Educação superior indígena na universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa): um olhar pedagógico pós-colonial a partir das perspectivas inter e multicultural / Indigenous higher education at the Federal University of Western Pará (Ufopa): a post-colonial pedagogical view from an inter and multicultural perspective
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20286 |
Resumo: | A participação dos indígenas nas políticas públicas faz parte de lutas e reivindicações históricas por igualdade de condições nos processos educacionais. Em razão de sua relevância, elegeu-se essa temática para estudar o acesso e a permanência dos indígenas na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), pelo Processo Seletivo Especial (PSE), no período de2010 a2015. O estudo trouxe a discussão com base nos conceitos da perspectiva Decolonial e dos conceitos de Interculturalismo e Multiculturalismo como perspectivas teóricas, que possibilitaram discutir o acesso e a permanência dos indígenas no ensino superior a partir de uma reflexão contra hegemônica diante dos modelos e currículos existentes. Enquanto resultados, pôde-se confirmar o Processo Seletivo Especial (PSE) como uma política de ação afirmativa de acesso dos indígenas na Ufopa, no período de2010 a2015 e seu impacto para uma educação superior de qualidade para esses povos. |
id |
VERACRUZ-0_d0ac249c063c101212e71a088c975fd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20286 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação superior indígena na universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa): um olhar pedagógico pós-colonial a partir das perspectivas inter e multicultural / Indigenous higher education at the Federal University of Western Pará (Ufopa): a post-colonial pedagogical view from an inter and multicultural perspectiveEnsino superiorAções afirmativasProcesso seletivo especial (PSE).A participação dos indígenas nas políticas públicas faz parte de lutas e reivindicações históricas por igualdade de condições nos processos educacionais. Em razão de sua relevância, elegeu-se essa temática para estudar o acesso e a permanência dos indígenas na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), pelo Processo Seletivo Especial (PSE), no período de2010 a2015. O estudo trouxe a discussão com base nos conceitos da perspectiva Decolonial e dos conceitos de Interculturalismo e Multiculturalismo como perspectivas teóricas, que possibilitaram discutir o acesso e a permanência dos indígenas no ensino superior a partir de uma reflexão contra hegemônica diante dos modelos e currículos existentes. Enquanto resultados, pôde-se confirmar o Processo Seletivo Especial (PSE) como uma política de ação afirmativa de acesso dos indígenas na Ufopa, no período de2010 a2015 e seu impacto para uma educação superior de qualidade para esses povos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2028610.34117/bjdv6n11-472Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 90728-90741Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 90728-90741Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 90728-907412525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20286/16225Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Terezinha do Socorro LiraBrasileiro, Tania Suely Azevedo2020-12-16T11:08:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20286Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:24.672249Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação superior indígena na universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa): um olhar pedagógico pós-colonial a partir das perspectivas inter e multicultural / Indigenous higher education at the Federal University of Western Pará (Ufopa): a post-colonial pedagogical view from an inter and multicultural perspective |
title |
Educação superior indígena na universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa): um olhar pedagógico pós-colonial a partir das perspectivas inter e multicultural / Indigenous higher education at the Federal University of Western Pará (Ufopa): a post-colonial pedagogical view from an inter and multicultural perspective |
spellingShingle |
Educação superior indígena na universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa): um olhar pedagógico pós-colonial a partir das perspectivas inter e multicultural / Indigenous higher education at the Federal University of Western Pará (Ufopa): a post-colonial pedagogical view from an inter and multicultural perspective Pereira, Terezinha do Socorro Lira Ensino superior Ações afirmativas Processo seletivo especial (PSE). |
title_short |
Educação superior indígena na universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa): um olhar pedagógico pós-colonial a partir das perspectivas inter e multicultural / Indigenous higher education at the Federal University of Western Pará (Ufopa): a post-colonial pedagogical view from an inter and multicultural perspective |
title_full |
Educação superior indígena na universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa): um olhar pedagógico pós-colonial a partir das perspectivas inter e multicultural / Indigenous higher education at the Federal University of Western Pará (Ufopa): a post-colonial pedagogical view from an inter and multicultural perspective |
title_fullStr |
Educação superior indígena na universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa): um olhar pedagógico pós-colonial a partir das perspectivas inter e multicultural / Indigenous higher education at the Federal University of Western Pará (Ufopa): a post-colonial pedagogical view from an inter and multicultural perspective |
title_full_unstemmed |
Educação superior indígena na universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa): um olhar pedagógico pós-colonial a partir das perspectivas inter e multicultural / Indigenous higher education at the Federal University of Western Pará (Ufopa): a post-colonial pedagogical view from an inter and multicultural perspective |
title_sort |
Educação superior indígena na universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa): um olhar pedagógico pós-colonial a partir das perspectivas inter e multicultural / Indigenous higher education at the Federal University of Western Pará (Ufopa): a post-colonial pedagogical view from an inter and multicultural perspective |
author |
Pereira, Terezinha do Socorro Lira |
author_facet |
Pereira, Terezinha do Socorro Lira Brasileiro, Tania Suely Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Brasileiro, Tania Suely Azevedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Terezinha do Socorro Lira Brasileiro, Tania Suely Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Ações afirmativas Processo seletivo especial (PSE). |
topic |
Ensino superior Ações afirmativas Processo seletivo especial (PSE). |
description |
A participação dos indígenas nas políticas públicas faz parte de lutas e reivindicações históricas por igualdade de condições nos processos educacionais. Em razão de sua relevância, elegeu-se essa temática para estudar o acesso e a permanência dos indígenas na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), pelo Processo Seletivo Especial (PSE), no período de2010 a2015. O estudo trouxe a discussão com base nos conceitos da perspectiva Decolonial e dos conceitos de Interculturalismo e Multiculturalismo como perspectivas teóricas, que possibilitaram discutir o acesso e a permanência dos indígenas no ensino superior a partir de uma reflexão contra hegemônica diante dos modelos e currículos existentes. Enquanto resultados, pôde-se confirmar o Processo Seletivo Especial (PSE) como uma política de ação afirmativa de acesso dos indígenas na Ufopa, no período de2010 a2015 e seu impacto para uma educação superior de qualidade para esses povos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20286 10.34117/bjdv6n11-472 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20286 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n11-472 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20286/16225 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 90728-90741 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 90728-90741 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 90728-90741 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645493469708288 |