Jogar como prática para favorecer a cooperação e o desenvolvimento moral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ghisalberti, Lucia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/419
Resumo: Para a abordagem psicogenética piagetiana, a consciência e a prática das regras são fundamentais para o desenvolvimento moral. Os contextos que envolvem o jogar com regras possibilitam a construção do conhecimento e estimulam interações cooperativas, auxiliando na superação do egocentrismo moral e intelectual, indispensável à construção de juízos morais autônomos. Os jogos de tabuleiro estimulam habilidades lúdicas, intelectuais e socioculturais. Esta pesquisa tem o objetivo de fazer uma análise bibliográfica de estudos que utilizaram jogos de tabuleiro na prática escolar, favorecendo a cooperação, a coordenação de perspectivas, a descentração e a autorregulação, fundamentais para a aprendizagem de regras e o desenvolvimento moral.
id VERACRUZ-0_d11b7974b6417cf311144e738239a40a
oai_identifier_str oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/419
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Jogar como prática para favorecer a cooperação e o desenvolvimento moralJogar. Jogos de tabuleiro. Cooperação. Desenvolvimento moral.Para a abordagem psicogenética piagetiana, a consciência e a prática das regras são fundamentais para o desenvolvimento moral. Os contextos que envolvem o jogar com regras possibilitam a construção do conhecimento e estimulam interações cooperativas, auxiliando na superação do egocentrismo moral e intelectual, indispensável à construção de juízos morais autônomos. Os jogos de tabuleiro estimulam habilidades lúdicas, intelectuais e socioculturais. Esta pesquisa tem o objetivo de fazer uma análise bibliográfica de estudos que utilizaram jogos de tabuleiro na prática escolar, favorecendo a cooperação, a coordenação de perspectivas, a descentração e a autorregulação, fundamentais para a aprendizagem de regras e o desenvolvimento moral.Vera CruzGhisalberti, Lucia2021-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/41910.14212/veras.vol10.n2.ano2020.art419Veras; v. 10, n. 2 (2020); 383 - 4062236-572910.14212/veras.vol10.n2.ano2020reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/419/pdfDireitos autorais 2021 Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-06T18:47:58ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Jogar como prática para favorecer a cooperação e o desenvolvimento moral
title Jogar como prática para favorecer a cooperação e o desenvolvimento moral
spellingShingle Jogar como prática para favorecer a cooperação e o desenvolvimento moral
Ghisalberti, Lucia
Jogar. Jogos de tabuleiro. Cooperação. Desenvolvimento moral.
title_short Jogar como prática para favorecer a cooperação e o desenvolvimento moral
title_full Jogar como prática para favorecer a cooperação e o desenvolvimento moral
title_fullStr Jogar como prática para favorecer a cooperação e o desenvolvimento moral
title_full_unstemmed Jogar como prática para favorecer a cooperação e o desenvolvimento moral
title_sort Jogar como prática para favorecer a cooperação e o desenvolvimento moral
author Ghisalberti, Lucia
author_facet Ghisalberti, Lucia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ghisalberti, Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Jogar. Jogos de tabuleiro. Cooperação. Desenvolvimento moral.
topic Jogar. Jogos de tabuleiro. Cooperação. Desenvolvimento moral.
description Para a abordagem psicogenética piagetiana, a consciência e a prática das regras são fundamentais para o desenvolvimento moral. Os contextos que envolvem o jogar com regras possibilitam a construção do conhecimento e estimulam interações cooperativas, auxiliando na superação do egocentrismo moral e intelectual, indispensável à construção de juízos morais autônomos. Os jogos de tabuleiro estimulam habilidades lúdicas, intelectuais e socioculturais. Esta pesquisa tem o objetivo de fazer uma análise bibliográfica de estudos que utilizaram jogos de tabuleiro na prática escolar, favorecendo a cooperação, a coordenação de perspectivas, a descentração e a autorregulação, fundamentais para a aprendizagem de regras e o desenvolvimento moral.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/419
10.14212/veras.vol10.n2.ano2020.art419
url http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/419
identifier_str_mv 10.14212/veras.vol10.n2.ano2020.art419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/419/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Veras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Veras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Veras; v. 10, n. 2 (2020); 383 - 406
2236-5729
10.14212/veras.vol10.n2.ano2020
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731734791749894144