. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11323 10.34117/bjdv6n6-185 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11323 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11323/9450 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 35497-35511 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 35497-35511 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 35497-35511 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645456878600192 |