Educação superior indígena na universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa): um olhar pedagógico pós-colonial a partir das perspectivas inter e multicultural / Indigenous higher education at the Federal University of Western Pará (Ufopa): a post-colonial pedagogical view from an inter and multicultural perspective

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Terezinha do Socorro Lira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Brasileiro, Tania Suely Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20286
Resumo: A participação dos indígenas nas políticas públicas faz parte de lutas e reivindicações históricas por igualdade de condições nos processos educacionais. Em razão de sua relevância, elegeu-se essa temática para estudar o acesso e a permanência dos indígenas na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), pelo Processo Seletivo Especial (PSE), no período de2010 a2015. O estudo trouxe a discussão com base nos conceitos da perspectiva Decolonial e dos conceitos de Interculturalismo e Multiculturalismo como perspectivas teóricas, que possibilitaram discutir o acesso e a permanência dos indígenas no ensino superior a partir de uma reflexão contra hegemônica diante dos modelos e currículos existentes. Enquanto resultados, pôde-se confirmar o Processo Seletivo Especial (PSE) como uma política de ação afirmativa de acesso dos indígenas na Ufopa, no período de2010 a2015 e seu impacto para uma educação superior de qualidade para esses povos.
id VERACRUZ-0_d0ac249c063c101212e71a088c975fd4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20286
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação superior indígena na universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa): um olhar pedagógico pós-colonial a partir das perspectivas inter e multicultural / Indigenous higher education at the Federal University of Western Pará (Ufopa): a post-colonial pedagogical view from an inter and multicultural perspectiveEnsino superiorAções afirmativasProcesso seletivo especial (PSE).A participação dos indígenas nas políticas públicas faz parte de lutas e reivindicações históricas por igualdade de condições nos processos educacionais. Em razão de sua relevância, elegeu-se essa temática para estudar o acesso e a permanência dos indígenas na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), pelo Processo Seletivo Especial (PSE), no período de2010 a2015. O estudo trouxe a discussão com base nos conceitos da perspectiva Decolonial e dos conceitos de Interculturalismo e Multiculturalismo como perspectivas teóricas, que possibilitaram discutir o acesso e a permanência dos indígenas no ensino superior a partir de uma reflexão contra hegemônica diante dos modelos e currículos existentes. Enquanto resultados, pôde-se confirmar o Processo Seletivo Especial (PSE) como uma política de ação afirmativa de acesso dos indígenas na Ufopa, no período de2010 a2015 e seu impacto para uma educação superior de qualidade para esses povos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2028610.34117/bjdv6n11-472Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 90728-90741Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 90728-90741Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 90728-907412525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20286/16225Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Terezinha do Socorro LiraBrasileiro, Tania Suely Azevedo2020-12-16T11:08:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/20286Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:24.672249Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação superior indígena na universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa): um olhar pedagógico pós-colonial a partir das perspectivas inter e multicultural / Indigenous higher education at the Federal University of Western Pará (Ufopa): a post-colonial pedagogical view from an inter and multicultural perspective
title Educação superior indígena na universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa): um olhar pedagógico pós-colonial a partir das perspectivas inter e multicultural / Indigenous higher education at the Federal University of Western Pará (Ufopa): a post-colonial pedagogical view from an inter and multicultural perspective
spellingShingle Educação superior indígena na universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa): um olhar pedagógico pós-colonial a partir das perspectivas inter e multicultural / Indigenous higher education at the Federal University of Western Pará (Ufopa): a post-colonial pedagogical view from an inter and multicultural perspective
Pereira, Terezinha do Socorro Lira
Ensino superior
Ações afirmativas
Processo seletivo especial (PSE).
title_short Educação superior indígena na universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa): um olhar pedagógico pós-colonial a partir das perspectivas inter e multicultural / Indigenous higher education at the Federal University of Western Pará (Ufopa): a post-colonial pedagogical view from an inter and multicultural perspective
title_full Educação superior indígena na universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa): um olhar pedagógico pós-colonial a partir das perspectivas inter e multicultural / Indigenous higher education at the Federal University of Western Pará (Ufopa): a post-colonial pedagogical view from an inter and multicultural perspective
title_fullStr Educação superior indígena na universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa): um olhar pedagógico pós-colonial a partir das perspectivas inter e multicultural / Indigenous higher education at the Federal University of Western Pará (Ufopa): a post-colonial pedagogical view from an inter and multicultural perspective
title_full_unstemmed Educação superior indígena na universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa): um olhar pedagógico pós-colonial a partir das perspectivas inter e multicultural / Indigenous higher education at the Federal University of Western Pará (Ufopa): a post-colonial pedagogical view from an inter and multicultural perspective
title_sort Educação superior indígena na universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa): um olhar pedagógico pós-colonial a partir das perspectivas inter e multicultural / Indigenous higher education at the Federal University of Western Pará (Ufopa): a post-colonial pedagogical view from an inter and multicultural perspective
author Pereira, Terezinha do Socorro Lira
author_facet Pereira, Terezinha do Socorro Lira
Brasileiro, Tania Suely Azevedo
author_role author
author2 Brasileiro, Tania Suely Azevedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Terezinha do Socorro Lira
Brasileiro, Tania Suely Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Ações afirmativas
Processo seletivo especial (PSE).
topic Ensino superior
Ações afirmativas
Processo seletivo especial (PSE).
description A participação dos indígenas nas políticas públicas faz parte de lutas e reivindicações históricas por igualdade de condições nos processos educacionais. Em razão de sua relevância, elegeu-se essa temática para estudar o acesso e a permanência dos indígenas na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), pelo Processo Seletivo Especial (PSE), no período de2010 a2015. O estudo trouxe a discussão com base nos conceitos da perspectiva Decolonial e dos conceitos de Interculturalismo e Multiculturalismo como perspectivas teóricas, que possibilitaram discutir o acesso e a permanência dos indígenas no ensino superior a partir de uma reflexão contra hegemônica diante dos modelos e currículos existentes. Enquanto resultados, pôde-se confirmar o Processo Seletivo Especial (PSE) como uma política de ação afirmativa de acesso dos indígenas na Ufopa, no período de2010 a2015 e seu impacto para uma educação superior de qualidade para esses povos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20286
10.34117/bjdv6n11-472
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20286
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n11-472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20286/16225
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 90728-90741
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 90728-90741
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 90728-90741
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645493469708288