O uso da realidade aumentada na educação médico-cirúrgica / The use of augmented reality in medical-surgical education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Santana, Jéssica Raquel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Sousa, Jiliélisson Oliveira, do Couto, Lívia Viviane Guimarães, Silva, SamillysValeska Bezerra de França, do Nascimento, Ellany Gurgel Cosme, Fernandes, Thales Allyrio Araújo de Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11323
Resumo: Objetivo: Identificar a utilização da realidade aumentada no ensino médico-cirúrgico e analisar sua aplicabilidade, eficiênciae importância na instrução dessas técnicas. Desenho: Foi realizada uma revisão de literatura com o objetivo de se conhecer as formas de utilização darealidade aumentadano ensino médico-cirúrgico. Para isso, foram efetuadas buscas nas bases BVS, Pubmed,Springer Link, Scopus e Web of Science, utilizando-se os descritores Augmented reality; Medicaleducation; Patientsimulation eSurgery, recuperaram-se artigos publicados até 31 de agosto de 2018. Resultados: Ao final foram analisados 28 artigos que discorriam sobre a temática pesquisada. A análise dos trabalhos deu origem a duas categorias de estudo: Técnicas de realidade aumentada para aperfeiçoamento do ensino médico-cirúrgico e eficiência dos programas de realidade aumentada em técnicas cirúrgicas.Os resultados revelaram que sua aplicabilidade se expande a diversas áreas de ensino cirúrgico, cirurgias ortopédicas, urológicas, neurovasculares e, principalmente, em cirurgias laparoscópicas.Conclusões: Os artigos demonstraram vantagens diferenciadas com a utilização da realidade aumentada, que proporciona ao usuário uma maior precisão, segurança e eficácia nas cirurgias e outros procedimentos clínicos. Essa pesquisa reforça que a realidade aumentada é uma ferramenta de grande importância no ensino e formação de alunos e profissionais da área médica, pois permite a realização de mecanismos inovadores e aplicação de procedimentos com técnicas mais eficientes, além da minimização de erros. 
id VERACRUZ-0_cfae052253335b49d0b63fc02e77a362
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11323
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O uso da realidade aumentada na educação médico-cirúrgica / The use of augmented reality in medical-surgical educationRealidade AumentadaEducação médicaSimulação de pacienteCirurgia.Objetivo: Identificar a utilização da realidade aumentada no ensino médico-cirúrgico e analisar sua aplicabilidade, eficiênciae importância na instrução dessas técnicas. Desenho: Foi realizada uma revisão de literatura com o objetivo de se conhecer as formas de utilização darealidade aumentadano ensino médico-cirúrgico. Para isso, foram efetuadas buscas nas bases BVS, Pubmed,Springer Link, Scopus e Web of Science, utilizando-se os descritores Augmented reality; Medicaleducation; Patientsimulation eSurgery, recuperaram-se artigos publicados até 31 de agosto de 2018. Resultados: Ao final foram analisados 28 artigos que discorriam sobre a temática pesquisada. A análise dos trabalhos deu origem a duas categorias de estudo: Técnicas de realidade aumentada para aperfeiçoamento do ensino médico-cirúrgico e eficiência dos programas de realidade aumentada em técnicas cirúrgicas.Os resultados revelaram que sua aplicabilidade se expande a diversas áreas de ensino cirúrgico, cirurgias ortopédicas, urológicas, neurovasculares e, principalmente, em cirurgias laparoscópicas.Conclusões: Os artigos demonstraram vantagens diferenciadas com a utilização da realidade aumentada, que proporciona ao usuário uma maior precisão, segurança e eficácia nas cirurgias e outros procedimentos clínicos. Essa pesquisa reforça que a realidade aumentada é uma ferramenta de grande importância no ensino e formação de alunos e profissionais da área médica, pois permite a realização de mecanismos inovadores e aplicação de procedimentos com técnicas mais eficientes, além da minimização de erros. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1132310.34117/bjdv6n6-185Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 35497-35511Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 35497-35511Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 35497-355112525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11323/9450Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Santana, Jéssica Raquelde Sousa, Jiliélisson Oliveirado Couto, Lívia Viviane GuimarãesSilva, SamillysValeska Bezerra de Françado Nascimento, Ellany Gurgel CosmeFernandes, Thales Allyrio Araújo de Medeiros2020-07-21T19:01:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11323Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:08.555547Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da realidade aumentada na educação médico-cirúrgica / The use of augmented reality in medical-surgical education
title O uso da realidade aumentada na educação médico-cirúrgica / The use of augmented reality in medical-surgical education
spellingShingle O uso da realidade aumentada na educação médico-cirúrgica / The use of augmented reality in medical-surgical education
de Santana, Jéssica Raquel
Realidade Aumentada
Educação médica
Simulação de paciente
Cirurgia.
title_short O uso da realidade aumentada na educação médico-cirúrgica / The use of augmented reality in medical-surgical education
title_full O uso da realidade aumentada na educação médico-cirúrgica / The use of augmented reality in medical-surgical education
title_fullStr O uso da realidade aumentada na educação médico-cirúrgica / The use of augmented reality in medical-surgical education
title_full_unstemmed O uso da realidade aumentada na educação médico-cirúrgica / The use of augmented reality in medical-surgical education
title_sort O uso da realidade aumentada na educação médico-cirúrgica / The use of augmented reality in medical-surgical education
author de Santana, Jéssica Raquel
author_facet de Santana, Jéssica Raquel
de Sousa, Jiliélisson Oliveira
do Couto, Lívia Viviane Guimarães
Silva, SamillysValeska Bezerra de França
do Nascimento, Ellany Gurgel Cosme
Fernandes, Thales Allyrio Araújo de Medeiros
author_role author
author2 de Sousa, Jiliélisson Oliveira
do Couto, Lívia Viviane Guimarães
Silva, SamillysValeska Bezerra de França
do Nascimento, Ellany Gurgel Cosme
Fernandes, Thales Allyrio Araújo de Medeiros
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Santana, Jéssica Raquel
de Sousa, Jiliélisson Oliveira
do Couto, Lívia Viviane Guimarães
Silva, SamillysValeska Bezerra de França
do Nascimento, Ellany Gurgel Cosme
Fernandes, Thales Allyrio Araújo de Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade Aumentada
Educação médica
Simulação de paciente
Cirurgia.
topic Realidade Aumentada
Educação médica
Simulação de paciente
Cirurgia.
description Objetivo: Identificar a utilização da realidade aumentada no ensino médico-cirúrgico e analisar sua aplicabilidade, eficiênciae importância na instrução dessas técnicas. Desenho: Foi realizada uma revisão de literatura com o objetivo de se conhecer as formas de utilização darealidade aumentadano ensino médico-cirúrgico. Para isso, foram efetuadas buscas nas bases BVS, Pubmed,Springer Link, Scopus e Web of Science, utilizando-se os descritores Augmented reality; Medicaleducation; Patientsimulation eSurgery, recuperaram-se artigos publicados até 31 de agosto de 2018. Resultados: Ao final foram analisados 28 artigos que discorriam sobre a temática pesquisada. A análise dos trabalhos deu origem a duas categorias de estudo: Técnicas de realidade aumentada para aperfeiçoamento do ensino médico-cirúrgico e eficiência dos programas de realidade aumentada em técnicas cirúrgicas.Os resultados revelaram que sua aplicabilidade se expande a diversas áreas de ensino cirúrgico, cirurgias ortopédicas, urológicas, neurovasculares e, principalmente, em cirurgias laparoscópicas.Conclusões: Os artigos demonstraram vantagens diferenciadas com a utilização da realidade aumentada, que proporciona ao usuário uma maior precisão, segurança e eficácia nas cirurgias e outros procedimentos clínicos. Essa pesquisa reforça que a realidade aumentada é uma ferramenta de grande importância no ensino e formação de alunos e profissionais da área médica, pois permite a realização de mecanismos inovadores e aplicação de procedimentos com técnicas mais eficientes, além da minimização de erros. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11323
10.34117/bjdv6n6-185
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11323
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11323/9450
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 35497-35511
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 35497-35511
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 35497-35511
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645456878600192